Instituição

Inscreva-se online para o encontro “Desafiar a Inclusão”

Pode já inscrever-se para o encontro “Desafiar a Inclusão”, que terá lugar no dia 14 de junho, no Auditório do Instituto do Emprego e Formação Profissional – Delegação Regional do Centro. Esta iniciativa, de entrada livre, pretende capacitar e sensibilizar dirigentes, técnicos e estudantes, bem como outras pessoas com interesse, para diversos assuntos atuais de quem convive com a deficiência.

Estarão em análise temas como a Lei do maior acompanhado, o Modelo de Apoio à Vida Independente e os Centros de Apoio à Vida Independente, a Lei de Bases da Educação Inclusiva, o ‘burnout’ dos cuidadores, o trabalho com famílias multidesafiadas ou o que acontece aos filhos com deficiência após o desaparecimento dos pais.

Ler mais

Concerto Solidário organizado por estudantes de Medicina apoia a APCC

Música clássica, fado de Coimbra e solidariedade. É esta a proposta do Concerto Solidário que irá juntar o Orfeon Académico de Coimbra, o grupo coral Advocal e o Maio – Grupo de Fado de Coimbra e que terá lugar no dia 1 de maio, a partir das 21H30, na Igreja de São José. A iniciativa é do Carro de Medicina da Queima das Fitas 2019 – Jurassic CHUC e, além da promessa de uma noite repleta de boa música, terá também um objetivo altruísta, uma vez que 40% da receita reverterá para a APCC.

Assim, ao adquirir o seu bilhete para este espetáculo, estará a dar um contributo direto ao trabalho quotidiano da Associação com mais de 3000 utentes e respetivas famílias. Com mais de 40 anos de provas dadas, a APCC é uma referência nacional e internacional na inclusão, integração e autodeterminação, cumprindo dessa forma a sua missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas portadoras de deficiência e incapacidades.

Pode ...

Ler mais

É fácil (e muito importante!) apoiar a APCC através da declaração do IRS

Agora que já é possível fazer a entrega da declaração do IRS (tem até ao dia 30 de junho), já pode também apoiar o trabalho quotidiano da APCC com mais de 3000 utentes e respetivas famílias, através de um gesto simples e sem qualquer custo ou implicações no cálculo do montante do seu reembolso. Para ajudar, basta que nos destine 0,5% do imposto pago à Autoridade Tributária e já estará a fazer a diferença!

É muito fácil: ao entregar a declaração, preencha o Campo 1101 do Quadro 11 (no Modelo 3) e indique a opção ‘Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública’ e o NIF 506662306. Se optar pela declaração automática, o processo é semelhante, mas tem de assinalar a opção ‘Consignação’. Em ambos os casos, não se esqueça de selecionar também a quadrícula ‘IRS’.

Ler mais

Bispo de Coimbra fez visita ao Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral

Depois de, no início deste ano, ter realizado uma visita à Quinta da Conraria, o bispo da Diocese de Coimbra esteve ontem no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral da APCC, desta vez no âmbito da visita pastoral à paróquia de São João Baptista que está a realizar. Esta foi uma oportunidade para Virgílio Antunes ficar a conhecer aquele que é também o edifício sede da APCC e muitas das pessoas que o frequentam ou ali trabalham.

Recebido pelo presidente da Direção, Fernando Filipe de Oliveira, o presidente da Assembleia Geral, Antonino Silvestre, e José Lopes, membro da Direção, o bispo passou pelos diversos serviços que funcionam no Centro de Reabilitação e contactou diretamente com vários utentes e colaboradores. E até houve algum tempo para experimentar um jogo de boccia!

Ler mais

Convocatória para a Assembleia Geral Ordinária de 29 de março

De acordo com o artigo 23º, número 1 e 4, artigo 28ª alínea a) dos Estatutos, é convocada uma Assembleia Geral Ordinária da APCC, a reunir no próximo dia 29 de março de 2019, pelas 16H30, na Rua Garcia de Orta – Vale das Flores. Abaixo podem ser consultadas a convocatória e a ordem de trabalhos, que inclui a discussão e aprovação do Relatório de Atividades e da Conta de Gerência de 2018.

Se à hora marcada não comparecer o número mínimo de sócios suficientes, a Assembleia funcionará 30 minutos mais tarde, com qualquer número de sócios.

Ler mais