Quinta da Conraria

APCC recebeu crianças do Ensino Básico para um conto sensorial que lhes permitiu viajar pelo espaço

E se viajássemos ao espaço no gomo de uma tangerina? É este o desafio lançado pela APCC em “SENTI-CONTO-ESPA-CONTO-SENSA”, um espetáculo multimédia que é também um conto sensorial e que foi ontem (14 de dezembro) apresentado a um grupo de alunos da EB1 de Vendas de Ceira.

Nesta aventura embarcaram, além destes pequenos viajantes espaciais, 12 utentes da Unidade de Reabilitação de Deficientes Profundos (URDP) e do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Associação e técnicos e professores das áreas da educação especial, música e artes visuais. Todos juntos, usaram a nave espacial ‘estacionada’ na Sala Multiusos da Quinta da Conraria para viajar entre planetas que eram também sentidos.

Ler mais

Nos últimos Almoços Interculturais deste ano, regressámos a casa

Foram três semanas a ‘viajar’ pela Itália, Alemanha e Áustria, mas ontem e anteontem – naqueles que foram os últimos Almoços Interculturais de 2017 – invertemos a premissa desta iniciativa do Gabinete de Voluntariado da APCC e ‘regressámos’ a Portugal para mostrar às nossas voluntárias europeias Federica Usai, Maria Cristina Marcosano, Anthea Bıçakçıoglu e Anna Vukadin algo típico da cozinha tradicional portuguesa.

Por isso, desta vez os colaboradores e utentes da instituição foram brindados com um saborosíssimo caldo verde e umas extraordinárias pataniscas de bacalhau com arroz (e ainda houve pastéis de nata como bónus), graças ao enorme talento culinário das nossas equipas de cozinha, tanto no Centro de Reabilitação, como na Quinta da Conraria: Célia, Carla, Demoacil, Ana Maria, Margarida, Carla, Isabel e Ana.

Ler mais

Almoços Interculturais: é quase impossível dizer o nome dos pratos que provámos, mas adorámos a cozinha da Áustria

É preciso reconhecer: se os colaboradores e utentes da APCC tivessem precisado de dizer os nomes dos pratos apresentados nas ementas de ontem (na Quinta da Conraria) e anteontem (no Centro de Reabilitação) para serem servidos, ninguém teria almoçado… Isto porque os Almoços Interculturais do Serviço Voluntário Europeu foram desta vez dedicados à Áustria, cortesia da Anna Vukadin.

Todos puderam provar um delicioso caldo de legumes com bolinha de sêmola (incluindo os que foram incapazes de pronunciar grießnockerlsuppe) e um saboroso folhado de batata e abóbora como molho de iogurte e carne assada (mesmo os que não conseguiram dizer erdäpfel-kürbisstrudel mit joghurt dip und tafelspitz) e terminar a refeição com uma deliciosa maçã cozida com canela (e até houve quem tivesse dito corretamente apfelkomp).

E dep...

Ler mais

Os Almoços Interculturais ‘levaram-nos’ à Alemanha, mas com um delicioso toque turco

Essa fantástica viagem pela gastronomia do continente europeu – guiada pelas nossas voluntárias internacionais – que são os Almoços Interculturais teve nas passadas quinta e sexta feiras mais uma paragem… mas desta vez, se um pé ficou na Alemanha, outro tocou solo turco. Isto porque a Anthea Bıçakçıoglu, a quem coube desta vez essa ambiciosa tarefa de ser chef por dois dias, é alemã mas tem ligações familiares à Turquia.

Assim, colaboradores e utentes da APCC, tanto no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral como na Quinta da Conraria, puderam desta vez provar uma fabulosa mercimek çorbası (sopa de lentilhas), uns apetitosos mercimek köftesi (pastéis de bulgur, lentilhas e legumes) e um delicioso pudim turco para terminar. Um almoço mesmo muito intercultural, se alguma vez provámos algum!

Na pr...

Ler mais

Pinturas, monotipias e esculturas: APCC mostra trabalhos artísticos criados pelos seus utentes

Diversos trabalhos artísticos realizados por utentes da APCC vão estar em exposição no Club de Tiro & Sport de Coimbra, entre os dias 25 de novembro e 16 de dezembro. Trata-se de um conjunto de pinturas, monotipias (um tipo de gravura) e esculturas criadas desde maio deste ano, sob a supervisão do professor António Valente, no âmbito das atividades da sala ocupacional O2.

A exposição “A Sala O2, Socialmente Criativo e Inclusivo” surge na sequência das atividades da APCC enquanto instituição que promove a inclusão social, apoiando a reabilitação, a integração e a autodeterminação de crianças, jovens e adultos. Durante todo o tempo em que estiver patente, será possível adquirir, no local, qualquer um dos trabalhos apresentados.

A i...

Ler mais