fbpx

És capaz? É a pergunta que a APCC, o BrainMaze e o Alma Shopping vão fazer

A APCC, o BrainMaze e o Alma Shopping têm um convite para fazer à população de Coimbra: ultrapassar um conjunto de desafios – do género dos que se encontram numa sala de fuga – que serão simbólicos do tipo de obstáculos que qualquer pessoa, com ou sem deficiência, deve superar no seu quotidiano. A iniciativa, denominada “És Capaz?”, terá lugar naquele centro comercial, nos dias 12, 13 e 14 de abril.

No piso 0 (junto ao hipermercado Jumbo), será possível percorrer um circuito constituído por cinco ‘estações’ de jogo, nas quais os participantes terão de cooperar para decifrar mensagens, encontrar a saída de labirintos, adivinhar objetos e completar outro tipo de tarefas. Pretende-se que possam divertir-se e aprender com os ‘segredos’ que descobrirão, mas, sobretudo, que o façam sempre na perspetiva de valorizar as suas próprias capacidades.

Além disso, será ainda possível observar trabalhos realizados por utentes da APCC ou utensílios utilizados no quotidiano da instituição e no âmbito dos diversos serviços e atividades por esta disponibilizados. Estarão expostos objetos relativos às áreas de expressão plástica, música ou desporto, por exemplo.

Esta será a segunda de um conjunto de iniciativas desenvolvidas por quatro utentes da Associação (André Vitorino, Bernardo Vieira, Diogo Sacramento e Ivo Rodrigues), com a coordenação do Gabinete de Voluntariado, que pretendem atingir visibilidade externa, através dos Media e/ou da Internet. Este programa de ações insere-se no projeto europeu “Here We Are”, uma parceria da APCC com a organização húngara EgyüttHató Egyesület, que procura dar visibilidade às pessoas com deficiência, aos seus desejos e necessidades, dentro das comunidades em que se inserem.

Para “És Capaz?”, a APCC associa-se ainda ao BrainMaze – um espaço situado na Baixa de Coimbra onde se desenvolvem dois jogos de fuga interativos e desafiantes, em que é necessário resolver vários enigmas para conseguir escapar de um compartimento – e ao Alma Shopping – um centro comercial que apela ao orgulho em Coimbra e nas suas heranças únicas e que desta forma reforça a sua ação nas áreas da diversidade e da inclusão social.

O projeto “Here We Are” surgiu na sequência de colaborações anteriores entre as duas organizações parceiras, todas com o propósito de promover a inclusão através do combate aos estereótipos. No seu âmbito, foram já realizadas diferentes iniciativas em Portugal e na Hungria, como duas reuniões transnacionais (em março e novembro de 2017) e um debate sobre o olhar dos Media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência, organizado em maio do ano passado na APCC. A terceira reunião transnacional terá lugar no final desta semana, em Coimbra, e a quarta em meados de maio, em Budapeste.

Este projeto é dinamizado pelo Gabinete de Voluntariado da APCC e decorre no âmbito do programa europeu Erasmus +, através do qual a instituição desenvolve, entre outros, o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários europeus.