Notícias

“Coimbra a Brincar” volta a chamar milhares de pessoas para a brincadeira, nos dias 27 e 28 de maio

A sexta edição do Coimbra a Brincar vai decorrer nos dias 27 e 28 de maio, com mais de 100 atividades completamente gratuitas, que pretendem (re)lembrar que brincar é um direito de todos. São esperados milhares de pessoas – em 2017, houve cerca de nove mil participantes e o número tem vindo a aumentar de ano para ano – que poderão desfrutar de um programa que se estenderá da manhã ao final da tarde e que é dirigido a brincalhões de todas as idades.

As iniciativas são todas dinamizadas pela APCC e 52 parceiros da região, estando previstas estreias como o minigolfe, a modelagem de balões, o yoga para bebés, as artes marciais, as pinturas faciais ou a capoeira. Regressam ainda vários ‘clássicos’ que são sempre um sucesso, como os insufláveis, os jogos tradicionais gigantes, os passeios a cavalo ou os contos e dramatizações.

Ler mais

Formação sobre intervenção multinível: inscrições já abertas!

O Centro de Formação de Professores da APCC vai realizar um curso sobre “Desafios da Educação Inclusiva: Intervenção Multinível de Resposta à Diversidade”, cujas inscrições estão já abertas. A iniciativa terá lugar nos dias 2, 8 e 9 de junho e é dirigida a educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário, professores de Educação Especial, psicólogos e outros técnicos superiores.

Alinhado com as políticas nacionais no âmbito da educação inclusiva – a atual proposta legislativa apresenta o modelo multinível como organizador das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão – este curso de formação pretende transmitir conhecimento sobre as abordagens multinível enquanto alternativas que consideram a complexidade, multiplicidade e interconectividade entre a aprendizagem e o comportamento, e também enquanto modelo integrado de medidas de suporte à aprendizagem.

Ler mais

Os sabores internacionais estiveram em destaque em mais um Almoço Temático da Formação

Itália, Índia, Cuba, França e Brasil: o Almoço Temático de maio levou os comensais numa verdadeira volta ao mundo. Esta semana, mais uma vez alunos, professores e técnicos da área de Formação da APCC prepararam uma refeição para colaboradores da instituição, mas desta feita a viagem gastronómica foi muito além dos muros da Quinta da Conraria.

Sob o tema ‘Sabores Internacionais’, foi preciso um grande trabalho de equipa de um verdadeiro grupo de all stars da formação para preparar esta refeição memorável. Assim, a coordenação da confeção foi da formadora de cozinha Eugénia Luís, a decoração foi feita pelas coordenadoras pedagógicas da área com a formadora Rosa Cristo e o formador de serralharia civil João Camilo, e ainda deram o seu contributo os formadores Mónica Tavares (linguagem e comunicação), Tiago Simões (matemática) e Elisabete Quatorze (cozinha).

Ler mais

Loja de Vender Poetas faz da Baixa de Coimbra a capital da poesia

A primeira coisa que é preciso fazer é guardar o tempo. Afinal, como podemos descobrir a poesia dentro de nós mesmos se não pararmos de correr ou se não suspendermos momentaneamente as regras de uma realidade que, pelo menos às vezes, parece demasiado parecida com a da sociedade materialista do livro “Vamos Comprar um Poeta”.

Esta é a única regra a obedecer para entrar na Loja de Vender Poetas, que ontem abriu as suas portas na Rua Visconde da Luz nº 23-25, na Baixa de Coimbra. Inspirados por aquela obra de Afonso Cruz, a professora de teatro Adriana Campos e utentes da APCC, membros do grupo de teatro Projeto Estúdio, propõem uma viagem em que cada ‘cliente’ se cruza com o poeta de trazer por casa e se converte num poeta por um dia que cria ali mesmo o seu primeiro poema.

Ler mais

Parceiros do “Coimbra a Brincar” assinaram acordo de cooperação para que o brincar seja visto como essencial

Desde a sua criação por iniciativa da APCC, em 2013, o “Coimbra a Brincar” tem vindo a ser organizado em colaboração com dezenas de parceiros da região, que, ao dinamizarem atividades que promovem o brincar, têm permitido que esta iniciativa tenha vindo a juntar todos os anos milhares de participantes.

Por essa razão, e para vincar o compromisso de continuar a promover a mensagem de que o brincar é uma componente essencial da vida, foi assinado ontem (21 de maio) um conjunto de acordos de cooperação entre a Associação – representada pelo presidente da Direção, Antonino Silvestre – e estes parceiros.

Ler mais