fbpx

Unidades Residenciais

Música, sardinha assada e amigos: São Pedro foi o mote para um grande arraial no Lar Integrado

Primeiro foi a música e não dava para enganar: ia haver festa. E com o DJ Punk (Fausto Sousa, dos 5ª Punkada) no comando da situação, seria certamente animada! Depois, um olhar mais atento permitia ver o colorido das decorações e, entre balões e bandeiras de papel, tudo parecia ‘dizer’ Santos Populares. Depois, mais uns pezinhos de dança aqui, um jogo tradicional acolá e o cheiro a sardinha assada (e não só) no ar e já ninguém duvidava que o dia ia ser muito divertido!

O cenário que descrevemos foi real e aconteceu ontem, no Lar Integrado da APCC, num arraial que teve tudo isto e, sobretudo, muita alegria! E se o dia era de São Pedro, houve muitos outros nomes a serem enunciados: Carlos, Regina, Marco, Fernanda, Luís e tantos outros, ao sabor das conversas partilhadas ou das histórias e anedotas trocadas.

Ler mais

No Dia de São João, houve um arraial no Lar de Apoio que começou a ser ‘semeado’ no início da primavera…

Tudo terminou no Dia de São João, num grande arraial no Lar de Apoio: música, dança, jogos, churrasco… Mas o início foi nos primeiros dias de primavera, quando começou a ser preparada uma deliciosa sopa com uma bonita história sobre amizade e cooperação, que também fez parte da ementa da festa… Pode parecer que estamos confusos e a misturar histórias muito diferentes, mas garantimos que, se lerem as próximas linhas, tudo vai fazer sentido!

Vamos então ao princípio, quando os jovens utentes daquela unidade residencial da APCC fizeram a sua própria sementeira e foram vendo germinar os pés de feijão – aprendendo, ao mesmo tempo, as virtudes da paciência, porque foi preciso esperar pela altura certa para dar os passos seguintes. E isso aconteceu no final da semana passada, colhendo os feijões, fazendo uma visita à Quinta da Conraria para apanhar mais alguns legumes e preparando a tal sopa especial, feita por todos!

E para cele...

Ler mais

O Mondego foi palco de uma incrível sessão de partilha – e de vela adaptada!

Dizia o poeta que navegar é preciso, mas acrescentamentos nós que igualmente indispensável é fazê-lo na companhia certa e pelos melhores motivos. Todas estas condições se verificaram no passado sábado, quando um grupo de utentes do Lar Integrado, do Lar de Apoio e do Lar Residencial da APCC se juntou a responsáveis e técnicos do Clube do Mar de Coimbra e da Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro para uma experiência incrível!

Entre a tranquilidade da água, o conforto do sol e a ajuda indispensável do vento, foi possível transformar uma sessão de vela adaptada numa espécie de sessão de prestidigitação: alguns medos transformaram-se em sorrisos, um certo nervosismo deu lugar ao entusiasmo e a magia da partilha deixou todos felizes. Foi uma manhã inesquecível em que difícil foi mesmo só a hora de voltar para as residências…

A ini...

Ler mais

Na Quinta da Conraria, um almoço foi um piquenique e foi também uma grande festa!

Amanhã é o Dia Internacional do Piquenique, mas nas unidades residenciais da APCC não deixamos para mais tarde o que podemos fazer hoje e, por isso, celebrámos aquela data… ontem! O grupo juntava utentes do Lar Integrado, do Lar de Apoio e do Lar Residencial e encontrou-se junto à Casa do Forno da Quinta da Conraria: consta que o piquenique é uma invenção francesa, mas temos a certeza de que nunca se viu um piquenique tão especial quanto este em nenhum lugar do mundo!

Desde logo, porque valorizamos cada vez mais a possibilidade de estarmos juntos e partilharmos bons momentos com os amigos. Depois, porque qualquer festejo é geralmente melhor se puder ser ao ar livre (mesmo que o tempo insista em não ajudar, como foi o caso). Finalmente, porque não faltaram boas razões – gastronómicas e não só – para dar um sabor especial à ocasião e transformar aquele almoço numa festa. E se a vida não é sempre um piquenique, é bom acreditar que pode ser!

O Dia...

Ler mais

O Lar Integrado também já tem um Mercadinho e nem os vizinhos resistiram!

Já havia o Mercadinho da Quinta e o Mercadinho do Centro, mas agora passou a existir na APCC também o Mercadinho do Lar… O modo de funcionamento e os objetivos são os mesmos – permitir que, depois de asseguradas as necessidades da instituição, os fresquíssimos produtos agrícolas da Quinta da Conraria cheguem a outras casas, nomeadamente as dos colaboradores. Mas, no Lar Integrado, há algumas diferenças…

Desde logo, porque é aberto à comunidade envolvente. Já ontem, na primeira edição, foram vários os ‘vizinhos’ daquela unidade residencial (situada na Rua Padre Manuel da Nóbrega) a aproveitarem para comprar couve coração, espinafres, alho-francês, laranjas ou nêsperas. E até houve quem tenha sabido do Mercadinho porque alguém do apartamento ao lado lhes bateu à porta a dizer que não podia deixar passar a oportunidade!

A outra dif...

Ler mais