Unidades Residenciais

Há um projeto europeu para melhorar a experiência das pessoas com necessidades especiais em visitas guiadas e os utentes da APCC foram ‘testá-lo’

São já três séculos a ser palco e testemunha de muitos episódios marcantes da vida da Universidade de Coimbra e do próprio País e, na passada sexta-feira, mais um momento histórico teve lugar na Biblioteca Joanina: no contexto de um projeto europeu que pretende dotar guias-intérpretes com competências para fazer visitas com pessoas com necessidades especiais, nomeadamente com dificuldades de aprendizagem, alguns utentes da APCC participaram uma visita guiada de contornos particulares.

Conduzida pela guia-intérprete Catarina Freire, colaboradora da Universidade, esta visita fez parte da sua formação e avaliação no âmbito do curso T-GuIDE, promovido pela FEG – Federação Europeia de Guias, organização parceira da ENAT (Rede Europeia de Turismo Acessível). Para os utentes da APCC, residentes do Lar Integrado e do Lar Residencial, foi uma oportunidade única para não só conhecer (ou revisitar) um local de grande importância patrimonial e beleza, mas de o fazer numa situação com contornos particularmente inclusivos.

Ler mais

O Lar Integrado é agora também uma galeria: de histórias e de artistas

No Lar Integrado da APCC, os dias já são, por norma, recheados de histórias, tanto pelas interações entre utentes de diferentes origens e percursos de vida, mas também já com muitas vivências em conjunto, como pelas novas narrativas resultantes das atividades em que estes se envolvem regularmente. Só que agora, até nas paredes há histórias a serem contadas, com aquela unidade residencial a ser ‘transformada’ numa espécie de galeria de pintura.

Várias obras que integraram coleções ‘nascidas’ nas aulas do Departamento de Expressão Plástica ao longo dos últimos anos fazem parte, desde o passado fim de semana, do quotidiano de utentes e colaboradores do Lar Integrado. São marcas pessoais e identitárias dos seus autores, alguns dos quais ali residentes, e também motivo para novas interpretações e muitas conversas sobre formas, tons e, o mais importante, sensações.

Ler mais

Os sete anões, os sapatos mágicos e os utentes da APCC que adoraram ir ao cinema

Há muitas razões para celebrar o cinema: porque é uma forma de expressão cultural central na nossa sociedade, porque representa um meio de desenvolvimento educativo e de aumento da literacia artística, porque é uma fonte de prazer com a qual é difícil rivalizar. Todas estas razões e mais uma – o gozo que é uma ida ao cinema com amigos – levaram ontem um grupo de utentes do Lar de Apoio da APCC até ao Teatro Académico de Gil Vicente.

O motivo foi a comemoração, ainda que com alguns dias de atraso, do Dia Mundial do Cinema (que se tinha assinalado a 5 de novembro) e o filme escolhido foi a animação “Os Sete Anões e os Sapatos Mágicos”, de Sung Ho Hong e com as vozes de Sara Carreira e Fernando Daniel. Os utentes da Associação puderam assim assistir a uma história sobre sete príncipes muito belos e ainda mais arrogantes, marcada por uma mensagem com que todos concordaram: o mais importante é a beleza que cada um tem dentro de si.

Ler mais

Voluntários europeus iniciaram as despedidas com um Jantar Intercultural no Lar Integrado

Chega sempre este momento, em que começamos a prepara-nos para fazer as despedidas – felizmente, muitas vezes são meros Até já! – de mais um grupo de voluntários europeus. Por estes dias, voltamos a viver esse processo agridoce na APCC, desta vez com a Anna Zubova, o Stefano Zacchi e o Christopher Cremasco. Agridoce porque, se nos custa vê-los regressar aos seus países, verdade seja dita que encontramos sempre forma de nos ‘vingarmos’ na comida!…

Falemos então da noite de ontem no Lar Integrado, onde decorreu um glorioso Jantar Intercultural, juntando voluntários, utentes e colaboradores, em que a palavra Adeus foi proibida, fosse qual fosse a língua em que pudesse ser pronunciada. E falemos então também da saverkraut, da insalata caprese e da bruschetta preparadas pela Anna, o Christopher e o Stefano. E ainda de como lhes ‘plantámos’ ainda mais saudades através dos seus estômagos, com um bacalhau com natas e os indispensáveis pastéis de nata.

Mas o...

Ler mais

O segredo de uma boa pizza? Os voluntários europeus e os utentes do Lar de Apoio sabem bem qual é…

Se quisessem fazer uma pizza luso-italo-russa, que ingredientes usariam? E a massa, seria alta e fofa ou fina e estaladiça? Extra-queijo, sim ou não? E prefeririam fazer uma pizza-familiar ou várias mini-pizzas? Talvez estas sejam perguntas a mais, quando o que se pretende é simplesmente ter um bom convívio entre amigos, fazendo jus a essa forma de ser bem portuguesa de cimentar as amizades à mesa…

Foi precisamente isso que aconteceu no passado fim de semana, no Lar de Apoio da APCC, num almoço que serviu para os nossos voluntários europeus começarem a fazer as despedidas (mas vamos agora fazer por esquecer as saudades que já se fazem sentir) e para envolve-los numa dinâmica deliciosa com utentes e colaboradores daquela unidade residencial da Associação.

Os vo...

Ler mais