Notícias

Voluntários da APCC estão a ter a experiência de uma vida em Itália!

Ainda vai a pouco mais de meio, mas a Isabel Cruz e o Sandro Stock já sabem que é uma experiência que nunca mais irão esquecer!… Eles são os dois voluntários da APCC que foram escolhidos para realizar um programa de curta duração junto da associação Kara Bobowski, sediada na cidade italiana de Modigliana, e estão a adorar esta oportunidade para conhecer novas pessoas e culturas, realizar aprendizagens e divertir-se!

A Isabel e o Sandro têm vindo a desenvolver atividades em dois serviços da organização de acolhimento: o La Coccinella, um laboratório social e de trabalho, onde têm colaborado na produção e criação de objetos artesanais para venda, e o centro de juventude Punto X, onde apoiam os colaboradores nas atividades regulares com os jovens e dinamizam algumas iniciativas relacionadas com a interculturalidade e com Portugal.

Este ...

Ler mais

A maioridade da licenciatura em Teatro da ESEC também se faz com a APCC

São 18 os anos que o curso em Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra se encontra a celebrar. Uma data que levou à organização da exposição “Teatro e Educação em Portugal, a Maioridade”, patente no Centro Cultural Penedo da Saudade e de que faz parte também um pouco da história da APCC, em particular no campo da expressão dramática e do teatro.

É que entre os diversos objetos expostos, que ajudam a compreender as quase duas décadas daquela licenciatura, através do percurso de alguns dos seus ex-alunos, estão peças ligadas aos projetos “Cem Linhas” e “Valentinas”, coordenados, respetivamente, pelas nossas professoras de teatro Adriana Campos e Mariana Nunes. Quem quiser ver com os próprios olhos, tem até ao final deste mês para visitar a exposição.

Ler mais

Já temos cartaz para o “Coimbra a Brincar”, o que quer dizer que também já temos vencedores!…

Está cada vez mais próxima a edição deste ano do “Coimbra a Brincar” – não esqueçam, é a 26 e 28 de maio! – e isso quer dizer que todos querem saber se já temos cartaz oficial… Pois bem, temos mesmo e estamos finalmente em condições de anunciar o nome do seu criador! É que o júri do concurso para o cartaz reuniu no final da passada semana na sede da APCC e, apesar de a decisão não ter sido fácil, havia tantas propostas espetaculares que era impossível errar na escolha!

E o cartaz escolhido foi criado… (rufem os tambores…) pelas crianças do 3º ano da EB1 do Areeiro (Agrupamento de Escolas Coimbra Sul)! Um fantástico trabalho de precisão, talento e paciência, que é também o primeiro cartaz 3D da história dos concursos para o cartaz do “Coimbra a Brincar”! Esta participação, além de ter ganho o prémio global, foi naturalmente também a vencedora da categoria Jardim de Infância/1.º Ciclo do Ensino Básico, mas não foi a única premiada!

Apesar de não ter...

Ler mais

Precisas de flores para o carro da Queima? Até 16 de abril, podes encomendá-las à APCC!

Os especialistas em flores para os carros da Queima das Fitas estão de volta! Os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da APCC já têm tudo pronto para mais uma temporada de muitas cores – e papel e arames… – e só estão mesmo à espera que comecem a chegar as encomendas! Por isso, se não tens tempo ou se precisas dele para… estudar, por exemplo, ou até mesmo se achas que deves deixar este trabalho para os ‘profissionais’… contacta-nos!

Até ao dia 16 de abril, estamos a receber encomendas! Quando dizemos “Tu fazes a festa, nós fazemos as flores”, sabemos do que falamos: só no ano passado, quase 50 mil flores foram produzidas na APCC, tendo ‘desfilado’ em 13 carros no cortejo da Queima! E com mais de meio milhão de flores no ‘currículo’, em 16 anos consecutivos a dar cor à festa dos estudantes, os nossos utentes já são provavelmente os maiores peritos mundiais nesta matéria!

Para fazer a enco...

Ler mais

Os Ligados às Máquinas foram até Penela atuar para os mais pequenos, mas a verdadeira viagem foi musical!

Makey-Makey até podia ser nome de brinquedo, só que quem nos segue já sabe que se trata do ‘coração’ mecânico dos Ligados às Máquinas (o ‘coração’ verdadeiro são os elementos desta orquestra de samples da APCC): uma placa de hardware que permite que um movimento se ‘transforme’ num som. Mas mesmo não sendo para brincar, o Makey-Makey esteve no centro de uma enorme brincadeira que, no final da semana passada, envolveu cerca de 300 crianças de escolas do município de Penela.

O ponto de encontro foi o Auditório da Biblioteca Municipal e os Ligados às Máquinas foram os anfitriões de uma viagem musical que deixou a plateia entusiasmada. Além do habitual périplo pelo hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita, música concreta e sons da publicidade ou de séries televisivas, o grupo teve a colaboração dos mais novos para criar peças originais no momento, recorrendo a ‘instrumentos musicais’ feitos com materiais reciclados!

Ler mais