fbpx

Terapia Ocupacional

Criando super-brinquedos na APCC: uma manhã colaborativa na Oficina do Brinquedo com os terapeutas ocupacionais do Centro de Reabilitação

Não foi marcado para ser uma celebração, mas pode dizer-se que foi uma daquelas situações em que tudo bateu certo: na passada sexta-feira, em que se assinalou mais um Dia Mundial da Terapia Ocupacional, a Oficina do Brinquedo da APCC recebeu os profissionais naquela área do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral para um ateliê dedicado à adaptação de brinquedos. Não se tratou de nenhuma brincadeira, não senhor, mas houve muita boa disposição a acompanhar todas as aprendizagens!

Ao longo da manhã, foram sendo passadas em revista as diversas fases necessárias para transformar um brinquedo comum num super-brinquedo (daqueles com que qualquer criança pode brincar): avaliar as funções, desmontar o objeto, identificar uma alternativa ao interruptor normal, procurar o melhor local para fazer a nova ligação, cortar e soldar os fios, ligar o dispositivo que vai permitir acionar o brinquedo… E depois, mão à obra, entre chaves de fendas, alicates, x-atos, ferros de soldar, berbequins…

Os brinqued...

Ler mais

APCC promoveu formação em higiene postural para pais e familiares cuidadores

A importância de estar bem, para poder cuidar bem, foi a mensagem central da formação em Higiene Postural aos Cuidadores que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da APCC promoveram recentemente. Em três sessões (nesta e na passada semanas), pais e outros familiares cuidadores puderam obter conselhos para proteger a coluna vertebral e prevenir possíveis lesões, vendo ainda respondidas diversas dúvidas e questões.

Assim, falou-se sobretudo de transferências e posicionamentos, tendo sido descritos e demonstrados os melhores procedimentos a adotar e cuidados a ter para salvaguardar (também) a saúde de quem cuida. Sempre numa perspetiva de adequação do conhecimento teórico à realidade e às práticas concretas, abordaram-se tanto situações genéricas, como os casos concretos de alguns dos presentes.

Ler mais

Estudantes do ISEC criaram jogo de computador para crianças da APCC

Os jogos podem ser uma boa forma de fazer amigos, mas também há amigos que podem fazer jogos para nós… Nós explicamos: o António Rego, o David Alcaso e o Rui Santos são três estudantes da licenciatura em Engenharia Informática do ISEC-Instituto Superior de Engenharia de Coimbra que, no âmbito da unidade curricular de Ética e Deontologia, tinham um projeto de cariz solidário para levar a cabo.

Pois estes nossos amigos (e vizinhos) tiveram a enorme generosidade de desenvolver um jogo de computador, com vários desafios criados especificamente para crianças com dificuldades de aprendizagem, e oferecê-lo à APCC. Esta colaboração veio ainda reforçar mais uma vez a ligação próxima entre a Associação e aquela instituição de ensino superior, que já há muitos anos colaboram em projetos de carácter técnico-científico e social.

Os pr...

Ler mais

“Isto não é uma exposição” já foi inaugurada, sessões repetem-se entre hoje e quarta-feira

Decorreram na passada sexta-feira (8 de dezembro) as três primeiras sessões de “Isto não é uma exposição”, a iniciativa da APCC que é um encontro entre a terapia ocupacional e a arte e que se repetirá nos próximos dias 11, 12 e 13. Os visitantes puderam perceber como objetos comuns do quotidiano precisam de ser adaptados para serem usados por pessoas com deficiência, mas também assistir e participar em jogos e num mini-espetáculo inspirados por esses mesmos objetos.

Foi assim que se descobriu, por exemplo, que as colheres usadas nas rotinas de alimentação são todas dobradas na sua nova forma pelo ‘Homem mais forte do mundo’, ou pelo menos que é isso que a imaginação pode permitir supor. Ou que a comunicação é sempre possível, mesmo quando existem obstáculos, e que há objetos que podem ajudar a superá-los.

Ler mais

APCC convida para “Isto não é uma exposição”, um encontro entre a terapia ocupacional e a arte

Se isto não é uma exposição, o que é? É um encontro entre a terapia ocupacional e a arte. É uma visita a um mundo que não é como costuma. É um convite ao público para ter limites de faz de conta. “Isto não é uma exposição” consiste numa visita guiada que termina num Experimentário, que decorrerá no Welcome Center e na Loja 3 do Convento São Francisco, nos dias 8, 11, 12 e 13 de dezembro.

Trata-se de uma iniciativa da APCC, em que colaboradores e utentes da instituição levarão os visitantes numa viagem por objetos comuns, pelas suas adaptações em contextos de terapia e por situações dramatizadas em que a imaginação ultrapassa a realidade.

Ler mais