Formação

Quinta Natal vai ser uma grande festa da Formação da APCC!

Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, a Quinta da Conraria vai ‘transformar-se’ na Quinta Natal da APCC! Vão ser três dias de celebração da quadra natalícia, mas também de demonstração das diversas áreas e produtos da Formação da instituição! A iniciativa é aberta ao público e permitirá dar a conhecer à comunidade as aprendizagens realizadas ao longo do ano pelos formandos.

Haverá, desta forma, oportunidade para visitar o Mercado de Natal e adquirir peças de artesanato ou diversos produtos naturais produzidos na Quinta da Conraria, mas também brinquedos e livros em segunda mão, e ainda recorrer à Fábrica dos Embrulhos, onde podem comprar postais e embrulhos pré-preparados, ou assistir à Formação ao Vivo, onde serão realizadas demonstrações relacionadas com as diversas áreas formativas.

Ler mais

Ex-formandos ‘regressaram’ à APCC para workshop sobre empregabilidade

A integração no mercado de trabalho é um objetivo e uma preocupação em toda a oferta formativa da APCC, tanto durante a realização de cada curso, como após a sua conclusão pelas pessoas que os frequentam. Dessa forma, um grupo de ex-formandos atualmente em situação desemprego ‘regressou’ à Associação, no final da passada semana, para um workshop sobre promoção da empregabilidade e inclusão social.

Esta iniciativa teve como objetivos fomentar a procura ativa de emprego e fornecer ou possibilitar o acesso a material informativo sobre a temática, tendo sido abordados os seguintes temas: importância das competências pessoais e sociais; organização do processo curricular individual; etapas e técnicas do processo de procura ativa de emprego, sua planificação e concretização; obtenção e manutenção de emprego e inclusão social.

Ler mais

Formação em hipoterapia e equitação terapêutica, em dezembro: inscreva-se já!

Pode já inscrever-se para mais um curso de formação em hipoterapia e equitação terapêutica, da responsabilidade da APCC. Esta iniciativa decorrerá de 17 a 21 de dezembro, sendo dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

Dado totalmente em ambiente equestre – na Quinta da Conraria (Ceira) – e com uma forte componente prática, o curso terá como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc.; o papel do acompanhante.

Ler mais

A magia do cinema proporcionou mais um Almoço Temático igualmente mágico

Depois do amor, do outono ou da Páscoa… o cinema! Ontem realizou-se mais um Almoço Temático da área de Formação da APCC – uma iniciativa permite aos formandos ter uma experiência o mais aproximada possível da realidade, ao prepararem todos os pormenores de uma refeição para um grupo alargado de pessoas, desde a escolha da ementa à confeção e até à decoração – e desta vez foi dedicado à magia da sétima arte.

Por essa razão, todos os momentos da (deliciosa!) ementa remetiam para um filme: nas entradas, “Julie e Julia” inspirou a bruschetta de mozarela e tomate e “O Sentido da Vida” a mousse de salmão; a sopa foi de alho-porro, como em “O Diário de Bridget Jones”; para o prato principal, houve moqueca de peixe como a preparada em “Sabor da Paixão”; e as sobremesas foram crème brûlé, a evocar “O Fabuloso Destino de Amélie”, e o tiramisu de “Sem Reservas”. E até as bebidas foram ‘cinematográficas’: cosmopolitan ao estilo de “Sexo e a Cidade” e champanhe a lembrar “O Lobo de Wall Street”.

Este ...

Ler mais

Curso de formação “Regime Jurídico da Educação Inclusiva – Nível I” com inscrições já abertas

O novo Regime Jurídico da Educação Inclusiva cria condições para que todos encontrem respostas que lhes possibilitem a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da inclusão social. É exigido que todos os docentes participem ativamente nesta construção, o que torna imprescindível a sua formação, dado que a educação inclusiva se consubstancia nas estratégias e práticas em cada sala de aula para todas e cada um das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.

O objetivo final do curso de formação “Regime Jurídico da Educação Inclusiva – Nível I”, que o Centro de Formação de Professores da APCC vai realizar nos dias 22, 23, 24, 29 e 30 de outubro e 5 e 6 de novembro, é permitir conhecer e discutir aquele documento quando à sua filosofia, prática e princípios orientadores. Os destinatários são educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário, professores de Educação Especial, psicólogos e outros técnicos superiores.

Ler mais