Quinta da Conraria

Dia da Alimentação: a fantástica história do fabrico do pão foi contada na APCC

Qualquer celebração é melhor quando podemos fazê-la com amigos e foi mesmo isso que aconteceu ontem, em que a APCC recebeu, na Quinta da Conraria, as crianças do Jardim de Infância d’A Previdência Portuguesa para festejar o Dia da Alimentação. E desta forma, o ateliê “Do grão ao pão” foi o pretexto ideal para uma tarde de muitas aprendizagens emocionantes e alegria partilhada.

Os mais pequenos puderam experimentar a alegria da descoberta, com a equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol” a guiá-los por todo o processo de fabrico de um alimento saudável, que faz parte da dieta humana há 30 mil anos. Perceberam como da espiga sai o grão, do grão se faz farinha e da farinha se faz pão, meteram literalmente as mãos na massa e viram-na ser colocada no forno e de lá saírem já os pães quentinhos.

Ler mais

Formandos da APCC mostraram o seu valor e prepararam mais um Almoço Temático de alto nível

Os Almoços Temáticos da Quinta da Conraria são uma espécie de laboratório: permitem aos formandos da APCC ter uma experiência o mais aproximada possível da realidade, ao prepararem todos os pormenores de uma refeição para um grupo alargado de pessoas, desde a escolha da ementa à confeção e até à decoração. E na passada semana, com o envolvimento dos cursos de Auxiliar de Cozinheiro, Empregada de Andares, Ajudante de Manutenção, Operador de Jardinagem e Auxiliar de Jardinagem, o mote para a refeição foi o outono.

Assim, os colaboradores da instituição que aceitaram o convite para almoçar puderam experimentar sabores diversos, mas todos a remeter para aquela estação do ano: para entrada, houve pão recheado e queijo feta e azeitonas em cama de batata doce; a sopa foi um delicioso creme de legumes; como prato principal, um não menos saboroso lombo de porco com castanhas, migas e arroz selvagem; as sobremesas foram strudel de maçã e torta de laranja; e tudo foi devidamente acompanhado por chá de maracujá e limonada.

Ler mais

Utentes da APCC tiveram encontro com a magia

Um grupo de utentes da APCC que frequentam a Unidade de Reabilitação de Deficientes Profundos (URDP) teve, na passada sexta-feira (21 de setembro) um encontro muito especial: assistiram a um espetáculo integrado nos Encontros Mágicos de Coimbra, na Baixa da cidade, e puderam por momentos viajar a esse mundo onde tudo é possível.

Assim, foram muitos os ‘Ooohhh’ e Aaahhh’ de espanto provocados pelas atuações dos mágicos Brando y Silvana (da Argentina), Cayetano Lledó (Espanha) e Viktor Renner (Rússia). O João Simões, o José Ventura, o Luis Capela, o Paulo Marques e o Rui Gomes, que foram acompanhados pela professora Eurídice Rocha, gostaram do que viram – e, se calhar, ainda mais daquilo que um espetáculo de magia só permite adivinhar – e até puderam conviver um pouco com os artistas.

Ler mais

Hipoterapia e equitação terapêutica: inscrições abertas para formação a realizar já em outubro

A APCC tem já abertas as inscrições para uma formação em hipoterapia e equitação terapêutica, dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem. Esta iniciativa, que decorrerá de 8 a 12 de outubro, terá uma forte componente prática e será dada na sua totalidade em ambiente equestre.

As sessões, num total de 40 horas de formação, terão lugar na Quinta da Conraria (Ceira – Castelo Viegas) e nelas serão abordados os seguintes temas: o cavalo – prática a pé, em liberdade, montado; o cavalo e a comunicação; contextos de desvantagem; indicações e contraindicações; regras de segurança; limpeza do cavalo e a sua importância; material adaptado.

Ler mais

As Férias de Verão na Quinta foram (como sempre!) uma enorme festa de partilha com a natureza!

Não é fácil ter três semanas ‘feitas’ apenas de alegria, diversão e brincadeira e ainda aprender muitas coisas importantes e estar em contacto permanente com a natureza… mas nas Férias de Verão na Quinta da APCC isso é tudo mais do que garantido! A edição deste ano decorreu entre os dias 2 e 20 de julho e juntou cerca de 90 aventureiros na Quinta da Conraria.

Foram dias cheios de atividades – jogos desportivos, teatro, agricultura e jardinagem, culinária, música, expressão plástica e equitação – que só tiveram mesmo um problema: não duraram para sempre. Mas enquanto duraram, não faltaram, da parte dos mais pequenos, muitos sorrisos e gargalhadas e, da parte dos pais, a certeza de que não podiam ter deixados os seus filhos em melhores mãos do que as da equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”.

As Fé...

Ler mais