fbpx

Quinta da Conraria

No CACI e no CAARPD, não houve férias antes de uma última grande dose de diversão e alegria!

Já estão de férias? Desde o início desta semana que, no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e no Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) da APCC, esta questão tem como resposta um unânime Sim! E se este facto não pode sequer qualificar-se como surpreendente, o que talvez não saibam é que a contagem decrescente para estes dias de descanso foi particularmente intensa.

Entre saídas e visitas, atividades diversificadas mas sempre interessantes e até bailaricos, de tudo se fez para animar os quentes dias de verão – foi tão bom, que até os formandos da Formação Profissional se juntaram ao programa! Vamos a factos concretos, tentando não perder o fôlego nesta enumeração…

Fora ...

Ler mais

Um baile na Quinta da Conraria para lembrar que as férias estão já aí!

Entre utentes e trabalhadores da APCC, alguns já estão de férias, mas muitos mais irão brevemente, pelo que já anda no ar aquele sentimento indisfarçável do bem que vai fazer uma pausa. Por isso, antes das despedidas temporárias e dos ‘Até já’, e para celebrar mais uma vez as partilhas diárias, ontem fez-se um baile na Quinta da Conraria! E o professor de música Tiago Silva foi, como é ‘obrigatório’, o animador da manhã.

Na sua voz inconfundível escutaram-se diversos sucessos da música popular, à medida que o espaço da eira se ia enchendo de foliões – que o mesmo é dizer, de alegria, sorrisos e abraços! O sol apertava e, apesar dos imensos corajosos que desafiaram o calor, também houve quem preferisse ficar mais resguardado a aproveitar as sombras, mas ninguém conseguiu evitar pelo menos bater palmas ou acertar com o pé no chão ao ritmo da música!

Ler mais

Por um dia, a colheita dos produtos para o Mercadinho ficou por conta dos jovens do Lar de Apoio e dos ‘convidados’ do BioCamp

Ontem foi dia de colheita na Quinta da Conraria! Bem, é certo que esta frase pode ser repetida sobre muitos outros dias, mas precisamos esclarecer que foi tudo bastante diferente do habitual… Desde logo, porque houve muitas caras novas a juntar-se à operação. Algumas até já tinham essa experiência, embora de forma esporádica, porque falamos de utentes do Lar de Apoio da APCC. Mas outros foram estreia absoluta: as crianças e jovens que participam no BioCamp, organizado pela BioLiving, e estão esta semana acampados na Quinta.

A iniciativa conjunta procurou envolver os dois grupos numa partilha com a área de agricultura social, ao mesmo tempo que todos beneficiavam de uma atividade regular deste espaço da Associação, onde se pode experimentar a vivência típica de um espaço rural e do quotidiano da agricultura e outros aspetos da vida no campo. E muito divertido, mesmo que cansativo, podemos garantir que foi!

Tomat...

Ler mais

Não há três sem quatro?! Casa do Campo também teve o seu arraial popular!

No passado sábado houve Marchas Populares na Casa do Campo da Quinta da Conraria, mas antes de contarmos como tudo aconteceu, temos uma confidência para fazer: o plano inicial era ter celebrado os Santos algumas semanas antes, mas a meteorologia trocou as voltas a utentes e colaboradores – ou, se preferirem, aos foliões da APCC. Mas não os desencorajou nem os demoveu de fazer a festa, o que nos leva então ao arraial do passado fim de semana!

A letra da marcha – escrita no ano passado, com a participação de todo o grupo – fez tanto sucesso que estava na ponta da língua e não houve quem dela não se lembrasse, mas antes dos marchantes darem a sua volta, talvez o intenso calor fizesse duvidar da possibilidade de a animação durar até ao fim sem cansaços… Mas quem assim pensasse não podia estar mais enganado e, por isso, o que não faltou foi mesmo alegria!

Segui...

Ler mais

Utentes da APCC vão estar duas semanas a “Viver o ambiente” na Quinta Pedagógica

Roda a roda no “Joker do Ambiente” e qual o tema que sairá desta vez? Mudanças climáticas? Segurança alimentar? Sustentabilidade? Pegada ecológica? Ecogestos? Fontes de energia? Benefícios para o ambiente? Ou ditará a sorte que é preciso voltar a girar para saber a pergunta para a qual se procurará uma resposta? Certo é que essa demanda será feita trocando ideias e partilhando histórias, levando todos a refletir sobre os comportamentos adequados para contribuir para a preservação do nosso planeta!

Vai ser assim nesta e na próxima semanas, com a equipa da Quinta Pedagógica da APCC a promover um conjunto de atividades que vão permitir que os utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) possam “Viver o ambiente”!

Ler mais