fbpx

Crianças e jovens da Escola Básica e do Lar de Apoio viveram uma aventura entre os dinossauros

O Tiranossauro Rex, dado a sua posição no topo da cadeia alimentar e estatuto de estrela de cinema, pode dizer-se que já era famoso… Alguns, menos afamados, também não eram anónimos: o voador Pteranodonte ou o ágil Velociraptor, por exemplo… Já outros, seriam provavelmente desconhecidos, como o Stygimoloch com a sua cabeça espinhada, o Anquilossauro com a sua couraça óssea, o Protoceratops com os seus chifres faciais ou o Oviraptor com o seu bico sem dentes.

Mas do que falamos nós? De dinossauros, claro, mas em particular da visita que, no final da semana passada, as crianças da Escola Básica e do Lar de Apoio da APCC fizeram a uma exposição que reúne 50 exemplares daqueles animais, gigantes e em tamanho real, animatrónicos, fósseis e escavações. Foi uma tarde deslumbrante, em que a imaginação permitiu viver verdadeiras aventuras pré-históricas, que fez as delícias dos mais jovens… mas não só!

Na Dino World On Tour – que passou por Coimbra e tem vindo a percorrer Portugal, juntando as vertentes pedagógica, científica e lúdica – deu para tudo um pouco: desviar das poderosas caudas, tentar fugir das afiadas presas ou evitar os aguçados dentes esteve na ordem do dia, mas também houve quem ficasse mais atento ao abrir e fechar de olhos, aos sons distintivos ou à respiração dos dinossauros em exposição. Podemos garantir que foi mesmo inesquecível!

Na Escola Básica do 1.º Ciclo e no Lar de Apoio são apoiados alguns dos mais jovens utentes da Associação: a escola integra o Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, enquanto a unidade residencial acolhe crianças e jovens com necessidades educativas específicas e tem entre os objetivos assegurar um ambiente familiar que contribua para a valorização pessoal dos utentes e ser um suporte às famílias em momentos disfuncionais.