fbpx

Notícias

Está a nascer um museu que é uma homenagem a todas as histórias colecionadas na Quinta da Conraria

A Quinta da Conraria enquanto casa que guarda as histórias da APCC, dos seus utentes, familiares e colaboradores. É esta a visão do projeto “O Museu de Nós!”, que arrancou na semana passada e que colocará em destaque as histórias acumuladas e colecionadas ao longo dos anos, contadas através dos espaços, dos objetos e de evidências do que aconteceu para lá dos muros.

A primeira fase é dedicada a pesquisa e recolha de material (documentos, testemunhos e ideias), a trabalho direto com os utentes que se encontram a frequentar as atividades ocupacionais e a atividades dirigidas aos que se encontram ainda em casa. Este período corresponderá a diferentes momentos das fases MEMO (Museu de Memórias e Álbum de Memórias), MIM (Museu Imaginado por Mim) e Fora de Mim, estando ainda previstos posteriormente um espetáculo, visitas guiadas, oficinas e uma exposição.

Ler mais

Até breve, Alexander, Emanuele, Emma e Maria!

E já não há voluntários europeus na APCC… Primeiro, o Emanuele regressou a Itália, a seguir, o Alexander voltou para a Polónia e a Emma para França e, já esta semana, a Maria partiu para a Alemanha. Assim se encerrou um ciclo, durante o qual em que estes jovens fizeram de Coimbra a sua casa e da Associação a sua família, enquanto apoiavam utentes e colaboradores em diversas atividades, desenvolviam os seus projetos pessoais, confraternizavam com outros voluntários e aproveitavam momentos de cariz cultural.

Tudo começou em janeiro deste ano, com um tipicamente português café depois do almoço, e terminou na passada semana, com um Piquenique Intercultural. Pelo meio, ‘voaram’ na Expressão Corporal, nadaram na hidroterapia, brincaram com as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica, aprenderam português na Universidade, brilharam no desfile de Carnaval, prepararem um saboroso hachis parmentier moelleux no primeiro Almoço Intercultural (e fizeram muito mais!), até que veio uma tal de pandemia…

Mas nem o a...

Ler mais

Piquenique Intercultural, ou como começámos a despedir-nos dos voluntários europeus com muitos sorrisos (e comida deliciosa)!

Cada vez que um grupo de voluntários europeus começa a preparar-se para regressar a casa, existe um sentimento que leva muitos utentes e colaboradores da APCC a perguntar a si mesmos: Mas já passaram seis meses? O Alexander Brzuska, o Emanuele Macaggni, a Emma Denis e a Maria Kürbis chegaram a Coimbra em janeiro e, apesar de tudo o que nos últimos três meses tivemos todos de alterar nos nossos planos, essa pergunta começa agora a ecoar…

Mas como o tempo em que aqueles jovens estiveram connosco foram pródigos em momentos de alegria e de partilha, não houve tristezas no Piquenique Intercultural que o Gabinete de Voluntariado organizou, no início desta semana, para ‘encerrar’ as atividades deste grupo. No Parque Verde, com toda a segurança mas também muita emoção, não faltaram por isso os sorrisos – e até o Emanuele, que já não está em Portugal, marcou ‘presença’, rivalizando no protagonismo com o guacamole do Alexander e outras especialidades culinárias…

Nos próximo...

Ler mais

Desta vez, os voluntários europeus da APCC saíram para o século XIV…

Quem conhece o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, está familiarizado com os frequentes alagamentos que fazem parte da sua história e que levaram mesmo ao seu abandono pelas monjas clarissas… Mas mais recentemente, houve um outro tipo de inundação no Mosteiro: de curiosidade e de interesse, quando os voluntários europeus da APCC fizeram mais um ‘visto’ na lista de atividades culturais que acrescentarão ao seu projeto pessoal e ao apoio às atividades da Associação como partes integrantes da sua experiência em Portugal.

No final da semana passada, o Alexander Brzuska, a Emma Denis e a Maria Kürbis visitaram aquele monumento nacional, deixando-se surpreender pela dimensão da igreja e do claustro ou pela abóbada em pedra, e ficando a saber mais sobre a vida monástica naquele espaço a partir dos objetos expostos no centro interpretativo. E puderam ainda aproveitar as liberdades que todos vamos redescobrindo por estes dias, tirando partido da área de lazer ao ar livre do Mosteiro.

Mas n...

Ler mais

No Dia da Criança, a APCC leva os mais pequenos numa visita à Quinta Pedagógica… sem sair de casa!

Neste Dia Mundial da Criança, a Quinta Pedagógica “O Caracol” propõe fazer uma visita diferente de todas as que já se fizeram… porque pode ser realizada sem sair de casa! Não podendo abrir os portões para, como é habitual nesta data, receber centenas de pequenos aventureiros, a Quinta Pedagógica da APCC preparou uma visita virtual, que vos permitirá percorrer os caminhos daquele fantástico espaço através da Internet.

Vai ser um passeio divertido, com muito mistério e muita aventura à mistura! Além de mostrar alguns dos cantos e recantos da Quinta, através de diversos vídeos, esta visita virtual irá também dar-vos todas as indicações para uma série de desafios e atividades que poderão realizar em vossa casa, preparados pela equipa da Quinta Pedagógica e os professores de teatro e música.

Será ...

Ler mais