Quinta da Conraria

49 histórias para 49 pinturas: exposição “Bright” já foi inaugurada na Quinta da Conraria

O Tufa é um cão que adora comer ovos e croquetes, enquanto que o gato Nico prefere sardinhas e divertir-se correndo atrás de borboletas. Mas também há a Leona Cristina, uma vaca da Quinta da Conraria. E pessoas que conversam sobre D. Afonso Henriques e outras personagens da história de Portugal, enquanto observam pássaros que representam a liberdade. E ainda citações inspiradas pela leitura de “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu.

Estas são apenas algumas das histórias ‘contadas’ nas 49 pinturas que constituem a exposição “Bright – Formas com Mensagens”, que foi ontem inaugurada e estará patente na Quinta da Conraria até 6 de julho, sempre entre as 10H30 e as 12H00 (dias úteis). São criações dos utentes da APCC que frequentam a Sala O2 e que estarão também presentes naquele horário, permitindo uma interação com os visitantes que revelará o ambiente quotidiano de trabalho naquele espaço.

Ler mais

Vai ser uma aventura inesquecível: inscrições já abertas paras as Férias de Verão na Quinta!

Não há verão como o da Quinta da Conraria! As Férias de Verão na Quinta estão quase aí de novo, com jogos desportivos, teatro, agricultura e jardinagem, culinária, música, expressão plástica e equitação, mas também contacto com a natureza, tempo ao ar livre e muitas surpresas! Vai ser tanta a animação, que temos a certeza de poder dizer que não haverá férias mais divertidas!

Organizadas pela APCC, as Férias de Verão na Quinta ‘18 terão lugar entre os dias 2 e 20 de julho e são dirigidas a crianças dos 6 aos 12 anos, apresentando diversas iniciativas lúdicas e pedagógicas, capazes de deixar os mais pequenos com os maiores sorrisos! O tema genérico deste ano é “Aventuras na Quinta” e cada semana terá uma programação específica, com diferentes formas de comunicar e brincar com a natureza, ateliês e outras atividades associadas.

Ler mais

Inscrições já abertas para formação em hipoterapia e equitação terapêutica

A APCC vai promover, de 25 a 29 de junho, uma formação em hipoterapia e equitação terapêutica, com uma forte componente prática e dada na sua totalidade em ambiente equestre. Trata-se de uma iniciativa dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

Esta formação, com a duração de 40 horas, tem como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc.; o papel do acompanhante.

Ler mais

APCC inaugura “Bright”, uma exposição de pintura sobre formas e as suas histórias

A APCC volta a abrir as portas da Sala O2 para revelar mais um conjunto de criações artísticas dos utentes que frequentam aquela resposta do seu Centro de Atividades Ocupacionais. No próximo dia 18 de junho, pelas 10H30, é inaugurada a exposição “Bright – Formas com Mensagens” na Quinta da Conraria, que revelará cerca de 50 pinturas sobre papel, acompanhadas por pequenos textos em que os seus autores desvendam as histórias por detrás de cada uma.

Estas pinturas poderão depois ser vistas até 6 de julho, sempre entre as 10H30 e as 12H00 (dias úteis), coincidindo este horário com o funcionamento normal da Sala O2. Desta forma, e à semelhança do que já aconteceu em abril e maio passados com a exposição “Figuras Assustadoras”, os visitantes terão a oportunidade de conhecer também o ambiente quotidiano de trabalho naquele espaço, com a presença dos autores no seu contexto.

Ler mais

Um caracol aventureiro guiou centenas de crianças até à diversão, na Quinta da Conraria

Todos os dias, há um caracol que percorre a Quinta da Conraria em busca de brincadeiras divertidas… Mas no passado dia 1 de junho, Dia da Criança, essas brincadeiras foram ainda mais especiais, porque foram vividas por muitos pequenos aventureiros, que participaram num conjunto de atividades muito especial, preparado pela equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”.

Foi desta forma que a APCC recebeu cerca de 250 crianças de vários jardins de infância da região (incluindo o da própria instituição), para celebrar em grande uma data que é sempre muito especial. E por isso, “As Aventuras do Caracol” tiveram muitos jogos, música, passeios a cavalo, saltos e acrobacias no insuflável e no parque infantil e muito mais, sempre com a natureza presente e a ensinar valiosas lições.

De ce...

Ler mais