Projetos

Já arrancou projeto que junta APCC e parceiros de Bélgica e França no objetivo de promover o acesso à cultura (em particular, a música) para todos

Quando, há pouco mais de um ano, se fez o balanço final do projeto europeu “Change ton Regard” – que juntou a APCC, a Nos Pilifs (Bélgica) e o Collectif T’Cap (França) em torno do objetivo de alterar as representações sociais sobre a deficiência – todos os parceiros concordaram na necessidade de aprofundar as reflexões então feitas. Foi neste contexto que surgiu outro projeto, denominado “Change 2 Regard”, que teve na passada semana o seu arranque, em Nantes (França).

Juntando técnicos daquelas mesmas instituições (embora esta nova iniciativa venha a contar também com a participação da organização canadiana RIPPH – Réseau International sur le Processus de Production du Handicap, do Conservatório de Música de Coimbra e da Casa da Música), esta primeira reunião de trabalho permitiu programar o trabalho a realizar e determinar os passos mais próximos.

Entre...

Ler mais

APCC acolheu Conferência Final de projeto europeu que junta pessoas com doença mental, técnicos e forças de segurança

A APCC organizou ontem, na Quinta da Conraria, a Conferência Final do TRUST, o projeto europeu que juntou parceiros de Portugal, Roménia, Holanda e Espanha com o objetivo de implementar mudanças e novas direções na área da justiça, a fim de reduzir o encaminhamento das pessoas com doença mental para o sistema judicial, permitindo antes o seu direcionamento para tratamento e assistência adequados.

Este encontro serviu para apresentar os processos e resultados obtidos até ao momento e contou com intervenções de Carla Barbosa (CDB – Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra), Dora Redruello (APCC / CDB), Nina Sthal (Universidade de Maastricht) e Rui Coelho de Moura (Comando Distrital da PSP de Coimbra). Intervieram também Fernando Filipe de Oliveira, presidente da APCC, e André Dias Pereira, presidente do CDB.

O pro...

Ler mais

Comitiva da APCC presente no encontro final do projeto DARE com parceiros de outros quatro países europeus

Dirigentes e colaboradores da APCC e de outras seis entidades europeias participaram na passada semana, em Pádua, na Itália, no último encontro do projeto europeu DARE. Foi mais uma oportunidade para conhecer e debater práticas e metodologias na área dos serviços de assistência domiciliária, sempre com o foco na inovação.

A iniciativa juntou participantes oriundos de Portugal, Itália, França, Bélgica e Roménia e permitiu a realização da quinta e última reunião transnacional daquele projeto, de um focus group interno, de um workshop com outras partes interessadas e de um conjunto de visitas técnicas a vários serviços que atuam em áreas de interesse para o DARE.

Ler mais

Primeira etapa do projeto europeu Magister, para a melhoria dos serviços na área da saúde mental, está concluída

O último de quatro módulos de formação realizados no âmbito do projeto MAGISTER teve lugar na passada semana, em Bucareste, com a presença de dez colaboradores da APCC – num grupo de 24 participantes, oriundos ainda da Roménia e da Áustria. Com a conclusão do curso, que corresponde à primeira fase daquele projeto europeu, os profissionais envolvidos estão agora mais capacitados para desenvolver o seu trabalho junto de utentes afetados por alguma forma de doença mental.

Os objetivos finais são, porém ainda mais ambiciosos, pelo que se seguirá uma nova etapa, de formação de formadores. Pretende-se, desta forma, contribuir para a disseminação de boas práticas – como identificadas e desenvolvidas no MAGISTER – na prestação de serviços na área da saúde mental, não só nas instituições diretamente envolvidas, mas também, de forma mais generalizada, nos seus países de origem.

Ler mais

Projeto que pretende trazer inovação ao trabalho com famílias multidesafiadas teve última conferência em Coimbra

A APCC recebeu na Quinta da Conraria, no final da semana passada, a Conferência Final do Projeto LIFE, uma iniciativa internacional que procura desenvolver intervenções mais eficazes no trabalho com famílias em situações complexas e de múltiplas dificuldades. Os objetivos principais foram encerrar institucionalmente o projeto junto das entidades que foram partes interessadas (stakeholders) e divulgar os resultados obtidos, refletindo sobre a sua incorporação nas organizações.

O evento foi aberto por Fernando Filipe de Oliveira, presidente da Direção da APCC, e contou com palestras de Graça Gonçalves e Élia Costa (respetivamente, coordenadora do LIFE e assistente social na APCC), Jorge Ferreira e Maria João Pena (docentes do ISCTE-IUL) e Sónia Guadalupe (docente no Instituto Superior Miguel Torga). Houve ainda espaço para uma dinâmica no formato ‘world café’, dedicada ao tema “Aprender a Inovar com as Famílias”, e para a apresentação de conclusões.

Ler mais