Centro de Reabilitação

ESEC recebeu ateliê da Oficina do Brinquedo da APCC, para docentes e alunos belgas

Na Oficina do Brinquedo da APCC, fazem-se coisas espantosas: há brinquedos que são criados de raiz, muitos outros que são adaptados ou ampliados e mais uns quantos que são recuperados, tudo para que cada um possa ser usado por crianças com dificuldades motoras ou qualquer outra que com ele queira brincar.  É uma equipa fantástica, habituada a colocar pedais em peluches, a construir dados e tabuleiros de jogo gigantes e a enfrentar outros desafios, sempre com um sorriso.

Foi por isso com naturalidade que recebemos o convite da Escola Superior de Educação de Coimbra para realizar um ateliê para professores e estudantes de Educação Básica do Colégio Católico Vives (Katholieke Hogeschool Vives). Este grupo, originário de Kortrijk, na Bélgica, está a realizar uma visita àquela instituição de ensino superior portuguesa, com enfoque em práticas inclusivas na educação básica, pelo que conhecer o trabalho da Oficina do Brinquedo era ‘obrigatório’.

Ler mais

O que acontece quando juntamos o DJ Punk e as crianças da Escola Básica da APCC? Uma festa sem igual!

A música já faz parte da vida dos alunos da Escola Básica da APCC, com aulas regulares ou sessões de musicoterapia, em que participam de forma entusiástica e, porque não dizê-lo, apaixonada… Mas, na passada sexta-feira, a música foi outra: o DJ Punk veio até ao Centro de Reabilitação e encheu a Sala do Recreio de ritmos alegres, que não deram outra hipótese a ninguém que não fosse dançar!

Para as crianças, foi uma verdadeira festa, motivo e pretexto para se soltarem e divertirem sem restrições… e até descobrimos alguns inesperados bailarinos com inopinados e surpreendentes passos de dança! Mas para o DJ Punk – o inimitável Fausto Sousa, também vocalista do grupo pop/rock 5ª Punkada – foi igualmente um momento especial, com um público completamente em delírio com a música que passava.

Quem também...

Ler mais

Bispo de Coimbra fez visita ao Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral

Depois de, no início deste ano, ter realizado uma visita à Quinta da Conraria, o bispo da Diocese de Coimbra esteve ontem no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral da APCC, desta vez no âmbito da visita pastoral à paróquia de São João Baptista que está a realizar. Esta foi uma oportunidade para Virgílio Antunes ficar a conhecer aquele que é também o edifício sede da APCC e muitas das pessoas que o frequentam ou ali trabalham.

Recebido pelo presidente da Direção, Fernando Filipe de Oliveira, o presidente da Assembleia Geral, Antonino Silvestre, e José Lopes, membro da Direção, o bispo passou pelos diversos serviços que funcionam no Centro de Reabilitação e contactou diretamente com vários utentes e colaboradores. E até houve algum tempo para experimentar um jogo de boccia!

Ler mais

Brincadeira na Ludoteca e brinquedos para a Oficina, ou a história de uma nova visita das crianças do Colégio de São José à APCC

Não é a primeira vez que acontece, mas isso só faz com que, a cada repetição, o momento se torne mais especial… A turma do 4º ano do Colégio de São José visitou recentemente a Ludoteca “O Dragão Brincalhão” para experimentar a dinâmica “Ratatui à parte… hoje o Chef sou eu!” e, apesar de brincar ser um motivo extremamente válido para quebrar a rotina, não foi só isso que vieram fazer à APCC: também vieram rever amigos e partilhar!

É preciso explicar duas coisas: a venda de bolos cujo destino da receita é depois decidido pelos próprios alunos é uma prática habitual na turma e foi dessa forma que lhes foi possível comprar vários brinquedos que foram agora entregues à Oficina do Brinquedo da APCC; e os amigos que reencontraram foram as crianças do Jardim de Infância da Associação, que ajudaram a desembrulhar as ofertas e puderam imaginar desde logo as brincadeiras que elas lhes proporcionarão.

Mas n...

Ler mais

Carnaval do Centro de Reabilitação juntou os mais pequenos, os mais crescidos e todos os que nunca deixam de ser crianças

Já escrevemos sobre o Sambódromo do Rio de Janeiro e sobre a Eira da Quinta da Conraria, só falta mesmo referir mais um para enumerarmos os mais míticos locais onde se realizam desfiles de Carnaval no mundo inteiro. E esse local é… o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral da APCC, pois claro!

A festa é, antes de mais, para as crianças da Escola Básica e do Jardim de Infância, que, como é típico da idade, adoram entrar num mundo de fantasia em que podem vestir as mais diferentes personagens… mas não são as únicas! São muitos os colaboradores da Associação que partilham esse entusiasmo e encanto e fazem questão de se juntar ao desfile, divertindo os mais pequenos, mas também os colegas, e trazendo muita alegria a um momento de convívio e grande diversão.

Na passada ...

Ler mais