Unidades Residenciais

Uma tarde de música e partilha, com o Coro D. Pedro de Cristo a cantar as Janeiras no Lar Integrado

Foi um Dia de Reis para mais tarde recordar, no Lar Integrado Dr. José Mendes Barros. Ontem, os elementos do Coro D. Pedro de Cristo presentearam os utentes daquela unidade residencial com um conjunto de interpretações inesquecíveis de composições associados a esta época do ano, mas cujos temas são, na APCC, uma constante de todos os dias: a fraternidade e o amor.

E se, no tradicional cantar das Janeiras, as canções são trocadas pelas sobras das festas natalícias, nesta ocasião foram antes trocados sorrisos e partilhada muita alegria. O ambiente solidário não foi, porém, uma surpresa: foi a segunda vez que o Coro D. Pedro de Cristo atuou no Lar Integrado – a primeira aconteceu há dois anos – e podemos garantir que as portas estarão sempre abertas para deixar entrar estes amigos da APCC.

Ler mais

A decoração de Natal do Lar Integrado da APCC é a melhor do mundo… porque foi feita com amigos!

Há-os de todos os tamanhos e feitios, de todas as cores, com mais ou menos luzes mas sempre com muito brilho, com motivos tradicionais ou menos habituais… mas não há enfeites de Natal como os do Lar Integrado da APCC! É que a decoração natalícia daquela unidade foi feita com muito amor e muita alegria partilhados entre os residentes e um grupo de voluntários, todos estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra!

A iniciativa partiu do Núcleo de Estudantes de Gestão da Associação Académica de Coimbra, que, para assinalar o Dia Internacional do Voluntário (5 de dezembro), se propôs a dinamizar uma atividade connosco e a perceber um pouco mais do que é a vida da instituição. E, além de terem sido uma preciosa ajuda para que todos possam já começar a entrar no espírito da quadra, ainda animaram a tarde com canções e muito boa disposição!

Apesa...

Ler mais

Utentes do Lar Integrado viveram um dia para mais tarde recordar na Biblioteca Joanina

Há quem diga que a Biblioteca Joanina é a joia da coroa da Universidade de Coimbra e foram já muitas as vezes que foi considerada até uma das mais belas bibliotecas do mundo. Não é por isso de admirar que sejam muitos os que fazem questão de visitá-la e entre os utentes da APCC também não faltam os fãs deste verdadeiro ex-libris da cidade.

Foi por um isso que um grupo de residentes do Lar Integrado não quis perder a oportunidade de visitar aquele espaço e nem se importaram com a chuva e o frio que tiveram de enfrentar antes de poderem transpor as majestosas portas que permitem o acesso. Lá dentro, todos concordaram que valeu bem a pena esperar aqueles minutos para ver as enormes filas de estantes fabricadas com folha de ouro e madeiras dos trópicos e onde se vislumbram algumas das mais importantes obras jamais publicadas.

Ler mais

Utentes das unidades residenciais viveram grande aventura com a Patrulha Pata !

A Patrulha Pata tem fãs de todas as idades e em todo o lado… até na APCC! Nas unidades residenciais da instituição, há quem não se importe nada de acordar cedo para não perder os episódios desta conhecida série infantil. Podem então imaginar a alegria dos jovens utentes que, no passado sábado, puderam assistir ao vivo ao espetáculo “Patrulha Pata – Entrar em Ação”, no Concento São Francisco!

E se as histórias de Ryder, Chase, Marshall, Rocky, Rubble, Zuma, Skye e Everest já são emocionantes quando vistas na televisão, vividas ‘em pessoa’ tornam-se absolutamente memoráveis! Mesmo sabendo que os utentes do Lar de Apoio, do Lar Residencial e do Lar Integrado já estão habituados a muitas ‘aventuras’ – são várias e diversificadas as saídas e visitas que realizam regularmente – é sempre especial visitar a Baía da Aventura!

Esta ...

Ler mais

Utentes das unidades residenciais da APCC também celebraram o Dia Mundial da Fisioterapia (e ainda viajaram no tempo)

A 8 de setembro, celebrou-se mais um Dia Mundial da Fisioterapia e um grupo de utentes da APCC juntou-se à festa! Numa iniciativa da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, o Parque Verde do Mondego foi palco de diversas iniciativas destinadas a promover a atividade física e hábitos de vida saudável, orientadas por profissionais e estudantes daquela área.

E foi por isso que clientes das unidades residenciais da Associação (Lar de Apoio, Lar Residencial e Lar Integrado Dr. José Mendes Barros) participaram em classes de movimento e outras ações de sensibilização, que decorreram naquele contexto. Desta forma, e além de se terem divertido bastante, aprenderam mais sobre promoção de saúde, prevenção de quedas e outros temas.

Ler mais