Projetos

APCC é parceira em projeto europeu para melhorar a qualidade de vida das pessoas com doença mental e que envolve técnicos e forças de segurança

Pessoas com doença mental, técnicos de instituições e agentes das forças de segurança: todos estão envolvidos nos objetivos e no desenvolvimento do projeto TRUST – Tailoring Law and Health Initiatives to promote Inclusion on Mental Illness, em que a APCC é parceira do Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra e de outras entidades da Espanha, Holanda e Roménia.

Os impactos diretos da iniciativa passam por, junto das pessoas com perturbações mentais, promover a qualidade de vida, reforçar a autodeterminação e alcançar progressos na educação e formação. Junto dos agentes policiais, pretende-se aumentar o conhecimento sobre a área da saúde mental e a capacidade de comunicação com aquelas pessoas, bem como prepará-los para intervir em situações de crise. Já com os técnicos, propõe-se aumentar as suas qualificações e promover uma melhor relação com esta população.

Assim...

Ler mais

Colaboradores da APCC e parceiros europeus avaliam inovações nos serviços às famílias, em semana de formação a decorrer em Coimbra

Através do Projeto LIFE, a APCC e os seus parceiros internacionais procuram desenvolver novas qualificações, produtos de formação e metodologias que conduzam a intervenções mais eficazes no trabalho com famílias em situações complexas e de múltiplas dificuldades. É com este enquadramento que cerca de trinta profissionais e académicos de Portugal, Eslovénia, Itália, Noruega e Suécia se encontram atualmente em Coimbra para uma semana intensa de formação.

Ao longo dos próximos dias, serão avaliadas particularmente as micro-inovações que cada profissional – de áreas como o serviço social, o bem-estar infantil, a saúde mental, a segurança social ou a educação – aplicou no trabalho diário na sua instituição, após ter sido verificada a necessidade de introdução das mesmas numa r...

Ler mais

APCC procura encontrar respostas inovadoras na reabilitação, em projeto que promove a mobilidade e a aprendizagem dos colaboradores

Numa instituição como a APCC, é essencial procurar sempre melhorar a qualidade dos serviços prestado às pessoas com deficiência, encontrando respostas inovadoras para os desafios colocados pelos novos paradigmas sociais e económicos. Foi neste contexto que um grupo de colaboradores da Associação esteve na Noruega, para realizar um programa de formação no campo da reabilitação da paralisia cerebral.

Entre os dias 5 e 9 de novembro, foi possível àqueles profissionais conhecer as práticas e o enquadramento da atividade do Centro Hospitalar de Vestfold – um hospital regional com valências reconhecidas ao nível do diagnostico, avaliação funcional e tratamento – através da observação direta do trabalho desenvolvido e de visitas às infraestruturas e serviços associados.

Ler mais

Parceiros de projeto europeu sobre utilização das TIC na educação musical reuniram em Coimbra (e até puderam escutar os Ligados às Máquinas)

Desde o início de 2017 que a APCC e outras oito organizações europeias têm vindo a trabalhar em conjunto no projeto “Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Musical”, com o propósito de promover formas de aprendizagem mais eficientes através da utilização da tecnologia no ensino da música. Neste âmbito, teve lugar no final da passada semana, em Coimbra, a reunião final da iniciativa, que juntou representantes de todos os parceiros refletiram sobre o trabalho realizado.

A ocasião serviu refletir sobre as ações levadas a cabo e também para apresentar o trabalho desenvolvido pela APCC neste contexto – as estratégias e os recursos utilizados pela incorporar a tecnologia nas vertentes terapêutica, recreativa, educacional e artística da abordagem à música na instituição – o que permitiu, por exemplo, que os participantes no encontro assistissem a um ensaio dos Ligados às Máquinas, a orquestra de samples cujos membros apresentam as suas composições originais fazendo ‘disparar’ amostras sonoras (de canções ou de sons da televisão e da publicidade) utilizando o corpo da forma mais conveniente a cada um, utilizando um hardware específico.

Ler mais

“Change ton Regard”: APCC e parceiros analisaram resultados e continuidade deste projeto europeu

O projeto “Change ton Regard”, que junta a APCC às organizações Nos Pilifs (Bélgica) e Collectif T’Cap (França) em torno do objetivo de alterar as representações sociais sobre a deficiência, teve esta semana a sua reunião final de trabalho, em Coimbra. Representantes dos três parceiros fizeram ao longo de dois dias o balanço do trabalho realizado até ao momento e avaliaram as possibilidades de desenvolvimento desta colaboração.

Em cima da mesa estiveram as temáticas cuja necessidade de intervenção se revelou mais necessária, em termos institucionais e políticos, ao longo do trabalho até agora realizado, como a cultura, o emprego, a cidadania, a vida social ou a parentalidade. Foi também discutida uma proposta de continuidade deste projeto, através de uma candidatura conjunta para um novo projeto europeu que permita aprofundar as reflexões agora feitas.

Ler mais