fbpx

Mais de uma dezena de medalhas e um pódio coletivo para a APCC no Nacional de Inverno de Natação Adaptada

Na primeira prova da época 2023/2024 da natação, coube ao quinteto do costume – Bárbara Gomes, Carolina Lourenço, Joel Pereira, Matilde Gaspar e Ruben Santos – representar a APCC e os resultados também foram tal como eles nos habituaram: de grande nível! E não foi uma prova qualquer, porque, desta vez, o ano desportivo começou logo com o Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada.

São muitos os destaques que temos para fazer, sendo quase obrigatório começar pela excelente prestação da equipa feminina, que valeu um 3.º lugar na classificação final! Mas é necessário salientar ainda as 12 medalhas conquistadas, com a Matilde a sagrar-se campeã nacional dos 50, 100 e 200 metros bruços e vice-campeã dos 200 estilos (alcançando um recorde pessoal), a Bárbara a conquistar por quatro vezes a prata (50, 100 e 200 costas e 200 bruços) e a Carolina a terminar com três pratas (50 e 100 bruços e 100 livres) e um bronze (50 livres).

O Campeonato Nacional Inverno de Natação Adaptada teve lugar no Complexo de Piscinas de Rio Maior, no dia 25 de novembro. Participaram 148 atletas (116 masculinos e 32 femininos), em representação de 35 clubes e instituições. A organização foi da Federação Portuguesa de Natação, com o apoio da Associação de Natação do Distrito de Santarém e da Câmara Municipal de Rio Maior.

A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da atividade do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a instituição em provas de âmbito nacional e regional), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.