Unidades Residenciais

O Duarte e o Marco foram acampar (e jogar, dançar e muito mais) ao luar…

O convite foi para acampar ao luar, mas havia muitos outros planos postos em marcha para que os utentes de várias instituições da região Centro pudessem viver momentos de convívio e interação com a natureza, em plena Quinta do Caimão, na Lousã. E assim, o Duarte e o Marco, ambos residentes do Lar Integrado da APCC, participaram neste acampamento promovido pela ARCIL, nos dias 16 e 17 de julho.

Experimentaram diversos jogos desportivos e tradicionais, praticaram desportos radicais, fizeram uma caminhada, dançaram no bailarico, deliciaram-se com o churrasco e, já bem de noite, assistiram ao eclipse lunar e dormiram – como prometia o nome da iniciativa – ‘ao luar’, tirando partido da lua cheia. Mas, sobretudo, aproveitaram o convívio com outras cerca de 70 pessoas e divertiram-se muito!

Ler mais

Utentes da unidades residenciais foram ao futebol e foi uma goleada de felicidade!

O jogo opunha a Académica ao Benfica, mas nem a rivalidade clubística criou cisões entre os utentes da APCC que puderam assistir à Taça Hospital da Luz ao vivo: todos partilharam uma enorme emoção e um contagiante entusiasmo por estar a viver aquele momento! E é por isso que podemos garantir que, no passado sábado, foi esta a mais ruidosa claque presente nas bancadas do Estádio Cidade de Coimbra!

Quanto ao resultado, o que podemos dizer é que a verdadeira goleada foi de felicidade e podia ser facilmente comprovada pelos gritos de incentivo, os festejos inflamados e os sorrisos rasgados. E mesmo sendo o grupo constituído por utentes do Lar de Apoio e do Lar Integrado da instituição, o entrosamento foi total e a nota artística ao nível do apoio às duas equipas que se defrontavam no relvado – e a outros que nem estavam presentes, que nisto do desporto o mais importante é o fair play – foi elevada!

Ler mais

O grupo Música Ativa atuou no Lar Integrado (ou uma história sobre família)

Pode parecer um tanto batido, mas nós temos boas razões para dizer que a comunidade APCC é uma verdadeira família. Talvez seja mais fácil de compreender se dermos um exemplo… Diariamente, vários voluntários apoiam os profissionais da Associação em diferentes tipos de atividades e, se se der o acaso de um deles ser membro de um grupo musical, esse acaso pode transformar-se numa manifestação de afeto…

Resumidamente, é esta a razão que explica como, no passado sábado, o grupo Música Ativa da Academia de Música do Centro Norton de Matos visitou o Lar Integrado Dr. José Mendes Barros para realizar uma atuação muito especial para os utentes daquela resposta da APCC. Foram momentos de alegre confraternização, ao som de magníficas interpretações de vários temas da música tradicional portuguesa, com a simplicidade feliz de quando se está em família.

O grupo Mús...

Ler mais

Nos Lares da APCC, a chegada da primavera foi celebrada a dobrar!

Haverá melhor coisa a fazer para festejar o início da primavera do que dar um passeio bem no meio da natureza? É provável que não, e foi por isso que um grupo de utentes do Lar Integrado da APCC fez, no passado sábado, uma visita ao Parque Biológico da Serra da Lousã. Sendo este um espaço único, em que é favorecida a flora nacional, foram sobretudo os animais que chamaram a atenção dos nossos visitantes, entusiasmados por contactarem diretamente pela primeira vez com muitos deles.

E tratou-se de um verdadeiro privilégio, pois várias das espécies que puderam ser observadas, ou com quem até foi possível interagir, estão hoje praticamente extintas do território nacional: no Parque, há ursos, muflões e linces, por exemplo. E vê-las assim, em ambiente protegido e o mais próximo possível do seu habitat natural – além de o espaço ter sido pensado para ser acessível a todos – foi uma fantástica forma de celebrar a natureza e a chegada da nova estação do ano!

Ler mais

Muito amor no Mercadinho do Centro de Reabilitação…

Não é que o Mercadinho do Centro de Reabilitação da APCC seja um caso de amor, mas lá que exige muita cumplicidade… É que junta os esforços de vários serviços da APCC – nomeadamente, do Gabinete de Voluntariado, da Quinta Pedagógica e da Quinta Biológica – para, semanalmente, levar os melhores produtos da Quinta da Conraria até às mãos (e, depois, às casas) dos colaboradores que trabalham no Vale das Flores.

Mas na passada quinta-feira, foi mesmo de amor que se tratou, porque também o Lar Integrado se juntou a esta dinâmica para realizar uma espécie de edição especial de Dia dos Namorados, a que se chamou – apropriadamente! – Mercadinho do Amor. E assim, além dos habituais produtos vendidos nesta iniciativa (como o arroz doce, as bolachas, os vegetais e as frutas) houve ainda muitos outros, produzidos pelos utentes daquela unidade residencial da Associação.

Muito...

Ler mais