Crianças do Jardim de Infância foram ‘embaixadores’ da Oficina do Brinquedo numa manhã de emoções na CRITICAL Software

O Abi, os Bernardos, o Gabriel, a Leonor e a Mariana. No Jardim de Infância da APCC, eles aprendem a desenvolver a autonomia, a cognição, a linguagem e a motricidade, mas também – e isto não é menos importante – a brincar e a serem felizes. Mas ontem, o dia foi (ainda mais) especial e isso foi algo que ficou evidente logo quando as cores vivas dos balões que decoravam o Fikalab da CRITICAL Software lhes chamaram a atenção! Mas é importante começar por explicar o que foram eles fazer àquela conhecida empresa…

E essa é uma história que começa com uma constatação: há muitas coisas para as quais olhamos sem pensar verdadeiramente nelas… Por exemplo, quantas vezes já esteve com um brinquedo nas mãos e se perguntou se ele é adequado para qualquer criança? Na APCC, essa questão é colocada quotidianamente, e é por isso que carros telecomandados, bonecas ou jogos eletrónicos, entre muitos outros brinquedos, passam de normais a excecionais, ao serem adaptados para poderem passar a fazer parte das brincadeiras de todos.

Pois bem, na CRITICAL Software, também são já muitos os que percebem a importância que tem, por exemplo, aplicar um switch para tornar mais fácil interagir com o Super-Homem ou o Cão-Robô. É que, já por três vezes, colaboradores da empresa participaram em workshops de adaptação de brinquedos, dinamizados por profissionais da APCC, e puseram mãos à obra para aumentar o espólio de materiais disponibilizados na Oficina do Brinquedo da Associação.

A última dessas ocasiões foi no final do ano passado, quando no Fikalab (um espaço onde podem ser desenvolvidos projetos fora do âmbito profissional) se juntaram cerca de duas dezenas de pessoas. E chegamos então à manhã de ontem, em que os ‘novos’ brinquedos que resultaram daquela sessão foram entregues aos seis já referidos ‘embaixadores’ da Oficina do Brinquedo! E ainda houve música – a cargo da banda da empresa, os Estado Crítico (em formato reduzido e acústico) – e, como é fácil de perceber, muitas manifestações de emoção e carinho.

Os brinquedos ontem entregues à APCC – a maioria deles, oferecidos à Associação pela própria CRITICAL Software – irão agora integrar o espólio da Oficina do Brinquedo, podendo ser requisitados por famílias e escolas, presencialmente ou através da Internet (em www.tambemquerobrincar.org). A adaptação de brinquedos é uma das várias atividades levadas a cabo naquele serviço da Associação, no sentido de tornar o brincar acessível a todos.

A Oficina do Brinquedo da APCC tem um vasto conjunto de recursos lúdico-pedagógicos e de estimulação, adaptados ou desenvolvidos de raiz. Dirigida a crianças e jovens e, por conseguinte, às famílias e comunidades socioeducativas, disponibiliza brinquedos, jogos, livros, multimédia ou outro material através de um sistema de requisição.

A CRITICAL Software é uma empresa, baseada em Coimbra mas com implantação internacional, especializada no desenvolvimento de soluções de software e serviços de engenharia de informação para o suporte de sistemas críticos orientados à segurança, à missão e ao negócio de empresas.