Centro de Reabilitação

“Isto não é uma exposição” já foi inaugurada, sessões repetem-se entre hoje e quarta-feira

Decorreram na passada sexta-feira (8 de dezembro) as três primeiras sessões de “Isto não é uma exposição”, a iniciativa da APCC que é um encontro entre a terapia ocupacional e a arte e que se repetirá nos próximos dias 11, 12 e 13. Os visitantes puderam perceber como objetos comuns do quotidiano precisam de ser adaptados para serem usados por pessoas com deficiência, mas também assistir e participar em jogos e num mini-espetáculo inspirados por esses mesmos objetos.

Foi assim que se descobriu, por exemplo, que as colheres usadas nas rotinas de alimentação são todas dobradas na sua nova forma pelo ‘Homem mais forte do mundo’, ou pelo menos que é isso que a imaginação pode permitir supor. Ou que a comunicação é sempre possível, mesmo quando existem obstáculos, e que há objetos que podem ajudar a superá-los.

Ler mais

Nos últimos Almoços Interculturais deste ano, regressámos a casa

Foram três semanas a ‘viajar’ pela Itália, Alemanha e Áustria, mas ontem e anteontem – naqueles que foram os últimos Almoços Interculturais de 2017 – invertemos a premissa desta iniciativa do Gabinete de Voluntariado da APCC e ‘regressámos’ a Portugal para mostrar às nossas voluntárias europeias Federica Usai, Maria Cristina Marcosano, Anthea Bıçakçıoglu e Anna Vukadin algo típico da cozinha tradicional portuguesa.

Por isso, desta vez os colaboradores e utentes da instituição foram brindados com um saborosíssimo caldo verde e umas extraordinárias pataniscas de bacalhau com arroz (e ainda houve pastéis de nata como bónus), graças ao enorme talento culinário das nossas equipas de cozinha, tanto no Centro de Reabilitação, como na Quinta da Conraria: Célia, Carla, Demoacil, Ana Maria, Margarida, Carla, Isabel e Ana.

Ler mais

APCC convida para “Isto não é uma exposição”, um encontro entre a terapia ocupacional e a arte

Se isto não é uma exposição, o que é? É um encontro entre a terapia ocupacional e a arte. É uma visita a um mundo que não é como costuma. É um convite ao público para ter limites de faz de conta. “Isto não é uma exposição” consiste numa visita guiada que termina num Experimentário, que decorrerá no Welcome Center e na Loja 3 do Convento São Francisco, nos dias 8, 11, 12 e 13 de dezembro.

Trata-se de uma iniciativa da APCC, em que colaboradores e utentes da instituição levarão os visitantes numa viagem por objetos comuns, pelas suas adaptações em contextos de terapia e por situações dramatizadas em que a imaginação ultrapassa a realidade.

Ler mais

Almoços Interculturais: é quase impossível dizer o nome dos pratos que provámos, mas adorámos a cozinha da Áustria

É preciso reconhecer: se os colaboradores e utentes da APCC tivessem precisado de dizer os nomes dos pratos apresentados nas ementas de ontem (na Quinta da Conraria) e anteontem (no Centro de Reabilitação) para serem servidos, ninguém teria almoçado… Isto porque os Almoços Interculturais do Serviço Voluntário Europeu foram desta vez dedicados à Áustria, cortesia da Anna Vukadin.

Todos puderam provar um delicioso caldo de legumes com bolinha de sêmola (incluindo os que foram incapazes de pronunciar grießnockerlsuppe) e um saboroso folhado de batata e abóbora como molho de iogurte e carne assada (mesmo os que não conseguiram dizer erdäpfel-kürbisstrudel mit joghurt dip und tafelspitz) e terminar a refeição com uma deliciosa maçã cozida com canela (e até houve quem tivesse dito corretamente apfelkomp).

E dep...

Ler mais

Os Almoços Interculturais ‘levaram-nos’ à Alemanha, mas com um delicioso toque turco

Essa fantástica viagem pela gastronomia do continente europeu – guiada pelas nossas voluntárias internacionais – que são os Almoços Interculturais teve nas passadas quinta e sexta feiras mais uma paragem… mas desta vez, se um pé ficou na Alemanha, outro tocou solo turco. Isto porque a Anthea Bıçakçıoglu, a quem coube desta vez essa ambiciosa tarefa de ser chef por dois dias, é alemã mas tem ligações familiares à Turquia.

Assim, colaboradores e utentes da APCC, tanto no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral como na Quinta da Conraria, puderam desta vez provar uma fabulosa mercimek çorbası (sopa de lentilhas), uns apetitosos mercimek köftesi (pastéis de bulgur, lentilhas e legumes) e um delicioso pudim turco para terminar. Um almoço mesmo muito intercultural, se alguma vez provámos algum!

Na pr...

Ler mais