Formação

Curso de formação “Regime Jurídico da Educação Inclusiva – Nível I” com inscrições já abertas

O novo Regime Jurídico da Educação Inclusiva cria condições para que todos encontrem respostas que lhes possibilitem a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da inclusão social. É exigido que todos os docentes participem ativamente nesta construção, o que torna imprescindível a sua formação, dado que a educação inclusiva se consubstancia nas estratégias e práticas em cada sala de aula para todas e cada um das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.

O objetivo final do curso de formação “Regime Jurídico da Educação Inclusiva – Nível I”, que o Centro de Formação de Professores da APCC vai realizar nos dias 22, 23, 24, 29 e 30 de outubro e 5 e 6 de novembro, é permitir conhecer e discutir aquele documento quando à sua filosofia, prática e princípios orientadores. Os destinatários são educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário, professores de Educação Especial, psicólogos e outros técnicos superiores.

Ler mais

Inscreva-se já para a formação sobre Intervenção Multinível de Resposta à Diversidade

É já no próximo sábado (13 de outubro) que se inicia mais um curso sobre “Desafios da Educação Inclusiva: Intervenção Multinível de Resposta à Diversidade”, da responsabilidade do Centro de Formação de Professores da APCC. Dirigido a educadores de infância, professores dos Ensinos Básico e Secundário, professores de Educação Especial, psicólogos e outros técnicos superiores, terá uma duração total de 15 horas, com a segunda sessão a decorrer no dia 20.

Este curso está alinhado com as políticas nacionais no âmbito da educação inclusiva – a atual proposta legislativa apresenta o modelo multinível como organizador das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, atribuindo-lhe relevância e atualidade no sistema educativo português – num contexto em que a sua oper...

Ler mais

Formandos da APCC mostraram o seu valor e prepararam mais um Almoço Temático de alto nível

Os Almoços Temáticos da Quinta da Conraria são uma espécie de laboratório: permitem aos formandos da APCC ter uma experiência o mais aproximada possível da realidade, ao prepararem todos os pormenores de uma refeição para um grupo alargado de pessoas, desde a escolha da ementa à confeção e até à decoração. E na passada semana, com o envolvimento dos cursos de Auxiliar de Cozinheiro, Empregada de Andares, Ajudante de Manutenção, Operador de Jardinagem e Auxiliar de Jardinagem, o mote para a refeição foi o outono.

Assim, os colaboradores da instituição que aceitaram o convite para almoçar puderam experimentar sabores diversos, mas todos a remeter para aquela estação do ano: para entrada, houve pão recheado e queijo feta e azeitonas em cama de batata doce; a sopa foi um delicioso creme de legumes; como prato principal, um não menos saboroso lombo de porco com castanhas, migas e arroz selvagem; as sobremesas foram strudel de maçã e torta de laranja; e tudo foi devidamente acompanhado por chá de maracujá e limonada.

Ler mais

Hipoterapia e equitação terapêutica: inscrições abertas para formação a realizar já em outubro

A APCC tem já abertas as inscrições para uma formação em hipoterapia e equitação terapêutica, dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem. Esta iniciativa, que decorrerá de 8 a 12 de outubro, terá uma forte componente prática e será dada na sua totalidade em ambiente equestre.

As sessões, num total de 40 horas de formação, terão lugar na Quinta da Conraria (Ceira – Castelo Viegas) e nelas serão abordados os seguintes temas: o cavalo – prática a pé, em liberdade, montado; o cavalo e a comunicação; contextos de desvantagem; indicações e contraindicações; regras de segurança; limpeza do cavalo e a sua importância; material adaptado.

Ler mais

APCC vai fomentar a contratação pelas empresas de pessoas em risco de exclusão, através do Programa Incorpora

A APCC vai promover junto de empresas a contratação de pessoas em risco de exclusão social, fazendo a ligação entre os candidatos e os empregadores, no âmbito do Programa Incorpora, uma rede de 32 entidades sociais criada por iniciativa da Fundação “la Caixa”. São abrangidos pessoas com deficiência ou incapacidade, jovens NEET (nem estudam nem trabalham), desempregados de longa duração maiores de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes e vítimas de violência doméstica.

A APCC é uma de apenas cinco instituições especializadas da região de Coimbra envolvidas no projeto, mas o funcionamento em rede do mesmo em todo o País apresenta-se como uma das suas mais importantes características, permitindo partilhar dinâmicas e ofertas de emprego e otimizar as tarefas de intermediação e prospeção laboral.

Ler mais