Instituição

Dia Nacional da Paralisia Cerebral: A paralisia cerebral não é uma doença. O preconceito, sim.

O Dia Nacional da Paralisia Cerebral assinala-se a 20 de outubro e a APCC tem uma mensagem sobre a qual quer pôr a sociedade a pensar: ‘A paralisia cerebral não é uma doença. O preconceito, sim’. É esta interpelação que, desde hoje, se encontra em vários pontos da cidade de Coimbra, numa campanha que – aproveitando a proximidade daquela data e do Dia Mundial da Paralisia Cerebral (6 de outubro) – pretende colocar em destaque conceitos tão importantes como a inclusão, a autodeterminação e a não discriminação.

A Madalena e a Leonor, duas jovens utentes da APCC, estão em destaque nos dois cartazes que integram esta ação (que conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra), cada um transmitindo uma ideia forte sobre a rejeição das várias formas do preconceito. Num deles, representa-se o ‘apontar a dedo’ com que tantas vezes são confrontadas as pessoas com deficiência. No outro, mostra-se como o preconceito e a paralisia cerebral não são peças do mesmo puzzle e que, por isso mesmo, nunca poderão encaixar.

Ler mais

Running Wonders Coimbra: inscreva-se para a Caminhada e apoie a APCC

A TVI Running Wonders Coimbra – Corrida do Conhecimento é já no dia 20 de outubro, mas sabia que essa vai ser também uma oportunidade para apoiar a APCC? Só precisa de se inscrever para a Caminhada integrada naquela prova, adquirindo os vouchers de participação junto da Associação até 10 de outubro. Metade do valor da sua inscrição reverterá para a instituição, pelo que estará a dar uma ajuda direta ao nosso trabalho quotidiano.

A APCC apoia mais de três mil utentes e suas famílias, atuando na promoção da inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas que têm deficiência e/ou incapacidade. Neste sentido, prestamos serviços em áreas como a reabilitação, atividades ocupacionais, formação, reabilitação social, residências, apoio domiciliário, transportes e recursos para a inclusão.

Ler mais

“Desafiar a Inclusão” foi mote para a partilha e a discussão

Foi um dia de intensas partilhas, dedicado a temas tão diversos quanto importantes para quem vive ou convive com a deficiência, tudo com o objetivo de “Desafiar a Inclusão”. O encontro que levou este nome (organizado pela APCC, Cavalo Azul, APPACDM Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra) decorreu na passada sexta-feira e juntou mais de uma centena de dirigentes, técnicos, responsáveis políticos e estudantes, bem como pessoas com deficiência, empenhados em encontrar respostas, mas também em questionar conceitos e preconceitos.

No Auditório da Delegação Regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, levantaram-se questões abrangentes – como a programática “O que é, afinal, a inclusão?” – e outras mais pragmáticas, relacionadas, nomeadamente, com recentes alterações legislativas, como a Lei do maior acompanhado, o Modelo de Apoio à Vida Independente ou a Lei de Bases da Educação Inclusiva.

Ler mais

Inscreva-se online para o encontro “Desafiar a Inclusão”

Pode já inscrever-se para o encontro “Desafiar a Inclusão”, que terá lugar no dia 14 de junho, no Auditório do Instituto do Emprego e Formação Profissional – Delegação Regional do Centro. Esta iniciativa, de entrada livre, pretende capacitar e sensibilizar dirigentes, técnicos e estudantes, bem como outras pessoas com interesse, para diversos assuntos atuais de quem convive com a deficiência.

Estarão em análise temas como a Lei do maior acompanhado, o Modelo de Apoio à Vida Independente e os Centros de Apoio à Vida Independente, a Lei de Bases da Educação Inclusiva, o ‘burnout’ dos cuidadores, o trabalho com famílias multidesafiadas ou o que acontece aos filhos com deficiência após o desaparecimento dos pais.

Ler mais

Concerto Solidário organizado por estudantes de Medicina apoia a APCC

Música clássica, fado de Coimbra e solidariedade. É esta a proposta do Concerto Solidário que irá juntar o Orfeon Académico de Coimbra, o grupo coral Advocal e o Maio – Grupo de Fado de Coimbra e que terá lugar no dia 1 de maio, a partir das 21H30, na Igreja de São José. A iniciativa é do Carro de Medicina da Queima das Fitas 2019 – Jurassic CHUC e, além da promessa de uma noite repleta de boa música, terá também um objetivo altruísta, uma vez que 40% da receita reverterá para a APCC.

Assim, ao adquirir o seu bilhete para este espetáculo, estará a dar um contributo direto ao trabalho quotidiano da Associação com mais de 3000 utentes e respetivas famílias. Com mais de 40 anos de provas dadas, a APCC é uma referência nacional e internacional na inclusão, integração e autodeterminação, cumprindo dessa forma a sua missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas portadoras de deficiência e incapacidades.

Pode ...

Ler mais