Quinta da Conraria

Quentes e boas!… as castanhas e as emoções, em mais uma Feira das Colheitas!

A designação oficial diz que é uma feira, mas é isso e muito mais: é uma celebração (dos sabores e saberes do outono), é uma mostra (de vários produtos resultantes das atividades desenvolvidas na Quinta da Conraria), é um (re)encontro (de amigos e familiares) e é uma festa (de utentes, colaboradores e voluntários da APCC, mas também de toda a comunidade envolvente). Ontem foi dia de mais uma edição da Feira das Colheitas e no ar voltou a pairar o maravilhoso cheiro das castanhas assadas e muita alegria e felicidade.

A abrir, como começa a ser ‘da praxe’, vieram os Semp’a Bombar, com o seu ritmo contagiante a dar o mote para um dia inteiro de animação. Mas o grupo de bombos da Associação já não faz a festa sozinho, fazendo-se acompanhar pelos Bolitrotes, as ‘marionetas’ de grandes dimensões criadas na Sala O2, que acabam por ser um símbolo do espírito da Feira, cruzando o popular e o tradicional com a criatividade e a cultura. E aberto o certame, logo todos correram para o carrinho das castanhas e as barraquinhas.

Ler mais

Aceite o convite para celebrar o outono com a APCC, em mais uma Feira das Colheitas

Amanhã volta a ser dia daquela que já é uma tradição da APCC: a Feira das Colheitas faz abrir os portões da Quinta da Conraria a toda a comunidade para celebrar a chegada do outono. A partir das 10H30, frutas, legumes, compotas, peças de artesanato, utilidades e outros produtos ligados a esta época do ano vão estar em destaque no picadeiro, mas serão muitos mais os motivos de interesse.

Logo a abrir a Feira, haverá uma atuação dos Semp’a Bombar, o grupo de bombos da instituição, mas ainda de manhã terá também lugar uma dramatização da lenda de São Martinho e serão realizados diversos jogos tradicionais. À tarde, a partir das 14H00, será a vez do DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada), garantir a animação no Baile das Colheitas.

Ler mais

Todos a tremer na Quinta da Conraria… com tanta animação no Baile de Máscaras dos Bolinhos e Bolinhós!

Vieram zombies, bruxas e feiticeiros, monstros, fantasmas, vampiros, morcegos… No capítulo das coisas assustadoras, não faltou mesmo nada nem ninguém! Mas calma, porque todos foram convidados e ontem, no Baile de Máscaras dos Bolinhos e Bolinhós na Quinta da Conraria, apesar da abundância de pescoços cortados e facas ensanguentadas, ninguém apanhou susto nenhum, bem pelo contrário!

Parte muito importante da razão para todo o entusiasmo e alegria foi a música do artista popular Tiago Silva (que também é professor de música na APCC), que levou a que todos quisessem abanar os respetivos esqueletos – os de disfarce e os verdadeiros! Mas também tem de ser dado mérito à equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”, que não só organizou tudo, como ainda deu o mote para a animação e para os gritos mais divertidos!

A fes...

Ler mais

Em alegria, a malta da Estudantina veio à APCC e folia foi mesmo coisa que não faltou

Primeiro, anunciou-se que a “Estudantina Passa”, depois deixaram-se conselhos ao Afonso, ainda se cantou sobre uma certa bebida a que chamam traçadinho e até se juntaram muitas dezenas de vozes para elogiar a luz do luar à meia-noite… Estes e outros momentos de belas canções, impressionantes passos de dança e muita alegria marcaram a visita da Estudantina Universitária de Coimbra, ontem, à Quinta da Conraria.

Para os utentes e formandos da APCC foi uma atuação inesquecível: a música tem sempre uma receção entusiástica da sua parte, e quando ela se encontra com as tradições da cidade que todos partilham, de uma forma ou de outra, a alegria é redobrada. Mas também os colaboradores da instituição não resistiram a, pelo menos, acompanhar o ritmo com entusiásticas palmas!

Mas n...

Ler mais

Dia Mundial da Alimentação: escolhas saudáveis deram origem a momentos saborosos e divertidos

Creme de grão com espinafres, massa à bolonhesa de frango e legumes, salada de alface e cebola e doce das gelatinas. Podemos assegurar que o almoço da passada quarta-feira na Quinta da Conraria estava ainda mais delicioso do que esta descrição da ementa deixa adivinhar, mas o que garantimos também é que foi uma refeição que ajudou a que tanto utentes como colaboradores da APCC percebessem que se podem fazer escolhas saudáveis sem descurar o prazer da comida.

O pretexto foi a celebração do Dia Mundial da Alimentação e, nesse sentido, foram tidas em conta algumas ideias importantes sobre a mudança de hábitos alimentares, nomeadamente: preferir carnes brancas a vermelhas, pela sua menor quantidade de gorduras saturadas; aumentar o consumo de leguminosas, por serem ricas em fibra e proteína de origem vegetal; e adaptar as sobremesas no sentido de reduzir os teores de açúcar e gordura.

Ler mais