fbpx

As fenomenais crianças da APCC receberam duas visitas inesperadas (uma foi o Pai Natal e a outra não foi menos surpreendente)

O Natal é sempre uma época muito aguardada no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, com as crianças da Escola Básica, do Jardim de Infância e do semi-internato no centro de todas as atenções, enquanto familiares, professores, auxiliares e outros profissionais e voluntários da APCC se juntam para uma grande festa. Este ano, escusado será dizer, não foi possível cumprir essa tradição, mas isso não quer dizer que o Pai Natal não tenha ido ao Vale das Flores…

No final da semana passada, foi essa inesperada visita que entrou pelas portas das salas de aula, perante o entusiasmo contagiante dos mais novos e a emoção indisfarçável dos mais crescidos. Houve presentes, pois claro, mensagens de esperança e muitos sorrisos. Afinal de contas, quem não gosta de uma boa surpresa, sobretudo quando feita com enorme carinho e alegria?

Aliás, não foi uma surpresa, mas sim duas, porque, antes do Pai Natal, um grupo de profissionais da APCC ‘preparou o ambiente’, indo de sala em sala para cantar uma canção que começava com uma frase que explica tudo: «Os meninos da APCC são mesmo fenomenais». Os barretes e as hastes de rena ajudavam reforçar o sentimento natalício, mas nada o fazia tão claramente como os olhos – de crianças e adultos – cheios de alegria.

O Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra reúne diversas respostas da APCC, como é o caso do Jardim de Infância, que tem como objetivo desenvolver a autonomia, a cognição, a linguagem, a motricidade e a socialização. É ali que funciona também a Escola Básica do 1º Ciclo, pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, onde são elaborados programas educativos individuais tendo em consideração as potencialidades e necessidades educativas de cada aluno.