Quinta da Conraria

A Quinta da Conraria já está a ‘florir’… mas é tudo por causa da Queima das Fitas (e estamos a aceitar encomendas!)

Já se fazem flores na Quinta da Conraria! Quem não saiba do que estamos a falar, terá dificuldades em perceber como se pode ‘fazer’ uma flor, mas nem para todos será necessário explicar que é de flores de papel que estamos a falar… Para os estudantes do ensino superior, por exemplo, por esta altura do ano, só há um tipo de flores: as de que precisam para decorar o carro do seu curso para o cortejo da Queima das Fitas!

Quanto as utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da APCC, por seu lado, conhecem todos os segredos desta espécie particular de flora: há 17 anos que elas são produzidas na instituição, por encomenda dos alunos, tendo já mais de meio milhão, de todas as cores da academia de Coimbra, decorado centenas de carros alegóricos! Por isso, quando ontem começaram a ser feitas as flores para 2020, não foram necessárias muitas explicações!

Com o...

Ler mais

O futebol na Quinta da Conraria é simples: são cinco de cada lado, a bola é redonda e no final ganha… a APCC!

Foi o dérbi dos dérbis da APCC. O jogo grande da jornada, de todas as jornadas. Um verdadeiro confronto de titãs. O ajuste de contas definitivo. Não foi um Sporting-Benfica ou um Porto-Boavista, foi uma partida marcada por uma rivalidade muito maior, ainda que também com grandes doses de desportivismo e fair play. Não foi jogado no La Bombonera ou em Anfield Road, mas a paixão foi ao nível desses palcos e o talento dos jogadores fez corar de vergonha Ronaldos e Messis.

Mas que partida foi esta? Podemos identificar os dois lados em disputa, escrever uma crónica cheia de adjetivos e hipérboles, publicar as mais completas fichas do jogo, mas não vamos mentir: quem não viu, perdeu uma oportunidade histórica! Na passada sexta-feira, na Quinta da Conraria, houve um clássico Formandos-Formadores, o mais decisivo e concludente de todos os encontros ao jeito de Solteiros contra Casados da história do futebol português, talvez até do futebol mundial!

Ler mais

Muito mistério em torno das máscaras do Carnaval da Quinta da Conraria!

Há quem fale em ‘brincar ao Carnaval’, mas essa é uma brincadeira que é levada muito a sério na APCC!… Vejamos o exemplo do último desfile carnavalesco na Quinta da Conraria, na passada sexta-feira, em que o tema “A Máscara – Quem Sou?” deixou tanta gente de cabeça à roda a tentar descobrir a identidade dos mascarados, como encheu de alegria e animação uma manhã de partilhas, amizades e talentos.

À semelhança do programa televisivo que deu o mote para a festa, não faltaram investigadores, mas a diferença aqui foi que todos – utentes, colaboradores e voluntários – entraram na brincadeira e não esconderam os seus palpites, uns mais informados do que outros. Não vamos dizer que o sucesso das ‘investigações’ foi total, mas nem tal seria expectável perante a qualidade das máscaras apresentadas.

E quem desfilou, afinal? Nas participaçõe...

Ler mais

Fartos da forma tradicional de fazer flores para o carro da Queima das Fitas? Podem encomendá-las à APCC!

Se já estão cansados de fazer flores para o carro da Queima das Fitas, se não conseguem sequer imaginar dedicarem-se a isso ou simplesmente se preferem dispor do vosso tempo para fazer outras coisas, há uma solução fácil: encomendá-las à APCC! Os nossos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais já estão preparados e motivados para, mais uma vez, dar o seu contributo à ‘festa dos estudantes’ e ajudar a enchê-la de cor!

E já toda a gente sabe que eles são, provavelmente, os maiores especialistas mundiais nessa tarefa: são já 17 anos consecutivos e mais de meio milhão de flores produzidas, de todas as cores da Academia de Coimbra! Por isso, até ao dia 15 de abril, só precisam mesmo de fazer duas coisas: ligar e encomendar… nós tratamos do resto!

Para ...

Ler mais

Não faltaram motivos para celebrar o amor (e para dançar!) no Baile do Dia dos Namorados na Quinta da Conraria!

Há, todos sabemos, muitos e diferentes tipos de amor. Na APCC, vivemo-los diariamente, mas não é por isso que deixamos de aproveitar a oportunidade que o Dia dos Namorados nos dá para o(s) celebrar de forma especial! Desde logo, porque amamos a música e a alegria e elas nunca faltam nos bailes que, naquela data, animam utentes, formandos, colaboradores e voluntários na Quinta da Conraria! E foi precisamente isso que voltou a acontecer na passada sexta-feira!

O DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada) abriu o baile e não deixou o ritmo quebrar durante toda a tarde, com uma seleção de música popular e romântica que fez com que ninguém ficasse parado! Mas também o grupo da sala do Teatro teve o seu momento de protagonismo, ao apresentar – com a colaboração dos voluntários europeus Alexander Brzuska, o Emanuele Macaggni, a Emma Denis e a Maria Kürbis – uma coreografia que deixou algumas pistas sobre o futuro da já muito famosa boneca Valentina…

Mas h...

Ler mais