Quinta da Conraria

Como foram as Férias de Verão na Quinta ’19? Foram sempre a abrir (as mentes, os corações e as bocas de espanto)!

Não é fácil saber por onde começar a fazer o resumo das Férias de Verão na Quinta ’19, que terminaram no final da semana passada. Podemos falar primeiro de surpresas como ir fazer canoagem e acabar a ter uma aula de surf com o Garrett McNamara ou conhecer o Bolotas (a mascote do projeto ClimAgir), mas também descobrir um insuspeito prazer em jardinar ou em colher pimentos e tomates ou uma desconhecida queda para preparar deliciosos canapés…

Entre os dias 1 e 19 de julho, foi assim: muitas aventuras vividas, incontáveis descobertas feitas, infinitas amizades criadas ou fortalecidas. O programa teve jogos desportivos, teatro, agricultura e jardinagem, culinária, equitação, expressão plástica e música, houve aplausos e hinos para tornar cada equipa especial e até foram escolhidos Líderes, Brincalhões e Mascotes para a festa ser ainda mais animada!

A equ...

Ler mais

O teatro e a equitação marcaram o primeiro dia das Férias de Verão na Quinta ’19, mas há muito mais para descobrir nas próximas semanas

A timidez dos que chegam de novo mistura-se com o entusiasmo do reencontro dos que já participaram em anos anteriores, mas são precisos poucos minutos para que todos se enturmem e rapidamente surgem as primeiras brincadeiras espontâneas, antes mesmo de se iniciaram as muitas e variadas atividades que constituem as Férias de Verão na Quinta. Todos os anos é mais ou menos assim e ontem, no primeiro dia da edição de 2019, não foi diferente!

Os primeiros ‘embaixadores’ da APCC a receber os pequenos aventureiros que participam nestas Férias de Verão foram a professora Adriana Campos e os membros do grupo de teatro Projeto Estúdio, que deslumbraram todos com uma ‘pitch’ da sua Loja de Vender Poetas e de um outro ‘negócio’ que em breve darão a conhecer… Brincou-se com a poesia e as palavras, mas também se disseram coisas muito sérias… sempre com um sorriso!

Depois, foi...

Ler mais

Vivam os Santos Populares / Que a todo o lado levam alegria / Mas as Marchas mais espetaculares / São as da Quinta da Conraria

Quando chegam os Santos Populares, já se sabe que vai acontecer: utentes, formandos e colaboradores da APCC ‘tomam conta’ do largo da eira da Quinta da Conraria e preparam-se para – consoante o papel de cada um – marchar ao melhor estilo ou acompanhar o ritmo das músicas com muitas palmas, redobradas no final do desfile de cada grupo. E ontem foi isso mesmo que voltou a acontecer!

Os primeiros marchantes foram da área de Tecelagem de Almalaguês, com a sua “Marcha de Almalaguês”, seguindo-se a Sala do Teatro com a “Marcha dos Abraços”, a “Marcha da O2”, pelos utentes daquela sala, a URDP 2 com a “Marcha Divertida-mente”, cabendo o ‘fecho’ à Formação Profissional, que apresentou a “Marcha dos Sentidos”. Não faltaram muita cor e muita animação, abrilhantadas ainda mais por várias letras inspiradas, escritas e interpretadas propositadamente para esta ocasião!

Ler mais

Não há férias de verão como as da Quinta da Conraria! Inscrições já abertas (dos 6 aos 12 anos)!

ReciclArte! É este o tema da edição deste ano das Férias de Verão na Quinta, cujas inscrições já estão abertas! De 1 a 19 de julho, vão ser três semanas com muitas atividades divertidas para uma super diversão: jogos desportivos, teatro, agricultura e jardinagem, culinária, equitação, expressão plástica e música… Ninguém vai querer faltar!

Na Quinta da Conraria, aproveitando o contacto com a natureza que aquele espaço proporciona, não vão faltar motivos para muita alegria e animação, com a monitorização da equipa da Quinta Pedagógica da APCC. As Férias de Verão na Quinta ’19 são dirigidas a crianças dos 6 aos 12 anos e cada semana terá uma programação específica, com diferentes formas de comunicar e brincar com a natureza, ateliês e outras atividades associadas.

O pro...

Ler mais

I Torneio Interinstitucional de Futebol da APCC decorreu com muita emoção e desportivismo

Tudo começou com a ideia de formar uma equipa de futebol para formandos da APCC, mas como esta é uma modalidade que não deixa quase ninguém indiferente, logo utentes de outras respostas sociais desenvolvidas na Quinta da Conraria se juntaram ao grupo. E para que a festa fosse a sério, igualmente depressa surgiu a ideia de participar e organizar torneios de futebol em que fosse possível interagir com a comunidade envolvente.

Foi assim que ontem teve lugar o I Torneio Interinstitucional de Futebol da APCC, com o campo de futebol da Quinta da Conraria a ser o palco de momentos de grande entrega e entusiasmo, com golos monumentais, falhanços inesperados e desarmes impossíveis. Em ação estiveram as equipas da APCC e do Hospital de Sobral Cid, que disputaram três emocionantes partidas que deixaram as ‘claques’ ao rubro.

Ler mais