fbpx

Projetos

A primeira vez a ‘voar’: APCC e projeto “RunFree” proporcionaram estreia na tricicleta a uma dezena de crianças

Cerca de dez crianças e jovens entre os 4 e os 13 anos, utentes de várias respostas da APCC, experimentaram pela primeira vez, no último sábado, as sensações de correr numa tricicleta, durante o evento “Corro com Asas nos Pés”, que teve lugar na pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra. E, apesar da inexperiência dos participantes, a única coisa difícil foi mesmo ter de ir embora!… O entusiasmo foi tal, que até alguns dos familiares presentes – bem como as nossas voluntárias europeias – não perderam a oportunidade de fazer umas corridas!

A verdade é que ninguém conseguiu ficar parado e, fazendo jus ao nome do encontro, não faltou quem ‘voasse’ com a liberdade proporcionada pela tricicleta – que é o nome do veículo, mas também de uma disciplina em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios. Trata-se de uma vertente do atletismo adaptado dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé.

Mas a...

Ler mais

Primeiro foi a estreia online, mas agora o álbum de histórias do espetáculo “mim” está a ser aberto para os utentes da APCC

Foi em dezembro do ano passado que “Mim”, um álbum de histórias em forma de espetáculo, se deu a conhecer. Apesar de isso ter acontecido em formato online, dadas as contingências do tempo que então se vivia, esta criação do coletivo Sala T (um dos dois grupos de teatro da APCC) foi desde o início pensada para ser apresentada ao público. E foi isso que, ontem, pôde finalmente acontecer pela primeira vez, com o elenco e a professora de teatro Mariana Nunes a convidarem para a Sala do Teatro da Quinta da Conraria um grupo de utentes da Associação.

Ao vivo e tão perto dos protagonistas quanto possível, viram serem abertas as portas dos armários daquele espaço e revelados todos os objetos e histórias – pessoais e sobre a instituição – que neles se guardam. São histórias de pessoas que todos ali conhecem e até alguns dos episódios dramatizados seriam reconhecíveis, mas as formas de contar trouxeram novas cores (e sons!) que a plateia absorveu com toda a atenção.

Ler mais

Importante revista científica internacional publica artigo escrito no âmbito de projeto de marketing social coordenado pela APCC

O Journal of Social Marketing, uma importante revista científica internacional nas áreas do marketing e da gestão da tecnologia e da inovação, acaba de publicar um artigo com o título “Bringing social marketing closer to the disability field” (“Trazendo o marketing social para mais perto do campo da deficiência”, numa tradução livre), produzido no âmbito do projeto “SIM – Social Inclusion Marketing”, coordenado pela APCC e que reúne ainda parceiros da Bulgária, Espanha e Suiça.

O artigo em causa foi escrito pelos investigadores espanhóis Jose Manuel Gil Guzman, Asuncion Hernandez-Fernandez e Pedro Canales-Ronda, nele sendo abordadas as vantagens que os programas de formação em marketing social para profissionais com deficiência podem apresentar na melhoria da abordagem aos problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência.

Ler mais

Punk(ada)’s not dead, ou a contagem decrescente para o primeiro disco dos 5ª Punkada

Os 5ª Punkada são uma banda semelhante a muitas outras bandas. São constituídos por um vocalista, dois guitarristas, uma teclista e um baterista, uma formação parecida com muitas outras. Menos comum, só mesmo o facto de terem sido formados na APCC e a sua longevidade, porque já existem há quase 28 anos. Os seus sonhos, são os mesmos de outros grupos: editar um disco e atuar ao vivo, por exemplo. E se o segundo já foi concretizado mais de 300 vezes, em Portugal e no estrangeiro, o segundo só agora está a tornar-se realidade.

Desde a semana passada que, na Sala da Música da Quinta da Conraria, está a ser gravado o primeiro disco dos 5ª Punkada! E aqui somos obrigados a falar de algo que os diferencia substancialmente de outras bandas, porque não são muitas as que possuem a mesma energia vital ou o mesmo espírito inequivocamente punk, pelo que, para conseguir captá-los e registá-los para a posteridade, tivemos de reunir uma equipa de exceção…

Assim...

Ler mais

Fisioterapeutas da APCC tiveram formação prática sobre tricicleta, no âmbito do projeto europeu “RunFree”

Há já vários anos que a tricicleta é uma das disciplinas desenvolvidas no âmbito das atividades do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, pelo que também para os profissionais de fisioterapia da instituição ela não constitui uma novidade. Mas todas as oportunidades são boas para aprofundar conhecimentos, pelo que foi muito bem recebida a iniciativa de realizar uma sessão interna de formação prática, dirigida em particular àqueles técnicos, que decorreu no início desta semana.

Ainda por cima, a formadora foi a atual selecionadora nacional de tricicleta, além de treinadora da Associação, Ana Nunes, que demonstrou não só alguns aspetos mais diretamente relacionados com a prática da disciplina, bem como as possibilidades – sobretudo, ao nível da qualidade de vida – que ela abre em particular a crianças. E claro que houve ainda oportunidade para experimentar verdadeiramente a liberdade de movimento que a tricicleta proporciona!…

Esta ...

Ler mais