Instituição

Projeto “Ervas Daninhas”, da APCC, em destaque nos Green Project Awards

“Ervas Daninhas” é um projeto de práticas agrícolas que é também um conjunto de projetos de crescimento pessoal, tantos quantos os formandos e utentes da APCC que nele participam ou já participaram. E é um dos finalistas da categoria Agricultura dos Green Project Awards Portugal 2017, que pretendem mobilizar a sociedade para o desenvolvimento sustentável, cuja cerimónia de entrega de prémios terá lugar amanhã.

Este projeto da APCC tem como objetivo principal superar as formatações impostas pela sociedade. Por isso, em termos agrícolas, procura romper com práticas comuns (como a utilização de adubos, por exemplo), favorecendo uma perspetiva mais ecológica, e em termos de desenvolvimento individual, permite adquirir uma perceção da capacidade de superação e de ultrapassar dificuldades, ao apresentar desafios que obrigam a desenvolver a resiliência.

Ler mais

Jovens húngaros estiveram na APCC para discutir formas de dar visibilidade às pessoas com deficiência

Quatro utentes da organização húngara EgyüttHató Egyesület estiveram em Coimbra nos últimos dias no âmbito de um projeto comum com a APCC, que tem como objetivo dar visibilidade às pessoas com deficiência. Além das conversas com os jovens portugueses que integram este projeto (André Vitorino, Bernardo Vieira, Diogo Sacramento e Ivo Rodrigues) sobre os objetivos desta iniciativa e as formas de os concretizar, aproveitaram também para conhecer a Associação e a própria cidade.

Assim, assistiram a um treino do APCC Coimbra Power Soccer Club (a primeira e atualmente única equipa de futebol em cadeira de rodas elétrica portuguesa), participaram em aulas de teatro e de música e ainda assistiram a um ensaio da banda 5ª Punkada, além de terem realizado um passeio pela Alta e pela Baixa de Coimbra.

Ler mais

APCC marca presença em curso de formação que junta seis organizações europeias

Pode o LARP (Live Action Role Play) ser usado para potenciar a inclusão de jovens com deficiência? É a esta pergunta central que 18 colaboradores e utentes de instituições de seis países europeus vão tentar responder ao longo dos dez dias do curso de formação internacional “Imagination Has No Barriers”, que arrancou ontem na Hungria.

A APCC está presente, tendo viajado para a cidade de Gánt a professora de teatro – e encenadora do grupo Sala T – Mariana Nunes e as utentes Paula Matos e Mariana Barbosa. Vão participar em diversas atividades que visam demonstrar como o LARP pode ajudar a desvendar e desenvolver capacidades, ao mesmo tempo que poderão dar largas às suas próprias aptidões criativas e interpessoais.

Ler mais

Gabinete de Voluntariado da APCC distinguido de novo nos Prémios Erasmus +

Depois de, em 2016, ter sido distinguida pelos Prémios Boas Práticas Erasmus + como exemplo na área do Voluntariado Europeu, a APCC voltou este ano a ver o seu trabalho destacado no âmbito daqueles galardões, com a atribuição do Prémio Change Maker Portugal 2017 à coordenadora do seu Gabinete de Voluntariado, Fernanda Maurício.

Este galardão, atribuído no nosso país pelas agências nacionais Erasmus + Juventude em Ação e Erasmus + Educação e Formação, surge no seguimento de uma iniciativa da Comissão Europeia e distingue jovens de diferentes nações europeias pelo seu trabalho, intervenção, compromisso com o projeto europeu e impacto das suas ações e dos projetos que protagonizam nas respetivas organizações e comunidades. Desta forma, são reconhecidos como verdadeiros embaixadores do Erasmus+ e inspiradores de uma mudança.

Ler mais

Frota de transportes da APCC reforçada com viatura oferecida pela Fundação Montepio

A APCC acaba de receber uma viatura adaptada para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, no âmbito do projeto Frota Solidária, iniciativa da responsabilidade da Fundação Montepio. As chaves da nova carrinha foram entregues ao presidente da Direção, Antonino Silvestre, numa cerimónia realizada em Setúbal, no passado dia 8 de setembro.

O veículo em causa – com nove lugares e preparado para a utilização de cadeiras de rodas – está já integrado na frota automóvel da Associação, composta por cerca de quatro dezenas de viaturas, que diariamente garantem as deslocações de utentes das diferentes valências da instituição, mas também de crianças e jovens que frequentam a Escola Básica e o Jardim de Infância.

Ler mais