Unidades Residenciais

Muito amor no Mercadinho do Centro de Reabilitação…

Não é que o Mercadinho do Centro de Reabilitação da APCC seja um caso de amor, mas lá que exige muita cumplicidade… É que junta os esforços de vários serviços da APCC – nomeadamente, do Gabinete de Voluntariado, da Quinta Pedagógica e da Quinta Biológica – para, semanalmente, levar os melhores produtos da Quinta da Conraria até às mãos (e, depois, às casas) dos colaboradores que trabalham no Vale das Flores.

Mas na passada quinta-feira, foi mesmo de amor que se tratou, porque também o Lar Integrado se juntou a esta dinâmica para realizar uma espécie de edição especial de Dia dos Namorados, a que se chamou – apropriadamente! – Mercadinho do Amor. E assim, além dos habituais produtos vendidos nesta iniciativa (como o arroz doce, as bolachas, os vegetais e as frutas) houve ainda muitos outros, produzidos pelos utentes daquela unidade residencial da Associação.

Muito...

Ler mais

Pecado da gula para eles, pecado da inveja para nós: utentes do Lar Integrado foram ver como se fazem (e provar!) os pastéis de Tentúgal!

Aviso: ler este texto e ver estas fotos pode deixar água na boca! Agora que o aviso está dado, podemos explicar por que precisámos de o fazer, mas se decidir continuar a ler, será por sua conta e risco! É que um grupo de utentes do Lar Integrado da APCC foi até Tentúgal para conhecer tudo sobre o famoso pastel local e, como não voltaram sem o provar, o que a seguir se lerá é tão doce que é quase pecado…

Com uma ajuda da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal, o nosso grupo visitou a pastelaria Afonso, onde pôde ficar a conhecer o processo de produção dos pastéis e até descobrir alguns segredos! Por exemplo, sabiam que eles eram originalmente em forma de meia lua e com amêndoa no recheio, e que só quando as freiras precisaram de começar a comercializá-los é que adquiriram o seu característico formato alongado?

Mas o...

Ler mais

Uma tarde de música e partilha, com o Coro D. Pedro de Cristo a cantar as Janeiras no Lar Integrado

Foi um Dia de Reis para mais tarde recordar, no Lar Integrado Dr. José Mendes Barros. Ontem, os elementos do Coro D. Pedro de Cristo presentearam os utentes daquela unidade residencial com um conjunto de interpretações inesquecíveis de composições associados a esta época do ano, mas cujos temas são, na APCC, uma constante de todos os dias: a fraternidade e o amor.

E se, no tradicional cantar das Janeiras, as canções são trocadas pelas sobras das festas natalícias, nesta ocasião foram antes trocados sorrisos e partilhada muita alegria. O ambiente solidário não foi, porém, uma surpresa: foi a segunda vez que o Coro D. Pedro de Cristo atuou no Lar Integrado – a primeira aconteceu há dois anos – e podemos garantir que as portas estarão sempre abertas para deixar entrar estes amigos da APCC.

Ler mais

A decoração de Natal do Lar Integrado da APCC é a melhor do mundo… porque foi feita com amigos!

Há-os de todos os tamanhos e feitios, de todas as cores, com mais ou menos luzes mas sempre com muito brilho, com motivos tradicionais ou menos habituais… mas não há enfeites de Natal como os do Lar Integrado da APCC! É que a decoração natalícia daquela unidade foi feita com muito amor e muita alegria partilhados entre os residentes e um grupo de voluntários, todos estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra!

A iniciativa partiu do Núcleo de Estudantes de Gestão da Associação Académica de Coimbra, que, para assinalar o Dia Internacional do Voluntário (5 de dezembro), se propôs a dinamizar uma atividade connosco e a perceber um pouco mais do que é a vida da instituição. E, além de terem sido uma preciosa ajuda para que todos possam já começar a entrar no espírito da quadra, ainda animaram a tarde com canções e muito boa disposição!

Apesa...

Ler mais

Utentes do Lar Integrado viveram um dia para mais tarde recordar na Biblioteca Joanina

Há quem diga que a Biblioteca Joanina é a joia da coroa da Universidade de Coimbra e foram já muitas as vezes que foi considerada até uma das mais belas bibliotecas do mundo. Não é por isso de admirar que sejam muitos os que fazem questão de visitá-la e entre os utentes da APCC também não faltam os fãs deste verdadeiro ex-libris da cidade.

Foi por um isso que um grupo de residentes do Lar Integrado não quis perder a oportunidade de visitar aquele espaço e nem se importaram com a chuva e o frio que tiveram de enfrentar antes de poderem transpor as majestosas portas que permitem o acesso. Lá dentro, todos concordaram que valeu bem a pena esperar aqueles minutos para ver as enormes filas de estantes fabricadas com folha de ouro e madeiras dos trópicos e onde se vislumbram algumas das mais importantes obras jamais publicadas.

Ler mais