Notícias

A Valentina matriculou-se na Escola de São Bartolomeu…

A Alexandra, a Beatriz, o Duarte, o Gabriel, a Leonor, o Pedro, o Ricardo, o Tiago… e a Valentina! Todos sabem quem é a Valentina – uma boneca valente, que há mais de um ano acompanha os membros do Sala T um pouco por todo o lado – mas quem são os outros? São alguns dos elementos daquele grupo de teatro da APCC e dos alunos do 4º ano da Escola Básica de São Bartolomeu que, em conjunto, estão a fazer nascer um espetáculo.

Como vai ser essa etapa final ainda ninguém sabe, mas, para já, estão todos a aprender muito com o caminho para lá chegar. É, na verdade, tudo muito simples: como aconteceu no final da passada semana, alguns utentes da Associação deslocam-se regularmente àquele estabelecimento de ensino e, sempre liderados pela professora de teatro Mariana Nunes, realizam dinâmicas que levam os mais novos a questionar e a aprender coisas sobre eles mesmos e sobre o(s) outro(s).

Em ca...

Ler mais

Sete atletas da APCC (e dois em estreia!) num Regional de Boccia muito positivo

Depois de, há uma semana, terem sido as esperanças do boccia a dar o sinal de arranque para a nova época, coube agora aos mais velhos estrearem-se em 2018/2019 e também eles estiveram muito bem! Na primeira volta do Campeonato Regional de Individuais BC1, BC2, BC4 e BC5, marcaram presença o António Marques, o Diogo Peixeiro, o Nélson Pires, o Rui Gomes (todos na categoria BC1), a Maria Inês Rodrigues, a Hélia Maia (BC2) e o Diogo Sacramento (BC4).

A primeira palavra tem de ir para o Diogo Peixeiro e a Maria Inês, que fizeram a estreia neste escalão etário e conseguiram logo conquistar as suas primeiras vitórias! Quanto aos resultados finais, merecem destaque os segundos lugares do António Marques e do Diogo Sacramento e o terceiro do Rui Gomes, bem como o segundo lugar da Hélia na competição relativa à 2ª Divisão.

Ler mais

Época da natação começou na Mealhada, com muitas medalhas e recordes pessoais!

Com mais um ano desportivo a arrancar, coube à Bárbara Gomes, à Carolina Lourenço, ao Joel Pereira, ao José Costa, à Matilde Gaspar e ao Ruben Santos fazer as honras da estreia da APCC na época 2018/2019 da natação. Foi no II no Meeting Internacional de Natação Adaptada da Mealhada, que se disputou no passado fim de semana e em que aqueles nadadores da instituição mostraram estar prontos para continuar a ultrapassar os seus limites!

E isso ficou bem visível nos resultados conseguidos, com um total de 21 medalhas conquistadas, quatro das quais de ouro, dez de prata e sete de bronze. Individualmente, a ‘divisão’ foi a seguinte: quatro medalhas para a Carolina (duas de ouro e uma de prata), a Bárbara, o Joel (uma de ouro, duas de prata e uma de bronze para ambos), o José (duas de prata e duas de bronze) e a Matilde (uma de prata e três de bronze) e uma para o Ruben (prata).

Ler mais

Era uma vez uma voluntária que contou uma história… e as crianças do Jardim de Infância e da Escola até ficaram nas nuvens!

A Maria e o João olharam para as nuvens e, nas suas formas, viram muitas outras coisas, com as quais podiam brincar ou viajar… Esta história, sobre os fantásticos poderes da imaginação, foi escrita pela voluntária Rita Mendes e contada pela própria às crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC na passada quarta-feira. Mas isso até foi só início de uma aventura…

Depois de ouvir este conto, todos passaram a ser ‘Marias’ e ‘Joões’ e foram para a rua olhar para o céu e procurar as melhores nuvens que pudessem ser pontos de partidas para as mais emocionantes histórias! E foi assim que a história da Rita passou do papel para os jardins do Centro de Reabilitação, numa manhã mágica!

A Rita Mend...

Ler mais

Grandes esperanças do boccia fizeram o lançamento de saída da nova época

E os primeiros a entrar em competição na época 2018/2019 do boccia foram… os mais novos! No passado fim de semana, disputou-se o Campeonato Nacional de Boccia de Sub-21 e Sub-14 e a APCC levou as esperanças Ana Laura Ferreira, Bernardo Coelho, Gabriel Carvalho, Maria Inês Rodrigues e Mariana Silva ao Seixal para uma grande jornada competitiva, mas também de confraternização e aprendizagem.

Foi uma festa que se prolongou no regresso a Coimbra, feito com todos a celebrarem as medalhas conquistadas: o Gabriel chegou à prata em BC4, tanto na competição individual como na de skills; a Mariana foi também duplamente medalhada, com bronze em BC3; a Maria Inês chegou à prata em skills BC1/BC2; a Ana Laura e o Bernardo foram, respetivamente, prata e bronze nos skills BC3.

Além ...

Ler mais