Projetos

APCC recebe novo grupo de alunos do Myerscough College para estágio de formação de duas semanas

Já há vários anos que a APCC e o Myerscough College – a maior instituição do Reino Unido na educação e formação especializadas para as indústrias agrária e do desporto – colaboram em projetos no campo da formação, nomeadamente através do acolhimento na Associação de alunos daquela escola britânica para períodos de estágio. Foi neste âmbito que mais um grupo (oito estudantes e quatro professores) chegou ontem a Coimbra e aqui ficará até ao dia 22 de junho.

Durante este período, participarão em atividades formativas, mas também em momentos socioculturais. Assim, depois de um primeiro dia em que foram recebidos pelo presidente da Direção da APCC, Antonino Silvestre, e conheceram o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e a Quinta da Conraria, irão agora ser integrados em áreas e serviços da instituição, como a Quinta Pedagógica “O Caracol”, Quinta Biológica, Eco-Aromas, Hipoterapia e Desporto. Realizarão ainda visitas a pontos de interesse histórico e turístico da região.

Ler mais

APCC participa em projeto internacional para a melhoria dos serviços de apoio domicliário

A APCC está a desenvolver, com parceiros de Itália, França, Bélgica e Roménia, um projeto que tem como objetivo identificar as melhores práticas existentes e introduzir melhorias significativas no campo da assistência domiciliária. Com o DARE, as entidades envolvidas pretendem influenciar os atores sociais para repensar e replanear o sistema atual, criando dessa forma um modelo flexível no âmbito das necessidades existentes nesta área.

Neste âmbito, decorreu recentemente uma reunião de trabalho em Bruxelas (Bélgica), em que, além de contactos com o poder político local (nomeadamente, com o vereador da Demografia, Família e Idosos), foi apresentado um conjunto de iniciativas e projetos relacionados com os serviços domiciliários, todos muito focados nas relações de proximidade e de bairro enquanto garante da preservação do ambiente e da qualidade de vida.

Ler mais

Primeiro Encontro do projeto “Change ton Regard” apontou para a necessidade de transformação das relações sociais

Autodeterminação, participação e comunicação. Estas foram as palavras-chave do debate “Alterar a representação sobre a pessoa com deficiência por uma cidadania mais ativa – que inclusão?”, que decorreu no passado dia 16 de março, mas também de toda a semana que durou o primeiro encontro do projeto europeu “Change ton Regard” – que reúne a APCC, a La Ferme Nos Pilifs (Bélgica) e o Collectif T’Cap (França) – que aquela iniciativa veio encerrar.

Este último momento de reflexão e partilha juntou diversos atores sociais e políticos dos três países envolvidos, tendo saído reforçada a ideia de que uma verdadeira transformação da forma como a sociedade olha para as questões da deficiência só pode ocorrer se esta for encarada como um móbil para a inovação e a melhoria das relações sociais e das organizações.

Inter...

Ler mais

APCC promove encontro e debate com parceiros de Bélgica e França para desafiar as representações sociais sobre a deficiência

Se uma visão assistencialista e focada na desvantagem e incapacidade ainda persiste socialmente em matérias relacionadas com a deficiência, o que pode ser feito – nomeadamente, pelas instituições e profissionais que operam na área – para alterar essa situação? É isso que vai estar em cima da mesa num encontro promovido pela APCC e que reunirá profissionais, pessoas com deficiência e responsáveis políticos de Portugal, Bélgica e França.

Desde ontem e até ao final desta semana, representantes da Ferme Nos Pilifs (Bruxelas) e do Collectif T’cap (Nantes) estarão em Coimbra para promover o intercâmbio e a partilha de experiências e vivências conjuntas. Ao longo destes dias, irão ficar a conhecer diversas atividades regulares da APCC, envolvendo as áreas de expressões, desporto, voluntariado, psicologia e Oficina do Brinquedo.

Ler mais

Profissionais da APCC e professores e alunos do ISCTE discutiram Projeto LIFE

No âmbito do Projeto LIFE, em que a inovação é encarada como um fator chave no desenvolvimento de uma melhor qualidade de serviços para famílias em situações complexas e de múltiplas dificuldades, teve lugar no final da passada semana uma sessão de trabalho que envolveu elementos da APCC, representante de Portugal nesta iniciativa, e do ISCTE-IUL, cuja área de Serviço Social desempenha um importante papel de colaboração.

A ocasião serviu para realizar um fórum de discussão, em que se fez uma revisitação do projeto e o respetivo ponto da situação e se discutiram metodologias e ações para o seu desenvolvimento futuro, e ainda um encontro que reuniu docentes e estudantes daquela instituição de Ensino Superior e profissionais da equipa LIFE.

Ler mais