Quinta da Conraria

No Dia da Alimentação, utentes da APCC fizeram uma viagem pelos alimentos saudáveis

Chamar a atenção para a importância de uma alimentação saudável e para a produção natural de alimentos é um dos ‘mandamentos’ da Quinta Pedagógica da APCC e das atividades regulares que desenvolve, mas quando se celebra o Dia Mundial da Alimentação, é preciso fazer algo especial. Foi por isso que ontem (16 de outubro) a manhã na Quinta da Conraria foi preenchida com muitas atividades desenhadas para que os utentes da Associação pudessem aprender, mas também divertir-se.

Houve jogos tradicionais, um circuito Sentir e Digerir em que, em cinco estações, cada um dos sentidos guiava os participantes numa viagem por diferentes alimentos, e também uma aula de culinária saudável, onde os utentes puderam ajudar a confecionar (e a consumir!) um fantástico paté de azeitona e um saboroso smoothie. E houve, sobretudo, muito boa disposição!

Ler mais

As novas voluntárias europeias foram ao Picadeiro… mas não foi para andar a cavalo…

Desde que chegaram à APCC, há menos de um mês, a Anna Vukadin, a Anthea Bıçakçıoglu, a Federica Usai e a Maria Cristina Marcosano já fizeram uma caminhada, estiveram na Quinta Pedagógica, ensaiaram com o grupo de teatro Sala T, foram ao Jardim de Infância e à Escola Básica, viajaram ao Polo Norte na Ludoteca, ajudaram em sessões de hidroterapia, aprenderam algumas receitas novas e tocaram com os Ligados às Máquinas (e nem listámos todas as atividades pelas quais já passaram)!

E ontem foi mais um dia especial, porque participaram numa sessão de hipoterapia, no Picadeiro da Quinta da Conraria, em que puderam aprender algumas noções básicas sobre os cuidados a ter com os cavalos e sobre aquela atividade terapêutica. E, claro, aproveitar para seguir algumas dicas dos profissionais da Associação, mas também de algumas das crianças que regularmente desfrutam e beneficiam destas sessões.

Ler mais

Antes que as saudades batessem, os voluntários da APCC puseram todos a dançar e a cantar!

Se nos pusermos a fazer contas, constatamos que a Claire Bonnefoy, o Julien Michaud, a Jelena Radojevic e a Mari Chilingarashvilii chegaram à APCC em janeiro deste ano e que isso quer dizer que estão quase a acabar os seis meses do seu período de voluntariado em Portugal. Mas em vez de fazer contas, preferimos fazer… um Baile SVE! E por isso mesmo, ontem a Quinta da Conraria foi um palco para muita música popular portuguesa, atuações internacionais ao vivo e grandes prestações no karaoke.

Os voluntários europeus convidaram utentes e colaboradores do Centro de Atividades Ocupacionais e todos juntos esqueceram as saudades que já começam a querer mostrar-se e fizeram uma enorme festa de celebração de meio ano que ninguém irá esquecer. Foram meses em que a Claire, o Julien (ambos de França), a Jelena (da Sérvia) e a Mari (Geórgia) fizeram parte da família da APCC e descobriram que nunca mais vão deixar de fazer.

Estes...

Ler mais

Já terminou mais uma edição dos Campos de Férias da APCC, mas ninguém os vai esquecer!

Todos os anos, por esta altura, deparamo-nos com esta dificuldade: não há palavras para definir os Campos de Férias “Verão na Quinta”… Há muitas coisas que sabemos que eles são – divertidos, animados, ativos, pedagógicos – mas podíamos continuar por aí fora e ainda não ficarmos satisfeitos com uma definição. Há quem diga que são os melhores da região (há mesmo, vão ver à nossa página de Facebook!) mas o máximo que podemos afirmar é que, para nós, eles são sempre inesquecíveis.

Este ano, muitas crianças e pais voltaram a confiar na APCC para quatro semanas (entre 21 de junho e 23 de julho) de jogos desportivos, teatro, agricultura e jardinagem, culinária, música, expressão plástica e equitação, sempre em contacto com a natureza e o mais possível ao ar livre. E também muitas surpresas (até cantámos os “Parabéns a você”), sempre sob o tema #comunicacomanaturezabrincando.

No fi...

Ler mais

Houve zumba na Quinta da Conraria!

E se de repente, na Quinta da Conraria, toda a gente começasse a zumbar? Foi (mais ou menos) isso que aconteceu na manhã da passada sexta-feira (21 de julho), quando a música latina invadiu a Eira e começou a tomar conta de utentes e colaboradores da APCC. Seguindo as indicações da formadora Ana Rita Marques, todos se deixaram contagiar pelo ritmo e aproveitaram para uns momentos de exercício e boa disposição.

As coreografias foram executadas com grande precisão em alguns casos, com grande empenho noutros ou com grande vontade noutros ainda, mas sobretudo foi uma oportunidade para as diversas valências conviverem. Isto porque, sendo uma iniciativa dirigida particularmente aos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação de Pessoas com Deficiência, muitos outros se juntaram à animação.

Ler mais