Unidades Residenciais

O grupo Música Ativa atuou no Lar Integrado (ou uma história sobre família)

Pode parecer um tanto batido, mas nós temos boas razões para dizer que a comunidade APCC é uma verdadeira família. Talvez seja mais fácil de compreender se dermos um exemplo… Diariamente, vários voluntários apoiam os profissionais da Associação em diferentes tipos de atividades e, se se der o acaso de um deles ser membro de um grupo musical, esse acaso pode transformar-se numa manifestação de afeto…

Resumidamente, é esta a razão que explica como, no passado sábado, o grupo Música Ativa da Academia de Música do Centro Norton de Matos visitou o Lar Integrado Dr. José Mendes Barros para realizar uma atuação muito especial para os utentes daquela resposta da APCC. Foram momentos de alegre confraternização, ao som de magníficas interpretações de vários temas da música tradicional portuguesa, com a simplicidade feliz de quando se está em família.

O grupo Mús...

Ler mais

Nos Lares da APCC, a chegada da primavera foi celebrada a dobrar!

Haverá melhor coisa a fazer para festejar o início da primavera do que dar um passeio bem no meio da natureza? É provável que não, e foi por isso que um grupo de utentes do Lar Integrado da APCC fez, no passado sábado, uma visita ao Parque Biológico da Serra da Lousã. Sendo este um espaço único, em que é favorecida a flora nacional, foram sobretudo os animais que chamaram a atenção dos nossos visitantes, entusiasmados por contactarem diretamente pela primeira vez com muitos deles.

E tratou-se de um verdadeiro privilégio, pois várias das espécies que puderam ser observadas, ou com quem até foi possível interagir, estão hoje praticamente extintas do território nacional: no Parque, há ursos, muflões e linces, por exemplo. E vê-las assim, em ambiente protegido e o mais próximo possível do seu habitat natural – além de o espaço ter sido pensado para ser acessível a todos – foi uma fantástica forma de celebrar a natureza e a chegada da nova estação do ano!

Ler mais

Muito amor no Mercadinho do Centro de Reabilitação…

Não é que o Mercadinho do Centro de Reabilitação da APCC seja um caso de amor, mas lá que exige muita cumplicidade… É que junta os esforços de vários serviços da APCC – nomeadamente, do Gabinete de Voluntariado, da Quinta Pedagógica e da Quinta Biológica – para, semanalmente, levar os melhores produtos da Quinta da Conraria até às mãos (e, depois, às casas) dos colaboradores que trabalham no Vale das Flores.

Mas na passada quinta-feira, foi mesmo de amor que se tratou, porque também o Lar Integrado se juntou a esta dinâmica para realizar uma espécie de edição especial de Dia dos Namorados, a que se chamou – apropriadamente! – Mercadinho do Amor. E assim, além dos habituais produtos vendidos nesta iniciativa (como o arroz doce, as bolachas, os vegetais e as frutas) houve ainda muitos outros, produzidos pelos utentes daquela unidade residencial da Associação.

Muito...

Ler mais

Pecado da gula para eles, pecado da inveja para nós: utentes do Lar Integrado foram ver como se fazem (e provar!) os pastéis de Tentúgal!

Aviso: ler este texto e ver estas fotos pode deixar água na boca! Agora que o aviso está dado, podemos explicar por que precisámos de o fazer, mas se decidir continuar a ler, será por sua conta e risco! É que um grupo de utentes do Lar Integrado da APCC foi até Tentúgal para conhecer tudo sobre o famoso pastel local e, como não voltaram sem o provar, o que a seguir se lerá é tão doce que é quase pecado…

Com uma ajuda da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal, o nosso grupo visitou a pastelaria Afonso, onde pôde ficar a conhecer o processo de produção dos pastéis e até descobrir alguns segredos! Por exemplo, sabiam que eles eram originalmente em forma de meia lua e com amêndoa no recheio, e que só quando as freiras precisaram de começar a comercializá-los é que adquiriram o seu característico formato alongado?

Mas o...

Ler mais

Uma tarde de música e partilha, com o Coro D. Pedro de Cristo a cantar as Janeiras no Lar Integrado

Foi um Dia de Reis para mais tarde recordar, no Lar Integrado Dr. José Mendes Barros. Ontem, os elementos do Coro D. Pedro de Cristo presentearam os utentes daquela unidade residencial com um conjunto de interpretações inesquecíveis de composições associados a esta época do ano, mas cujos temas são, na APCC, uma constante de todos os dias: a fraternidade e o amor.

E se, no tradicional cantar das Janeiras, as canções são trocadas pelas sobras das festas natalícias, nesta ocasião foram antes trocados sorrisos e partilhada muita alegria. O ambiente solidário não foi, porém, uma surpresa: foi a segunda vez que o Coro D. Pedro de Cristo atuou no Lar Integrado – a primeira aconteceu há dois anos – e podemos garantir que as portas estarão sempre abertas para deixar entrar estes amigos da APCC.

Ler mais