Formação

Projeto europeu MAGISTER voltou a juntar técnicos de três países para trabalhar na melhoria dos serviços na saúde mental

A APCC voltou a receber, na passada semana, um grupo de cerca de 20 profissionais portugueses, austríacos e romenos, que trabalham na área da saúde mental, para mais uma iniciativa no âmbito do projeto europeu MAGISTER, que pretende contribuir para aumentar a qualidade dos serviços prestados naquele domínio. Foi o terceiro de quatro módulos de um curso de formação, que terá o seu final no próximo mês, na Roménia.

Ao longo de quatro dias, decorreram sessões em torno de grandes temas como supervisão e intervenção, violência e razão, linguagem e poder ou preconceitos e Direitos Humanos, mas também sobre prevenção do suicídio, adições e sexualidade, por exemplo. Do programa fez ainda parte uma visita à Quinta da Conraria, onde funcionam valências da APCC como as atividades ocupacionais ou o acompanhamento e animação para pessoas com deficiência.

Ler mais

Inscrições já abertas para formação em hipoterapia/equitação terapêutica

A APCC vai organizar, entre 24 e 28 de junho, mais um curso de formação em hipoterapia /equitação terapêutica. Os interessados podem inscrever-se desde já, sendo esta iniciativa dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

O curso terá como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc. As sessões decorrerão totalmente em ambiente equestre, na Quinta da Conraria (Ceira), e com uma forte componente prática.

Ler mais

O primeiro dia já lá vai, mas ainda tem até amanhã para vir à Quinta Natal da APCC!

No Mercado de Natal, há muito o que conhecer e comprar: peças de artesanato, peças de decoração, legumes, bolachas e biscoitos, compotas e tanto mais. E se sair de lá – ou da Feira do Livro – com a prenda que lhe faltava, pode passar pela Fábrica dos Embrulhos e quem sabe juntar-lhe um postal. É provável que não consiga também deixar de espreitar a Formação ao Vivo (ontem, houve demonstrações de tratador de equinos, auxiliar de cozinheiro e serralheiro, por exemplo) e não deve mesmo perder a Oficina do Conto.

Abriu ontem (19 de dezembro) a Quinta Natal da APCC, que se prolonga por três dias e está a transformar a Quinta da Conraria numa grande festa da área de Formação da instituição, com tanto que há para descobrir sobre a oferta formativa e as atividades e produtos a ela ligados. Foram já muitos os que aproveitaram a oportunidade – público externo, bem como utentes e colaboradores da Associação – mas até sexta-feira ainda há bastante para acontecer.

O Mer...

Ler mais

Quinta Natal vai ser uma grande festa da Formação da APCC!

Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, a Quinta da Conraria vai ‘transformar-se’ na Quinta Natal da APCC! Vão ser três dias de celebração da quadra natalícia, mas também de demonstração das diversas áreas e produtos da Formação da instituição! A iniciativa é aberta ao público e permitirá dar a conhecer à comunidade as aprendizagens realizadas ao longo do ano pelos formandos.

Haverá, desta forma, oportunidade para visitar o Mercado de Natal e adquirir peças de artesanato ou diversos produtos naturais produzidos na Quinta da Conraria, mas também brinquedos e livros em segunda mão, e ainda recorrer à Fábrica dos Embrulhos, onde podem comprar postais e embrulhos pré-preparados, ou assistir à Formação ao Vivo, onde serão realizadas demonstrações relacionadas com as diversas áreas formativas.

Ler mais

Ex-formandos ‘regressaram’ à APCC para workshop sobre empregabilidade

A integração no mercado de trabalho é um objetivo e uma preocupação em toda a oferta formativa da APCC, tanto durante a realização de cada curso, como após a sua conclusão pelas pessoas que os frequentam. Dessa forma, um grupo de ex-formandos atualmente em situação desemprego ‘regressou’ à Associação, no final da passada semana, para um workshop sobre promoção da empregabilidade e inclusão social.

Esta iniciativa teve como objetivos fomentar a procura ativa de emprego e fornecer ou possibilitar o acesso a material informativo sobre a temática, tendo sido abordados os seguintes temas: importância das competências pessoais e sociais; organização do processo curricular individual; etapas e técnicas do processo de procura ativa de emprego, sua planificação e concretização; obtenção e manutenção de emprego e inclusão social.

Ler mais