fbpx

Sucesso do projeto “Here We Are” fez ‘nascer’ “Still Here”: utentes da APCC estiveram na Hungria para o pontapé de saída

Nos dois últimos anos, o projeto “Here We Are” juntou utentes da APCC e da organização húngara EgyüttHató Egyesület para várias iniciativas, em Portugal e na Hungria, que pretenderam dar visibilidade às pessoas com deficiência, aos seus desejos e necessidades, dentro das comunidades em que se inserem. O balanço foi positivo e, por isso, aquele projeto tem agora uma espécie de versão 2.0, sob a designação “Still Here”.

Foi por isso que, na passada semana, o André Vitorino, o Bernardo Vieira e o Diogo Sacramento voltaram a Budapeste, para o primeiro encontro transnacional deste novo projeto, que teve como objetivos reforçar as dinâmicas do grupo, melhorar a qualidade da comunicação e planear as atividades a desenvolver. Assim, ao longo de dois dias muito intensos, participaram em reuniões de trabalho, um workshop sobre música inclusiva e sessões de team building e partilha de experiências.

Até julho do próximo ano, o projeto “Still Here” será colocado em prática, com um conjunto de iniciativas dirigidas às comunidades locais onde se inserem as duas instituições envolvidas e que pretendem sensibilizar a população para temas como a equidade e os direitos humanos das pessoas com deficiência. O projeto terá também uma forte componente nas redes sociais, com conteúdos regulares sobre desafios e histórias pessoais, em canais próprios e na página de Facebook “Holding Hands With Other Abilities”.

Não podemos contar já tudo, mas podemos sempre recordar que o projeto “Here We Are” incluiu um debate sobre o olhar dos Media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência, uma iniciativa que permitiu experimentar diversos jogos do género sala de fuga que simbolizavam os obstáculos do quotidiano (“És Capaz?”) ou a produção de um vídeo que procurava promover a inclusão através do combate aos estereótipos (“Give Us a Break”).

“Still Here” é dinamizado pelo Gabinete de Voluntariado da APCC e decorre no âmbito do programa europeu Erasmus +, através do qual a instituição desenvolve diversos outros projetos, como o Magister ou o TRUST, entre outros.