Ludoteca

No Congresso de Educação Emocional, poderá conhecer melhor o “Coimbra a Brincar”, a Oficina do Brinquedo e a Ludoteca da APCC

A Oficina do Brinquedo, a Ludoteca “O Dragão Brincalhão” e o “Coimbra a Brincar”: são estas as três dimensões do trabalho da APCC que estarão ‘presentes’ no 3º Congresso de Educação Emocional, que terá lugar nos dias 30 e 31 de maio e em que serão destacados projetos que promovam o jogo, a brincadeira ou o lúdico, salientando as emoções, o conhecimento, a expressão e a regulação emocional no contexto de um crescimento saudável e feliz de todas as crianças.

No primeiro dia, os jogos ampliados pela Oficina do Brinquedo e o trabalho da Ludoteca farão parte de um conjunto de estações de aprendizagem, visitáveis no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a partir das 14H30. No dia seguinte, o “Coimbra a Brincar” será o tema de uma intervenção com o título “Brincar e Crescer saudável… com as Emoções!”, a cargo de Teresa Paiva, pelas 17H30, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

A uni...

Ler mais

Brincadeira na Ludoteca e brinquedos para a Oficina, ou a história de uma nova visita das crianças do Colégio de São José à APCC

Não é a primeira vez que acontece, mas isso só faz com que, a cada repetição, o momento se torne mais especial… A turma do 4º ano do Colégio de São José visitou recentemente a Ludoteca “O Dragão Brincalhão” para experimentar a dinâmica “Ratatui à parte… hoje o Chef sou eu!” e, apesar de brincar ser um motivo extremamente válido para quebrar a rotina, não foi só isso que vieram fazer à APCC: também vieram rever amigos e partilhar!

É preciso explicar duas coisas: a venda de bolos cujo destino da receita é depois decidido pelos próprios alunos é uma prática habitual na turma e foi dessa forma que lhes foi possível comprar vários brinquedos que foram agora entregues à Oficina do Brinquedo da APCC; e os amigos que reencontraram foram as crianças do Jardim de Infância da Associação, que ajudaram a desembrulhar as ofertas e puderam imaginar desde logo as brincadeiras que elas lhes proporcionarão.

Mas n...

Ler mais

Já chegaram as primeiras críticas e dizem que a reabertura do restaurante da Ludoteca da APCC é um sucesso!

Quando a Ludoteca da APCC reabriu o seu restaurante inspirado pelo filme “Ratatui”, percebemos logo pelas primeiras reservas que as expetativas eram altas: os maiores críticos não queriam perder a oportunidade de conhecer (ou revisitar) este verdadeiro ex-libris da melhor comida… ou, pelo menos, da melhor comida feita de feltro, tecidos coloridos e muita imaginação que se pode encontrar!

E quem são os maiores críticos? As crianças, pois claro! Como as do grupo da Escola Básica do 1º Ciclo da Solum, que ontem estiveram na linha da frente do regresso da dinâmica “Ratatui à parte… hoje o Chef sou eu!”, enchendo o espaço de deliciosas brincadeiras, entre uma pizza cozinhada em forno de lenha, um bife grelhado ou umas cenouras cozidas – devidamente temperados com mais uma ‘viagem’ no escorrega – tudo sob o olhar divertido do Remy, do Linguini e, claro, do nosso Dragão Brincalhão!

Quem ...

Ler mais

Pequenos comilões, atenção! A Ludoteca da APCC já reabriu para escolas e jardins de infância!

Foi um dos restaurantes da moda no ano passado: desde que abriu com a dinâmica “Ratatui à parte… hoje o Chef sou eu!”, a Ludoteca da APCC fez as delícias de centenas de crianças – mais e menos gulosas! E para quem não foi a tempo de arranjar vaga, ou quem gostou tanto que quer repetir a experiência, temos boas notícias: reabrimos as portas para grupos de jardins de infância e escolas básicas!

É uma nova oportunidade para acompanhar o Remy, o pequeno chef do filme “Ratatui”, numa autêntica viagem gastronómica, em que os mais pequenos poderão provar que é mesmo chef quem quer… sobretudo quando os ingredientes são de feltro e só precisam de ser ‘polvilhados’ com imaginação! Vai (voltar a) ser uma grande e divertida aventura, sempre acompanhada pelas fantásticas contadoras de histórias da Ludoteca “O Dragão Brincalhão”!

Os ja...

Ler mais

Entrou um rato na cozinha da Ludoteca, mas ninguém está preocupado com isso!

É verdade que não é um rato qualquer, mas os factos são estes: há um rato na cozinha da Ludoteca da APCC! Remy, o pequeno chef do filme “Ratatui”, conduz mais uma viagem do Dragão Brincalhão, mas desta vez é uma viagem gastronómica! É a nova dinâmica “Ratatui à parte… hoje o Chef sou eu!”, que ontem se realizou pela primeira vez, com a participação do inevitável Linguini e de um grupo de outros pequenos cozinheiros, da Casa da Criança Maria Granado.

Todos juntos, prepararam deliciosas refeições (feitas com os melhores ingredientes de feltro que se podem encontrar), inventaram pratos inesperados, deixaram-se inspirar pela cozinha francesa, a cozinha italiana e a cozinha lá de casa e, sobretudo, divertiram-se muito. Se a mensagem do filme “Ratatui” era ‘Qualquer um pode cozinhar’, estes pequenos chefs mostraram bem o quanto ela é verdadeira, sobretudo se não colocarmos limites à imaginação.

Ler mais