fbpx

Centro de Reabilitação

Estudantes da Faculdade de Psicologia quiseram perceber como é ser profissional da APCC

Um grupo de alunas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra visitou ontem o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral para conhecer o trabalho que ali é realizado – mas também em toda a APCC – em particular pelos profissionais das áreas em que estudam. Assim, foram recebidas por técnicas com diferentes responsabilidades e funções na instituição, formadas em psicologia, serviço social e ciências da educação.

Numa conversa em que foi explicado como aqueles colaboradores da Associação são chamados a atuar de formas diversas de acordo com as respostas sociais em que se integram, foi abordado de forma mais pormenorizada o trabalho realizado no âmbito das equipas interdisciplinares do Centro de Reabilitação, bem como o modelo de intervenção adotado, baseado numa abordagem colaborativa, centrada na família e nas suas necessidades e da criança.

Ler mais

O Carnaval do Centro de Reabilitação teve a animação como tema do desfile e como mote para uma manhã muito divertida

A última vez que se celebrara o Carnaval no Centro da Reabilitação da APCC parece ainda mais distante do que os três anos passados desde esse momento, com o muito que mudou no mundo e nas vidas de cada um. Eram, por isso, enormes as saudades do Grande Desfile que já começava a ser uma tradição, pelo que não é de estranhar que, na passada sexta-feira, todos tenham confluído ao Vale das Flores…

E quando dizemos todos, não estamos a exagerar: vieram o Alex, a Glória, o Capitão e muitas outras celebridades de Madagáscar, a Vaiana deu o mote a um grupo multifacetado e cheio de ritmo, a Alice trouxe imensos habitantes do País das Maravilhas, a Abelha Maia também veio com uma amiga, a Bela deixou o Monstro em casa mas não faltou, ainda houve três bem-dispostos Mínimos (felizmente sem nenhum vilão mal encarado), outras tantas cartas fora do baralho, a Branca de Neve e, inevitavelmente, os Sete Anões, o Príncipe Encantado e a Bruxa, e ainda marcaram presença o Shrek, a Fiona e alguns companheiros de aventuras!

E se ...

Ler mais

Profissionais da APCC participaram em formação sobre cuidados paliativos pediátricos

Diversos colaboradores da APCC – trabalhando em diferentes repostas e com funções diferenciadas, nas áreas médica, terapêutica, educativa ou serviço social – realizaram, ao longo das duas últimas semanas, uma formação em cuidados paliativos pediátricos, a cargo da equipa de cuidados paliativos do Hospital Pediátrico de Coimbra. Conjugando as componentes teórica e prática, as enfermeiras Ana Paula Pleno e Fátima Campos habilitaram os profissionais da Associação em diversas matérias relacionadas em particular com utentes com traqueostomia.

Foram abordadas as melhores práticas relacionadas com diversos procedimentos necessários para garantir a segurança e proteção de pessoas (e em particular, crianças) que tenham realizado aquele procedimento cirúrgico, que consiste na abertura de um orifício na traqueia de modo a possibilitar a entrada de ar nos pulmões em casos em que a via normal de respiração tem algum bloqueio ou existe redução da passagem do ar.

Ler mais

É Natal, é Natal… Parte 2: no Centro de Reabilitação, o Pai Natal não foi a única visita

Pelas portas do Centro de Reabilitação entram, diariamente, muitos familiares e cuidadores, acompanhando os utentes que se dirigem aos diversos serviços da APCC que ali funcionam. Mas há dias especiais, como o de ontem, em que decorreu a Festa de Natal que deixou os mais pequenos e os já bastante graúdos felizes e emocionados como, provavelmente, só acontece quando se está em família.

Já se terão apercebido de que falamos da segunda festa do dia, sendo que também neste caso não é só da celebração do Natal que falamos, mas igualmente das partilhas retomadas, dos sorrisos novamente descobertos e da grande alegria, afinal, de podermos estar de novo juntos. E os níveis de felicidade e emoção foram aumentados ainda mais porque houve várias visitas especiais…

A pri...

Ler mais

No Mercadinho de Natal no Centro de Reabilitação, houve muitas estrelas para seguir: os produtos da Quinta da Conraria

Houve enfeites e postais de Natal, doces, peças de artesanato e suculentas… Era um Mercadinho de Natal e todos estes itens certamente dariam belíssimas prendas nesta quadra, mas sendo também uma mostra dos produtos resultantes de diversas atividades desenvolvidas na Quinta da Conraria, seria quase impossível que não se encontrasse também lugar para as alfaces, os espinafres ou até as ervas aromáticas.

Não faltaram, por isso – entre colaboradores, utentes e familiares – muitos interessados nesta iniciativa que ontem decorreu no Centro de Reabilitação da APCC (e que se repetirá na próxima semana), promovida pelo Gabinete de Voluntariado e, em particular, pelos voluntários europeus da instituição. E se quando à qualidade da oferta estamos conversados, só falta mesmo elogiar também a simpatia do Ali Yildirimçakar, da Ida Vogel e da Lucie Jovilet.

Esta ...

Ler mais