Desporto

António Marques de regresso a Portugal e já de olhos postos no Europeu de boccia

O atleta António Marques já está de regresso de Sevilha, onde voltou a representar Portugal numa grande competição internacional, desta feita o Open Mundial de Boccia que decorreu naquela cidade espanhola. O veterano jogador – o que há mais tempo compete em provas desta modalidade em todo o mundo – foi acompanhado, como é habitual, pelo seu treinador e parceiro de competição Emílio Conceição.

Em Espanha, António Marques participou na competição coletiva, como membro da equipa BC1/BC2, e individual, no torneio para a categoria BC1, com resultados distintos: enquanto que a equipa de Portugal não conseguiu passar da primeira fase, o atleta da APCC venceu o seu grupo de qualificação e acabou por atingir os quartos-de-final.

Ler mais

António Marques em Sevilha para representar Portugal em Open Mundial de Boccia

O jogador de boccia António Marques já se encontra em Sevilha para participar no Open Mundial que decorrerá naquela cidade espanhola entre hoje e o dia 7 de agosto. Será a segunda competição internacional em menos de um mês para o atleta da APCC, que no último Open Regional de Pozan (Polónia), no início de julho, conquistou uma medalha de ouro na vertente de equipas e outra de prata na competição individual da categoria BC1.

Oliveirinha – como é conhecido no meio desta modalidade – somará assim mais uma internacionalização a uma longa carreira que faz dele o jogador que há mais tempo compete em todo o mundo. A acompanhá-lo voltará a estar outro veterano do circuito internacional de boccia, o seu treinador e parceiro de competição de há mais de duas décadas, Emílio Conceição.

Ler mais

APCC homenageou a campeoníssima Sandra Semedo

Quando entrou pela primeira vez na APCC como utente, ainda criança, ou quando, em 2012, aqui começou a praticar tricicleta, dificilmente a Sandra Semedo imaginaria que, alguns anos depois, estaria a ser homenageada pela instituição. Mas foi precisamente isso que aconteceu ontem, quando dirigentes e colaboradores se juntaram para celebrar os seus feitos desportivos.

E a emoção que a Sandra não conseguiu esconder foi também a emoção de todos os presentes, conhecedores das suas qualidades de persistência, empenho e coragem. Entre eles, e igualmente com direito a um tributo especial, estava Ana Nunes, treinadora da atleta e recentemente nomeada selecionadora nacional de tricicleta, também ela com uma longa ligação à APCC: são já 12 anos.

Ler mais

Utentes e técnicos do Departamento de Desporto ‘remaram’ para o final da época desportiva

O final da época 2016/2017 está mesmo muito perto e, por isso, os utentes e técnicos do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC aproveitaram as últimas semanas para, nunca descurando a prática desportiva, celebrarem os progressos feitos e os resultados obtidos no último ano. E a canoagem no rio Mondego foi um ótimo pretexto para todos descontraírem e se divertirem (e ainda apanhar algum sol).

E esta foi uma época muito especial, que teve como ‘aperitivo’ a participação do atleta de boccia António Marques nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, onde conquistou, com a equipa BC1/BC2 de Portugal, uma medalha de bronze. Seguiu-se a ‘abertura oficial’ do ano desportivo, com a tradicional Caminhada do Departamento de Desporto, e onze meses com muita superação e entrega.

Ler mais

Sandra Semedo conquistou duas medalhas no Campeonato do Mundo de Tricicleta

A atleta Sandra Semedo conquistou uma medalha de ouro e outra prata no Campeonato do Mundo de Tricicleta, que se disputou na Dinamarca e teve anteontem o último dia de provas. A triciclista da APCC é agora campeã mundial da categoria RR2 nos 400 metros e vice-campeã nos 200, tendo ainda obtido um ótimo quarto lugar nos 100.

Sandra, de 29 anos, junta estas duas medalhas às três conseguidas no ano passado na Taça do Mundo de Tricicleta, confirmando-se assim como um dos grandes nomes desta modalidade a nível mundial. É ainda a atual campeã de Portugal de todas as distâncias da sua categoria e detentora de sete recordes portugueses nas classes RR2 e RR3.

Ler mais