Centro de Reabilitação

Hipoterapia e equitação terapêutica: inscrições abertas para formação a realizar já em outubro

A APCC tem já abertas as inscrições para uma formação em hipoterapia e equitação terapêutica, dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem. Esta iniciativa, que decorrerá de 8 a 12 de outubro, terá uma forte componente prática e será dada na sua totalidade em ambiente equestre.

As sessões, num total de 40 horas de formação, terão lugar na Quinta da Conraria (Ceira – Castelo Viegas) e nelas serão abordados os seguintes temas: o cavalo – prática a pé, em liberdade, montado; o cavalo e a comunicação; contextos de desvantagem; indicações e contraindicações; regras de segurança; limpeza do cavalo e a sua importância; material adaptado.

Ler mais

Da piscina para o karaoke para o bungee jumping para a caça ao tesouro… os mais novos divertiram-se a sério!

As Atividades de Verão para os mais jovens utentes da APCC já começaram no final do mês passado e não têm faltado motivos para toneladas e toneladas de sorrisos. Mas os últimos tempos foram especiais… Porque um grupo de 12 destemidos aventureiros (muitos deles alunos da Escola Básica da Associação, mas não só) viveu quatro dias de muitas emoções num dos mais entusiasmantes parques de diversões de Portugal!

A viagem fez-se na direção de Vila Real – e a diversão começou logo no caminho! – até chegarem ao Naturwaterpark, o primeiro parque totalmente ecológico do país, onde, acompanhados por profissionais da instituição, experimentaram inúmeras atividades e se divertiram em grande. Houve piscina (muita piscina!), bungee jumping, caças ao tesouro e até karaoke! E também gelados… mesmo muitos gelados, temos de confessar!

Mas o que m...

Ler mais

Já começaram as Atividades de Verão: vai ser sempre a brincar até final de julho!

Depois de um longo ano letivo, é mesmo bom entrar de férias e poder, simplesmente, aproveitar o tempo livre para brincar com os amigos. E enquanto ainda não chega a altura de nos despedirmos por algum tempo dos nossos colegas de todos os dias, é ótimo ter essa liberdade de podermos continuar a ser companheiros de brincadeira. É para isso mesmo que servem as Atividades de Verão da APCC, que se iniciaram esta semana!

A meteorologia pode ter-nos obrigado a mudar os planos, que previam começar com uma ida à praia fluvial, mas não nos tirou a alegria e a determinação de nos divertirmos a sério! Assim, as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica começaram por realizar várias atividades no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e ainda saíram para aproveitar o ar livre e as muitas possibilidades de diversão proporcionadas pelo Parque Verde.

Ler mais

Com o ano letivo a acabar, a Escola e o Jardim de Infância da APCC puseram todos a marchar!

Ainda não foram mesmo as despedidas finais nem os últimos ‘Até já!’ porque ainda há muito para partilharmos antes das férias, mas a Festa Final do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC, que se realizou na passada sexta-feira, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, não foi menos emocionante por causa disso.

Foi um verdadeiro arraial popular, com tudo o que isso implica: os mais novos foram fantásticos a marchar com os seus arcos e balões, o Grupo de Cantares fez a festa com a alegria própria que só a música é capaz de proporcionar, os Semp’a Bombar marcaram o ritmo de uma tarde muito animada e até se descobriram entre os colaboradores da Associação verdeiros especialistas na difícil arte de bem assar a sardinha!

Ler mais

Estudantes do ISEC criaram jogo de computador para crianças da APCC

Os jogos podem ser uma boa forma de fazer amigos, mas também há amigos que podem fazer jogos para nós… Nós explicamos: o António Rego, o David Alcaso e o Rui Santos são três estudantes da licenciatura em Engenharia Informática do ISEC-Instituto Superior de Engenharia de Coimbra que, no âmbito da unidade curricular de Ética e Deontologia, tinham um projeto de cariz solidário para levar a cabo.

Pois estes nossos amigos (e vizinhos) tiveram a enorme generosidade de desenvolver um jogo de computador, com vários desafios criados especificamente para crianças com dificuldades de aprendizagem, e oferecê-lo à APCC. Esta colaboração veio ainda reforçar mais uma vez a ligação próxima entre a Associação e aquela instituição de ensino superior, que já há muitos anos colaboram em projetos de carácter técnico-científico e social.

Os pr...

Ler mais