fbpx

Notícias

Começam amanhã a ser abertas as janelas do(s) Calendário(s) do Advento da APCC

São 24 janelas e cada uma esconde um desafio que convida a uma partilha ou a pensar no que é verdadeiramente importante na quadra do Natal. É provavelmente mais preciso escrever que são 24 janelas vezes três, porque o Calendário do Advento da APCC vai estar no Centro de Reabilitação, na Quinta da Conraria e na página de Facebook do Voluntariado, para que todos – dentro e fora da Associação – possam fazer connosco este percurso até ao dia 24 de dezembro.

A primeira dessas janelas será, então, aberta já amanhã: presencialmente, por utentes, familiares, colaboradores e voluntários, mas também online, por qualquer pessoa, bastando para isso seguir o hashtag #adventoapcc. Será uma forma de vivermos juntos esta época especial do ano, aproximando ainda mais toda a comunidade APCC.

Ler mais

Três medalhas para Sandra Semedo na estreia nos Jogos Mundiais da IWAS

Ouro nos 800 metros, prata nos 400 e bronze nos 200. A triciclista Sandra Semedo fez o pleno nos Jogos Mundiais da IWAS, na sua estreia nesta competição, realizada entre 23 e 29 de novembro em Vila Real de Santo António, tendo ainda obtido um 4.º lugar nos 100 metros. Os resultados alcançados são ainda mais relevantes por, em algumas das corridas, a atleta da APCC, que corre na classe RR2, ter partilhado a pista com atletas da mais rápida classe RR3.

Sandra Semedo aumentou assim para 15 o total de medalhas em provas internacionais em representação de Portugal, uma vez que antes já tinha conquistado oito na Taça Internacional/Campeonato do Mundo de Tricicleta e quatro nos Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral. Do seu palmarés constam ainda 31 medalhas em campeonatos nacionais, sendo a atual campeã de todas as distâncias da sua classe e detentora de sete recordes nacionais nas classes RR2 e RR3.

Ler mais

É para marcar já na agenda: “Coimbra a Brincar” volta nos dias 28 e 29 de maio de 2023!

A edição de 2023 do “Coimbra a Brincar” já começou! Bem, pelo menos a brincadeira já teve inicio – tanto quanto aquelas partes sérias que permitem que seja possível reunir muitas e muitas atividades divertidas e para todos… É que esta semana teve lugar a reunião de parceiros que marca o arranque da grande festa do brincar do próximo ano e que tomou a primeira grande decisão: 28 e 29 de maio são as datas do próximo “Coimbra a Brincar”.

Vamos só dar algum tempo para que anotem já estes dias nas vossas agendas… Ok, agora que já o fizeram, podemos explicar que o programa começou já a ser definido por cada uma das entidades e empresas que se associam à APCC na organização deste evento e que contamos iniciar o ano com novidades sobre isso. O que podemos garantir é que as atividades serão mais uma vez gratuitas e dirigidas a todas as idades, até porque o brincar intergeracional continuará a ser o grande propósito do “Coimbra a Brincar”!

Entretanto,...

Ler mais

Ministro da Cultura quis conhecer os 5ª Punkada e acabou a cumprir sonho antigo

Não foi uma audição, mas o ministro que já sonhou fazer parte de uma banda tocou ontem com uma das melhores… Pedro Adão e Silva, titular da pasta da Cultura, esteve na Quinta da Conraria para assistir a um ensaio dos 5ª Punkada e, desafiado pelos membros do grupo pop/rock da APCC, aventurou-se a uma colaboração no tema “Blues da Quinta”, tocando o soundbeam habitualmente a cargo do vocalista Fausto Sousa.

Foi um dos momentos altos de uma visita – integrada no programa de percursos temáticos “Cultura que somos”, com que aquele governante pretende dar voz à realidade cultural portuguesa – em que até foi possível ouvir a mais recente canção dos 5ª Punkada, “Diante de Mim”, composta há menos de uma semana. Perante um público em que se encontravam diversos responsáveis políticos e do setor das artes, bem como jornalistas, a banda foi igual a si própria, fazendo jus à sua espécie de lema: Pôr toda a gente a dançar e iniciar uma revolução!

A oca...

Ler mais

Sandra Semedo representa Portugal nos Jogos Mundiais da IWAS

A triciclista Sandra Semedo vai marcar presença nos Jogos Mundiais da IWAS, que decorrerão de 23 a 29 de novembro, em Vila Real de Santo António. Será o seu regresso a provas internacionais – genericamente suspensas desde o início da pandemia da Covid-19 – três anos depois da participação no Campeonato do Mundo de Para-Atletismo.

A atleta da APCC, que estará acompanhada por Ana Nunes, treinadora da instituição e selecionadora nacional de tricicleta, participará nas provas de 100, 200, 400 e 800 metros. Irá em busca de enriquecer ainda mais um palmarés onde constam já 12 medalhas continentais e intercontinentais: oito na Taça Internacional/Campeonato do Mundo de Tricicleta e quatro nos Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral.

Ler mais