Oficina do Brinquedo

E a CRITICAL Software ‘transformou-se’ outra vez em Oficina do Brinquedo…

Podemos talvez dizer que foi uma espécie de workshop intensivo de adaptação de brinquedos, com componente prática, realizado numa espécie de espaço de recreio para engenheiros… Não é fácil descrever o que aconteceu ontem na sede da empresa CRITICAL Software, com a cumplicidade da equipa da Oficina do Brinquedo da APCC, mas é muito mais simples descrever o que dali resultou: muitos brinquedos adaptados, para que crianças com limitações ao movimento possam brincar com eles, e provavelmente ainda mais sorrisos nas caras de todos os envolvidos!

Mas vamos tentar dar mais pormenores… Na Oficina do Brinquedo, entre outras coisas, adaptam-se brinquedos ‘normais’ de forma a que se tornem acessíveis a todos, nomeadamente a crianças com dificuldades motoras. No Fikalab da CRITICAL Software, os colaboradores da empresa têm um espaço para desenvolver projetos fora do âmbito da sua atividade profissional, alguns no campo da responsabilidade social. E foi então que alguém pensou «E porque não fazer algo em conjunto?»

Depoi...

Ler mais

APCC realizou certificação de competências adquiridas no projeto CriArte

O projeto CriArte, dinamizado pela Cáritas Diocesana de Coimbra e em que a APCC é um dos parceiros, foi lançado há pouco mais de um ano e tem vindo a contribuir para a aquisição de competências de autonomia e empregabilidade de mulheres residentes em bairros sociais. Agora, com a intervenção direta do Centro Qualifica da Associação, várias participantes da iniciativa viram aquelas aprendizagens serem reconhecidas formalmente.

O processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) abrangeu 10 mulheres, tendo decorrido entre setembro e dezembro de 2016. Para o efeito, técnicos da APCC trabalharam diretamente com as formandas, no Centro Comunitário S. José da Cáritas de Coimbra, tendo no final sido obtidas duas certificações escolares ao nível do 4.º ano de escolaridade e oito ao nível do 6.º ano.

Ler mais

Aceda ao Virtual Dial Scan, disponibilizado gratuitamente pela APCC e CRITICAL Software

170301_APCC_VirtualDialScan_thumbO Dial Scan é um aparelho analógico, muito usado com pessoas com paralisia cerebral, para permitir que elas comuniquem através de imagens e símbolos, indicados por uma seta giratória controlada por elas. Por ser um dispositivo com um preço elevado, a sua utilização fica muitas vezes confinada a sessões de terapia ou a um contexto institucional.

Ou ficava, porque uma dupla de colaboradores da CRITICAL Software, com o apoio técnico dos terapeutas ocupacionais da APCC, desenvolveu uma solução que permite que uma versão virtual daquele aparelho esteja agora acessível universalmente e de forma gratuita. Através de um site, qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode ‘jogar’ e desenvolver atividades em casa ou em ambiente escolar.

Ler mais

Crianças da APCC conheceram os seus ‘Doutores Brinquedos’ e trocaram por sorrisos os brinquedos que eles adaptaram

170223_APCC_OfBrinquedo-Critical_thumbPorque são muito poucos os brinquedos que podem ser usados por todas as crianças, em particular as que têm dificuldade motoras, a Oficina do Brinquedo da APCC – onde já se adaptam regularmente diversos materiais lúdicos – e a CRITICAL Software decidiram tentar fazer mais alguma coisa. Por isso, nos últimos meses, vários engenheiros daquela empresa dedicaram o seu tempo pessoal a trabalhar em soluções extraordinárias para brinquedos ‘normais’.

E ontem foi um grande dia: o Alexandre, o Bernardo, a Margarida, a Maria, a Rita e o Vasco (algumas das crianças do Jardim de Infância da Associação) foram até à sede da CRITICAL Software para conhecerem os seus ‘Doutores Brinquedos’ e experimentarem pela primeira vez as novas brincadeiras, incluindo uma criada de raiz no âmbito deste projeto: um site que simula o Dial Scan, um aparelho analógico que utilizam regularmente e que lhes permite comunicar com técnicos e pais através de imagens ou símbolos.

Ler mais

Porque a amizade é uma forma de amor, crianças do Colégio de São José trouxeram brinquedos e grandes emoções para a Oficina do Brinquedo

170217_APCC_CSJ-DiaAmizade_thumbPara um grupo de alunos do Colégio de São José, a primeira quarta-feira de cada mês tem um ritual muito importante instituído: é quando se faz a venda de bolos cujo destino da receita é depois decidida pela turma. Na primeira vez que o fizeram, no ano letivo passado, escolheram comprar brinquedos que entregaram à Oficina do Brinquedo da APCC.

Gostaram tanto de nos visitar, e de conhecer algumas das crianças do nosso Jardim de Infância, que não resistiram a voltar este ano. Aproveitando uma vinda à dinâmica “Brrr… que frio! Será que congelo?”, da Ludoteca “O Dragão Brincalhão”, transformaram o Dia dos Namorados em Dia da Amizade e trouxeram-nos nove brinquedos novinhos em folha, embrulhados em papel com desenhos feitos por eles próprios, e muitas mensagens escritas com todo o carinho.

E se ...

Ler mais