fbpx

Coimbra a Brincar

Criem vocês próprios o cartaz para o “Coimbra a Brincar”! (e ganhem fantásticos prémios!)

São três passos muito simples: primeiro, desenhar um cartaz para o “Coimbra a Brincar”; depois, enviá-lo para participar no concurso; finalmente, ganhar fantásticos prémios! A grande festa da brincadeira, organizada pela APCC com diversos parceiros da região, volta a promover um passatempo, aberto a todos os residentes em Portugal, para criar o cartaz oficial da próxima edição, que irá decorrer nos dias 25 e 28 de maio de 2024!

As participações podem ser feitas individualmente ou em grupo, até ao próximo dia 12 de janeiro, cabendo depois a um júri constituído pelos parceiros escolher entre três a cinco finalistas, que serão posteriormente sujeitos a votação na página de Facebook do evento, vencendo o que obtiver mais gostos e partilhas. Haverá prémios para o cartaz mais votado, mas também para o segundo e o terceiro, todos não monetários e relacionados com as atividades dos parceiros e patrocinadores desta iniciativa, que serão anunciados oportunamente.

Ler mais

A próxima edição do “Coimbra a Brincar” já está em andamento!

Já começou o “Coimbra a Brincar 2024”! Não, não perdemos a noção do tempo nem nos enganámos a consultar o calendário, mas, na verdade, cada nova edição deste grande evento que, todos os anos, a APCC e diversos parceiros da região oferecem à cidade de Coimbra, tem início alguns meses antes de maio…

Foi, mais uma vez, o caso: esta semana, representantes de diversos parceiros juntaram-se no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral para fazer um balanço da edição deste ano e começar a planear a próxima. Para já, é certo que 28 de maio se mantém como ‘data oficial da brincadeira’ (na verdade, é o Dia Internacional do Brincar) e que haverá mais um dia em que todos poderão desfrutar das muitas atividades completamente gratuitas e para qualquer idade que começámos já a preparar!

Ler mais

“Coimbra a Brincar” molhado, “Coimbra a Brincar” abençoado!

Sim, no título que encima este texto subvertemos o provérbio popular sobre o casamento, mas temos duas boas razões para isso: por um lado, porque trocar o esperado pelo inesperado também é uma forma de brincar, e por outro, porque estamos numa relação séria com a brincadeira! Desde 2013 que a APCC organiza o “Coimbra a Brincar” – como forma de celebrar o brincar intergeracional – com diversos parceiros da região e, num ano em que o número destes atingiu a meia centena, até à meteorologia trocámos as voltas!

É verdade que começou por ser o mau tempo a obrigar a organização a trocar os planos, ‘transferindo’ para a Escola Secundária D. Duarte o grande conjunto de brincadeiras inicialmente previsto para decorrer na margem esquerda do Parque Verde a 28 e 29 de maio, mas a essa contrariedade responderam todos os seus promotores com grande vontade de brincar e fazer brincar e a Cidade com dois dias em que inúmeros grupos de famílias, amigos e escolares mostraram que o brincar é coisa muito séria!

Ler mais

“Coimbra a Brincar” mudal de local mas continua a prometer dois dias cheios de razões para levar a brincadeira a sério!

A edição deste ano do “Coimbra a Brincar” é já a 28 e 29 de maio! Mas quem não parece adepto da brincadeira é o São Pedro, pelo que, atendendo à previsão das condições meteorológicas para aqueles dias, o evento irá decorrer na Escola Secundária D. Duarte, e não na margem esquerda do Parque Verde como inicialmente previsto.

Ainda assim, a APCC e diversos parceiros da região comprometem-se em voltar a oferecer à Cidade inúmeras atividades completamente gratuitas e para todas as idades, todas ótimas razões para celebrar o brincar como fonte de prazer, alegria e aprendizagem. O plano mantém-se, só o local vai mudar: haverá várias das brincadeiras ‘clássicas’ – jogos ampliados, histórias e contos, teatro, música e dança, workshops de brinquedos tradicionais, demonstrações de veículos de socorro e policiais, entre outras – mas também inúmeras novidades: robôs, hospital dos superpoderes, basquetebol e muito mais.

O “Co...

Ler mais

Não há desculpas para faltar ao “Coimbra a Brincar”, nos dias 28 e 29 de maio!

Está de novo na hora de brincar! A edição deste ano do “Coimbra a Brincar” é já a 28 e 29 de maio e não faltarão motivos para dar largas à diversão e brincar sem restrições! A APCC e diversos parceiros da região voltam a oferecer à Cidade mais de 100 atividades completamente gratuitas e para todas as idades, ao longo de dois dias cheios de razões para celebrarmos o brincar como fonte de prazer, alegria e aprendizagem!

Haverá várias das brincadeiras ‘clássicas’ deste grande evento – jogos ampliados, histórias e contos, teatro, música e dança, workshops de brinquedos tradicionais, bubble football, demonstrações de veículos de socorro e policiais, entre outras – mas também inúmeras novidades para descobrir: robôs e drones, um hospital dos superpoderes, construção de casas em 3D, basquetebol, râguebi e muito mais!

O “Co...

Ler mais