Notícias

Esta é a altura de apoiar a APCC (e pode fazê-lo através da declaração do IRS)

A consignação do seu IRS à APCC é fácil, não tem custos e é mais importante do que nunca. Será um apoio direto ao trabalho quotidiano que a Associação realiza junto de mais de 3000 utentes e respetivas famílias, prestando serviços em áreas como a reabilitação, atividades ocupacionais, apoio domiciliário, reabilitação social, formação profissional, residências, recursos para a inclusão ou transportes.

É fácil, porque só precisa de, ao entregar a declaração do IRS, sinalizar que pretende destinar à APCC 0,5% do imposto pago à Autoridade Tributária. Não tem custos, porque não terá qualquer implicação no cálculo do montante do seu reembolso. E é mais importante do que nunca, porque o seu contributo é decisivo para a manutenção ou melhoria da qualidade de valências como o apoio à vida independente, desporto, música, teatro, jardim de infância, ludoteca ou quinta pedagógica, entre outras, sem esquecer o voluntariado.

Ler mais

Oh là là! Estava tudo delicioso no Almoço Intercultural dedicado a França!

Carne de vaca, batatas, ovos, cebolas, queijo, leite, manteiga, noz moscada, sal, azeite, natas, baunilha e açúcar. Posto de outra forma: todos os ingredientes necessários para preparar e servir uma deliciosa refeição francesa, como bem mostrou a Emma Denis, no final da passada semana, com os dois primeiros Almoços Interculturais da responsabilidade do atual grupo de voluntários europeus da APCC.

Com a ajuda das equipas de cozinha do Centro de Reabilitação e da Quinta da Conraria, chegaram à mesa uma clássica e muito saborosa soupe à l’oignon (sopa de cebola), um impressionantemente saboroso hachis parmentier moelleux avec gratin dauphinois (empadão de carne com batata gratinada”) e um delicioso crème brûlée (uma espécie de primo francês do leite creme, passe a heresia que isso será para alguns). E como tudo foi feito com amor e colaboração, só houve elogios!

Ler mais

APCC e parceiros europeus proporcionam formação na área da saúde mental a profissionais portugueses e romenos

A APCC e os seus parceiros no projeto europeu MAGISTER iniciaram esta semana a formação de profissionais que exercem a sua atividade junto de pessoas com necessidades especiais de saúde mental, em diversas instituições portuguesas e romenas, no sentido de os dotar de melhores competências práticas, que permitam dar uma resposta mais adequada perante o aumento do número de casos de ansiedade e depressão a nível global.

Nesta ação de formação, que teve lugar em Bucareste, na Roménia, participaram 23 técnicos e cinco formadores (uma da APCC e os restantes das anfitriãs Organização Humanitária Concordia e Fundação Estuar e da Universidade de Ciências Aplicadas de Vorarlberg, da Áustria). Foi o primeiro módulo de uma série de quatro, dedicados à gestão de casos de ansiedade e depressão, que serão lecionados até julho deste ano, nos dois países dos formandos.

Ler mais

Plano de Contingência Interno COVID-19

Considerando o atual estado de emergência de saúde publica, declarado pela OMS, e atendendo às mais recentes evoluções da propagação da infeção por doença respiratória causada pelo agente Coronavírus (COVID-19) tendo como linha de referencia as recomendações da OMS, a APCC definiu e aprovou as linhas gerais do Plano de Contingência Interno para a COVID-19.

Este documento está em consonância com as diretivas das Autoridades de Saúde para infecção humana pelo Coronavirus (COVID-19) e define o nível de resposta e de ação da APCC, a fim de minimizar os riscos de transmissão do agente patogénico.

Ler mais

A Quinta da Conraria já está a ‘florir’… mas é tudo por causa da Queima das Fitas (e estamos a aceitar encomendas!)

Já se fazem flores na Quinta da Conraria! Quem não saiba do que estamos a falar, terá dificuldades em perceber como se pode ‘fazer’ uma flor, mas nem para todos será necessário explicar que é de flores de papel que estamos a falar… Para os estudantes do ensino superior, por exemplo, por esta altura do ano, só há um tipo de flores: as de que precisam para decorar o carro do seu curso para o cortejo da Queima das Fitas!

Quanto as utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da APCC, por seu lado, conhecem todos os segredos desta espécie particular de flora: há 17 anos que elas são produzidas na instituição, por encomenda dos alunos, tendo já mais de meio milhão, de todas as cores da academia de Coimbra, decorado centenas de carros alegóricos! Por isso, quando ontem começaram a ser feitas as flores para 2020, não foram necessárias muitas explicações!

Com o...

Ler mais