Desporto

Com a época a terminar, o Departamento de Desporto juntou utentes para um dia dedicado à canoagem (e ao convívio)

Na APCC, quando começa a aproximar-se o final da época desportiva, é preciso começar a reduzir o ritmo e a preparar o descanso que se segue antes de todos voltaram para o novo ano. Talvez não se possa dizer já que é uma tradição, mas um dia de canoagem no rio tem sido muitas vezes a forma escolhida para os utentes que participam nas atividades do Departamento de Educação Física e Desporto esgotarem os últimos ‘cartuchos’.

E foi isso que voltou a acontecer no final da passada semana, com alguns dos protagonistas do ano desportivo da instituição a juntarem-se para momentos de convívio muito divertidos, cheios de descontração e alegria. Houve, portanto, uma energia muito positiva no encerramento de uma época em que todos superaram novos desafios e estabeleceram novas metas para alcançar!

Ler mais

Formandos da APCC experimentaram a tricicleta e o boccia e provaram que tudo se pode alcançar

«Quanto mais andava, mais vontade tinha de andar… de voar!» A frase pertence a Solange Santos e descreve as sensações que teve quando se estreou a praticar a modalidade de tricicleta, mas podia ser de qualquer outro dos formandos do programa de Reabilitação e Atualização de Competências da APCC que ontem tiveram um dia dedicado ao desporto.

No âmbito da unidade de Competências para a Vida Diária, também a Andreia Oliveira, a Elisabete Simões, o Eugénio Santos, a Helga Ferreira e o Miguel Alexandre puderam experimentar pela primeira vez duas modalidades das quais nem todos já tinham ouvido falar: a tricicleta e o boccia. E tiveram ‘professoras’ de exceção: Ana Nunes, treinadora de ambas e selecionadora nacional de tricicleta, e Sandra Semedo, atleta da Associação que já conquistou cinco medalhas em Campeonatos e Taças do Mundo de Tricicleta.

Apesa...

Ler mais

O boccia da APCC ainda não foi de férias… mas foi às Férias!

O título pode parecer confuso, mas é até bastante simples de explicar: a época 2017/2018 de boccia já está terminada, mas na APCC jogadores e técnicos ainda não foram de férias e vão fazendo alguns treinos de final de ano… e não só! Ontem, por exemplo, a Liliana Ferreira (campeã regional da categoria BC3) e a treinadora Ana Nunes estiveram nas Férias de Verão na Quinta ’18 para fazer uma demonstração desta modalidade.

Para os cerca de trinta aventureiros que frequentam a segunda semana do programa de atividades de verão da Quinta Pedagógica “O Caracol” foi uma descoberta e uma emoção. A maior parte deles nunca haviam tido contacto com deste desporto, mas desde logo perceberam como pode ser exigente – porque exige habilidade, mas também grande sentido de estratégia – e, ao mesmo tempo, muito divertido.

E bas...

Ler mais

Open Mundial de Boccia da Póvoa de Varzim: António Marques volta a defender as cores nacionais

O atleta António Marques começa hoje a competir no Open Mundial de Boccia que se realizará na Póvoa de Varzim. Trata-se de mais uma competição em que o jogador da APCC voltará a representar Portugal, ele que é o praticante da modalidade que há mais tempo compete em provas internacionais em todo o mundo, tendo a sua estreia ocorrido em 1986.

Integrado na Seleção Nacional que marcará presença na Póvoa de Varzim estará também Emílio Conceição, treinador de Marques e que já o acompanha há mais de duas décadas. A ‘comitiva’ da APCC é completada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto, que desempenhará a função de árbitra neste importante evento, o último a ter lugar antes do Campeonato do Mundo e que reunirá alguns dos melhores atletas do planeta.

Ler mais

APCC dá força ao slalom: quatro atletas participaram em Encontro Nacional

O slalom é uma das apostas no sentido de procurar diversificar o conjunto de modalidades desportivas para pessoas com deficiência praticadas em Portugal. Também por isso, e enquanto pioneira nesta área no nosso país, a APCC não podia deixar de marcar presença no I Encontro Nacional de Slalom em Cadeira de Rodas, que decorreu no dia 22 de junho, em Febres.

A Catarina Santos, o Diogo Sacramento, a Maria Inês Rodrigues e a Mariana Silva foram os atletas que representaram a Associação nesta iniciativa, uma equipa que misturou a vontade dos que experimentaram a modalidade pela primeira vez com o entusiasmo de quem retomou o contacto com a mesma. Para todos, foi uma experiência bastante positiva, que deixou muita vontade de que seja repetida.

Ler mais