fbpx

Escola Básica

Carnaval do Centro de Reabilitação começou no País dos Brinquedos e foi até à Lua a fugir do tubarão (e outras saudáveis loucuras)

E ainda no capítulo de “Carnavais que são para levar muito a sério”, o que dizer do desfile do Centro de Reabilitação da APCC? Em boa verdade, já temos uma noção daquilo com que contar, mas cada ano é uma nova emoção: as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica abrem o concurso com muita cor e alegria e, quando seria razoável que as coisas acalmassem um pouco, colaboradores e voluntários levam a espetacularidade cénica e a loucura saudável a níveis inimagináveis!

Foi isso que voltou a suceder na tarde da passada sexta-feira, com o Noddy e os seus amigos a liderar o corso carnavalesco, vindo depois no seu encalço uns Irmãos Metralha e uns agentes da autoridade tão animados que, se o excesso de diversão fosse crime, teria sido necessário meter todos na prisão! Depois… bem, depois foi uma sucessão de cientistas malucos, exploradores espaciais, surfistas receosos (e um tubarão bastante amigável), canídeos com muita pinta, gaiteiras cozinheiras, artistas circenses, um gangue mafioso e até alguns cachos de uva!

Houve teve tanto ...

Ler mais

Elefantes e pandas, dançarinos (quase) profissionais, o Capuchinho e um lobo não tão mau, cantores bem afinados… houve de tudo na Festa de Natal do Centro de Reabilitação

Todos os anos por esta altura, há no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral da APCC uma Festa de Natal feita especialmente a pensar nas crianças: nas da Escola Básica, nas do Jardim de Infância e nas do semi-internato, mas também naquelas que ainda ‘vivem’ dentro dos seus familiares e dos professores, auxiliares, demais profissionais e voluntários da instituição. E foi esse mesmo momento mágico que ontem voltou a ser vivido e partilhado por todos!

A animação, já é tradição, fica por conta da ‘prata da casa’, dos mais pequenos aos mais crescidos. Assim, os meninos e meninas do Jardim de Infância levaram-nos primeiro numa expedição num sofá, com muitos viajantes vindos diretamente da selva. Depois, foi a vez de alguns dos colaboradores do Centro mostrarem que podiam estar a trabalhar na Broadway, com passos de dança que surpreenderam tanto quanto divertiram. Finalmente, as crianças da EB1 juntaram-se ao professor de música Paulo Jacob para interpretar um tema original que, mesmo ainda não tendo título, tinha muito ritmo e muitos sentimentos.

Ler mais

Bolinhos e bolinhós / Para mim e para vós / Houve muita animação / No Centro de Reabilitação

As dos gabinetes médicos, a da cozinha, a do serviço de contabilidade, a da secretaria geral, a do voluntariado, a da lavandaria, a do gabinete da presidência… Não houve porta do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral que não se abrisse para as crianças da Escola Básica e do Jardim de Infância da APCC, revelando tantos e tantos sorrisos – e bolachas, chocolates, gomas e outras coisas que sabem tão bem e nestes dias até se perdoam.

É que ontem foi dia de Bolinhos e Bolinhós (misturado com uns pozinhos de Halloween e Dia das Bruxas, como começa a ser cada vez mais habitual) e a cantiga tradicional foi senha para deixar entrar bruxas, vampiros e demais trupe assustadora. Logo às primeiras palavras – “Bolinhos e bolinhos, para mim e para vós” – os colaboradores da Associação percebiam o que vinha lá: muito entusiasmo e alegria e nem estamos a falar só das crianças!

Na ve...

Ler mais

Ontem foi dia de festa no Choupal, mas as crianças da Escola e do Jardim de Infância ainda estão a meio das Atividades de Verão!

Ontem, houve festa no Choupal! Fez-se a caminhada, aproveitando essa oportunidade magnífica que é estar em contacto próximo com a natureza, parou-se um pouco para dançar, cantar e conviver e transformou-se o almoço num piquenique cheio de animação! Os protagonistas destes momentos foram as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC, mas também os técnicos e os voluntários da Associação, que nunca deixam a alegria e o carinho por mãos alheias!

Mas esta até foi apenas uma das muitas Atividades Extracurriculares de Verão que fazem parte do programa deste final de ano letivo e que são a ‘resposta’ da APCC a vários meses de muito trabalho e aprendizagens, antes da chegada das férias. São quatro semanas – que começaram ainda no final do mês passado e se irão prolongar até 19 de julho – cheias de oportunidades para brincar e aproveitar o tempo livre na companhia dos melhores amigos.

Ler mais

Marinheiros de água doce e outros momentos ainda mais doces, no Dia da Família na APCC

Se é para celebrar o Dia da Família, no Jardim de Infância e na Escola Básica da APCC fazemos assim: juntamos todas as famílias. Por isso, ontem começámos o dia com a família da Associação – alunos, educadoras, professoras, auxiliares e membros da equipa técnica, sem esquecer os voluntários – em pleno Rio Mondego, num fantástico passeio no barco O Basófias. E podemos garantir que não só não metemos água, como todos se divertiram bastante!

Depois, foi a vez de reunir ainda mais algumas famílias: as dos alunos, que, de tantas coisas que vivemos juntos ao longo do(s) ano(s), fazem também já parte da nossa. Assim nos acomodámos para um almoço partilhado no Parque Verde, tirando partido de um belo dia de sol, mas também do ânimo e do alento que sempre dá (r)estabelecer relações com aqueles com quem temos afinidades.

Ler mais