Instituição

Frota de transportes da APCC reforçada com viatura oferecida pela Fundação Montepio

A APCC acaba de receber uma viatura adaptada para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, no âmbito do projeto Frota Solidária, iniciativa da responsabilidade da Fundação Montepio. As chaves da nova carrinha foram entregues ao presidente da Direção, Antonino Silvestre, numa cerimónia realizada em Setúbal, no passado dia 8 de setembro.

O veículo em causa – com nove lugares e preparado para a utilização de cadeiras de rodas – está já integrado na frota automóvel da Associação, composta por cerca de quatro dezenas de viaturas, que diariamente garantem as deslocações de utentes das diferentes valências da instituição, mas também de crianças e jovens que frequentam a Escola Básica e o Jardim de Infância.

Ler mais

Inscreva-se já para a Caminhada da Meia Maratona de Coimbra e apoie a APCC!

A edição deste ano da EDP Meia Maratona de Coimbra – Corrida do Conhecimento terá lugar no próximo dia 22 de outubro e, como vem sendo habitual, irá integrar uma Caminhada Solidária, com parte da receita das inscrições nesta última vertente a reverter para a APCC. Trata-se, assim, de mais uma oportunidade para conciliar a prática desportiva com a possibilidade de apoiar a Associação no seu trabalho diário com mais de três mil utentes.

As inscrições na Caminhada podem ser feitas desde já junto da APCC, na secretaria do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (no Vale das Flores) ou na secretaria da Quinta da Conraria (Castelo Viegas), entre as 09H00-12H30 e as 14H00-17H30, de segunda a sexta.

Ler mais

Se queres fazer das férias um período ainda mais especial, vem ser voluntário na APCC!

As férias grandes são sempre aqueles três meses pelos quais passas o resto do ano a desejar, mas agora que eles já chegaram sentes que não te apetece passar o tempo todo a descansar e que até gostavas de fazer algo que te fizesse crescer, que te ensinasse algo que não se aprende na escola? Pois então temos algo para te dizer: com o voluntariado da APCC poderás ter um verão que nunca mais esquecerás, porque vai ser especial!

Se te juntares a nós, poderás conhecer outras pessoas, com experiências, idades e formas de vida (e até nacionalidades!) muito diferentes das tuas, ao mesmo tempo que desenvolves as tuas competências, crias laços de amizade e solidariedade e participas civicamente em termos sociais. Em troca de ti e de um pouco do teu tempo, viverás uma experiência marcante, mas também divertida.

Ler mais

APCC homenageou a campeoníssima Sandra Semedo

Quando entrou pela primeira vez na APCC como utente, ainda criança, ou quando, em 2012, aqui começou a praticar tricicleta, dificilmente a Sandra Semedo imaginaria que, alguns anos depois, estaria a ser homenageada pela instituição. Mas foi precisamente isso que aconteceu ontem, quando dirigentes e colaboradores se juntaram para celebrar os seus feitos desportivos.

E a emoção que a Sandra não conseguiu esconder foi também a emoção de todos os presentes, conhecedores das suas qualidades de persistência, empenho e coragem. Entre eles, e igualmente com direito a um tributo especial, estava Ana Nunes, treinadora da atleta e recentemente nomeada selecionadora nacional de tricicleta, também ela com uma longa ligação à APCC: são já 12 anos.

Ler mais

Projeto internacional com a participação da APCC destacado por rede europeia na área da juventude

Em fevereiro do ano passado, três jovens utentes da APCC participaram na formação “Change Your Attitude”, que se realizou em Gánt, na Hungria, e tinha como principal objetivo promover a inclusão na sociedade de jovens com deficiência, com base numa experiência de voluntariado e de acordo com o Movimento de Vida Independente. Agora, este curso internacional foi destacado pela plataforma europeia SALTO-YOUTH como um projeto inspirador e exemplar.

Trata-se de um reconhecimento importante, uma vez que aquela rede de centros de recursos na área da juventude é a mais elevada instância europeia para este tipo de iniciativas. São, desta forma, salientados o trabalho realizado e a própria filosofia do projeto, que permitiu que todos os envolvidos (jovens com ou sem incapacidades) adquirissem conhecimento sobre vida independente, formulação concreta de objetivos, tolerância, assertividade, competências e instrumentos de comunicação, bem como gestão de stress, tempo e projetos.

Ler mais