Jardim de Infância

Já começaram as Atividades de Verão: vai ser sempre a brincar até final de julho!

Depois de um longo ano letivo, é mesmo bom entrar de férias e poder, simplesmente, aproveitar o tempo livre para brincar com os amigos. E enquanto ainda não chega a altura de nos despedirmos por algum tempo dos nossos colegas de todos os dias, é ótimo ter essa liberdade de podermos continuar a ser companheiros de brincadeira. É para isso mesmo que servem as Atividades de Verão da APCC, que se iniciaram esta semana!

A meteorologia pode ter-nos obrigado a mudar os planos, que previam começar com uma ida à praia fluvial, mas não nos tirou a alegria e a determinação de nos divertirmos a sério! Assim, as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica começaram por realizar várias atividades no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e ainda saíram para aproveitar o ar livre e as muitas possibilidades de diversão proporcionadas pelo Parque Verde.

Ler mais

Com o ano letivo a acabar, a Escola e o Jardim de Infância da APCC puseram todos a marchar!

Ainda não foram mesmo as despedidas finais nem os últimos ‘Até já!’ porque ainda há muito para partilharmos antes das férias, mas a Festa Final do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC, que se realizou na passada sexta-feira, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, não foi menos emocionante por causa disso.

Foi um verdadeiro arraial popular, com tudo o que isso implica: os mais novos foram fantásticos a marchar com os seus arcos e balões, o Grupo de Cantares fez a festa com a alegria própria que só a música é capaz de proporcionar, os Semp’a Bombar marcaram o ritmo de uma tarde muito animada e até se descobriram entre os colaboradores da Associação verdeiros especialistas na difícil arte de bem assar a sardinha!

Ler mais

Do grão ao… bolo-rei! Crianças do Jardim de Infância foram à Quinta Pedagógica meter as mãos na massa!

Massa, passas, frutos secos, frutas cristalizadas… Os ingredientes tradicionais do Bolo-Rei não são segredo para ninguém, mas nem todos sabem como o fazer. Para a equipa da Quinta Pedagógica da APCC, ele não tem segredos, e as crianças do Jardim de Infância queriam muito conhecê-los. E assim, foi só preciso juntar todos na Casa do Forno da Quinta da Conraria e meter as mãos na massa!

A atividade decorreu ontem e foi também uma forma de lembrar a tradição natalícia do Dia de Reis. Com tudo muito bem explicado, os mais pequenos foram guiados pelo processo de fazer um bolo-rei e puderam até fazer eles próprios alguns destes bolos tipicamente portugueses. E todos eles com um brinde muito especial: muita alegria.

Esta ...

Ler mais

Houve uma estreia na Festa de Natal do Centro de Reabilitação e um repetente de barbas brancas que é sempre bem recebido

Em boa verdade, apesar das surpresas, já todos sabem o que esperar das festas de Natal do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral: largos sorrisos, imensos abraços, afinadas vozes e contagiantes gritos de alegria para chamar o Pai Natal. É por isso que as crianças da Escola Básica, do Jardim de Infância e do semi-internato da APCC, mas também os seus pais e encarregados de educação, além das professoras e auxiliares, já não dispensam este momento de convívio e alegria.

E foi assim que, na passada sexta-feira (15 de dezembro), e depois assistirem a um magnífico espetáculo pelo Teatrão, ‘invadiram’ o Centro para fazer a festa com os colaboradores da Associação. Talvez o ponto alto tenha sido a estreia de uma canção original, escrita pelo professor de música Paulo Jacob, que as nossas crianças cantaram com mestria… ou talvez tenha sido a chegada do Pai Natal e a distribuição de presentes (é difícil competir com momento tão especial)!…

Mas o que c...

Ler mais

O sapato da Gata Borralheira não foi a única coisa mágica que se viu na Festa de Natal do Centro de Reabilitação

161219_apcc_festanatalcrpc_thumbQuando o dia 25 de dezembro fica assim tão próximo, as crianças da Escola Básica, do Jardim de Infância e do semi-internato da APCC, bem como os seus pais, encarregados de educação e outros familiares, começam logo a pensar na Festa de Natal. Foram, por isso, enormes doses de alegria e magia que se viram no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral na passada sexta-feira.

A história da Gata Borralheira foi o tema de uma peça de teatro que deslumbrou todos e juntou em palco as crianças e colaboradores da Associação. E, para quem não viu, podemos garantir que se descobriram grandes talentos da representação, da dança e da música! E, no final, houve uma visita que, não sendo das mais inesperadas, é sempre das mais bem recebidas: o Pai Natal.

Ler mais