fbpx

Unidades Residenciais

Memória e esperança: APCC celebrou os 10 anos do Lar Integrado

Esta semana, a APCC celebrou o 10.º aniversário do Lar Integrado Dr. José Mendes de Barros, olhando simultaneamente para o passado e para o futuro. Num dia cheio de momentos marcantes, dois terão sido particularmente simbólicos. Desde logo, a inauguração do novo ‘cantinho’ do jardim, que é também o início de uma intervenção que permitirá dar aos residentes a possibilidade de desfrutar mais daquele espaço, tanto no verão como no inverno.

Logo de seguida, outro momento pleno de significado, com a plantação de um abacateiro que, se assinala a primeira década daquela unidade residencial, mostra também os votos para os próximos anos, que se espera possam ser fortes e sustentáveis. E na escolha desta espécie, que dá frutos e tem folha perene, estão expressos outros desejos: que o Lar Integrado continue a dar proteção e a fazer frutificar a missão da instituição e o legado do seu patrono.

Ler mais

Crianças e jovens da Escola Básica e do Lar de Apoio viveram uma aventura entre os dinossauros

O Tiranossauro Rex, dado a sua posição no topo da cadeia alimentar e estatuto de estrela de cinema, pode dizer-se que já era famoso… Alguns, menos afamados, também não eram anónimos: o voador Pteranodonte ou o ágil Velociraptor, por exemplo… Já outros, seriam provavelmente desconhecidos, como o Stygimoloch com a sua cabeça espinhada, o Anquilossauro com a sua couraça óssea, o Protoceratops com os seus chifres faciais ou o Oviraptor com o seu bico sem dentes.

Mas do que falamos nós? De dinossauros, claro, mas em particular da visita que, no final da semana passada, as crianças da Escola Básica e do Lar de Apoio da APCC fizeram a uma exposição que reúne 50 exemplares daqueles animais, gigantes e em tamanho real, animatrónicos, fósseis e escavações. Foi uma tarde deslumbrante, em que a imaginação permitiu viver verdadeiras aventuras pré-históricas, que fez as delícias dos mais jovens… mas não só!

Ler mais

Inclusão, ambiente e desporto: utentes da APCC participaram em atividade de plogging em Miranda do Corvo

Foi um testemunho da possibilidade efetiva de conciliar num mesmo evento fatores que são decisivos para a construção de uma sociedade melhor: a inclusão social, a consciencialização ambiental e a prática desportiva. No passado dia 8 de dezembro, decorreu em Miranda do Corvo mais uma edição do Evento de Plogging Inclusivo, promovido pela Associação Abutrica, que contou com a participação de um grupo de utentes das unidades residenciais da APCC!

Para quem não conhece, plogging é uma atividade que combina correr com apanhar lixo – fundindo os verbos suecos plocka upp (apanhar) e jogga (correr) no novo verbo plogga – e que, neste caso, foi mesmo focada na vertente de limpeza dos espaços públicos. Mas não foi preciso aprender nenhuma língua estrangeira para conseguir demonstrar o poder das iniciativas comunitárias, mas também a importância de estas serem abertas à participação de todos.

Ler mais

A aventura de Aladino, Yasmin e dos utentes do Lar de Apoio da APCC proporcionou uma tarde mágica

E no passado sábado, os residentes do Lar de Apoio da APCC foram ali ao lado, ao Reino da Esmeralda Azul… Passaram pela feira local, onde havia grande alvoroço: um rapaz de coração generoso e ar sonhador tinha acabado de salvar uma rapariga, sem saber que se tratava da filha da sultana. Dali, seguiram com aquele inesperado par – Aladino e Yasmin eram os seus nomes – para uma aventura das arábias, com lâmpadas mágicas, faquires e muitas emoções!

Provavelmente, já descortinaram que tudo isto teve a ver com o espetáculo “Aladino”, que subiu ao palco do Auditório do Conservatório de Música de Coimbra e que, qual tapete voador, ‘pegou’ naqueles jovens utentes da Associação e os levou para um mundo de imaginação, liberdade e novos amigos! Foi uma tarde verdadeiramente fantástica, no sentido em que não faltaram o deslumbramento e o encantamento!

Para ...

Ler mais

Uma emocionante jornada para os utentes do Lar de Apoio na Serra da Lousã

O Talasnal foi o ponto alto do dia de ontem para os utentes do Lar de Apoio da APCC. Literalmente! Porque foi até àquela aldeia de xisto que, com tanto esforço como determinação, conseguiram chegar depois de se terem lançado ‘à conquista’ da Serra da Lousã. O percurso – que fizeram acompanhados por colaboradores daquela unidade residencial e do Departamento de Educação Física e Desporto – não era certamente fácil, mas foi ele próprio compensação mais do que suficiente, dada a sua beleza natural e magia muito própria.

Ao embrenharem-se na vegetação exuberante, ao mesmo tempo que vislumbravam ao longe as várias aldeias serranas, foi fácil para aqueles jovens perceberem a importância do respeito pela natureza. E até, com recurso à imaginação, ‘observar’ veados, corços ou javalis que se sabe percorrerem aqueles mesmos espaços. Já para não falarmos das lições sobre entreajuda ou da importância dos momentos de convívio!

Ler mais