fbpx

Serviços Médicos

Estudo premiado sobre estimulação visual, que contou com participação da APCC, foi apresentado no Centro de Reabilitação

As abordagens de estimulação visual devem tornar-se parte integrante dos programas de reabilitação de rotina. É esta a principal conclusão do estudo “Impacto da Terapia de Estimulação Visual na Abordagem do Défice Visual Cerebral em Crianças com Paralisia Cerebral”, realizado por uma equipa que incluiu elementos da APCC, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que foi apresentado no Centro de Reabilitação no final da passada semana.

Naquela investigação – em que estiveram envolvidos elementos das equipas médica e de terapia ocupacional da consulta de oftalmologia da Associação – foram avaliadas crianças entre os 6 meses e os 14 anos, com défice visual cerebral (uma disfunção que afeta a função visual devido a uma lesão no cérebro, não relacionada diretamente com os olhos), para avaliar se uma abordagem personalizada e multidisciplinar de reabilitação visual, como aquela que é realizada na APCC, contribui para a recuperação.

Ler mais

A alimentação entérica e a sua prática foram o tema de formação que reuniu profissionais de diversas respostas da APCC

Cerca de duas dezenas de profissionais da APCC participaram esta semana numa ação de formação dedicada à “Alimentação Entérica na Paralisia Cerebral e sua Aplicação Prática”, na qual puderam ficar a conhecer melhor e esclarecer dúvidas sobre esta temática, com importância concreta na sua intervenção diária junto dos utentes da instituição. A iniciativa foi dinamizada pela enfermeira Ana Rita Marques e juntou colaboradores de diferentes respostas e serviços.

Na sessão, a alimentação entérica – em termos simples, toda aquela que não é feita pela boca – foi abordada por diversos prismas, tanto teóricos, como práticos. Desde logo, e feita a descrição do processo que pode levar à decisão de iniciar aquele tipo de alimentação e sublinhada a necessidade de observar sempre a participação de uma equipa interdisciplinar, foram identificados os seus diversos tipos e instrumentos utilizados.

Ler mais