fbpx

Instituição

Foi mesmo de ficar com a cabeça no ar: utentes da APCC tiveram batismo de voo

«Anda comigo ver os aviões», chegou a cantar-se na carrinha a caminho do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, mas aquilo que, na passada sexta-feira, estava previsto para um grupo de utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) da APCC não era simplesmente ficar a olhar…

Por iniciativa da Associação Cívica Cavaleiros do Céu, eles puderam realizar o seu batismo de voo, em alguns casos vencendo os receios iniciais e, noutros, dando literalmente asas a um entusiasmo mal contido que muitos sorrisos provocou. E, depois de sobrevoar a cidade de Coimbra durante cerca de 15 minutos, sorrisos foi mesmo aquilo que não faltou, tal como os relatos eufóricos sobre a incrível experiência.

Esta ...

Ler mais

Convocatória para a Assembleia Geral Extraordinária de 21 de junho

De acordo com o artigo 23º, números 1 e 4, e artigo 28ª alínea a) dos Estatutos, é convocada uma Assembleia Geral Extraordinária da APCC, a reunir no próximo dia 21 de junho de 2022, pelas 16H30, na Rua Garcia de Orta – Vale das Flores. Abaixo podem ser consultadas a convocatória e a ordem de trabalhos.

Esta última inclui a concretização dos termos do financiamento aprovado conforme proposta dois, na Assembleia Geral Ordinária de 30 de novembro de 2021, entre outros assuntos. Se à hora marcada não comparecer o mínimo de sócios suficientes, a Assembleia funcionará 30 minutos mais tarde (17H00), com qualquer número de sócios.

Ler mais

APCC esteve em feira de emprego que juntou recrutamento e formação

A APCC esteve presente na 5.ª Feira de Emprego e Mostra Formativa do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, que decorreu ontem e juntou trabalhadores e empregadores de forma a proporcionar o encontro e ajustamento entre a oferta e a procura de emprego. O Departamento de Recursos Humanos pôde, desta forma, não só interagir com potenciais futuros trabalhadores da instituição, mas também tomar contacto com eventuais soluções para atuais necessidades de formação contínua.

Este evento, que teve lugar nas instalações do Serviço de Formação Profissional de Coimbra, foi aberto ao público em geral, tendo sido convidados desempregados inscritos no Serviço de Emprego de Coimbra, de acordo com as necessidades manifestadas pelas entidades representadas. Participaram também jovens profissionais qualificados que frequentam, ou frequentaram, cursos de formação profissional e que procuram a possibilidade de realização de estágio.

Ler mais

Arredondar nas papelarias da Associação Académica serve para apoiar a APCC!

Já é possível, ao fazer compras nas papelarias da Associação Académica de Coimbra, arredondar o valor final a pagar e, dessa forma, contribuir com um donativo para a APCC! E pode até apoiar-se a instituição mesmo não realizando qualquer compra, doando um valor à escolha! Trata-se da campanha Arr€donda, um projeto de cariz social dinamizado pela Direção-Geral daquela organização estudantil.

A iniciativa foi lançada no final da passada semana, com a presença de Fernando Filipe de Oliveira, presidente da Direção da APCC, e decorre até ao final do ano, nas papelarias do Edifício AAC (aberta entre as 09H00 e as 18H00) e do Pólo III (09H30-18H00). O valor angariado será entregue à APCC no dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Ler mais

Vida independente e direitos reais das pessoas com deficiência entre os temas que a APCC levou ao encontro “Desafiar a Inclusão – Os Desafios da Autonomia”

A segunda edição dos encontros “Desafiar a Inclusão – Os Desafios da Autonomia”, que decorreu no passado dia 29 de abril, contou com cerca de 120 participantes – onde se incluíram pessoas com deficiência, profissionais da educação, da saúde e de instituições que trabalham naqueles temas – e permitiu vincar a ideia de que uma estratégia para o desenvolvimento social, económico e cultural deve ter em conta a diversidade das características do ser humano.

A APCC contribuiu de forma direta para a discussão, fazendo-se representar no painel dedicado ao tema “Autonomia e perda de autonomia”. Foi uma oportunidade para refletir com Catarina Vitorino (beneficiária do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente, psicóloga clínica e ativista feminista e anticapacitista) sobre as oportunidades que a assistência pessoal representa para a autonomia, ou com André Vitorino (utente do Centro de Reabilitação, estudante e defensor dos direitos das pessoas com deficiência) sobre o que ainda falta para que os direitos inscritos na Constituição o sejam para todos os cidadãos.

Ler mais