Notícias

Estão todos prontos para a brincadeira? O “Coimbra a Brincar” é já no domingo e na terça!

É já nos dias 26 e 28 de maio que a APCC e cerca de 50 parceiros vão levar para as ruas da cidade mais uma edição do “Coimbra a Brincar”, com mais de 100 atividades completamente gratuitas e para todas as gerações.

Este grande evento, que todos os anos tem vindo a juntar milhares de pessoas em torno da ideia de que brincar faz bem, terá este ano novidades como o slackline (um desporto de equilíbrio sobre uma fita elástica), ateliês de língua gestual para bebés ou sessões de estimulação sensorial. De volta estarão alguns ‘clássicos’ do “Coimbra a Brincar”, como os jogos ampliados, os passeios a cavalo ou as cantigas e as danças, bem como algumas novidades dos últimos anos que fizeram sucesso: o bubble football, o stand up paddle ou o yoga.

Ler mais

Campeonato Nacional: há cada vez mais boas notícias para a tricicleta da APCC

Foi mais uma grande competição para a atleta Sandra Semedo, que revalidou três títulos de campeã nacional de tricicleta, mas o Campeonato Nacional de Tricicleta, que se disputou ontem em Lisboa, trouxe mais notícias positivas para a APCC. Desde logo, a participação de quatro atletas – o número mais elevado dos últimos anos – a saber: a Sandra, o António Sequeira, o João Vaz e a Mariana Amado.

E se a Sandra Semedo se destacou na sua categoria (RR2), triunfando nos 200, 400 e 800 metros e chegado ao 2º lugar nos 100 (aumentando, desta forma, o número de medalhas já conquistadas por si nesta competição para 27), é de enaltecer ainda o título de campeão nacional RR1 nos 100 metros do João e o de vice-campeã RR2 também nos 100 metros da Mariana, tendo assim a APCC chegado às seis medalhas.

Ler mais

Loja de Vender Poetas é apresentada no Congresso Internacional “As Artes na Educação Especial”

A Loja de Vender Poetas abriu portas na Baixa de Coimbra em maio do ano passado, por um período de tempo limitado, e permitiu aos seus clientes criar e comprar um poeta à sua medida… mais ainda dá que falar! Nomeadamente, dá que falar no Congresso Internacional “As Artes na Educação Especial”, que se realiza entre hoje e sábado.

É que este ‘negócio’ de sucesso, dinamizado pelo Projeto Estúdio, um dos grupos de teatro da APCC, vai ser apresentada pela professora Adriana Campos (coordenadora daquele coletivo) em dois momentos: já esta tarde, através de uma oficina em que será proposto experimentar alguns dos exercícios que integraram os ateliês iniciais do projeto, e no dia 25 de maio, através de uma comunicação no painel intitulado “Arte, Cidadania, Participação e Práticas Educativas Inclusivas”.

Serão...

Ler mais

APCC leva “Coimbra a Brincar” ao colóquio “Brincar e Modos de Ser Criança”

O “Coimbra a Brincar” é um dos projetos que serão apresentados durante o colóquio “Brincar e Modos de Ser Criança”, enquanto exemplo na vertente de brincar na natureza e em espaços públicos. O encontro tem lugar no dia 25 de maio, no Auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra, a partir das 09H00, estando a intervenção da APCC, a cargo de Teresa Paiva, prevista para as 14H40.

Será uma oportunidade para dialogar com responsáveis por outras iniciativas e para dar conta da já longa experiência do “Coimbra a Brincar” – a edição deste ano será a sétima – na promoção do brincar intergeracional. A interação com a cidade e o estabelecimento de parcerias com entidades regionais de diversos géneros estarão entre os tópicos abordados e que ajudam a explicar o sucesso deste grande evento, que todos os anos tem juntado milhares de pessoas.

Ler mais

Marinheiros de água doce e outros momentos ainda mais doces, no Dia da Família na APCC

Se é para celebrar o Dia da Família, no Jardim de Infância e na Escola Básica da APCC fazemos assim: juntamos todas as famílias. Por isso, ontem começámos o dia com a família da Associação – alunos, educadoras, professoras, auxiliares e membros da equipa técnica, sem esquecer os voluntários – em pleno Rio Mondego, num fantástico passeio no barco O Basófias. E podemos garantir que não só não metemos água, como todos se divertiram bastante!

Depois, foi a vez de reunir ainda mais algumas famílias: as dos alunos, que, de tantas coisas que vivemos juntos ao longo do(s) ano(s), fazem também já parte da nossa. Assim nos acomodámos para um almoço partilhado no Parque Verde, tirando partido de um belo dia de sol, mas também do ânimo e do alento que sempre dá (r)estabelecer relações com aqueles com quem temos afinidades.

Ler mais