Centro de Reabilitação

E a CRITICAL Software ‘transformou-se’ outra vez em Oficina do Brinquedo…

Podemos talvez dizer que foi uma espécie de workshop intensivo de adaptação de brinquedos, com componente prática, realizado numa espécie de espaço de recreio para engenheiros… Não é fácil descrever o que aconteceu ontem na sede da empresa CRITICAL Software, com a cumplicidade da equipa da Oficina do Brinquedo da APCC, mas é muito mais simples descrever o que dali resultou: muitos brinquedos adaptados, para que crianças com limitações ao movimento possam brincar com eles, e provavelmente ainda mais sorrisos nas caras de todos os envolvidos!

Mas vamos tentar dar mais pormenores… Na Oficina do Brinquedo, entre outras coisas, adaptam-se brinquedos ‘normais’ de forma a que se tornem acessíveis a todos, nomeadamente a crianças com dificuldades motoras. No Fikalab da CRITICAL Software, os colaboradores da empresa têm um espaço para desenvolver projetos fora do âmbito da sua atividade profissional, alguns no campo da responsabilidade social. E foi então que alguém pensou «E porque não fazer algo em conjunto?»

Depoi...

Ler mais

Compre 2, Venda 1: a imperdível campanha promocional do Projeto Estúdio para “Cem Linhas”!

“Cem Linhas” começou por ser um espetáculo apresentado na APCC, depois foi um livro e uma oficina integrada no “Coimbra a Brincar”, mais tarde uma performance na Feira Cultural de Coimbra e agora é… uma espécie de ação de marketing de guerrilha! Os membros do grupo de teatro Projeto Estúdio lançaram uma fantástica promoção ‘Compre 2, Venda 1’ para “Cem Linhas – Notas para um Espetáculo” e estão a dá-la a conhecer pela instituição!

Ontem, bateram a mais algumas portas do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e não faltaram clientes satisfeitos com a sua aquisição e com a possibilidade de, através da venda de um ou mais exemplares, dar a conhecer aos seus amigos este projeto, nascido da leitura de “Eu Espero…”, de Davide Cali – um livro que fala das coisas pelas quais se espera na vida.

“Cem ...

Ler mais

Era uma vez uma voluntária que contou uma história… e as crianças do Jardim de Infância e da Escola até ficaram nas nuvens!

A Maria e o João olharam para as nuvens e, nas suas formas, viram muitas outras coisas, com as quais podiam brincar ou viajar… Esta história, sobre os fantásticos poderes da imaginação, foi escrita pela voluntária Rita Mendes e contada pela própria às crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC na passada quarta-feira. Mas isso até foi só início de uma aventura…

Depois de ouvir este conto, todos passaram a ser ‘Marias’ e ‘Joões’ e foram para a rua olhar para o céu e procurar as melhores nuvens que pudessem ser pontos de partidas para as mais emocionantes histórias! E foi assim que a história da Rita passou do papel para os jardins do Centro de Reabilitação, numa manhã mágica!

A Rita Mend...

Ler mais

Formação em hipoterapia e equitação terapêutica, em dezembro: inscreva-se já!

Pode já inscrever-se para mais um curso de formação em hipoterapia e equitação terapêutica, da responsabilidade da APCC. Esta iniciativa decorrerá de 17 a 21 de dezembro, sendo dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

Dado totalmente em ambiente equestre – na Quinta da Conraria (Ceira) – e com uma forte componente prática, o curso terá como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc.; o papel do acompanhante.

Ler mais

Hipoterapia e equitação terapêutica: inscrições abertas para formação a realizar já em outubro

A APCC tem já abertas as inscrições para uma formação em hipoterapia e equitação terapêutica, dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem. Esta iniciativa, que decorrerá de 8 a 12 de outubro, terá uma forte componente prática e será dada na sua totalidade em ambiente equestre.

As sessões, num total de 40 horas de formação, terão lugar na Quinta da Conraria (Ceira – Castelo Viegas) e nelas serão abordados os seguintes temas: o cavalo – prática a pé, em liberdade, montado; o cavalo e a comunicação; contextos de desvantagem; indicações e contraindicações; regras de segurança; limpeza do cavalo e a sua importância; material adaptado.

Ler mais