fbpx

Desporto

Troféu das Fogaceiras mostrou boa forma dos nadadores da APCC… e agora, venham os Nacionais!

É já no final deste mês que terá lugar o Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada e – como se não bastasse já o habitual empenho e reconhecido entusiasmo dos nadadores da APCC – todas as oportunidades são boas para preparar esse que é um dos dois momentos mais altos do calendário da modalidade em Portugal. Foi, por isso, com toda a determinação que a equipa de natação da Associação se deslocou a Santa Maria da Feira no último fim de semana, para disputar mais uma edição do Troféu das Fogaceiras.

E no regresso, lá vinha mais uma vez a bagagem cheia de bons resultados! A equipa da APCC – que foi constituída pela Bárbara Gomes, a Carolina Lourenço, o Joel Pereira, a Matilde Gaspar e o Ruben Santos – conseguiu bater oito recordes pessoais e encher mais o medalheiro, com cinco medalhas (duas de ouro, uma de prata e duas de bronze).

Ler mais

E na primeira prova do novo ano, os nadadores da APCC mostraram a capacidade de superação de sempre

Não têm sido tempos fáceis, com as regras impostas pela pandemia a levarem a sucessivas alterações nas rotinas pessoais e desportivas, mas os nadadores da APCC têm respondido com uma resiliência admirável e com a sua já mais do que comprovada capacidade para se superarem a si mesmos. Ontem, no III Open de Natação Adaptada da Associação de Natação de Coimbra, não foi diferente e o esforço conjunto acabou mesmo por resultar num terceiro lugar por equipas, a primeira subida coletiva ao pódio nesta prova. Só podem existir, por isso, palavras de elogio para a Bárbara Gomes, a Carolina Lourenço, o Joel Pereira, a Matilde Gaspar e o Ruben Santos!

Em termos individuais, destaque para os cinco mínimos para o Campeonato Nacional alcançados pelo Joel (tendo as três nadadoras da equipa confirmado as marcas que já tinham obtido), para os dois recordes pessoais batidos pela Bárbara e a Carolina e as três melhores marcas pessoais estabelecidas pela Matilde. Quanto ao medalheiro, registou quatro medalhas para a Bárbara e para a Carolina e três para a Matilde. Tudo somado, foi um domingo em grande!

Ler mais

Nadadores da APCC iniciaram a época desportiva com os ‘ingredientes’ do costume: esforço e superação

Foi a primeira prova de natação da época em curso para os nadadores da APCC e o mínimo que podemos dizer é que há coisas que não mudam: muito esforço, enorme superação e, em consequência disso, resultados que deixaram toda a gente de sorriso no rosto! Estão, portanto, de parabéns a Bárbara Gomes, a Carolina Lourenço, o Joel Pereira, a Matilde Gaspar e o Ruben Santos, que foram os representantes da instituição no Campeonato Regional de Juniores e Seniores de Piscina Curta, que se disputou no passado fim de semana, em Coimbra.

E há mesmo muitos destaques para fazer: para os rapazes, este foi o muito ansiado regresso à competição, depois da interrupção provocada pela pandemia, no início de 2020; foram batidos mais seis recordes pessoais pela equipa da APCC; e a medalha alcançada pela Matilde levou-a a um pódio partilhado com uma atleta da natação pura, numa bonita celebração da verdadeira inclusão!

Ler mais

A APCC esteve no encontro dos melhores da tricicleta nacional (em que também participaram as possíveis estrelas do futuro)

Já há muito tempo que não acontecia: grande parte dos melhores triciclistas portugueses estiveram juntos no passado sábado, para uma grande celebração do desporto adaptado, mas também da amizade e do companheirismo. O ponto de encontro foi a pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra e o pretexto foi mais uma edição do Encontro Nacional de Tricicleta e, como é evidente, a APCC não podia faltar!

O António Sequeira e a Sandra Semedo foram os dois atletas da Associação convocados para este evento, com objetivos não competitivos, tendo participado em todas as provas disputadas: o António correu os 100 e os 200 metros e a Sandra ainda juntou a estas distâncias também os 400. E, mesmo não tendo havido classificações, ambos colocaram todo o empenho nas respetivas prestações, tendo alcançado tempos que mostram que estão mesmo em forma!

Ler mais

A primeira vez a ‘voar’: APCC e projeto “RunFree” proporcionaram estreia na tricicleta a uma dezena de crianças

Cerca de dez crianças e jovens entre os 4 e os 13 anos, utentes de várias respostas da APCC, experimentaram pela primeira vez, no último sábado, as sensações de correr numa tricicleta, durante o evento “Corro com Asas nos Pés”, que teve lugar na pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra. E, apesar da inexperiência dos participantes, a única coisa difícil foi mesmo ter de ir embora!… O entusiasmo foi tal, que até alguns dos familiares presentes – bem como as nossas voluntárias europeias – não perderam a oportunidade de fazer umas corridas!

A verdade é que ninguém conseguiu ficar parado e, fazendo jus ao nome do encontro, não faltou quem ‘voasse’ com a liberdade proporcionada pela tricicleta – que é o nome do veículo, mas também de uma disciplina em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios. Trata-se de uma vertente do atletismo adaptado dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé.

Mas a...

Ler mais