Formação

Formação sobre intervenção multinível: inscrições já abertas!

O Centro de Formação de Professores da APCC vai realizar um curso sobre “Desafios da Educação Inclusiva: Intervenção Multinível de Resposta à Diversidade”, cujas inscrições estão já abertas. A iniciativa terá lugar nos dias 2, 8 e 9 de junho e é dirigida a educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário, professores de Educação Especial, psicólogos e outros técnicos superiores.

Alinhado com as políticas nacionais no âmbito da educação inclusiva – a atual proposta legislativa apresenta o modelo multinível como organizador das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão – este curso de formação pretende transmitir conhecimento sobre as abordagens multinível enquanto alternativas que consideram a complexidade, multiplicidade e interconectividade entre a aprendizagem e o comportamento, e também enquanto modelo integrado de medidas de suporte à aprendizagem.

Ler mais

Os sabores internacionais estiveram em destaque em mais um Almoço Temático da Formação

Itália, Índia, Cuba, França e Brasil: o Almoço Temático de maio levou os comensais numa verdadeira volta ao mundo. Esta semana, mais uma vez alunos, professores e técnicos da área de Formação da APCC prepararam uma refeição para colaboradores da instituição, mas desta feita a viagem gastronómica foi muito além dos muros da Quinta da Conraria.

Sob o tema ‘Sabores Internacionais’, foi preciso um grande trabalho de equipa de um verdadeiro grupo de all stars da formação para preparar esta refeição memorável. Assim, a coordenação da confeção foi da formadora de cozinha Eugénia Luís, a decoração foi feita pelas coordenadoras pedagógicas da área com a formadora Rosa Cristo e o formador de serralharia civil João Camilo, e ainda deram o seu contributo os formadores Mónica Tavares (linguagem e comunicação), Tiago Simões (matemática) e Elisabete Quatorze (cozinha).

Ler mais

Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão visitou a APCC

Nelson de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, realizou na passada sexta-feira uma visita de trabalho à APCC, em que pôde ficar a conhecer a instituição e contactar com dirigentes, colaboradores, utentes e formandos, no âmbito da relação de articulação do Governo com a Plataforma das Organizações para a Formação e Emprego de Pessoas com Deficiência, que congrega entidades que desenvolvem atuação neste setor.

Apesar de focada essencialmente no campo da formação profissional, a visita permitiu ao governante contactar com a Associação na globalidade, tendo mesmo sido iniciada na sua sede, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Aqui, depois da receção pelo presidente da Direção, Antonino Silvestre, foi feita uma apresentação breve dos serviços em funcionamento na APCC, pela vice-presidente Fátima Januário.

Ler mais

Prevenção de maus tratos a pessoas com deficiência: inscrições abertas para formação 100% financiada

A APCC e a Academia Bernardo da Costa vão realizar um curso de formação modular certificada em “Prevenção da Negligência, Abuso e Maus Tratos a Pessoas com Deficiência Mental e/ou Multideficiência”. Trata-se de uma ação 100% financiada, dirigida e pessoas empregadas (com pelo menos o 9.º ano de escolaridade) ou desempregadas (com no mínimo o 12.º ano).

Esta iniciativa terá lugar no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra, nos dias 30 de maio e 6, 13, 20 e 27 de junho. As inscrições estão já a decorrer e podem ser feitas junto da APCC – pelo telefone 239 792 120 ou pelo e-mail centro.formacao@apc-coimbra.pt – ou da Academia Bernardo da Costa – 253 284 410 ou geral@academiabc.pt. Pode ainda usar estes contactos para obter mais informações.

Ler mais

Almoço Temático da Formação trouxe a Páscoa ‘de volta’ à APCC

Os Almoços Temáticos da Quinta da Conraria já estão a tornar-se uma espécie de tradição: uma vez por mês, alunos, professores e técnicos da área da Formação da APCC preparam tudo, desde a ementa à decoração, e convidam os colaboradores da Associação para uma refeição que – é o histórico que o prova – tem tanto de deliciosa como de enriquecedora para todos os envolvidos. Na passada sexta-feira (20 de abril) foi, por isso, a vez de celebrar a Páscoa.

A escolha dos pratos esteve a cargo das formadoras de cozinha Eugénia Luis e Elisabete Quatorze, que ainda coordenaram a confeção, da responsabilidade do grupo do curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade. Mas também a decoração do espaço foi mérito da ‘prata da casa’, tendo sido realizada pelas coordenadoras pedagógicas da Formação e pela formadora Rosa Cristo, com os formandos dos cursos de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade, Empregado(a) de Andares e Auxiliar de Empregado(a) de Andares.

Ler mais