fbpx

Crianças da Escola Básica da APCC levaram os ‘filhos’ ao Hospital do Ursinho

A passada sexta-feira foi dia de injeções, curativos e radiografias para os alunos da Escola Básica da APCC. Mas não queremos induzir ninguém em erro: é verdade que foi dia de ir ao hospital, mas não foi um hospital qualquer… e se começaram por ler o título deste texto, já sabem que estamos a falar do Hospital do Ursinho, naquela que foi uma experiência cheia de sorrisos e boa disposição – que, como toda a gente sabe, são coisas que dão muita saúde!

Desde o início que todos se sentiram à vontade para confiar os seus peluches aos ‘senhores doutores’, os jovens estudantes de Medicina que os receberam nos diversos consultórios, fizeram os diagnósticos e prestaram os cuidados médicos necessários. Foi uma forma divertida de reforçar algo que, de alguma forma, já sabiam ou intuíam: ir ao médico, além de ter grande importância, pode também ser um momento reconfortante e de bem-estar.

Para os futuros clínicos, que têm no Hospital do Ursinho uma oportunidade única de lidar com os mais pequenos e trabalhar competências como a comunicação, as consultas com os ‘filhos’ das crianças da APCC permitiram ainda praticar a empatia e perceber como é indispensável que sejam criadas condições para que todas as pessoas tenham acesso a cuidados de saúde e um atendimento adequado. No final, portanto, todos saíram a ganhar!

O Hospital do Ursinho foi organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra e decorreu no Alma Shopping. Já na sua vigésima edição, esta iniciativa consiste na simulação de um hospital adaptado ao imaginário infantil, recebendo crianças entre os 2 e os 10 anos, com o objetivo de combater o medo dos hospitais e dos procedimentos médicos, característico destas idades.

A Escola Básica do 1.º Ciclo da APCC, que funciona no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, faz parte da rede escolar do Ministério da Educação, integrando o Agrupamento de Escolas Coimbra Sul. Autónoma em termos pedagógicos e de gestão, articula-se com a APCC e beneficia do apoio do serviço de Semi-Internato da instituição, assegurado por uma equipa que inclui profissionais de diversas áreas.