fbpx

Técnicos da APCC ficaram a saber mais sobre a tricicleta e o projeto internacional que a pretende impulsionar em todo o mundo

Um grupo de técnicos da área da fisioterapia na APCC participou, no final da passada semana, num webinar realizado no âmbito do projeto internacional RunFree, com o propósito de ficar a conhecer melhor a tricicleta, nomeadamente enquanto forma de participação desportiva e social de pessoas com deficiência. Dinamizada pela treinadora da Associação e selecionadora nacional Ana Nunes, esta iniciativa pretendeu também contribuir para a potencialização daquela disciplina, através da identificação de futuros praticantes.

Ao longo de cerca de uma hora, foram abordados temas como a história da tricicleta, os seus destinatários, o sistema de classificação ou os benefícios para a saúde resultantes da sua prática. Foi ainda possível perspetivar eventuais futuras colaborações entre os profissionais participantes, sempre na perspetiva da melhoria da qualidade de vida dos utentes da APCC.

Esta sessão é uma das várias atividades previstas no projeto “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”, entre as quais está a realização de um Dia Aberto ainda este ano, com o objetivo de projetar a tricicleta como um dos desportos ou atividades recreativas com mais praticantes em todo o mundo. Assim, pretende-se contribuir para divulgar a disciplina em todas as regiões do mundo, promover a sua prática a partir da infância, trabalhar em conjunto com a Federação Internacional de Para-Atletismo no sentido de aumentar a popularidade entre os espectadores e proporcionar oportunidades competitivas de nível internacional.

São parceiros neste projeto a APCC, a CPISRA – Cerebral Palsy International Sports and Recreation Association, a SPIN Sport Innovation (Alemanha), a Parasport Danmark (Dinamarca) e a Universidade Queen Margaret (Escócia).

A tricicleta é uma disciplina desportiva em que os atletas correm com os pés, num equipamento com três rodas e três apoios. É dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé. Na APCC, começou a ser praticada há cerca de duas décadas, tendo sido retomada nos últimos anos.

O projeto “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All” é um dos vários desenvolvidos na APCC com apoio do programa Erasmus+, como é o caso também do “SIM – Social Inclusion Marketing”, do “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal” ou do “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities”, entre outros. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.