fbpx

Oficina do Brinquedo

Crianças do Jardim de Infância foram ‘embaixadores’ da Oficina do Brinquedo numa manhã de emoções na CRITICAL Software

O Abi, os Bernardos, o Gabriel, a Leonor e a Mariana. No Jardim de Infância da APCC, eles aprendem a desenvolver a autonomia, a cognição, a linguagem e a motricidade, mas também – e isto não é menos importante – a brincar e a serem felizes. Mas ontem, o dia foi (ainda mais) especial e isso foi algo que ficou evidente logo quando as cores vivas dos balões que decoravam o Fikalab da CRITICAL Software lhes chamaram a atenção! Mas é importante começar por explicar o que foram eles fazer àquela conhecida empresa…

E essa é uma história que começa com uma constatação: há muitas coisas para as quais olhamos sem pensar verdadeiramente nelas… Por exemplo, quantas vezes já esteve com um brinquedo nas mãos e se perguntou se ele é adequado para qualquer criança? Na APCC, essa questão é colocada quotidianamente, e é por isso que carros telecomandados, bonecas ou jogos eletrónicos, entre muitos outros brinquedos, passam de normais a excecionais, ao serem adaptados para poderem passar a fazer parte das brincadeiras de todos.

Pois bem, n...

Ler mais

A Oficina do Brinquedo da APCC continua a encontrar na CRITICAL Software voluntários altamente especializados e motivados!

Talvez se possa dizer que já é uma tradição… de Natal! Ontem, pela terceira vez, a CRITICAL Software foi uma espécie de núcleo da Oficina do Brinquedo da APCC, onde se concentraram técnicos de adaptação de brinquedos com elevado potencial para aquela tarefa e com diferentes graus de experiência. O que aconteceu, na realidade, foi simultaneamente importante e bonito: colaboradores daquela empresa dispuseram do seu tempo para dar a mais crianças a possibilidade de brincar.

Os ‘novatos’ precisaram de algumas indicações iniciais, mas havia no grupo de cerca de duas dezenas de pessoas quem já só precisasse de saber se começava pelo carro telecomandado ou pelo robô articulado. Certo é que todos se entregaram com evidente entusiasmo a tirar parafusos, soltar braços de bonecas, analisar sistemas, soldar fios – e até programar! Tudo o que fosse necessário para que aqueles brinquedos normais passassem a especiais, porque podem agora fazer parte das brincadeiras de muitas crianças com limitações ao movimento.

E se ...

Ler mais

No Congresso de Educação Emocional, poderá conhecer melhor o “Coimbra a Brincar”, a Oficina do Brinquedo e a Ludoteca da APCC

A Oficina do Brinquedo, a Ludoteca “O Dragão Brincalhão” e o “Coimbra a Brincar”: são estas as três dimensões do trabalho da APCC que estarão ‘presentes’ no 3º Congresso de Educação Emocional, que terá lugar nos dias 30 e 31 de maio e em que serão destacados projetos que promovam o jogo, a brincadeira ou o lúdico, salientando as emoções, o conhecimento, a expressão e a regulação emocional no contexto de um crescimento saudável e feliz de todas as crianças.

No primeiro dia, os jogos ampliados pela Oficina do Brinquedo e o trabalho da Ludoteca farão parte de um conjunto de estações de aprendizagem, visitáveis no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a partir das 14H30. No dia seguinte, o “Coimbra a Brincar” será o tema de uma intervenção com o título “Brincar e Crescer saudável… com as Emoções!”, a cargo de Teresa Paiva, pelas 17H30, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

A uni...

Ler mais

ESEC recebeu ateliê da Oficina do Brinquedo da APCC, para docentes e alunos belgas

Na Oficina do Brinquedo da APCC, fazem-se coisas espantosas: há brinquedos que são criados de raiz, muitos outros que são adaptados ou ampliados e mais uns quantos que são recuperados, tudo para que cada um possa ser usado por crianças com dificuldades motoras ou qualquer outra que com ele queira brincar.  É uma equipa fantástica, habituada a colocar pedais em peluches, a construir dados e tabuleiros de jogo gigantes e a enfrentar outros desafios, sempre com um sorriso.

Foi por isso com naturalidade que recebemos o convite da Escola Superior de Educação de Coimbra para realizar um ateliê para professores e estudantes de Educação Básica do Colégio Católico Vives (Katholieke Hogeschool Vives). Este grupo, originário de Kortrijk, na Bélgica, está a realizar uma visita àquela instituição de ensino superior portuguesa, com enfoque em práticas inclusivas na educação básica, pelo que conhecer o trabalho da Oficina do Brinquedo era ‘obrigatório’.

Ler mais

Brincadeira na Ludoteca e brinquedos para a Oficina, ou a história de uma nova visita das crianças do Colégio de São José à APCC

Não é a primeira vez que acontece, mas isso só faz com que, a cada repetição, o momento se torne mais especial… A turma do 4º ano do Colégio de São José visitou recentemente a Ludoteca “O Dragão Brincalhão” para experimentar a dinâmica “Ratatui à parte… hoje o Chef sou eu!” e, apesar de brincar ser um motivo extremamente válido para quebrar a rotina, não foi só isso que vieram fazer à APCC: também vieram rever amigos e partilhar!

É preciso explicar duas coisas: a venda de bolos cujo destino da receita é depois decidido pelos próprios alunos é uma prática habitual na turma e foi dessa forma que lhes foi possível comprar vários brinquedos que foram agora entregues à Oficina do Brinquedo da APCC; e os amigos que reencontraram foram as crianças do Jardim de Infância da Associação, que ajudaram a desembrulhar as ofertas e puderam imaginar desde logo as brincadeiras que elas lhes proporcionarão.

Mas n...

Ler mais