Projetos

Eco-Escolas: parceria entre APCC e Escola Alice Gouveia terminou… mas só por este ano letivo!

Desde 2011 que a APCC tem vindo a colaborar com a Escola Básica dos 2.º e 3º Ciclos Maria Alice Gouveia no campo da agricultura biológica, no âmbito do programa Eco-Escolas. Esta parceria tem permitido que formandos da área de jardinagem da Associação se desloquem regularmente àquele estabelecimento de ensino para, em colaboração com os alunos, fazer todo o trabalho relacionado com a criação e manutenção de hortas escolares.

O projeto relativo a 2016/2017 teve ontem (7 de junho) a última das suas 14 sessões, que levaram a que fossem realizadas tarefas como a limpeza de canteiros, a renovação de plantas, a sacha da terra, a sementeira, a incorporação de composto, a rega, a poda ou a colheita, entre muitas outras. Ao longo do ano letivo, estiveram envolvidos formandos da APCC dos cursos de Operador de Jardinagem e Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes e alunos dos 6.º e 9.º anos daquela escola do Agrupamento Coimbra Sul.

Ler mais

APCC integra consórcio Ageing@Coimbra para contribuir para o envelhecimento saudável

A APCC integra desde fevereiro deste ano o consórcio Ageing@Coimbra, formado por entidades ligadas à saúde e à cidadania, que visa a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do envelhecimento ativo e saudável. Foi neste contexto que decorreu, no final da semana passada, uma primeira reunião de trabalho, onde foi feita uma primeira abordagem ao papel que a Associação poderá desempenhar nesta rede de parceiros.

No encontro, foram passadas em revista as competências instaladas na instituição e possíveis contributos para o consórcio, elencadas necessidades e desafios desta parceria e abordadas perspetivas, soluções e trabalhos futuros. Estiveram presentes responsáveis tanto do Ageing@Coimbra como da APCC, da Direção e das áreas clínica e de reabilitação, além do Gabinete de Projetos.

Ler mais

APCC trabalha com outras organizações europeias para melhorar intervenção com famílias em dificuldades

A APCC encontra-se a desenvolver um projeto que tem como objetivo desenvolver novas qualificações, produtos de formação e metodologias que permitam aos técnicos sociais e outros profissionais adotar intervenções mais eficazes no trabalho com famílias em situações complexas e de múltiplas dificuldades. Desenvolvido em conjunto com outras quatro entidades de outros tantos países europeus, o Projeto LIFE decorre desde setembro do ano passado e tem final previsto para agosto de 2019.

A partir de um estudo base – centrado nas realidades de Portugal, Eslovénia, Itália, Noruega e Suécia – constatou-se que a intervenção junto destas famílias raramente resulta numa mudança real nas estruturas familiares e nos serviços prestados. Dessa forma, este projeto atuará ao nível da atualização dos conhecimentos e da qualificação de profissionais (de áreas como o serviço social, o bem-estar infantil, a saúde mental, a segurança social ou a educação) numa perspetiva de inovação.

Ler mais

APCC realizou certificação de competências adquiridas no projeto CriArte

O projeto CriArte, dinamizado pela Cáritas Diocesana de Coimbra e em que a APCC é um dos parceiros, foi lançado há pouco mais de um ano e tem vindo a contribuir para a aquisição de competências de autonomia e empregabilidade de mulheres residentes em bairros sociais. Agora, com a intervenção direta do Centro Qualifica da Associação, várias participantes da iniciativa viram aquelas aprendizagens serem reconhecidas formalmente.

O processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) abrangeu 10 mulheres, tendo decorrido entre setembro e dezembro de 2016. Para o efeito, técnicos da APCC trabalharam diretamente com as formandas, no Centro Comunitário S. José da Cáritas de Coimbra, tendo no final sido obtidas duas certificações escolares ao nível do 4.º ano de escolaridade e oito ao nível do 6.º ano.

Ler mais

Ligação entre música e tecnologias da informação é objetivo de projeto europeu com participação da APCC

Entre hoje e amanhã, realiza-se em Iaşi, na Roménia, a segunda reunião do projeto “Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Musical”, que junta a APCC a outras oito organizações europeias no objetivo comum de promover formas de aprendizagem mais eficientes e efetivas através da aplicação da tecnologia no ensino da música. Trata-se de uma iniciativa dirigida a jovens adultos, em particular aos que se interessam pelas TIC e pela música.

Neste contexto, cada parceiro desenvolverá e partilhará estratégias para usar a tecnologia como forma de compreender a música de diferentes culturas, por exemplo, dando a conhecer instrumentos tradicionais e léxicos musicais próprios de cada um dos países envolvidos, estimulando a criação de composições originais ou promovendo atuações ao vivo. As TIC servirão, portanto, de base essencial para as experiências musicais e exploração de semelhanças, diferenças e diversidade entre cidadãos.

Ler mais