fbpx

Centro de Reabilitação

Hipoterapia/Equitação Terapêutica: inscrições já abertas para formação em junho e julho

O próximo curso de formação em hipoterapia/equitação terapêutica organizado pela APCC já tem datas marcadas (entre 29 de junho e 3 de julho) e as inscrições estão abertas. O objetivo desta iniciativa é dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre o cavalo (terminologia, comportamento e diferentes andamentos) e as diferentes abordagens possíveis (hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc.)

Trata-se de um curso dirigido a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem. As sessões decorrerão totalmente em ambiente equestre, na Quinta da Conraria (Ceira), e com uma forte componente prática.

Ler mais

Carnaval do Centro de Reabilitação começou no País dos Brinquedos e foi até à Lua a fugir do tubarão (e outras saudáveis loucuras)

E ainda no capítulo de “Carnavais que são para levar muito a sério”, o que dizer do desfile do Centro de Reabilitação da APCC? Em boa verdade, já temos uma noção daquilo com que contar, mas cada ano é uma nova emoção: as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica abrem o concurso com muita cor e alegria e, quando seria razoável que as coisas acalmassem um pouco, colaboradores e voluntários levam a espetacularidade cénica e a loucura saudável a níveis inimagináveis!

Foi isso que voltou a suceder na tarde da passada sexta-feira, com o Noddy e os seus amigos a liderar o corso carnavalesco, vindo depois no seu encalço uns Irmãos Metralha e uns agentes da autoridade tão animados que, se o excesso de diversão fosse crime, teria sido necessário meter todos na prisão! Depois… bem, depois foi uma sucessão de cientistas malucos, exploradores espaciais, surfistas receosos (e um tubarão bastante amigável), canídeos com muita pinta, gaiteiras cozinheiras, artistas circenses, um gangue mafioso e até alguns cachos de uva!

Houve teve tanto ...

Ler mais

Há uma dinâmica nova na Ludoteca da APCC e é de chorar e rir (e muito mais!)

Começa com uma pergunta: “Como te sentes hoje?” As hipóteses são quatro – feliz, triste, zangado, assustado – mas a conversa dá espaço a que cada um explique o que está a sentir agora, que está ali à porta d’”O Dragão Brincalhão” e lhe é dito que vai fazer uma viagem pelas emoções… A nova dinâmica da Ludoteca da APCC chama-se “Chorar ou rir, as emoções vou sentir” e é uma espécie de grande aventura em que todos encontram espaço para pensar, mas também brincar, sobre o que de mais profundo existe em cada um.

A estreia aconteceu ontem e os primeiros a viajar até uma ilha habitada por muitos e diferentes sentimentos (podemos revelar que o Amor é o protagonista de uma autêntica epopeia, mas quanto ao resto temos mesmo de guardar segredo…) foram as crianças do Jardim de Infância de São Bento. Coube-lhes, portanto, serem verdadeiros pioneiros da brincadeira, papel que desempenharam com todo o empenho e incontáveis sorrisos!

Depois de j...

Ler mais

Crianças do Jardim de Infância foram ‘embaixadores’ da Oficina do Brinquedo numa manhã de emoções na CRITICAL Software

O Abi, os Bernardos, o Gabriel, a Leonor e a Mariana. No Jardim de Infância da APCC, eles aprendem a desenvolver a autonomia, a cognição, a linguagem e a motricidade, mas também – e isto não é menos importante – a brincar e a serem felizes. Mas ontem, o dia foi (ainda mais) especial e isso foi algo que ficou evidente logo quando as cores vivas dos balões que decoravam o Fikalab da CRITICAL Software lhes chamaram a atenção! Mas é importante começar por explicar o que foram eles fazer àquela conhecida empresa…

E essa é uma história que começa com uma constatação: há muitas coisas para as quais olhamos sem pensar verdadeiramente nelas… Por exemplo, quantas vezes já esteve com um brinquedo nas mãos e se perguntou se ele é adequado para qualquer criança? Na APCC, essa questão é colocada quotidianamente, e é por isso que carros telecomandados, bonecas ou jogos eletrónicos, entre muitos outros brinquedos, passam de normais a excecionais, ao serem adaptados para poderem passar a fazer parte das brincadeiras de todos.

Pois bem, n...

Ler mais

Elefantes e pandas, dançarinos (quase) profissionais, o Capuchinho e um lobo não tão mau, cantores bem afinados… houve de tudo na Festa de Natal do Centro de Reabilitação

Todos os anos por esta altura, há no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral da APCC uma Festa de Natal feita especialmente a pensar nas crianças: nas da Escola Básica, nas do Jardim de Infância e nas do semi-internato, mas também naquelas que ainda ‘vivem’ dentro dos seus familiares e dos professores, auxiliares, demais profissionais e voluntários da instituição. E foi esse mesmo momento mágico que ontem voltou a ser vivido e partilhado por todos!

A animação, já é tradição, fica por conta da ‘prata da casa’, dos mais pequenos aos mais crescidos. Assim, os meninos e meninas do Jardim de Infância levaram-nos primeiro numa expedição num sofá, com muitos viajantes vindos diretamente da selva. Depois, foi a vez de alguns dos colaboradores do Centro mostrarem que podiam estar a trabalhar na Broadway, com passos de dança que surpreenderam tanto quanto divertiram. Finalmente, as crianças da EB1 juntaram-se ao professor de música Paulo Jacob para interpretar um tema original que, mesmo ainda não tendo título, tinha muito ritmo e muitos sentimentos.

Ler mais