fbpx

Formação

Ainda o Dia Mundial do Livro: Formação Profissional viajou pela cidade e pela literatura

É uma das expressões mais vezes utilizadas quando se fala da importância dos livros, a de que eles nos fazem viajar, e existem boas razões para isso, porque de facto têm esse poder de ‘levar’ os leitores para sítios diferentes. Mas ontem, Dia Mundial do Livro, os formandos da APCC puderam mesmo deslocar-se de um local para outro – e outro e outro – de forma literal, mas ainda assim instigados precisamente pelo poder da leitura…

A atividade, adequadamente intitulada “Passeio dos Poetas”, consistiu num peddy-paper que levou os participantes a um périplo pela cidade, motivado pela literatura, que só podia ter começado pela casa dos livros por excelência que é a Biblioteca Municipal de Coimbra. Por entre muitas obras extraordinárias – e outros veículos de conhecimento disponíveis na Casa Municipal da Cultura – foi mesmo possível perceber melhor como se pode fazer essa outra viagem emocional de que falávamos atrás!

Ler mais

Já pode inscrever-se para formação em Hipoterapia/Equitação Terapêutica

Estão abertas as inscrições para a formação em Hipoterapia/Equitação Terapêutica, que a APCC vai promover entre os dias 24 e 28 de junho. Trata-se de um curso dirigido a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

Através do envolvimento de técnicos especializados, pretende-se dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre o cavalo (terminologia, comportamento e diferentes andamentos) e as diferentes abordagens possíveis (hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, entre outras). As sessões terão um total de 40 horas, decorrendo totalmente em ambiente equestre, na Quinta da Conraria (Ceira), e com uma forte componente prática.

Ler mais

Formação de professores: APCC com inscrições abertas para cursos online em mentoria, ciclo APAR e práticas diferenciadas

Disponibilizando formação acreditada, dirigida a todos os grupos de recrutamento da docência e ainda a técnicos superiores que trabalhem em educação, o Centro de Formação de Professores da APCC vai iniciar no mês de maio três cursos sobre outras tantas temáticas do maior interesse para aqueles profissionais: as práticas diferenciadas enquanto estratégias para a inclusão e a equidade; os programas de tutoria e mentoria; e o ciclo avaliativo APAR (Avaliar, Planear, Agir, Rever).

O primeiro a arrancar será o curso “Apoio tutorial e mentoria(s) na promoção do sucesso escolar”, com início previsto para 9 de maio, em formato online e com um total de 25 horas (20 síncronas e cinco assíncronas). Esta formação pretende fornecer noções básicas relativas aos programas de tutoria e mentoria em contexto escolar, refletir sobre as questões-problema mais comuns, treinar competências específicas de planificação, gestão e implementação destes programas, analisar o papel do professor neste âmbito e desenvolver uma postura promotora da inclusão na escola. É dirigida a professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Ler mais

Centro de Formação de Professores da APCC com inscrições abertas para ação “Comunicar – ouvir o que não é dito”

Contribuir para que as necessidades complexas de comunicação possam ser melhor compreendidas e mais facilmente ultrapassadas, com a utilização de Comunicação Aumentativa, é o objetivo da ação de curta duração que a APCC vai levar a cabo e que tem já inscrições abertas. Estão disponíveis duas sessões, no dia 12 de junho ou no dia 25 de setembro, em formato presencial ou online, que estarão a cargo da equipa do Departamento de Terapia da Fala.

Esta iniciativa, promovida pelo Centro de Formação de Professores da APCC, aborda os Sistemas de Comunicação Aumentativa também como uma ferramenta de apoio às aprendizagens, permitindo aos utilizadores uma melhor integração e inclusão na sociedade, nomeadamente na comunidade escolar. É dirigida a educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário, professores de educação especial, psicólogos, terapeutas e outros técnicos superiores interessados na temática.

Ler mais

Um esforço de equipa, dentro e fora da APCC, para reabilitar o campo de futebol da Quinta da Conraria

É um dos espaços de referência da Quinta da Conraria: o campo de futebol. Já foi palco de grandes dueles futebolísticos (com ‘estrelas’ da casa, mas também de fora), de atividades da Quinta Pedagógica ou simplesmente de momentos de convívio e diversão para utentes, além, claro, dos treinos da equipa de râguebi. E foi precisamente deste grupo que surgiu o desafio de reabilitar o espaço, tarefa cuja primeira fase ficou concluída no final da passada semana.

E foi um verdadeiro esforço coletivo, que envolveu a comunidade APCC, mas também a comunidade envolvente. Os primeiros a avançar foram precisamente os jogadores de râguebi da Associação, dando início à limpeza do campo, que viria a ser reforçada graças à colaboração empenhada de formandos e formadores dos cursos de Ajudante de Manutenção, Ajudante de Produção Agrícola e Tratador de Equinos – estava dado o pontapé de saída.

Ler mais