fbpx

Projetos

APCC reforça parcerias, ajudando a completar formação de estagiárias de Espanha

A APCC recebeu esta semana um grupo de oito alunas espanholas, da área de cuidado a pessoas em situação de dependência, que irão realizar estágios na instituição, entre março e maio (em diferentes períodos). Os primeiros contactos serviram para dar as boas-vindas e fazer as apresentações, tendo já as jovens sido entretanto integradas nas respostas e serviços em que irão desenvolver as atividades.

Trata-se de estudantes de duas escolas, nomeadamente o Instituto de Educación Secundaria Jálama (sediado em Moraleja, na província de Cáceres, e já com colaborações anteriores deste tipo com a APCC) e o Instituto de Educación Secundaria Rosa Chacel (localizado em Madrid), que cumprirão desta forma o objetivo de ter uma experiência relevante para a sua futura atividade profissional.

Ler mais

diversHUBility: APCC é parceira em projeto inovador para a empregabilidade de pessoas com deficiência na União Europeia

A APCC e diversos parceiros europeus acabam de dar início a um projeto inovador e ambicioso – o diversHUBility. Esta iniciativa tem como objetivo fundamental a criação de estratégias e ferramentas inovadoras para melhorar as competências e as oportunidades de empregabilidade das pessoas com deficiência. A reunião de parceiros, que se realizou remotamente no final da passada semana, marcou o ponto de partida para uma jornada que se estenderá até ao final de 2025.

Promover o fortalecimento e a autoconsciência das pessoas com deficiência, capacitando-as para superar obstáculos e torná-las membros plenamente integrados na vida económica e social da União Europeia é o ponto central do diversHUBility. Entre os objetivos definidos, estão a criação de estratégias de acompanhamento para o desenvolvimento do empreendedorismo em contextos altamente inovadores e de Instâncias de apoio aos decisores políticos na implementação de estratégias dirigidas a estes trabalhadores, por exemplo.

Ler mais

APCC distinguida no Prémio Capacitar: vai ‘nascer’ uma Quinta Sensorial na Quinta da Conraria!

A APCC foi uma das entidades premiadas na 14.ª edição do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar, cuja cerimónia de entrega decorreu ontem em Lisboa, no Centro Cultural de Belém. Com o financiamento da candidatura apresentada, num montante a rondar os 32 mil euros, será criado, na Quinta da Conraria, um espaço sensorial que irá oferecer um programa de percursos e atividades lúdico-pedagógicas e terapêuticas, proporcionando aos visitantes o contacto com a natureza e estimulação dos sentidos.

Esta Quinta Sensorial permitirá capacitar pessoas com deficiência e vulnerabilidades acrescidas, com vista à promoção da sua inclusão e bem-estar, mas também estabelecer um programa, na natureza, para visitantes com e sem deficiência. Será, por isso, dirigida a utentes da Associação e de instituições similares, crianças e jovens em idade escolar, assim como a profissionais da área social, famílias, cuidadores e comunidade em geral.

A partir de...

Ler mais

Alunos espanhóis prepararam estágios a arrancar em breve com visita para conhecer a APCC

Ainda este mês, a APCC receberá em estágio quatro alunos do Curso Profissional Técnico em Atenção a Pessoas em Situação de Dependência, do Instituto de Educación Secundaria Jálama (Espanha), repetindo a experiência já ocorrida em 2022. Mas, para facilitar a integração daqueles jovens, eles puderam já ontem ficar a conhecer a instituição, ao realizar uma visita ao Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, Quinta da Conraria e Lar Integrado, na qual foram acompanhados por alguns dos seus professores.

Ao longo do dia, puderam conversar com dirigentes e técnicos da Associação, tendo um primeiro contacto com as diversas respostas e serviços oferecidos e começando já a antever o período formativo prático que se seguirá. A visita serviu ainda para analisar as condições para a realização dos estágios em causa e para auscultar expetativas, na certeza de que este foi apenas o primeiro passo de um caminho que será feito em conjunto.

Ler mais

Vida independente também foi mote para workshops dirigidos a profissionais e destinatários

Na semana em que se assinala o Dia Europeu da Independente (5 de maio), este tema esteve no centro das atenções na APCC. Ontem, um dia depois do Seminário Internacional “Desafios à Participação – 3 Anos de Assistência Pessoal”, questões como a assistência pessoal, as políticas para a inclusão ou a importância da autodeterminação voltaram a ser discutidas, desta vez com a realização de dois workshops, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral. Como ponto comum, registou-se a presença de Michael Holden, que dinamizou ambas as sessões.

Diretor da ENIL – Rede Europeia de Vida Independente, Holden é uma personalidade com contributos reconhecidos para a definição de políticas no seu país e internacionalmente, além de líder de uma empresa social que emprega apenas pessoas com deficiência, tendo sido agraciado com a Medalha do Império Britânico pelos seus feitos e serviço público à comunidade com deficiência. A sua experiência e disponibilidade para trocar ideias foram, assim, uma oportunidade valiosa.

Ler mais