fbpx

Quinta da Conraria

Na Quinta da Conraria, um almoço foi um piquenique e foi também uma grande festa!

Amanhã é o Dia Internacional do Piquenique, mas nas unidades residenciais da APCC não deixamos para mais tarde o que podemos fazer hoje e, por isso, celebrámos aquela data… ontem! O grupo juntava utentes do Lar Integrado, do Lar de Apoio e do Lar Residencial e encontrou-se junto à Casa do Forno da Quinta da Conraria: consta que o piquenique é uma invenção francesa, mas temos a certeza de que nunca se viu um piquenique tão especial quanto este em nenhum lugar do mundo!

Desde logo, porque valorizamos cada vez mais a possibilidade de estarmos juntos e partilharmos bons momentos com os amigos. Depois, porque qualquer festejo é geralmente melhor se puder ser ao ar livre (mesmo que o tempo insista em não ajudar, como foi o caso). Finalmente, porque não faltaram boas razões – gastronómicas e não só – para dar um sabor especial à ocasião e transformar aquele almoço numa festa. E se a vida não é sempre um piquenique, é bom acreditar que pode ser!

O Dia...

Ler mais

O Mercadinho está de volta à APCC – e isso quer dizer que os colaboradores podem voltar a levar para casa a frescura da Quinta da Conraria

Couve lombarda, couve coração, alface, alho francês, espinafres, laranjas e limões, mas também as aromáticas: lúcia lima, hortelã-pimenta, alecrim, louro, salsa e coentros. Foi assim o Mercadinho do Centro de ontem e foram muitos os colaboradores da APCC que não deixaram passar a oportunidade de comprar alguns dos ótimos produtos agrícolas da Quinta da Conraria!

Mas o que é o Mercadinho? É uma iniciativa que, depois de asseguradas as necessidades da própria instituição, permite aos colaboradores levaram para casa também um pouco da frescura e qualidade resultantes das atividades na área da agricultura. Realiza-se na própria Quinta da Conraria, às sextas-feiras, e no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, às terças. E agora, depois de uma interrupção provocada pela pandemia, está de regresso!

Ler mais

Um Dia da Árvore que se prolongou pela semana fora, na Quinta Pedagógica da APCC

No dia 21 de março, assinalou-se um pouco por todo o mundo o Dia da Árvore e das Florestas, mas na Quinta da Conraria a celebração não se ficou por essa segunda-feira e prolongou-se ao longo da semana! Na Quinta Pedagógica “O Caracol”, os alunos em Plano Individual de Transição e alguns utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APCC participaram em diversas atividades planeadas para fazer uma enorme festa, mas também passar a mensagem da importância das florestas para a vida na Terra.

Assim, logo para arrancar da melhor maneira, o Dia da Árvore foi assinalado com a confeção de um bolo árvore – que, mesmo feito de cenoura, era de um verde de fazer inveja a qualquer cipreste ou pinheiro e inspirou a veia artística dos participantes – e muita água na boca! E fomos por ali fora nos restantes dias, com atividades como a plantação de árvores de fruto (pereira e macieira) e jogos de Identificação de árvores de folha caduca e de folha persistente!

Ler mais

Alice no País das Maravilhas… mas também a Antonia, a Luise e a Roberta e afinal é na Quinta Pedagógica da APCC

Agora que a Alice Lambert-Quénaon, a Antonia Tiepoldt, a Luise Göttlich e a Roberta DeGiorgio – as voluntárias europeias que estão connosco na APCC desde agosto do ano passado – estão quase a regressar aos seus países, há muitas coisas relacionadas com elas que temos a certeza de que nunca nos iremos esquecer… e também uma outra que, de forma muito evidente, nos fará recordá-las todos os dias.

É que, no espaço da Quinta Pedagógica “O Caracol”, existe agora um mural, inspirado no imaginário de “Alice no País das Maravilhas”, pintado pelas quatro e que dá um colorido diferente a uma zona já por si cheia de vida! Assim, enquanto se semeia e se planta (seja nas atividades da Quinta Pedagógica ou outras da instituição), mas também num qualquer passeio sempre agradável pelo espaço, torna-se também possível ‘viajar’…

Viajar até ...

Ler mais

Para o último almoço das voluntárias europeias na Sala do Redondo estavam reservados bolinhos de massa, bolo de chocolate e muitas emoções

Foram muitas as vezes, nos quase seis meses que as voluntárias europeias Alice Lambert-Quénaon, Antonia Tiepoldt, Luise Göttlich e Roberta DeGiorgio já levam na APCC, que elas partilharam a cozinha da Sala do Redondo com os utentes daquele espaço do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão. Mas ontem foi uma ocasião especial, porque, na iminência do regresso a casa daquelas quatro jovens, foi dia de um último almoço partilhado…

E para a despedida, houve sabores da Áustria, com a confeção de schupfnudeln, uma espécie de bolinhos de massa moldados à mão, em cuja preparação, como tantas vezes aconteceu, todos puderam participar e, depois, saborear juntos. E como isto aconteceu no Dia de São Valentim, e para celebrar este tipo de amor tão particular, houve também uma surpresa para as nossas voluntárias: um delicioso bolo de chocolate!

E se ...

Ler mais