fbpx

Desporto para todos: APCC fez demonstração de boccia e tricicleta em Alvaiázere

Ontem, Alvaiázere foi a capital nacional do boccia e da tricicleta! Admitimos que pode haver algum exagero nesta afirmação, mas não conseguimos deixar de realçar a importância de momentos como o que juntou atletas e técnicos da APCC a estudantes e professores do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, numa sessão em que aqueles dois desportos foram o mote para muita animação, empenho e emoção!

As explicações – sobre os objetivos, as regras e outras informações – ficaram a cargo dos técnicos do Departamento de Educação Física e Desporto, as demonstrações foram ‘entregues a três atletas com grande experiência em provas nacionais e internacionais – António Marques, Nelson Pires e Sandra Semedo – mas é justo dizer (e elogiar!) que o entusiasmo ficou sobretudo a cargo dos alunos!

Não só porque todos escutaram os especialistas com a maior atenção (ficando dessa forma a saber que o objetivo do boccia é colocar o maior número possível de bolas perto de uma bola alvo ou que a tricicleta é uma disciplina do atletismo em que se corre com os pés num equipamento com três rodas, bem como que estão entre os desportos que mais medalhas já conquistaram para Portugal), mas também porque fizeram questão de arriscar e mostrar os seus dotes desportivos.

Esta sessão decorreu no âmbito das ações que o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere tem vindo a realizar para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tendo sido organizada para sensibilizar a comunidade escolar para a importância do desporto adaptado. Para a APCC, trata-se de cumprir a sua missão de promover a inclusão: ocupando o desporto um papel central da vida em sociedade, com muitos de nós a relacionarem-se com ele, seja como praticantes ou espectadores, é essencial divulgar a importância do desporto para pessoas com deficiência e as oportunidades que proporciona ao nível da participação social, vetor essencial para a concretização daquele objetivo.

O Departamento de Educação Física e Desporto da APCC desenvolve a sua atividade tanto ao nível do desporto de alta competição (além do boccia e da tricicleta, também na natação), como do lazer e manutenção, junto de pessoas de todas as idades. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.