Formação

APCC vai fomentar a contratação pelas empresas de pessoas em risco de exclusão, através do Programa Incorpora

A APCC vai promover junto de empresas a contratação de pessoas em risco de exclusão social, fazendo a ligação entre os candidatos e os empregadores, no âmbito do Programa Incorpora, uma rede de 32 entidades sociais criada por iniciativa da Fundação “la Caixa”. São abrangidos pessoas com deficiência ou incapacidade, jovens NEET (nem estudam nem trabalham), desempregados de longa duração maiores de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes e vítimas de violência doméstica.

A APCC é uma de apenas cinco instituições especializadas da região de Coimbra envolvidas no projeto, mas o funcionamento em rede do mesmo em todo o País apresenta-se como uma das suas mais importantes características, permitindo partilhar dinâmicas e ofertas de emprego e otimizar as tarefas de intermediação e prospeção laboral.

Ler mais

Formandos da APCC experimentaram a tricicleta e o boccia e provaram que tudo se pode alcançar

«Quanto mais andava, mais vontade tinha de andar… de voar!» A frase pertence a Solange Santos e descreve as sensações que teve quando se estreou a praticar a modalidade de tricicleta, mas podia ser de qualquer outro dos formandos do programa de Reabilitação e Atualização de Competências da APCC que ontem tiveram um dia dedicado ao desporto.

No âmbito da unidade de Competências para a Vida Diária, também a Andreia Oliveira, a Elisabete Simões, o Eugénio Santos, a Helga Ferreira e o Miguel Alexandre puderam experimentar pela primeira vez duas modalidades das quais nem todos já tinham ouvido falar: a tricicleta e o boccia. E tiveram ‘professoras’ de exceção: Ana Nunes, treinadora de ambas e selecionadora nacional de tricicleta, e Sandra Semedo, atleta da Associação que já conquistou cinco medalhas em Campeonatos e Taças do Mundo de Tricicleta.

Apesa...

Ler mais

Inscrições já abertas para formação em hipoterapia e equitação terapêutica

A APCC vai promover, de 25 a 29 de junho, uma formação em hipoterapia e equitação terapêutica, com uma forte componente prática e dada na sua totalidade em ambiente equestre. Trata-se de uma iniciativa dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

Esta formação, com a duração de 40 horas, tem como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc.; o papel do acompanhante.

Ler mais

APCC promove oficina de formação para educadores e formadores sobre línguas estrangeiras e competências democráticas

“Aprender uma Língua Estrangeira, em Idade Precoce, para Desenvolver Competências Democráticas” é o tema de uma oficina de formação que vai ser levada a cabo pelo Centro de Formação de Professores da APCC, nos dias 15 e 16 de junho e 2 de julho. Trata-se de uma iniciativa dirigida a educadores de infância e professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, cujas inscrições estão já abertas.

A aprendizagem precoce de línguas, além de criar condições para o êxito de uma futura aprendizagem, pode ser determinante para uma atitude positiva perante outras culturas, favorecendo a aquisição e desenvolvimento de competências de cidadania democrática. Para tal, é preciso que os profissionais da educação compreendam claramente que competências democráticas devem ser adquiridas no âmbito do currículo escolar.

Ler mais

Formação sobre intervenção multinível: inscrições já abertas!

O Centro de Formação de Professores da APCC vai realizar um curso sobre “Desafios da Educação Inclusiva: Intervenção Multinível de Resposta à Diversidade”, cujas inscrições estão já abertas. A iniciativa terá lugar nos dias 2, 8 e 9 de junho e é dirigida a educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário, professores de Educação Especial, psicólogos e outros técnicos superiores.

Alinhado com as políticas nacionais no âmbito da educação inclusiva – a atual proposta legislativa apresenta o modelo multinível como organizador das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão – este curso de formação pretende transmitir conhecimento sobre as abordagens multinível enquanto alternativas que consideram a complexidade, multiplicidade e interconectividade entre a aprendizagem e o comportamento, e também enquanto modelo integrado de medidas de suporte à aprendizagem.

Ler mais