Unidades Residenciais

Voluntários europeus iniciaram as despedidas com um Jantar Intercultural no Lar Integrado

Chega sempre este momento, em que começamos a prepara-nos para fazer as despedidas – felizmente, muitas vezes são meros Até já! – de mais um grupo de voluntários europeus. Por estes dias, voltamos a viver esse processo agridoce na APCC, desta vez com a Anna Zubova, o Stefano Zacchi e o Christopher Cremasco. Agridoce porque, se nos custa vê-los regressar aos seus países, verdade seja dita que encontramos sempre forma de nos ‘vingarmos’ na comida!…

Falemos então da noite de ontem no Lar Integrado, onde decorreu um glorioso Jantar Intercultural, juntando voluntários, utentes e colaboradores, em que a palavra Adeus foi proibida, fosse qual fosse a língua em que pudesse ser pronunciada. E falemos então também da saverkraut, da insalata caprese e da bruschetta preparadas pela Anna, o Christopher e o Stefano. E ainda de como lhes ‘plantámos’ ainda mais saudades através dos seus estômagos, com um bacalhau com natas e os indispensáveis pastéis de nata.

Mas o...

Ler mais

O segredo de uma boa pizza? Os voluntários europeus e os utentes do Lar de Apoio sabem bem qual é…

Se quisessem fazer uma pizza luso-italo-russa, que ingredientes usariam? E a massa, seria alta e fofa ou fina e estaladiça? Extra-queijo, sim ou não? E prefeririam fazer uma pizza-familiar ou várias mini-pizzas? Talvez estas sejam perguntas a mais, quando o que se pretende é simplesmente ter um bom convívio entre amigos, fazendo jus a essa forma de ser bem portuguesa de cimentar as amizades à mesa…

Foi precisamente isso que aconteceu no passado fim de semana, no Lar de Apoio da APCC, num almoço que serviu para os nossos voluntários europeus começarem a fazer as despedidas (mas vamos agora fazer por esquecer as saudades que já se fazem sentir) e para envolve-los numa dinâmica deliciosa com utentes e colaboradores daquela unidade residencial da Associação.

Os vo...

Ler mais

O Duarte e o Marco foram acampar (e jogar, dançar e muito mais) ao luar…

O convite foi para acampar ao luar, mas havia muitos outros planos postos em marcha para que os utentes de várias instituições da região Centro pudessem viver momentos de convívio e interação com a natureza, em plena Quinta do Caimão, na Lousã. E assim, o Duarte e o Marco, ambos residentes do Lar Integrado da APCC, participaram neste acampamento promovido pela ARCIL, nos dias 16 e 17 de julho.

Experimentaram diversos jogos desportivos e tradicionais, praticaram desportos radicais, fizeram uma caminhada, dançaram no bailarico, deliciaram-se com o churrasco e, já bem de noite, assistiram ao eclipse lunar e dormiram – como prometia o nome da iniciativa – ‘ao luar’, tirando partido da lua cheia. Mas, sobretudo, aproveitaram o convívio com outras cerca de 70 pessoas e divertiram-se muito!

Ler mais

Utentes da unidades residenciais foram ao futebol e foi uma goleada de felicidade!

O jogo opunha a Académica ao Benfica, mas nem a rivalidade clubística criou cisões entre os utentes da APCC que puderam assistir à Taça Hospital da Luz ao vivo: todos partilharam uma enorme emoção e um contagiante entusiasmo por estar a viver aquele momento! E é por isso que podemos garantir que, no passado sábado, foi esta a mais ruidosa claque presente nas bancadas do Estádio Cidade de Coimbra!

Quanto ao resultado, o que podemos dizer é que a verdadeira goleada foi de felicidade e podia ser facilmente comprovada pelos gritos de incentivo, os festejos inflamados e os sorrisos rasgados. E mesmo sendo o grupo constituído por utentes do Lar de Apoio e do Lar Integrado da instituição, o entrosamento foi total e a nota artística ao nível do apoio às duas equipas que se defrontavam no relvado – e a outros que nem estavam presentes, que nisto do desporto o mais importante é o fair play – foi elevada!

Ler mais

O grupo Música Ativa atuou no Lar Integrado (ou uma história sobre família)

Pode parecer um tanto batido, mas nós temos boas razões para dizer que a comunidade APCC é uma verdadeira família. Talvez seja mais fácil de compreender se dermos um exemplo… Diariamente, vários voluntários apoiam os profissionais da Associação em diferentes tipos de atividades e, se se der o acaso de um deles ser membro de um grupo musical, esse acaso pode transformar-se numa manifestação de afeto…

Resumidamente, é esta a razão que explica como, no passado sábado, o grupo Música Ativa da Academia de Música do Centro Norton de Matos visitou o Lar Integrado Dr. José Mendes Barros para realizar uma atuação muito especial para os utentes daquela resposta da APCC. Foram momentos de alegre confraternização, ao som de magníficas interpretações de vários temas da música tradicional portuguesa, com a simplicidade feliz de quando se está em família.

O grupo Mús...

Ler mais