fbpx

Quinta da Conraria

É para guardar já na agenda: o Arraial da Quinta vai ser a 28 de junho!

Este ano, o verão começa no dia 28 de junho… ou assim vai parecer, com o Arraial da Quinta, que a APCC vai organizar no magnífico espaço da Quinta da Conraria e será uma celebração festiva e popular, com muita animação e espírito solidário, que devem marcar já na vossa agenda! Uma festa em comunidade, juntando utentes, famílias, associados, profissionais, parceiros e amigos da Associação!

O Arraial da Quinta começa às 19H30 e prolonga-se pela noite fora, contando com a presença de dois artistas que são ‘da casa’, mas também do país e do mundo: o DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada) vai aquecer a festa com uma seleção de canções bem animadas; e o cantor (e professor de música na Associação) Tiago Silva, finalista do “The Voice Portugal” em 2021, vai elevar a emoção e a alegria com o seu talento e voz inconfundível!

Ler mais

O coração sempre em foco na APCC: saúde cardiovascular foi tema de atividade na Quinta da Conraria

Quando o coração é tema na APCC, geralmente é porque falamos dos laços que unem toda a comunidade, das relações que se constroem, que marcam o quotidiano e deixam saudades. Mas ontem, na Quinta da Conraria, o foco foi desviado para matérias não menos importantes… Aproveitando o mote da campanha “Maio, Mês do Coração”, o dia foi dedicado à sensibilização sobre a saúde cardiovascular e a importância de cuidar daquele órgão.

De manhã, utentes e formandos foram convidados a participar num peddy-paper dedicado aos hábitos de vida saudáveis, com diversas atividades que tiveram tanto de diversão como de informação: sobre alimentação saudável, prática de exercício físico, higiene do sono e rastreio da hipertensão, entre outros hábitos de vigilância regular da saúde. E para terminar em grande forma, com toda a animação e sem que ninguém ficasse parado, de tarde fez-se um baile!

Ler mais

Estamos todos juntos: o Dia Internacional da Biodiversidade na Quinta da Conraria

Ontem foi o Dia Internacional da Biodiversidade e é evidente que, na APCC – e, em particular, na Quinta da Conraria, tendo em conta as aprendizagens que se podem fazer na Quinta Pedagógica “O Caracol”, mas também a imensa riqueza natural do espaço – não podíamos deixar passar a data em claro! E assim, os utentes aos utentes do CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) e do CAARPD (Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência) e os alunos em Plano Individual de Transição foram convidados para uma sessão em que muito se aprendeu!

O objetivo era explicar a importância de conservar a diversidade biológica para o equilíbrio dos sistemas naturais e a sobrevivência das espécies… e, com um exemplo tão vivenciado por todos quotidianamente ali à mão, fazê-lo recorrendo a exemplos concretos de algumas espécies existentes na Quinta da Conraria era ‘obrigatório’! Não faltou quem tivesse ficado surpreendido, por exemplo, com a importância que uma cobra pode ter para que uma deliciosa fatia de bolo nos chegue ao prato, mas muitos utentes mostraram também já compreender bem a importância da biodiversidade.

Ler mais

Já está em curso mais um ciclo do milho na Quinta da Conraria

Na passada semana, repetiu-se uma espécie de ‘ritual’ que marca sempre a vida da Quinta da Conraria: a semeadura do milho. Foi mais um passo de um processo realizado com todo o rigor, que levou anteriormente à fertilização e gradagem do solo, mas que marca o momento imediatamente anterior a algo que todos os que frequentam a Quinta gostam sempre de ver: o surgimento do milheiral e das suas cores características, que se acrescentam à já rica paleta cromática daquele espaço.

Foram cerca de 900 mil sementes, distribuídas por cerca de 11 hectares (é a cultura realizada na Quinta da Conraria que ocupa uma área maior e também a mais mecanizada), que estarão agora prestes a germinar, prevendo-se que a colheita das espigas possa ser feita no início de outubro. No ano passado, foi batido o recorde de produção, com 143 toneladas, sendo que, no caso do milho, ela é toda dirigida para consumo externo.

Ler mais

“A Lente da Mudança” voltou a refletir a opinião dos utentes da APCC sobre a Quinta da Conraria, desta vez na Faculdade de Psicologia

“A Lente de Mudança” foi uma atividade desenvolvida no âmbito de um estágio na área de Serviço Social na APCC, em 2023, pela estudante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Catarina Gaspar. Realizada junto de 41 utentes, pretendeu saber a sua opinião sobre o que mais gostam na Quinta da Conraria e o que mudariam se pudessem, e foi apresentada à comunidade da Associação no final desse ano.

Ontem, e reforçando a importância da proximidade entre o terceiro setor e a academia, esse projeto foi o tema de um workshop realizado naquela faculdade, em que marcaram presença docentes e alunos, mas também utentes, profissionais e dirigentes da APCC. Passando em revista o trabalho realizado – num contexto de ensino-aprendizagem e de investigação e recorrendo à metodologia Photovoice – esta sessão serviu ainda para desafiar todos os presentes ao desenvolvimento de parcerias futuras.

Ler mais