fbpx

Com o nível cada vez mais alto, atletas da APCC conquistaram três medalhas em Regional de boccia

Foi uma comitiva ‘de peso’, juntando atletas consagrados e jovens talentos, aquela que representou a APCC no Campeonato Regional de Boccia Individual BC1, BC2, BC4 e BC5, que se disputou no passado fim de semana, em Soure. E se a constituição do elenco (António Marques, Bernardo Coelho, Diogo Peixeiro, Hélia Maia, Rui Gomes e Teresa Vendeiro) já elevava as expetativas, os resultados foram bem à altura: três medalhas para os atletas do Departamento de Educação Física e Desporto e a sensação do dever cumprido para todos!

E o destaque de dois dias de competição a alto nível e jogos cheios de emoção foram mesmo os pódios alcançados pelo António (2.º lugar na 1.ª Divisão da classe BC1), a Teresa (2.º lugar na 1.ª Divisão BC2) e o Rui (1.º lugar na 2.ª Divisão BC1). Houve, por isso, muitos sorrisos entre atletas, técnicos e familiares, que, mais uma vez, voltaram a ajudar a fazer a diferença dentro e fora do campo.

Com estes resultados, e no conjunto dos dois campeonatos regionais nas categorias individuais disputados na presente época, a APCC conquistou cinco medalhas, distribuídas da seguinte forma: duas de prata na 1.ª Divisão, duas de ouro e uma de bronze na 2.ª Divisão. As atenções viram-se agora para o Regional coletivo e os Campeonatos Nacionais, bem como as provas dirigidas aos mais jovens, com o boccia a voltar ao calendário da Associação já em fevereiro.

O Campeonato Regional de Boccia Individual BC1, BC2, BC4 e BC5 – Centro, Sul e Ilhas decorreu nos dias 13 e 14 de janeiro, no Pavilhão Desportivo Municipal da Encosta do Sol, em Soure. Estiveram em competição 43 atletas, em representação de 13 clubes e instituições. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com o apoio da Câmara Municipal de Soure.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.