Quinta da Conraria

Utentes da APCC puseram as orelhas à escuta e assim ‘nasceu’ mais uma exposição da Sala O2

A orelha do Vítor. A orelha da Sandra. A orelha do Nuno. A do Marco, a da Milú e a do Titó. A do Jorge, a do André, a da Rita, a do Luís e as de mais uma dezena de utentes da Sala O2 do Centro de Atividades Ocupacionais da APCC. São, assim, vinte esculturas de outros tantos autores, que vão ficar patentes até ao dia 31 de outubro, na Quinta da Conraria. São o resultado de um exercício em que se deram ouvidos a diversas inspirações para criar a coleção “Vais Ficar Sob Escuta na Sala O2”.

Na inauguração, que teve lugar ontem, os criadores das peças em exibição e António Valente, professor de Expressão Plástica na instituição, revelaram pela primeira vez este conjunto de esculturas em gesso, tiradas em molde de silicone, forradas com cola e guardanapos com várias texturas, com acabamento em verniz craquelê que lhes dá um efeito de cerâmica.

Ler mais

Alterações climáticas levaram a grande troca de ideias numa apresentação ClimAgir para os formandos da APCC

A primeira vez que recebemos uma sessão ClimAgir na APCC foi em julho, durante as Férias de Verão na Quinta ’19. Achámos tão importante a mensagem, que na passada sexta-feira a Quinta da Conraria voltou a receber uma apresentação daquela iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que pretende sensibilizar para as consequências das alterações climáticas nesta Região e, ao mesmo tempo, fomentar a floresta autóctone.

Desta vez, quem assistiu à sessão foram as turmas da área da Formação Profissional, que não só puderam saber mais sobre as causas e os impactos do aquecimento global (como o aumento da temperatura média e do nível médio mar, ou um maior número de número de incêndios, tempestades e inundações, entre outros), mas até receber algumas dicas sobre como lidar com outro tipo de ameaça, a vespa asiática.

Ler mais

“Vais Ficar Sob Escuta na Sala O2”: exposição de esculturas de orelhas é inaugurada no dia 14 de outubro

A Sala O2, na Quinta da Conraria, vai voltar a acolher uma exposição de trabalhos criados pelos utentes que frequentam aquela resposta do Centro de Atividades Ocupacionais da APCC. Desta vez, serão vinte esculturas de orelhas, que compõem a coleção “Vais Ficar Sob Escuta na Sala O2”, e que ficarão patentes entre os dias 14 e 31 de outubro, sempre no horário 10H00-12H00, que permitirá conhecer os autores das peças expostas e observar a dinâmica de trabalho na área das artes daquele espaço.

Estas esculturas – em gesso e tiradas em molde de silicone, forradas com cola e guardanapos com várias texturas, com acabamento em verniz craquelê que lhes dá um efeito de cerâmica – serão mostradas pela primeira vez na inauguração da exposição, que terá lugar a 14 de outubro, pelas 10H30. Será ainda possível aos visitantes comprar as peças, durante todo o tempo em que estarão expostas.

Ler mais

Conheçam a história do Christopher, do Paulinho, do Duke, da Fofinha, da Luna e da Pequena, um grupo que muito aprendeu nos últimos meses

Agora que o Christopher Cremasco terminou o seu período de voluntariado na APCC, há na instituição muitos a sentir já saudades daquele jovem italiano que esteve connosco no último meio ano. Utentes que sentem a falta da sua boa disposição, técnicos que não esquecem a sua disponibilidade… E o Duke, a Fofinha, a Luna e a Pequena, que recordam os longos passeios e os momentos divertidos que partilharam com ele com o Paulo Neves.

Talvez esta última frase precise de ser explicada: o macho Duke e as fêmeas Fofinha, Luna e Pequena são os cães da Quinta da Conraria, que tiveram no Christopher um verdadeiro amigo nestes seis meses. Como parte do seu projeto pessoal de voluntariado, ele trabalhou no treino destes animais, no sentido de os levar a aprender comandos simples de obediência básica e a obter competências de confiança e estabilidade.

Com o...

Ler mais

Como foram as Férias de Verão na Quinta ’19? Foram sempre a abrir (as mentes, os corações e as bocas de espanto)!

Não é fácil saber por onde começar a fazer o resumo das Férias de Verão na Quinta ’19, que terminaram no final da semana passada. Podemos falar primeiro de surpresas como ir fazer canoagem e acabar a ter uma aula de surf com o Garrett McNamara ou conhecer o Bolotas (a mascote do projeto ClimAgir), mas também descobrir um insuspeito prazer em jardinar ou em colher pimentos e tomates ou uma desconhecida queda para preparar deliciosos canapés…

Entre os dias 1 e 19 de julho, foi assim: muitas aventuras vividas, incontáveis descobertas feitas, infinitas amizades criadas ou fortalecidas. O programa teve jogos desportivos, teatro, agricultura e jardinagem, culinária, equitação, expressão plástica e música, houve aplausos e hinos para tornar cada equipa especial e até foram escolhidos Líderes, Brincalhões e Mascotes para a festa ser ainda mais animada!

A equ...

Ler mais