Projetos

APCC recebeu crianças do Ensino Básico para um conto sensorial que lhes permitiu viajar pelo espaço

E se viajássemos ao espaço no gomo de uma tangerina? É este o desafio lançado pela APCC em “SENTI-CONTO-ESPA-CONTO-SENSA”, um espetáculo multimédia que é também um conto sensorial e que foi ontem (14 de dezembro) apresentado a um grupo de alunos da EB1 de Vendas de Ceira.

Nesta aventura embarcaram, além destes pequenos viajantes espaciais, 12 utentes da Unidade de Reabilitação de Deficientes Profundos (URDP) e do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Associação e técnicos e professores das áreas da educação especial, música e artes visuais. Todos juntos, usaram a nave espacial ‘estacionada’ na Sala Multiusos da Quinta da Conraria para viajar entre planetas que eram também sentidos.

Ler mais

“Isto não é uma exposição” já foi inaugurada, sessões repetem-se entre hoje e quarta-feira

Decorreram na passada sexta-feira (8 de dezembro) as três primeiras sessões de “Isto não é uma exposição”, a iniciativa da APCC que é um encontro entre a terapia ocupacional e a arte e que se repetirá nos próximos dias 11, 12 e 13. Os visitantes puderam perceber como objetos comuns do quotidiano precisam de ser adaptados para serem usados por pessoas com deficiência, mas também assistir e participar em jogos e num mini-espetáculo inspirados por esses mesmos objetos.

Foi assim que se descobriu, por exemplo, que as colheres usadas nas rotinas de alimentação são todas dobradas na sua nova forma pelo ‘Homem mais forte do mundo’, ou pelo menos que é isso que a imaginação pode permitir supor. Ou que a comunicação é sempre possível, mesmo quando existem obstáculos, e que há objetos que podem ajudar a superá-los.

Ler mais

APCC convida para “Isto não é uma exposição”, um encontro entre a terapia ocupacional e a arte

Se isto não é uma exposição, o que é? É um encontro entre a terapia ocupacional e a arte. É uma visita a um mundo que não é como costuma. É um convite ao público para ter limites de faz de conta. “Isto não é uma exposição” consiste numa visita guiada que termina num Experimentário, que decorrerá no Welcome Center e na Loja 3 do Convento São Francisco, nos dias 8, 11, 12 e 13 de dezembro.

Trata-se de uma iniciativa da APCC, em que colaboradores e utentes da instituição levarão os visitantes numa viagem por objetos comuns, pelas suas adaptações em contextos de terapia e por situações dramatizadas em que a imaginação ultrapassa a realidade.

Ler mais

Eco-Escolas: parceria entre APCC e Escola Alice Gouveia terminou… mas só por este ano letivo!

Desde 2011 que a APCC tem vindo a colaborar com a Escola Básica dos 2.º e 3º Ciclos Maria Alice Gouveia no campo da agricultura biológica, no âmbito do programa Eco-Escolas. Esta parceria tem permitido que formandos da área de jardinagem da Associação se desloquem regularmente àquele estabelecimento de ensino para, em colaboração com os alunos, fazer todo o trabalho relacionado com a criação e manutenção de hortas escolares.

O projeto relativo a 2016/2017 teve ontem (7 de junho) a última das suas 14 sessões, que levaram a que fossem realizadas tarefas como a limpeza de canteiros, a renovação de plantas, a sacha da terra, a sementeira, a incorporação de composto, a rega, a poda ou a colheita, entre muitas outras. Ao longo do ano letivo, estiveram envolvidos formandos da APCC dos cursos de Operador de Jardinagem e Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes e alunos dos 6.º e 9.º anos daquela escola do Agrupamento Coimbra Sul.

Ler mais

APCC integra consórcio Ageing@Coimbra para contribuir para o envelhecimento saudável

A APCC integra desde fevereiro deste ano o consórcio Ageing@Coimbra, formado por entidades ligadas à saúde e à cidadania, que visa a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do envelhecimento ativo e saudável. Foi neste contexto que decorreu, no final da semana passada, uma primeira reunião de trabalho, onde foi feita uma primeira abordagem ao papel que a Associação poderá desempenhar nesta rede de parceiros.

No encontro, foram passadas em revista as competências instaladas na instituição e possíveis contributos para o consórcio, elencadas necessidades e desafios desta parceria e abordadas perspetivas, soluções e trabalhos futuros. Estiveram presentes responsáveis tanto do Ageing@Coimbra como da APCC, da Direção e das áreas clínica e de reabilitação, além do Gabinete de Projetos.

Ler mais