Notícias

APCC ajuda a “Salvar a Terra”: iniciativa inclui debate, colocação de ecobarreira e ação de limpeza

A APCC vai levar a cabo, no próximo dia 25 de novembro, a iniciativa “Salvar a Terra”, promovida pelo Departamento de Serviço Social da Formação Profissional da instituição. Vai ser um dia inteiramente dedicado ao ambiente, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade do planeta através de práticas exemplares e para a melhoria da qualidade ambiental e, consequentemente, da qualidade de vida.

O programa tem início pelas 10H00, com a realização de um debate sobre o tema “A sustentabilidade global não pode acontecer sem sustentabilidade local”. Na Sala Multiusos da Quinta da Conraria, marcarão presença Helena Freitas (professora da Universidade de Coimbra e antiga Provedora do Ambiente da cidade), João Serôdio (professor do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul) e Joana Bizarra (engenheira do ambiente), estando a moderação a cargo do jornalista Miguel Midões.

Depois, pel...

Ler mais

Convocatória para a Assembleia Geral Ordinária de 28 de novembro

De acordo com o artigo 23º, número 4, dos Estatutos, é convocada uma Assembleia Geral Ordinária da APCC, a reunir no próximo dia 28 de novembro de 2019, pelas 16H30, na Rua Garcia de Orta – Vale das Flores. Abaixo podem ser consultadas a convocatória e a ordem de trabalhos.

Esta última inclui a discussão e aprovação do Plano de Atividades e da Conta de Exploração Provisional e Orçamento de Investimento e Desinvestimento para o ano de 2020. Se à hora marcada não comparecer o mínimo de sócios suficientes, a Assembleia funcionará 30 minutos mais tarde (17H00), com qualquer número de sócios.

Ler mais

O Bernardo, o Gabriel e o Miguel estiveram no lugar que lhes é devido: entre as esperanças do boccia português

Desta vez, a época do boccia arrancou a olhar… para o futuro! No passado fim de semana, as maiores esperanças nacionais da modalidade participaram no Campeonato Nacional de Sub-21 e Sub-14 e a APCC esteve representada por três atletas: o Gabriel Carvalho disputou a prova BC4/BC5 do escalão etário superior, enquanto que o Bernardo Coelho e o Miguel Amador competiram na prova BC3 do escalão etário mais baixo.

O maior destaque vai para os momentos de partilha, entre os elementos da equipa e também com os restantes atletas e treinadores, e para as oportunidades de aprendizagem de que os jovens jogadores da Associação puderam tirar partido. Tratou-se de uma disputa saudável, nos jogos e na competição de skills, mas também antes e depois da competição, que resultou numa experiência para mais tarde recordar!

O Cam...

Ler mais

Só é precisa uma boa ideia: concurso para o cartaz do “Coimbra a Brincar 2020” é aberto a todos!

Quem pode participar no concurso para criar o cartaz da próxima edição do “Coimbra a Brincar”? Qualquer pessoa que resida em Portugal! Tenho de concorrer individualmente? Claro que não, são aceites participações individuais e em grupo, porque brincar é bom de todas as formas! Só posso enviar uma proposta? Não, todos os participantes podem enviar todas as propostas que quiserem! Como vai ser escolhido o vencedor? Através da página de Facebook do evento, depois de uma primeira seleção por um júri multifacetado!

Então, mas que razões posso eu ter para participar? A primeira é que vai ser muito divertido, mas outra também relevante é que haverá prémios fantásticos – não monetários e relacionados com as atividades dos parceiros e patrocinadores do evento – para o vencedor absoluto e duas menções honrosas. E até quando posso concorrer? O prazo limite é o dia 31 de janeiro de 2020 e os trabalhos podem ser enviados por mail ou correio postal, ou entregues no Centro de Reabilitação da APCC.

Ler mais

APCC teve o melhor projeto de Educação de Adultos no ranking de seleção Erasmus+ de 2019

O projeto europeu “SIM – Social Inclusion Marketing”, de que a APCC é a entidade coordenadora e em que tem como parceiros a NARHU – Associação Nacional de Trabalhadores com Pessoas com Deficiência (Bulgária), a Universidade de Valência (Espanha) e a Universidade de Lugano (Suíça), foi o melhor classificado na área de Educação de Adultos no ranking de seleção da Ação-Chave Parcerias Estratégicas do programa Erasmus+ para o presente ano, recentemente divulgado.

Da responsabilidade da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, aquela lista elenca e classifica as candidaturas nacionais a apoios no âmbito daquele programa europeu, tendo o projeto da Associação obtido a melhor avaliação entre os 56 apresentados. Em análise estiveram propostas de outras instituições de solidariedade social, mas também de câmaras municipais, universidades, institutos politécnicos, escolas e outras entidades.

Neste proje...

Ler mais