Terapia Ocupacional

“Isto não é uma exposição” já foi inaugurada, sessões repetem-se entre hoje e quarta-feira

Decorreram na passada sexta-feira (8 de dezembro) as três primeiras sessões de “Isto não é uma exposição”, a iniciativa da APCC que é um encontro entre a terapia ocupacional e a arte e que se repetirá nos próximos dias 11, 12 e 13. Os visitantes puderam perceber como objetos comuns do quotidiano precisam de ser adaptados para serem usados por pessoas com deficiência, mas também assistir e participar em jogos e num mini-espetáculo inspirados por esses mesmos objetos.

Foi assim que se descobriu, por exemplo, que as colheres usadas nas rotinas de alimentação são todas dobradas na sua nova forma pelo ‘Homem mais forte do mundo’, ou pelo menos que é isso que a imaginação pode permitir supor. Ou que a comunicação é sempre possível, mesmo quando existem obstáculos, e que há objetos que podem ajudar a superá-los.

Ler mais

APCC convida para “Isto não é uma exposição”, um encontro entre a terapia ocupacional e a arte

Se isto não é uma exposição, o que é? É um encontro entre a terapia ocupacional e a arte. É uma visita a um mundo que não é como costuma. É um convite ao público para ter limites de faz de conta. “Isto não é uma exposição” consiste numa visita guiada que termina num Experimentário, que decorrerá no Welcome Center e na Loja 3 do Convento São Francisco, nos dias 8, 11, 12 e 13 de dezembro.

Trata-se de uma iniciativa da APCC, em que colaboradores e utentes da instituição levarão os visitantes numa viagem por objetos comuns, pelas suas adaptações em contextos de terapia e por situações dramatizadas em que a imaginação ultrapassa a realidade.

Ler mais

Pós-Graduação Conceito Bobath em Pediatria-TND: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o XVIII Curso de Pós-Graduação Conceito Bobath em Pediatria-Tratamento do Neurodesenvolvimento (TND). Trata-se de um curso certificado pela EBTA (European Bobath Tutors Association), organizado pela Equipa Nacional de Bobath em Pediatria em parceria com a APCC e que decorrerá de 6 de outubro de 2016 a 12 de março de 2017.

O curso é dirigido a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala, devendo os candidatos ter experiência profissional mínima de dois anos em Pediatria (paralisia cerebral e/ou doenças neurológicas afins). As inscrições decorrem até ao dia 6 de maio e têm um custo de 2000 euros (que podem ser pagos em três prestações).

Ler mais

Terapeutas de Portugal e Espanha realizam na APCC formação para ‘ensinar’ a bebés a sensação do movimento

Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala portugueses e espanhóis terminam hoje, na APCC, uma formação em Bobath dirigida a bebés. Trata-se de um conceito de intervenção terapêutica em pessoas com paralisia cerebral e condições neurológicas associadas, em que se procura uma aprendizagem da sensação do movimento, em vez do movimento em si, com o objetivo de facilitar a coordenação motora e evitar posturas e movimentos atípicos.

O curso junta 24 formandos e é conduzido pela conceituada fisioterapeuta norte-americana Gay Girolami, contando ainda com a participação de 20 bebés e seus familiares. O planeamento da intervenção com a família é, aliás, particularmente enfatizado, com o objetivo de a tornar mais hábil no manuseio do seu bebé e no desenvolvimento das atividades quotidianas.

Ler mais