Desporto

Campeonato Nacional: há cada vez mais boas notícias para a tricicleta da APCC

Foi mais uma grande competição para a atleta Sandra Semedo, que revalidou três títulos de campeã nacional de tricicleta, mas o Campeonato Nacional de Tricicleta, que se disputou ontem em Lisboa, trouxe mais notícias positivas para a APCC. Desde logo, a participação de quatro atletas – o número mais elevado dos últimos anos – a saber: a Sandra, o António Sequeira, o João Vaz e a Mariana Amado.

E se a Sandra Semedo se destacou na sua categoria (RR2), triunfando nos 200, 400 e 800 metros e chegado ao 2º lugar nos 100 (aumentando, desta forma, o número de medalhas já conquistadas por si nesta competição para 27), é de enaltecer ainda o título de campeão nacional RR1 nos 100 metros do João e o de vice-campeã RR2 também nos 100 metros da Mariana, tendo assim a APCC chegado às seis medalhas.

Ler mais

Câmara de Soure apoia Mariana Silva, jovem jogadora de boccia da APCC

Mariana Silva, que integra a equipa da boccia da APCC, teve ontem uma grande surpresa quando se preparava para iniciar mais um treino: uma nova e moderna calha, que lhe permitirá não só melhorar o seu jogo, como também tirar ainda mais prazer da prática desportiva. Treinadores, colegas e o pai da Mariana foram testemunhas privilegiadas da grande alegria da jovem atleta e do entusiasmo com que lançou as primeiras bolas.

Os próximos tempos serão de adaptação ao novo equipamento – um instrumento de auxílio permitido a jogadores com maior comprometimento dos movimentos – e, como sempre tem sido o caso, de muito empenho em jogar cada vez melhor. Recorde-se que a Mariana Silva, que compete na categoria BC3, estreou-se no início deste ano em provas do principal escalão etário, quando participou no Campeonato Regional de Boccia de Individuais BC3.

Ler mais

Jogar e aprender em boa companhia, foi assim o Nacional de Esperanças de boccia para a APCC

A Ana Laura Ferreira, o Gabriel Carvalho e o Miguel Amador foram as esperanças do boccia da APCC que envergaram as cores da Associação em mais um Campeonato Nacional de Sub-21 e Sub-14, que decorreu no passado sábado, na cidade da Maia. E se os dois primeiros jovens atletas já tinham experiência nestas andanças, vale a pena destacar a estreia do Miguel, de apenas 7 anos, que até conseguiu ganhar o seu primeiro jogo!

E se não podemos deixar de referir a medalha de bronze conquistada pela Ana Laura na competição de skills dos Sub-14 (categoria BC3), é importante sublinhar sobretudo o ambiente positivo em que decorreu esta prova, com o enfoque a ser dar dado à aprendizagem, à confraternização e à competição saudável. Para os atletas da APCC – bem como para os técnicos da instituição e para os familiares – foi uma fantástica experiência!

Ler mais

Campeonato Nacional de Verão: os nadadores da APCC voltaram a encher-nos de orgulho!

A equipa de natação da APCC – constituída pela Bárbara Gomes, Carolina Lourenço, Matilde Gaspar, Joel Pereira, José Costa e Ruben Santos – esteve no passado fim de semana em ação, no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada e temos excelentes notícias para dar: há mais 13 medalhas a brilhar nas vitrinas dos troféus conquistados pela Associação!

Esta contagem faz destacar a Carolina (uma medalha de ouro e duas de prata), a Bárbara (três de prata), a Matilde (duas de bronze e, na categoria de Esperanças, mais quatro de ouro) e o José (uma de bronze), mas é importante realçar igualmente os sete novos recordes pessoais alcançados: três pela Bárbara e um pela Carolina, pela Matilde, pelo Ruben e pelo Joel. Entre os muitos motivos de orgulho proporcionados pelos nossos nadadores, vale a pena destacar ainda o 4º lugar na classificação geral obtido na vertente feminina.

Ler mais

António Marques ‘de bronze’ consegue mais uma medalha numa prova internacional

António Marques, atleta da APCC, conquistou a medalha de bronze na competição individual da categoria BC1 do Open Mundial de Boccia de Montreal. Acompanhado, como é habitual, pelo seu treinador Emílio Conceição, acrescentou assim mais uma conquista internacional a uma carreira recheada de títulos, que fazem dele, por exemplo, o praticante da modalidade com mais medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos.

O terceiro lugar de Oliveirinha – como é conhecido no seio da modalidade – foi conseguido em disputa direta com o brasileiro José Carlos Oliveira, num disputado jogo que terminou com o resultado de 4-3. Foi o culminar de um percurso em que o jogador português alcançou cinco vitórias e chegou às meias-finais. Na competição que decorreu em território canadiano, o desportista da APCC integrou ainda a equipa portuguesa da categoria BC1/BC2, que chegou ao final da sua prova no quarto lugar.

Ler mais