fbpx

Projetos

Documentário sobre os 5ª Punkada selecionado para festival internacional de promoção musical

“Somos Punks ou Não?”, o documentário que partilha o título com o primeiro disco editado pelos 5ª Punkada e que mostra o seu processo de gravação, foi anunciado entre a seleção de filmes a exibir durante a feira e festival de promoção musical WOMEX 22, que terá lugar de 19 a 23 de outubro, em Lisboa. O filme realizado por Telmo Soares fará parte da secção do evento destinada a novos projetos e colaborações, que decorrerá na Altice Arena.

O WOMEX é um dos eventos mundiais mais importantes para os profissionais da indústria da música, sendo esta a segunda vez que se realiza em Portugal. O ciclo de cinema – para o qual foram selecionadas 21 obras de diversos países – faz parte de um programa mais alargado, que inclui também concertos, palestras e uma entrega de prémios.

Ler mais

APCC reforça parceria com reconhecida universidade húngara

A parceria da APCC com a Universidade Eötvös Lorand tem sete anos e permitiu já a diversos estudantes daquela instituição de ensino húngara realizar estágios de trabalho em Portugal, bem como outras formas de mobilidade profissional. Foi no âmbito desta relação que duas docentes estiveram esta semana em Coimbra para visitar diversos serviços da Associação e contactar com os seus profissionais e dirigentes.

As professoras Anita Virányi e Mónika Macher (ambas da Faculdade de Necessidades Educativas Especiais Bárczi Gusztáv) puderam, desta forma, discutir e partilhar experiências, comparando as realidades dos dois países, em particular na área do ensino especial e da educação inclusiva. A oportunidade serviu ainda para perceber, em particular, as mudanças que tiveram de ser implementadas no funcionamento diário da APCC no contexto da pandemia da Covid-19.

Ler mais

Inclusão, participação, acesso e diferença foram algumas das ideias em destaque em mesa redonda que juntou agentes diversos da área musical

A experiência pessoal de Fátima Pinho nas relações quotidianas e também nos palcos como teclista dos 5ª Punkada, o trabalho de Hugo Ferreira e da ‘sua’ Omnichord com a banda pop/rock da APCC e a importância que atribuem à promoção da diferença, a vontade do Conservatório de Música de Coimbra e do seu subdiretor Hugo Brito de abrir as portas a essa diferença e contrariar a prática histórica daquelas escolas como locais de exclusão e o entusiasmo da investigadora e docente Cristina Faria com o muito que se pode fazer ao nível do ensino e da formação de professores para promover a participação de todos.

Foram estes os pontos principais da mesa redonda “Música e Deficiência – um diálogo em construção”, na qual se discutiu o acesso à cultura por parte das pessoas com deficiência, nomeadamente à prática e à criação musical. A iniciativa decorreu no dia 15 de julho, no Auditório do Conservatório, integrada no projeto europeu “Change 2 Regard”, dinamizado pela APCC com instituições parceiras da Bélgica, França e Canadá.

Antes...

Ler mais

Projeto “Change 2 Regard”: mesa redonda sobre música e deficiência cruza experiências de artistas, promotores e academia

O acesso à cultura, nomeadamente à prática e à criação musical, por parte das pessoas com deficiência vai ser o mote para uma mesa redonda, que terá lugar no dia 15 de julho e em que marcarão presença músicos, promotores musicais, investigadores, professores e outros intervenientes em vários estágios do processo de produção artística. Trata-se de uma iniciativa que pretende ainda dar a conhecer os resultados do projeto “Change 2 Regard”, dinamizado pela APCC com instituições parceiras da Bélgica, França e Canadá.

O tema central será abordado de perspetivas diversas, que irão do processo colaborativo que levou à gravação e edição do primeiro disco dos 5ª Punkada e posterior digressão de promoção, ao papel desempenhados pelos conservatórios e pelas instituições de ensino superior. Antes deste espaço de discussão, serão apresentados os produtos finais realizados no âmbito do referido projeto europeu, nomeadamente um manual de boas práticas sobre música, tecnologia e acessibilidade.

Ler mais

Projeto “Change 2 Regard”: reunião em França permitiu aprofundar trabalho sobre inclusão social e prática musical

Cerca de dois meses depois do último encontro, na Bélgica, os parceiros do projeto europeu “Change 2 Regard” voltaram a encontrar-se, desta vez em França, para dar seguimentos aos trabalhos desta iniciativa que pretende questionar o papel da inclusão social no acesso à prática musical, à formação e ao vínculo social. A acompanhar o grupo de profissionais da APCC que marcaram presença (e de que faziam parte quatro membros da banda 5ª Punkada) estiveram ainda dois elementos ligados ao Conservatório de Música de Coimbra.

Do programa desta reunião transnacional fez parte mais uma interpretação ao vivo da peça audiovisual “Pontes Sonoras” – já anteriormente apresentada em Coimbra e Bruxelas – uma criação do grupo pop/rock da APCC e os alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório, com a colaboração de alunos do curso de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores e do curso de Dança da Escola Artística do Conservatório, que aborda a questão da gestão emocional em tempos de pandemia.

Ler mais