fbpx

Documentário (premiado) dos 5ª Punkada é amanhã exibido no festival Bons Sons

Depois de, em 2022, terem subido ao Palco António Variações do Bons Sons, os 5ª Punkada voltam a marcar o programa daquele festival de verão, mas desta vez de forma diferente: «Com amor, Medo”, o documentário sobre a digressão europeia que a banda pop/rock da APCC realizou no ano passado, vai ser exibido já amanhã, no Auditório Agostinho da Silva (a partir das 18H00), integrado nas atividades complementares aos concertos do evento que se realiza na aldeia de Cem Soldos, em Tomar.

Neste filme, realizado por Telmo Soares e com a marca da produtora Casota Collective, são mostradas atuações ao vivo na Chéquia, Hungria, Eslovénia e Luxemburgo, mas também imagens dos bastidores e testemunhos dos membros do grupo e da equipa que os acompanhou, bem como de outros artistas e profissionais com deficiência, associações que trabalham na área e gestores de espaços musicais. Trata-se, por isso, de um retrato íntimo do mundo dos profissionais da cultura – e em particular da música – com deficiência.

“Com amor, Medo” recebeu recentemente o Prémio IndieMusic do festival de cinema IndieLisboa e foi já exibido também nos concertos de celebração dos 30 anos de carreira dos 5ª Punkada em Coimbra (dezembro de 2023) e Leiria (janeiro de 2024) e no festival Nascentes (no mês passado). Foi produzido, tal como a digressão que retrata, no âmbito do projeto “Stage 4 Everyone”, centrado na criação de um ecossistema artístico e cultural mais inclusivo a nível europeu e que foi apoiado pelo programa MusicAIRE da Europa Criativa.

Os 5ª Punkada acabam de editar o seu segundo disco, “Deserto de Amor”, em que expandem o seu som e mergulham ainda mais nas suas raízes rock. Com produção de Rui Gaspar, conta com convidados como Victor Torpedo, Cabrita e Surma, que se juntam aos membros da banda: Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob. Editado pela Omnichord, o álbum está disponível em CD e vinil na APCC (na secretaria do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (Vale das Flores), no Bazar da Quinta (Quinta da Conraria) ou enviando uma mensagem para o mail secretaria@apc-coimbra.pt). Pode ainda ser ouvido em diversas plataformas de streaming.

São quatro os coletivos musicais atualmente em atividade no âmbito do Departamento de Música da APCC, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.