Projetos

Ligação entre música e tecnologias da informação é objetivo de projeto europeu com participação da APCC

Entre hoje e amanhã, realiza-se em Iaşi, na Roménia, a segunda reunião do projeto “Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Musical”, que junta a APCC a outras oito organizações europeias no objetivo comum de promover formas de aprendizagem mais eficientes e efetivas através da aplicação da tecnologia no ensino da música. Trata-se de uma iniciativa dirigida a jovens adultos, em particular aos que se interessam pelas TIC e pela música.

Neste contexto, cada parceiro desenvolverá e partilhará estratégias para usar a tecnologia como forma de compreender a música de diferentes culturas, por exemplo, dando a conhecer instrumentos tradicionais e léxicos musicais próprios de cada um dos países envolvidos, estimulando a criação de composições originais ou promovendo atuações ao vivo. As TIC servirão, portanto, de base essencial para as experiências musicais e exploração de semelhanças, diferenças e diversidade entre cidadãos.

Ler mais

Diretor, professores e alunos de importante faculdade britânica estão na APCC no âmbito de programa europeu

170328_APCC_MeyerscoughCollege_thumbUm diretor, quatro docentes e oito estudantes do conceituado Myerscough College, a maior instituição do Reino Unido na educação e formação especializadas para as indústrias agrária e do desporto, estão desde ontem na APCC, no âmbito de um projeto que junta as duas instituições, integrado no programa europeu Erasmus +.

Durante duas semanas, aqueles alunos realizarão um estágio de trabalho, com atividades sobretudo na Quinta da Conraria, mas também no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, com o objetivo de reforçar competências básicas e aptidões de aprendizagem que possam contribuir para o seu sucesso socioprofissional. Esta iniciativa, já realizada em anos anteriores, inclui ainda um conjunto de momentos socioculturais, como visitas à região.

Ler mais

APCC destacada por boas práticas na educação e formação inclusivas

160926_apcc_relatoriaava_thumbO trabalho da APCC nas áreas da educação e formação, em particular na utilização de metodologias de reconhecimento de competências com pessoas com deficiência e incapacidade, foi destacado no relatório final do projeto AVA – Action Plan for Validation, coordenado pela EAEA – Associação Europeia para a Educação de Adultos, a maior organização continental nesta área.

A experiência e a ação concreta da APCC são salientadas naquele documento em particular como exemplo na capacidade de sensibilização, liderando na criação de redes que criem condições para a participação de grupos em situação de desvantagem. Em concreto, é referido o trabalho com agências governamentais na criação de normas que asseguram o acesso e sucesso de pessoas com deficiência a instâncias de validação.

Ler mais

Primeiros frutos do projeto CriArte já chegaram à Oficina do Brinquedo

160919_apcc_projetocriarte-oficinabrinquedo_thumbOs primeiros livros e brinquedos desenvolvidos no âmbito do projeto CriArte para a Oficina do Brinquedo da APCC chegaram no final da passada semana ao seu destino. E foram entregues pelas próprias ‘artesâs’ em cujas mãos ‘nasceram’, numa visita ao Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral.

A oportunidade serviu ainda para que, em conjunto com responsáveis da Cáritas Diocesana de Coimbra, pudessem contactar diretamente com alguns dos recursos já existentes na Oficina do Brinquedo, muitos deles desenvolvidos pelos colaboradores desse serviço. Desta forma, o conhecimento adquirido, bem como a troca de ideias que foi possível estabelecer, servirá para tornar ainda mais adequados os futuros materiais resultantes desta parceria.

Ler mais

APCC apresentou Bocciateca a instituições da região

Workshop BocciatecaTécnicos e professores de instituições de solidariedade social da região de Coimbra participaram ontem (30 de junho) num workshop de apresentação do projeto de criação da primeira bocciateca do país, dinamizado pela APCC.

A sessão decorreu no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e permitiu tomar contacto não só com o projeto, mas também com algumas regras e conceitos da própria modalidade e em particular da vertente de boccia sénior. Além de uma explicação breve sobre as regras e os fundamentos do jogo, foram ainda dinamizados alguns encontros entre os participantes.

Ler mais