Formação

Inscreva-se já no Centro Qualifica da APCC e decida o seu futuro!

Se está à procura de uma nova oportunidade, o Centro Qualifica da APCC é a resposta! Trata-se de um serviço gratuito, dirigido a jovens (a partir dos 15 anos) e adultos (mais de 18 anos) que querem fazer formação profissional, aumentar o nível de escolaridade ou ver reconhecidas as suas competências escolares e/ou profissionais.

Vocacionado para corresponder às necessidades de qualificação de todos, permite obter um certificado do 4º ano, do 6º ano, do 9º ano, do 12º ano ou um certificado profissional. Oferece orientação e encaminhamento sobre o percurso formativo ou educativo mais conveniente a cada um e o desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) adquiridas ao longo da vida.

Ler mais

“Ética e Deontologia Profissional” é tema de curso de formação para o qual se pode já inscrever

A APCC e a Academia Bernardo da Costa vão levar a cabo um curso de formação modular certificada de nível 4 em “Ética e Deontologia Profissional”, com a duração total de 25 horas. Trata-se de uma iniciativa aberta a empregados (com pelo menos o 9.º ano de escolaridade) e desempregados (com no mínimo o 12.º ano), cuja frequência, com aproveitamento, confere um Certificado de Qualificações.

Os objetivos desta formação são reconhecer as exigências éticas associadas à sua atividade profissional, identificar os fatores deontológicos associados à mesma, reconhecer as suas próprias competências e funções e reconhecer as exigências éticas e deontológicas em relação aos seus colegas de trabalho, à própria organização e ao público externo.

Ler mais

Inscreva-se já para a ação de formação sobre “Bullying em Contexto de Trabalho”

A APCC vai levar a cabo, no próximo dia 7 de julho, uma ação de formação sobre “Bullying em Contexto de Trabalho”, fenómeno que tem assumido espaço de destaque significativo ao longo dos últimos anos, tanto nos meios de comunicação social como nas discussões e preocupações dos profissionais que intervêm diretamente nos contextos a que é associado mais frequentemente. Esta iniciativa é, por isso, dirigida a psicólogos, técnicos superiores de serviços social, docentes, educadores e animadores sociais, além de outros profissionais e estudantes.

A formação terá lugar no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e estará a cargo de Samuel Silva, colaborador da APCC e licenciado em Psicologia Clínica. Procurar-se-á fornecer aos participantes as ferramentas necessárias para avaliar corretamente o bullying em situações laborais, conhecer a sua dinâmica, os perfis-tipo dos indivíduos envolvidos e as consequências que decorrem destes comportamentos.

Ler mais

Já pode inscrever-se gratuitamente para a Conferência “O Futuro da Educação Inclusiva”

David Rodrigues, presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e membro do Conselho Nacional de Educação, Helena Libório, diretora do Agrupamento de Escolas de Esgueira e antiga diretora regional de Educação do Centro, e Alexandra Ramos, mãe e encarregada de educação, são os convidados da Conferência “O Futuro da Educação Inclusiva”, organizada pela APCC.

Além das intervenções daqueles especialistas, o programa do evento prevê ainda a realização de um debate, moderado por Luísa Ucha, adjunta do secretário de Estado da Educação e coordenadora do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento da Escola Inclusiva, responsável pela apresentação de propostas para uma futura alteração legislativa no âmbito da educação especial.

Ler mais

APCC promove nova edição de formação em “Contratação Pública em IPSS”, inscrições já estão abertas

Se é um profissional com funções relacionadas com processos de contratação pública em instituições particulares de solidariedade social, já pode inscrever-se para a ação de formação dedicada a esta matéria, que APCC irá promover no próximo dia 20 de junho. Os formadores serão Tiago Mariz, advogado e professor no ISCAC – Coimbra Business School, Joana Brás, advogada, e António Teixeira, chefe de contabilidade da Associação, todos com larga experiência na área dos contratos públicos.

Estarão em análise os procedimentos de seleção de co­contratantes previstos no Código dos Contratos Públicos, com especial incidência no ajuste direto, e as orientações da Comissão Europeia e dos Programas Operacionais em matéria de contratação e transparência. Serão abordadas, em particular, as questões relacionadas com a ética na contratação pública, as incompatibilidades e os impedimentos procedimentais, à luz dos princípios da transparência, da igualdade e não-discriminação e da proporcionalidade aplicáveis a estas matérias.

Ler mais