Projetos

Primeira etapa do projeto europeu Magister, para a melhoria dos serviços na área da saúde mental, está concluída

O último de quatro módulos de formação realizados no âmbito do projeto MAGISTER teve lugar na passada semana, em Bucareste, com a presença de dez colaboradores da APCC – num grupo de 24 participantes, oriundos ainda da Roménia e da Áustria. Com a conclusão do curso, que corresponde à primeira fase daquele projeto europeu, os profissionais envolvidos estão agora mais capacitados para desenvolver o seu trabalho junto de utentes afetados por alguma forma de doença mental.

Os objetivos finais são, porém ainda mais ambiciosos, pelo que se seguirá uma nova etapa, de formação de formadores. Pretende-se, desta forma, contribuir para a disseminação de boas práticas – como identificadas e desenvolvidas no MAGISTER – na prestação de serviços na área da saúde mental, não só nas instituições diretamente envolvidas, mas também, de forma mais generalizada, nos seus países de origem.

Ler mais

Projeto que pretende trazer inovação ao trabalho com famílias multidesafiadas teve última conferência em Coimbra

A APCC recebeu na Quinta da Conraria, no final da semana passada, a Conferência Final do Projeto LIFE, uma iniciativa internacional que procura desenvolver intervenções mais eficazes no trabalho com famílias em situações complexas e de múltiplas dificuldades. Os objetivos principais foram encerrar institucionalmente o projeto junto das entidades que foram partes interessadas (stakeholders) e divulgar os resultados obtidos, refletindo sobre a sua incorporação nas organizações.

O evento foi aberto por Fernando Filipe de Oliveira, presidente da Direção da APCC, e contou com palestras de Graça Gonçalves e Élia Costa (respetivamente, coordenadora do LIFE e assistente social na APCC), Jorge Ferreira e Maria João Pena (docentes do ISCTE-IUL) e Sónia Guadalupe (docente no Instituto Superior Miguel Torga). Houve ainda espaço para uma dinâmica no formato ‘world café’, dedicada ao tema “Aprender a Inovar com as Famílias”, e para a apresentação de conclusões.

Ler mais

Já houve aromáticas e râguebi, mas há muito mais (agricultura e desporto) à espera dos alunos do Myerscough College em estágio na APCC

Não é uma parceria tão antiga quanto a aliança luso-britânica, mas podemos assegurar que é bastante forte e acarinhada pela APCC: a relação entre a Associação e o Myerscough College, a maior instituição do Reino Unido na educação e formação especializadas para as indústrias agrária e do desporto, dura já há vários anos e tem sido concretizada, nomeadamente, através do acolhimento em Coimbra de alunos daquela escola inglesa para períodos de estágio.

Foi neste contexto que um grupo de oito estudantes e quatro professores – de áreas como a agricultura, a horticultura e a pecuária – iniciou esta semana um estágio de trabalho e aprendizagem, que será centrado sobretudo nas atividades desenvolvidas na Quinta da Conraria. Estão previstos ateliês nos setores de EcoAromas, Quinta Biológica e Quinta Pedagógica, mas também haverá lugar para o desporto.

Ler mais

Técnicos de Portugal, Áustria e Roménia reunidos na APCC tendo em vista a melhoria de serviços na área da saúde mental

Mais de duas dezenas de profissionais na área da saúde mental, oriundos de Portugal, Áustria e Roménia, estão desde ontem em Coimbra, no âmbito de um curso de formação promovido pelo projeto europeu MAGISTER, o qual pretende contribuir para aumentar a qualidade dos serviços prestados neste domínio e, dessa forma, promover a inclusão social das pessoas afetadas por alguma forma de doença mental.

Até ao final desta semana, aqueles técnicos participarão em diversas sessões – todas realizadas no Centro de Reabilitação da APCC – dedicadas a temas como personalidade, traumas, conflitos, abordagens terapêuticas, formas de intervenção ou métodos inovadores de comunicação, entre outros. Este será o segundo de quatro módulos deste curso, tendo o primeiro sido realizado em março passado, em Bucareste (Roménia) e estando os próximos previstos para junho e julho deste ano.

Ler mais

Diretora de instituto de reconhecida universidade húngara visitou a APCC no âmbito de parceria

Desde 2015, foram já vários os estudantes da Universidade Eötvös Lorand, da Hungria, que realizaram estágios de trabalho na APCC. A colaboração entre as duas instituições tem sido estreita e com benefícios mútuos, extensivos aos alunos participantes, pelo que foram muito positivos os sinais recolhidos pela diretora do Instituto de Necessidades Educativas Especiais para Pessoas com Comportamento e Cognição Atípicos daquele estabelecimento de ensino superior, numa visita à Associação.

Durante a sua estadia em Coimbra, na passada semana, Anita Virányi ficou a conhecer várias valências da APCC – esteve no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e na Quinta da Conraria – mas pôde também acompanhar durante algum tempo a aluna Orsolya Zsövenyi-Lux, atualmente a realizar um estágio de 12 semanas na Associação, dirigido para as áreas da pedagogia e do trabalho com crianças com paralisia cerebral.

Ler mais