fbpx

Notícias

Voluntariado, mímica e alegria: três palavras para explicar uma manhã muito divertida no Lar Residencial

Foi à distância, o que já foi mais incomum do que agora, mas definitivamente divertido, como é inevitável quando o público é tão entusiasta e alegre como os utentes do Lar Residencial! Ontem, a voluntária Gabriela Beirão fez a primeira das videochamadas com que passará a ligar-se àquela unidade residencial da APCC para realizar atividades onde se cruzam o seu amor pelo teatro e a experiência profissional numa agência de viagens… e foi incrível desde o primeiro segundo!

Primeiro, foi preciso fazer as apresentações – a Gabriela acaba de se inscrever para fazer voluntariado à distância na Associação – e trocar as primeiras palavras, mas rapidamente essa barreira foi quebrada e se passou para um jogo de mímica, com o apoio da nossa animadora Susana Machado. Foi tão bom que, quando terminou, ficaram todos com muita ansiedade pelo próximo encontro. Como sabemos isso? Bem, bastaria olhar para os sorrisos!

Esta ...

Ler mais

O râguebi foi ao Lar Integrado e este é só o início do ‘regresso’ da modalidade à APCC

É quase tudo diferente da forma como decorriam estas sessões até há cerca de um ano: o local é outro, o campo de jogo nem sequer existe, o distanciamento físico é uma nova regra e o cansaço chega muito mais cedo do que antes acontecia… Mas há coisas que permanecem exatamente iguais, porque ninguém desiste sem tentar e a alegria nunca dá sinal de fadiga! Estamos a falar dos treinos de râguebi na APCC, que ontem recomeçaram no Lar Integrado, com alguns membros da equipa e uns quantos ‘reforços’ que também ali residem.

No comando das operações esteve João Costa, fisioterapeuta na instituição e coordenador da modalidade, também naturalmente entusiasmado por poder voltar a partilhar estes momentos especiais. No fundo, foi mais uma prova de que, quando se afirma que o companheirismo e a abnegação são alguns dos valores associados ao râguebi que inspiram a sua dinamização na APCC, se está mesmo a retratar esta realidade de forma fiel.

Com e...

Ler mais

Saiba como fazer a consignação do IRS à APCC antes mesmo da entrega da declaração

A atribuição de parte do seu IRS é uma das formas que tem disponíveis, há já vários anos, para ajudar a APCC. E, apesar de a entrega da declaração daquele imposto só arrancar no dia 1 de abril, é já possível tomar essa decisão e fazer essa escolha, neste momento em que se torna ainda mais importante apoiar o trabalho da Associação. É muito fácil: para nos atribuir desde já 0,5%o do seu IRS – sem quaisquer custos ou implicações no cálculo do montante do seu reembolso – só precisa de aceder ao Portal das Finanças e seguir os passos indicados abaixo.

Caso opte por antecipar a consignação, garante que ela será feita independentemente de optar pela entrega da declaração de rendimentos Modelo 3 ou pelo IRS Automático. Desta forma, quando chegar a época declarativa, apenas tem de confirmar a sua opção. A indicação da APCC como entidade a consignar é válida também caso opte por doar-nos os 15% do imposto suportado em faturas relativas a reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração, cabeleireiros e institutos de beleza, veterinários e passes mensais de transportes públicos. Neste caso, estará a prescindir desse valor a favor da APCC.

Ler mais

APCC vai estar em feira online de voluntariado dos estudantes de Física (participem e coloquem-nos perguntas!)

No dia 25 de fevereiro, várias instituições de solidariedade social vão ter um ponto de encontro (virtual) para se apresentarem e responder a questões, na III Feira de Voluntariado do Núcleo de Estudantes do Departamento de Física… e a APCC vai lá estar! A iniciativa online – que decorrerá através da plataforma Zoom – terá início às 18H00, estando a intervenção da Associação prevista para as 18H35.

Esta será uma oportunidade para falar, em particular, do programa “Cultura às 14”, através do qual o Gabinete de Voluntariado desafia pessoas que já disponibilizam o seu tempo à instituição, ou outras que o queiram passar a fazer a partir de agora, a gravar pequenos vídeos de índole cultural (nos campos da literatura, música, desporto, teatro ou literatura infantil), para serem depois partilhados com os utentes e através das redes sociais.

Se es...

Ler mais

A voluntária Mariana Keating está quase a regressar da Grécia, mas trará para contar uma experiência inesquecível

Termina esta semana a experiência da nossa voluntária Mariana Keating em Janina, na Grécia, junto do Centro de Juventude do Epiro. Desde o final do ano passado que esta jovem portuguesa tem vindo a colaborar no planeamento de atividades de educação não-formais com jovens e adolescentes – menores não acompanhados requerentes de asilo – do centro de acolhimento Agios Athanasios.

Tem sido uma viagem emocionante, marcada pela paixão pelas artes e pela expressão pessoal, em que a Mariana e a sua colega voluntária espanhola Marta Alonso guiaram os jovens usando como instrumentos a música, a intuição e o pensamento sem julgamento, sempre num clima de imersão e alegria. Desta abordagem, e do desafio para criar os seus próprios selos e fazer recortes da natureza e figuras humanas, combinando-os à sua vontade, resultaram composições lindas e inesperadas, que agora partilhamos para marcar este fim de percurso.

Ler mais