fbpx

Formação

Cidadania, direitos e deveres em foco, numa ação dirigida a formandos com parceiros interligad@s à APCC

Formandos e técnicos da APCC juntaram-se, no final da passada semana, a representantes de diversas instituições com intervenção na zona de Coimbra, para dar seguimento ao esforço que tem vindo a ser dinamizado no sentido de articular o trabalho realizado e atuar em rede. Esta ação, que decorreu sob a designação “Capacitar” e teve lugar na Quinta da Conraria, foi dirigida em particular aos formandos, com o objetivo de potenciar o seu envolvimento nas atividades formativas.

Na primeira parte da sessão, foi feita uma apresentação com conteúdos relativos a temas como a cidadania, direitos e deveres, com o foco a ser colocado no compromisso inerente à promoção de competências para a prossecução do projeto de vida de cada um dos envolvidos. Seguiu-se um espaço de debate, onde todos puderam expressar as suas opiniões e, em conjunto, delinear estratégias para aumentar a participação.

Ler mais

Uma experiência gastronómica verdadeiramente mágica, em mais um Almoço Temático da Formação Profissional

Na gastronomia, ingredientes simples transformam-se em obras-primas de sabor, enquanto na magia, gestos simples desvendam feitos fantásticos, mas em ambas se procura a harmonia entre os diversos elementos, seja na composição de um prato que desperta os sentidos ou na revelação de um truque que desafia a compreensão. E numa como noutra, a criatividade e a habilidade unem-se para criar experiências que transcendem o comum, tanto quanto aquelas duas artes se uniram ontem, em mais um Almoço Temático da Formação Profissional da APCC!

Dedicada precisamente à magia, a mais recente edição desta iniciativa – que pretende proporcionar aos formandos uma experiência próxima daquelas que encontrarão no mercado de trabalho – envolveu mesmo varinhas mágicas (mas as da cozinha), incluiu um incrível número de desaparecimento (o das deliciosas iguarias que foram servidas) e culminou com uma demonstração de telepatia (ou assim pareceu, com todos os convivas a pensarem simultaneamente: Que saboroso)!

Ler mais

Formação Profissional teve um dia dedicado a fortalecer corpo e espírito

Fazer formação na APCC é bem mais do que aquilo que acontece em sala de aula ou nas oficinas. Para lá do muito que ali se aprende, há várias outras atividades que visam atingir objetivos como fomentar o espírito de grupo, trabalhar as relações socias ou fortalecer a autoestima e o equilíbrio emocional. E foi mesmo isso que, ontem, aconteceu mais uma vez, com a realização de um verdadeiro Dia Desportivo!

O local de encontro foi o Pavilhão Eng. Augusto Correia – de novo gentilmente cedido pelo Olivais Futebol Clube – onde foram várias as atividades e exercícios que fizeram jus à máxima ‘Mente sã em corpo são’. Foi preciso suar as estopinhas e ter entrega e espírito de sacrifício, como sempre é necessário para atingir um objetivo, mas como quem corre por gosto não cansa, tudo foi compensado pelo convívio e diversão.

Ler mais

Carnaval da Quinta da Conraria bateu todos os recordes de audiências!

Foi a televisão que esteve na Quinta da Conraria ou a Quinta da Conraria que esteve na televisão? Ainda não sabemos bem como descrever o que aconteceu, mas sabemos que, dos concursos aos reality shows, passando pelos Jogos Sem Fronteiras e muito mais, a programação da APCC no final da passada semana conseguiria vencer de forma folgada qualquer guerra de audiências! Foi um verdadeiro Sextão! Ou um Aqui Conraria! Ou talvez um Somos Quinta! Certo é que foi um Carnaval intensamente divertido!

Sob o tema “Eu na TV”, de manhã desfilaram os utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) e da Formação Profissional, bem como os alunos em Plano Individual de Transição… e também os trabalhadores, que o Carnaval na Associação é mesmo para todos! E foi um grandioso desfile de estrelas, com mais brilho do que qualquer cerimónia dos Globos de Ouro!

Ler mais

Novo ano trouxe mais um Almoço Temático… e desta vez foi digno de reis!

E o primeiro Almoço Temático da APCC em 2024 foi dedicado… aos Reis, tendo em conta que janeiro é o mês em que se dão por encerradas as celebrações natalícias e se celebra a visita dos três Reis Magos como símbolo do começo de um novo ciclo. Mas se cada início de ano é uma oportunidade para encarar a mudança, há coisa que desejamos mesmo que nunca se alterem, como o cuidado e a qualidade que a Formação Profissional sempre assegura nesta atividade!

Ontem houve uma prova disso mesmo, com a Sala do Redondo da Quinta da Conraria a receber uma experiência gastronómica digna… de reis! E embora não seja possível transmitir, nem por palavras, nem por imagens, exatamente quão saboroso tudo estava, podemos pelo menos tentar abrir o apetite deixando a ementa: para entrada, rissóis de legumes e coroa de alheira; depois, foi servido um creme de legumes e arroz de cogumelos; como sobremesas, tivemos galette de rois (uma tarte folhada com creme de amêndoa) e arroz doce.

Ler mais