fbpx

Utentes e profissionais da APCC em Espanha para intercâmbio de boas práticas

A Vida Independente foi o principal tema abordado nas sessões de trabalho e atividades realizadas no âmbito de uma visita de quatro utentes e quatro profissionais da APCC, ao longo da passada semana, à Fekoor, uma organização sediada na cidade espanhola de Bilbau. Esta foi também uma oportunidade para a troca de boas práticas entre as duas instituições e para dar a conhecer a realidade das políticas sociais dos dois lados da fronteira.

Além da participação em diversos momentos de discussão (em torno de questões como o impacto da assistência pessoal na vida das pessoas com deficiência e das famílias ou as competências sociais para o exercício da Vida Independente, mas também sobre discriminação e exclusão), a comitiva da Associação teve ainda a possibilidade de conhecer programas de habitação e mentoria social, atividades de lazer e desporto, apoio psicológico ou trabalho social, desenvolvidas pela organização basca.

Os utentes e técnicos (das áreas da Vida Independente, psicologia e serviço social) da APCC puderam ainda partilhar as suas próprias experiências e a abordagens da instituição em diversas áreas, com particular enfoque no trabalho realizado pelo SAVI (Serviço de Apoio à Vida Independente, anteriormente designado Centro de Apoio à Vida Independente), que permitiu já uma mudança significativa no modo de vida dos seus destinatários.

A Fekoor – Federación Coordinadora de Personas con Discapacidad Física y/u Orgánica de Bizkaia, que representa mais de 8700 pessoas da província de Biscaia, tem o objetivo de coordenar o trabalho de diferentes associações para alcançar a inclusão de pessoas com deficiência física e/ou orgânica em todas as áreas da sociedade. A parceria estabelecida com a APCC foi apoiada pelo Erasmus+, no âmbito da Ação – Chave 1: Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem.

No âmbito daquele programa europeu, aliás, vários projetos têm sido desenvolvidos na APCC, como é o caso do “IHES – Inclusive Higher Education System for Students with Intellectual Disabilities”, do “diversHUBility – percorsi di formazione e di avviamento all’imprenditorialità per persone con disabilità” ou do “SIM – Social Inclusion Marketing”. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.