Instituição

APCC marca presença em curso de formação que junta seis organizações europeias

Pode o LARP (Live Action Role Play) ser usado para potenciar a inclusão de jovens com deficiência? É a esta pergunta central que 18 colaboradores e utentes de instituições de seis países europeus vão tentar responder ao longo dos dez dias do curso de formação internacional “Imagination Has No Barriers”, que arrancou ontem na Hungria.

A APCC está presente, tendo viajado para a cidade de Gánt a professora de teatro – e encenadora do grupo Sala T – Mariana Nunes e as utentes Paula Matos e Mariana Barbosa. Vão participar em diversas atividades que visam demonstrar como o LARP pode ajudar a desvendar e desenvolver capacidades, ao mesmo tempo que poderão dar largas às suas próprias aptidões criativas e interpessoais.

Ler mais

Gabinete de Voluntariado da APCC distinguido de novo nos Prémios Erasmus +

Depois de, em 2016, ter sido distinguida pelos Prémios Boas Práticas Erasmus + como exemplo na área do Voluntariado Europeu, a APCC voltou este ano a ver o seu trabalho destacado no âmbito daqueles galardões, com a atribuição do Prémio Change Maker Portugal 2017 à coordenadora do seu Gabinete de Voluntariado, Fernanda Maurício.

Este galardão, atribuído no nosso país pelas agências nacionais Erasmus + Juventude em Ação e Erasmus + Educação e Formação, surge no seguimento de uma iniciativa da Comissão Europeia e distingue jovens de diferentes nações europeias pelo seu trabalho, intervenção, compromisso com o projeto europeu e impacto das suas ações e dos projetos que protagonizam nas respetivas organizações e comunidades. Desta forma, são reconhecidos como verdadeiros embaixadores do Erasmus+ e inspiradores de uma mudança.

Ler mais

Frota de transportes da APCC reforçada com viatura oferecida pela Fundação Montepio

A APCC acaba de receber uma viatura adaptada para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, no âmbito do projeto Frota Solidária, iniciativa da responsabilidade da Fundação Montepio. As chaves da nova carrinha foram entregues ao presidente da Direção, Antonino Silvestre, numa cerimónia realizada em Setúbal, no passado dia 8 de setembro.

O veículo em causa – com nove lugares e preparado para a utilização de cadeiras de rodas – está já integrado na frota automóvel da Associação, composta por cerca de quatro dezenas de viaturas, que diariamente garantem as deslocações de utentes das diferentes valências da instituição, mas também de crianças e jovens que frequentam a Escola Básica e o Jardim de Infância.

Ler mais

Inscreva-se já para a Caminhada da Meia Maratona de Coimbra e apoie a APCC!

A edição deste ano da EDP Meia Maratona de Coimbra – Corrida do Conhecimento terá lugar no próximo dia 22 de outubro e, como vem sendo habitual, irá integrar uma Caminhada Solidária, com parte da receita das inscrições nesta última vertente a reverter para a APCC. Trata-se, assim, de mais uma oportunidade para conciliar a prática desportiva com a possibilidade de apoiar a Associação no seu trabalho diário com mais de três mil utentes.

As inscrições na Caminhada podem ser feitas desde já junto da APCC, na secretaria do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (no Vale das Flores) ou na secretaria da Quinta da Conraria (Castelo Viegas), entre as 09H00-12H30 e as 14H00-17H30, de segunda a sexta.

Ler mais

Se queres fazer das férias um período ainda mais especial, vem ser voluntário na APCC!

As férias grandes são sempre aqueles três meses pelos quais passas o resto do ano a desejar, mas agora que eles já chegaram sentes que não te apetece passar o tempo todo a descansar e que até gostavas de fazer algo que te fizesse crescer, que te ensinasse algo que não se aprende na escola? Pois então temos algo para te dizer: com o voluntariado da APCC poderás ter um verão que nunca mais esquecerás, porque vai ser especial!

Se te juntares a nós, poderás conhecer outras pessoas, com experiências, idades e formas de vida (e até nacionalidades!) muito diferentes das tuas, ao mesmo tempo que desenvolves as tuas competências, crias laços de amizade e solidariedade e participas civicamente em termos sociais. Em troca de ti e de um pouco do teu tempo, viverás uma experiência marcante, mas também divertida.

Ler mais