Notícias

Coordenador do râguebi na APCC participa em conferência do Comité Olímpico sobre violência no desporto

João Costa, coordenador do projeto Line Break – Inclusive Rugby e da equipa de râguebi da APCC, é um dos convidados do Comité Olímpico de Portugal para a conferência “Violência no Desporto”. A iniciativa terá lugar no dia 28 de janeiro, em Lisboa, e reunirá especialistas nacionais em matérias como a prevenção e combate à violência, segurança e arbitragem, com o objetivo de refletir sobre esta realidade que, infelizmente, continua na ordem do dia.

A participação do profissional da APCC, onde exerce também as funções de fisioterapeuta, decorre da sua experiência enquanto árbitro, função que exerce desde 2013, depois de um percurso de 22 anos como jogador. O painel “O árbitro na prevenção da violência”, em que estará integrado, concluirá uma tarde de discussão que contará ainda com depoimentos de árbitros internacionais de basquetebol e futebol, bem como de membros de comissões internacionais.

Ler mais

É fácil fazer desde já a consignação fiscal e garantir que, quando entregar o IRS, vai apoiar a APCC!

Este ano, volta a ser possível atribuir 0,5%o do seu IRS à APCC – sem quaisquer custos ou implicações no cálculo do montante do seu reembolso – mesmo antes do prazo de entrega da declaração daquele imposto! Para isso, só precisa de definir desde já no Portal das Finanças essa intenção e, quando chegar a época do IRS (que, em 2020, será de 1 de abril a 30 de junho), apenas terá de confirmar a sua opção.

Ao optar pela consignação fiscal, estará a apoiar diretamente o trabalho quotidiano da APCC junto de mais de 3000 utentes e suas famílias e a melhoria dos serviços prestados pela instituição em áreas e valências como Reabilitação, Atividades Ocupacionais, Formação Profissional, Qualificação e Ensino Profissional, Unidades Residenciais, Apoio Domiciliário, Desporto, Quinta Pedagógica, Quinta Biológica, Ludoteca, Oficina do Brinquedo e Transportes, entre outros.

Ler mais

Formandos de Agente em Geriatria tiveram ‘aula prática’ em centro social de Assafarge

A teoria é, evidentemente, a base para qualquer tipo de formação de qualidade, mas a prática é uma vertente igualmente importante e, até indispensável. Foi com esta ideia em mente que um grupo de formandos do curso de Agente em Geriatria da APCC visitou ontem o Centro Social Nossa Senhora da Conceição, em Assafarge, no âmbito das aprendizagens realizadas no módulo de animação em lares e centros de dia.

A oportunidade serviu para conhecer a instituição e as suas valências, mas também para contactar com colaboradores e utentes, desde os mais pequenos que enchem de alegria as salas de creche e pré-escolar, aos seniores que frequentam o centro de dia, e com quem os formandos puderam passar mais tempo. Foi com a colaboração entusiasta dos ‘avós’, aliás, que ‘testaram’ os conhecimentos adquiridos, tendo dinamizado quatro jogos – dominó, jogo do galo, jogo de correspondências e caixa das emoções, construídos por eles próprios – que permitiram momentos de partilha e boa disposição.

Ler mais

Nadadores da APCC mostram-se prontos para o Campeonato Nacional de Inverno: ‘aquecimento’ foi feito no Open ANC

Pelo segundo fim de semana consecutivo, a APCC nadou… em ‘casa’. A Bárbara Gomes, a Carolina Lourenço, o Joel Pereira, o José Costa, a Matilde Gaspar e o Ruben Santos representaram a Associação na segunda edição do Open ANC de Natação Adaptada, em Coimbra, e estiveram em muito bom nível, mostrando-se a postos para o Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada, que se disputa já nos dias 25 e 26 de janeiro!

E como o objetivo, nesta fase da época, é mesmo estar preparado para essa importante competição, os atletas da APCC participaram num total de 21 provas, tendo conseguido melhorar a sua classificação coletiva do ano passado e terminado num muito positivo 6º lugar. E se, por isso, todos estão de parabéns, é também justo destacar o facto de a Matilde ainda ter conseguido bater dois recordes pessoais.

O II ...

Ler mais

O que andam a fazer os novos voluntários europeus? Não é fácil fazer um resumo…

‘Voar’ com o grupo da Expressão Corporal, nadar na sessão de hidroterapia, saltar na aula de expressão físico-motora, cavar a terra na Quinta Pedagógica… Há muitas coisas novas a acontecer na vida do Alexander Brzuska, do Emanuele Macaggni, da Emma Denis e da Maria Kürbis nos últimos dias. Porque este é um período de apresentações: destes quatros novos voluntários europeus aos utentes, colaboradores e outros voluntários da APCC, mas também, a eles, dos diversos serviços e respostas da instituição, com os quais irão colaborar ao longo dos próximos seis meses.

Assim, até ao final desta semana, entre o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e a Quinta da Conraria, terão ficado a conhecer um pouco sobre terapia ocupacional, psicomotricidade, hipoterapia ou musicoterapia, mas também artes manuais, culinária, música, teatro e desporto, por exemplo. Depois, e antes ainda de ficarem a conhecer as unidades residenciais, terão as aulas do curso de português na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, seguindo-se então, finalmente, a integração no quotidiano da Associação.

Enqua...

Ler mais