fbpx

Notícias

No Dia da Criança, a APCC leva os mais pequenos numa visita à Quinta Pedagógica… sem sair de casa!

Neste Dia Mundial da Criança, a Quinta Pedagógica “O Caracol” propõe fazer uma visita diferente de todas as que já se fizeram… porque pode ser realizada sem sair de casa! Não podendo abrir os portões para, como é habitual nesta data, receber centenas de pequenos aventureiros, a Quinta Pedagógica da APCC preparou uma visita virtual, que vos permitirá percorrer os caminhos daquele fantástico espaço através da Internet.

Vai ser um passeio divertido, com muito mistério e muita aventura à mistura! Além de mostrar alguns dos cantos e recantos da Quinta, através de diversos vídeos, esta visita virtual irá também dar-vos todas as indicações para uma série de desafios e atividades que poderão realizar em vossa casa, preparados pela equipa da Quinta Pedagógica e os professores de teatro e música.

Será ...

Ler mais

Celebrem o Dia Internacional do Brincar com o “Coimbra a Brincar”… no Facebook!

O Dia Internacional do Brincar celebra-se todos os anos a 28 de maio, mas, desta vez, não vai ser possível estarmos juntos no “Coimbra a Brincar” para fazer a festa da brincadeira… Ou será que vai?… É verdade que vai ser muito diferente, mas não vamos deixar de brincar: a proposta é que nos encontremos no Facebook e participemos nas diversas atividades que, ao longo daquele dia, vamos partilhar com quem quiser festejar em boa companhia, mesmo que em sítios diferentes!

Haverá desafios, histórias, experiências e outras brincadeiras, dinamizadas por vários parceiros, através de vídeos ou de atividades em direto e à distância. Vai ser, garantimos, muito divertido e, como sempre no “Coimbra a Brincar”, para todas as idades! Além disso, iremos também revelar os três primeiros classificados do concurso #todosbrincamemcasa, em que pedimos que nos enviassem uma foto ou um vídeo de um momento de brincadeira!

Só terão de...

Ler mais

Voluntários europeus da APCC foram desconfinar para a Roma Antiga…

Sempre que um novo grupo de voluntários europeus chega à APCC, tem à sua espera um programa de receção que lhes permite fica a conhecer a instituição e rapidamente integrar-se no seu quotidiano, tanto ao nível do trabalho que aqui se faz para assegurar a integração plena da pessoa com deficiência e incapacidades, como das pessoas – utentes, colaboradores e outros voluntários – que ajudam a escrever a sua história.

Ao longo dos seis meses que ficam em Coimbra, estes jovens apoiam os profissionais da Associação em diversas atividades e desenvolvem os seus próprios projetos pessoais em áreas do seu interesse, mas ainda desfrutam de momentos de cariz cultural e de convívio, ficando dessa forma a conhecer melhor a região e o País. Mas nos últimos meses, também esta vertente da sua estadia ficou suspensa…

Só qu...

Ler mais

No Lar de Apoio, celebrou-se quem trata da saúde de todos (mas mesmo todos!)

Ontem foi Dia do Enfermeiro e esse foi motivo mais do que suficiente para os divertidos momentos que ontem se viveram no Lar de Apoio da APCC. Divertidos, mas também pedagógicos, porque, com a ajuda das enfermeiras Ana Rita Teixeira e Teresa Madeira, houve consultas de enfermagem para os ‘filhos’ dos residentes mais jovens. Não é que algum deles tivesse algum sintoma preocupante, mas nunca devemos descurar a saúde!

Houve algumas queixas de dores de barriga, é certo, e mais uma ou outra situação que mereceu toda a atenção e recebeu o tratamento adequado, mas o mais importante foi mesmo constatar que a competência das profissionais da Associação – de todas as que prestam cuidados na instituição – em questões de saúde é mesmo tão grande quanto a sua capacidade de estabelecer relações especiais e particularmente fortes com os utentes.

Ler mais

Loja de Vender FI é (tele-)apresentada em encontro sobre experiências de didática das artes visuais

«Pergunta-se com frequência ao tempo quanto tempo o tempo tem, mas o Projeto Estúdio da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra há muito que prefere perguntar ao tempo o tempo que o tempo não tem”. É assim que começa a apresentação que Adriana Campos, professora de teatro na APCC, irá levar ao 32º Encontro Nacional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV), no próximo domingo.

Nesta iniciativa (que, devido à situação de pandemia, será realizada por conferência remota), o convite é para refletir sobre o conceito de tempo a partir das artes na educação das crianças, dos jovens e dos adultos ao longo da vida. Entre outras experiências relacionadas com a didática das artes visuais, estará a Loja de Vender FI – que, em outubro de 2019, foi um espaço ambulante na Baixa de Coimbra, especializado naquele elixir milenar, do qual se diz ser útil porque não serve para nada que se reduza a relatórios ou números.

Ler mais