Centro de Reabilitação

Inscrições já abertas para formação em hipoterapia/equitação terapêutica

A APCC vai organizar, entre 24 e 28 de junho, mais um curso de formação em hipoterapia /equitação terapêutica. Os interessados podem inscrever-se desde já, sendo esta iniciativa dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

O curso terá como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc. As sessões decorrerão totalmente em ambiente equestre, na Quinta da Conraria (Ceira), e com uma forte componente prática.

Ler mais

No Congresso de Educação Emocional, poderá conhecer melhor o “Coimbra a Brincar”, a Oficina do Brinquedo e a Ludoteca da APCC

A Oficina do Brinquedo, a Ludoteca “O Dragão Brincalhão” e o “Coimbra a Brincar”: são estas as três dimensões do trabalho da APCC que estarão ‘presentes’ no 3º Congresso de Educação Emocional, que terá lugar nos dias 30 e 31 de maio e em que serão destacados projetos que promovam o jogo, a brincadeira ou o lúdico, salientando as emoções, o conhecimento, a expressão e a regulação emocional no contexto de um crescimento saudável e feliz de todas as crianças.

No primeiro dia, os jogos ampliados pela Oficina do Brinquedo e o trabalho da Ludoteca farão parte de um conjunto de estações de aprendizagem, visitáveis no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a partir das 14H30. No dia seguinte, o “Coimbra a Brincar” será o tema de uma intervenção com o título “Brincar e Crescer saudável… com as Emoções!”, a cargo de Teresa Paiva, pelas 17H30, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

A uni...

Ler mais

Marinheiros de água doce e outros momentos ainda mais doces, no Dia da Família na APCC

Se é para celebrar o Dia da Família, no Jardim de Infância e na Escola Básica da APCC fazemos assim: juntamos todas as famílias. Por isso, ontem começámos o dia com a família da Associação – alunos, educadoras, professoras, auxiliares e membros da equipa técnica, sem esquecer os voluntários – em pleno Rio Mondego, num fantástico passeio no barco O Basófias. E podemos garantir que não só não metemos água, como todos se divertiram bastante!

Depois, foi a vez de reunir ainda mais algumas famílias: as dos alunos, que, de tantas coisas que vivemos juntos ao longo do(s) ano(s), fazem também já parte da nossa. Assim nos acomodámos para um almoço partilhado no Parque Verde, tirando partido de um belo dia de sol, mas também do ânimo e do alento que sempre dá (r)estabelecer relações com aqueles com quem temos afinidades.

Ler mais

Pais e cuidadores da APCC convidados para encontro sobre a epilepsia na paralisia cerebral

Sabia que a paralisia cerebral tem associada, em cerca de metade dos casos, epilepsia? As razões desta associação, as perturbações cognitivas encontradas se a epilepsia não estiver controlada e os receios e atitudes a tomar durante as crises epiléticas: são estes os temas dominantes do encontro “A Epilepsia na Paralisia Cerebral”, que se realizará no próximo dia 25 de maio.

A iniciativa é organizada pela APCC e terá lugar na Sala de Formação do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra, a partir das 10H00. Terá como orador Olavo Gonçalves, diretor clínico da instituição e neuropediatra, e é aberta à participação de todos os pais e cuidadores da Associação.

Ler mais

ESEC recebeu ateliê da Oficina do Brinquedo da APCC, para docentes e alunos belgas

Na Oficina do Brinquedo da APCC, fazem-se coisas espantosas: há brinquedos que são criados de raiz, muitos outros que são adaptados ou ampliados e mais uns quantos que são recuperados, tudo para que cada um possa ser usado por crianças com dificuldades motoras ou qualquer outra que com ele queira brincar.  É uma equipa fantástica, habituada a colocar pedais em peluches, a construir dados e tabuleiros de jogo gigantes e a enfrentar outros desafios, sempre com um sorriso.

Foi por isso com naturalidade que recebemos o convite da Escola Superior de Educação de Coimbra para realizar um ateliê para professores e estudantes de Educação Básica do Colégio Católico Vives (Katholieke Hogeschool Vives). Este grupo, originário de Kortrijk, na Bélgica, está a realizar uma visita àquela instituição de ensino superior portuguesa, com enfoque em práticas inclusivas na educação básica, pelo que conhecer o trabalho da Oficina do Brinquedo era ‘obrigatório’.

Ler mais