fbpx

Jardim de Infância

No Centro de Reabilitação, houve uma Festa de Natal feita de partilha e celebração em família!

Afinal, o que é importante no Natal? Há, certamente, muitas possibilidades de resposta, mas na APCC acreditamos que tem tudo a ver com partilha, o que faz desta uma época tão especial… porque partilha é uma palavra-chave no quotidiano da instituição, que se expressa em todas as atividades e justifica, por exemplo, por que a Festa de Natal no Centro de Reabilitação é sempre feita pela comunidade APCC para a comunidade APCC!

Assim sucedeu, mais uma vez, no final da passada semana, com as crianças do Semi-Internato, os seus familiares, trabalhadores e dirigentes da Associação, todos reunidos para assistir a um verdadeiro desfile de talento, mas também fazer parte dele! Foi o que aconteceu na primeira atuação, juntando os mais pequenos e os mais crescidos numa emocionante dramatização, e nos números finais, em que foram os adultos a cantar e dançar para alegria generalizada!

Ler mais

Bolinhos, bolinhós, sorrisos e partilha: mais um Dia das Bruxas no Centro de Reabilitação

É já uma tradição do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral: quando o Dia das Bruxas se aproxima, portas e corredores começam a transformar-se num verdadeiro cenário de terror… mas daquele tipo que, ao invés de provocar medo, provoca sorrisos! E também é certo que, a cada ano, esses corredores são percorridos e essas portas são abertas pelas crianças da Escola Básica e do Jardim de Infância da APCC, celebrando entusiasticamente os Bolinhos e Bolinhós!

Assim foi ontem, mais uma vez, numa atmosfera marcada por doçuras e travessuras, entre bruxos divertidos, esqueletos bem-dispostos e zombies de sorriso rasgado, e na qual, em cada sala ou gabinete que se abria, havia sempre a imensa alegria dos trabalhadores da Associação, para quem este ritual não é menos importante. Porque afinal, muito mais do que as decorações sazonais, do que se trata é do fortalecimento dos laços entre os membros da comunidade APCC.

E com...

Ler mais

As fenomenais crianças da APCC receberam duas visitas inesperadas (uma foi o Pai Natal e a outra não foi menos surpreendente)

O Natal é sempre uma época muito aguardada no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, com as crianças da Escola Básica, do Jardim de Infância e do semi-internato no centro de todas as atenções, enquanto familiares, professores, auxiliares e outros profissionais e voluntários da APCC se juntam para uma grande festa. Este ano, escusado será dizer, não foi possível cumprir essa tradição, mas isso não quer dizer que o Pai Natal não tenha ido ao Vale das Flores…

No final da semana passada, foi essa inesperada visita que entrou pelas portas das salas de aula, perante o entusiasmo contagiante dos mais novos e a emoção indisfarçável dos mais crescidos. Houve presentes, pois claro, mensagens de esperança e muitos sorrisos. Afinal de contas, quem não gosta de uma boa surpresa, sobretudo quando feita com enorme carinho e alegria?

Aliás...

Ler mais

Carnaval do Centro de Reabilitação começou no País dos Brinquedos e foi até à Lua a fugir do tubarão (e outras saudáveis loucuras)

E ainda no capítulo de “Carnavais que são para levar muito a sério”, o que dizer do desfile do Centro de Reabilitação da APCC? Em boa verdade, já temos uma noção daquilo com que contar, mas cada ano é uma nova emoção: as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica abrem o concurso com muita cor e alegria e, quando seria razoável que as coisas acalmassem um pouco, colaboradores e voluntários levam a espetacularidade cénica e a loucura saudável a níveis inimagináveis!

Foi isso que voltou a suceder na tarde da passada sexta-feira, com o Noddy e os seus amigos a liderar o corso carnavalesco, vindo depois no seu encalço uns Irmãos Metralha e uns agentes da autoridade tão animados que, se o excesso de diversão fosse crime, teria sido necessário meter todos na prisão! Depois… bem, depois foi uma sucessão de cientistas malucos, exploradores espaciais, surfistas receosos (e um tubarão bastante amigável), canídeos com muita pinta, gaiteiras cozinheiras, artistas circenses, um gangue mafioso e até alguns cachos de uva!

Houve teve tanto ...

Ler mais

Elefantes e pandas, dançarinos (quase) profissionais, o Capuchinho e um lobo não tão mau, cantores bem afinados… houve de tudo na Festa de Natal do Centro de Reabilitação

Todos os anos por esta altura, há no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral da APCC uma Festa de Natal feita especialmente a pensar nas crianças: nas da Escola Básica, nas do Jardim de Infância e nas do semi-internato, mas também naquelas que ainda ‘vivem’ dentro dos seus familiares e dos professores, auxiliares, demais profissionais e voluntários da instituição. E foi esse mesmo momento mágico que ontem voltou a ser vivido e partilhado por todos!

A animação, já é tradição, fica por conta da ‘prata da casa’, dos mais pequenos aos mais crescidos. Assim, os meninos e meninas do Jardim de Infância levaram-nos primeiro numa expedição num sofá, com muitos viajantes vindos diretamente da selva. Depois, foi a vez de alguns dos colaboradores do Centro mostrarem que podiam estar a trabalhar na Broadway, com passos de dança que surpreenderam tanto quanto divertiram. Finalmente, as crianças da EB1 juntaram-se ao professor de música Paulo Jacob para interpretar um tema original que, mesmo ainda não tendo título, tinha muito ritmo e muitos sentimentos.

Ler mais