fbpx

Jardim de Infância

Sorrisos e arrepios (de alegria) na celebração do Dia das Bruxas no Centro de Reabilitação

Quando chegou o convite, há cerca de duas semanas, trazia um desafio e um convite da parte das crianças do Semi-Internato da APCC… O desafio era para que os trabalhadores do Centro de Reabilitação dessem asas à criatividade e decorassem as portas dos respetivos departamentos e serviços, de preferência recorrendo a materiais de desperdício, com adereços alusivos ao Dia das Bruxas… E é por isso que, desde segunda-feira, quem entra no Centro pode pensar que está na Casa Assombrada da Feira Popular!

O convite, esse, tinha uma data concreta e era absolutamente irrecusável: que na manhã do dia 30 de outubro, todos abrissem precisamente as suas portas a um desfile irresistível de pequenos fantasmas, vampiros, bruxos e outras criaturas arrepiantemente ternurentas e diabolicamente felizes! E assim se assistiu a um corrupio de alegria, com muitas doçuras e algumas – igualmente açucaradas – travessuras!

Ler mais

Todos a bordo! Crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica embarcaram no Comboio do Património para descobrir a Cidade!

Uma emocionante viagem, com partida de Santa Clara e passagem pelos principais pontos históricos e vistas mais deslumbrantes da cidade de Coimbra… É essa a experiência proposta pelo Comboio do Património, que as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC puderam viver anteontem! E foram tantas coisas para ver – algumas, pela primeira vez – que é difícil dizer quais fizeram brilhar mais intensamente os olhos de cada uma!

Entre a história e as estórias dos mosteiros de Santa Clara-a-Velha e Santa Cruz, o Museu Nacional de Machado de Castro e a Sé Nova, as vivências estudantis suscitadas pelo vislumbre da Universidade, da Associação Académica de Coimbra e de várias Repúblicas, as memórias de manhãs e tardes passadas no Jardim da Manga e no Jardim da Sereia ou o f...

Ler mais

No Centro de Reabilitação, houve uma Festa de Natal feita de partilha e celebração em família!

Afinal, o que é importante no Natal? Há, certamente, muitas possibilidades de resposta, mas na APCC acreditamos que tem tudo a ver com partilha, o que faz desta uma época tão especial… porque partilha é uma palavra-chave no quotidiano da instituição, que se expressa em todas as atividades e justifica, por exemplo, por que a Festa de Natal no Centro de Reabilitação é sempre feita pela comunidade APCC para a comunidade APCC!

Assim sucedeu, mais uma vez, no final da passada semana, com as crianças do Semi-Internato, os seus familiares, trabalhadores e dirigentes da Associação, todos reunidos para assistir a um verdadeiro desfile de talento, mas também fazer parte dele! Foi o que aconteceu na primeira atuação, juntando os mais pequenos e os mais crescidos numa emocionante dramatização, e nos números finais, em que foram os adultos a cantar e dançar para alegria generalizada!

Ler mais

Bolinhos, bolinhós, sorrisos e partilha: mais um Dia das Bruxas no Centro de Reabilitação

É já uma tradição do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral: quando o Dia das Bruxas se aproxima, portas e corredores começam a transformar-se num verdadeiro cenário de terror… mas daquele tipo que, ao invés de provocar medo, provoca sorrisos! E também é certo que, a cada ano, esses corredores são percorridos e essas portas são abertas pelas crianças da Escola Básica e do Jardim de Infância da APCC, celebrando entusiasticamente os Bolinhos e Bolinhós!

Assim foi ontem, mais uma vez, numa atmosfera marcada por doçuras e travessuras, entre bruxos divertidos, esqueletos bem-dispostos e zombies de sorriso rasgado, e na qual, em cada sala ou gabinete que se abria, havia sempre a imensa alegria dos trabalhadores da Associação, para quem este ritual não é menos importante. Porque afinal, muito mais do que as decorações sazonais, do que se trata é do fortalecimento dos laços entre os membros da comunidade APCC.

E com...

Ler mais

As fenomenais crianças da APCC receberam duas visitas inesperadas (uma foi o Pai Natal e a outra não foi menos surpreendente)

O Natal é sempre uma época muito aguardada no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, com as crianças da Escola Básica, do Jardim de Infância e do semi-internato no centro de todas as atenções, enquanto familiares, professores, auxiliares e outros profissionais e voluntários da APCC se juntam para uma grande festa. Este ano, escusado será dizer, não foi possível cumprir essa tradição, mas isso não quer dizer que o Pai Natal não tenha ido ao Vale das Flores…

No final da semana passada, foi essa inesperada visita que entrou pelas portas das salas de aula, perante o entusiasmo contagiante dos mais novos e a emoção indisfarçável dos mais crescidos. Houve presentes, pois claro, mensagens de esperança e muitos sorrisos. Afinal de contas, quem não gosta de uma boa surpresa, sobretudo quando feita com enorme carinho e alegria?

Aliás...

Ler mais