fbpx

Desporto

Já pode ver e descarregar gratuitamente o Guia Prático Line Break, que ajuda a implementar o râguebi inclusivo em instituições

O Guia Prático do projeto Line Break – Rugby Inclusivo é um manual com instruções e exercícios sobre a prática do râguebi inclusivo, que é agora disponibilizado online aos interessados em desenvolver esta atividade desportiva. Elaborado com o envolvimento dos diversos parceiros desta iniciativa, é um instrumento essencial para replicar noutras instituições de solidariedade social a experiência da APCC na modalidade.

Neste documento, o ‘tag rugby’ adaptado – uma vertente sem contacto, que pode ser jogada por todos – é introduzido a partir da descrição dos seus princípios (objetivo, campo, regras, defesa, ataque, sem placagem, árbitro e treinador, aplaudir o adversário). Propõe-se ainda uma metodologia de ensino e são descritos diversos exercícios que permitirão passar da teoria à prática (avançar e fintar, passe e receção, passe e apoio, progressão para jogo).

Ler mais

Já se jogou a final do Torneio de Boccia de Natal do Lar Integrado!

Na passada sexta-feira, no Lar Integrado da APCC, houve tudo o que se espera de uma grande competição: emoção, alegria, jogadas incríveis, alguns falhanços inesperados, claques ruidosas, muito desportivismo e até aquele momento em que se inscreve o nome do vencedor no troféu da prova… E não era para menos, porque se disputou a final e o jogo de atribuição do terceiro lugar do Torneio de Boccia de Natal!

A ideia surgiu na sequência das atividades que o Departamento de Educação Física e Desporto tem vindo a realizar no Lar Integrado, envolvendo os utentes daquela unidade residencial num estilo de vida mais ativo, particularmente importante nos tempos que vivemos. E como alguma competitividade saudável nunca fez mal a ninguém, foi com muita energia que vários deles participaram em jogos ao longo das últimas semanas.

E com...

Ler mais

Assista ao webinar sobre râguebi inclusivo, do projeto Line Break, no próximo dia 29 de dezembro

Marquem já na agenda: a 29 de dezembro, terá lugar o primeiro webinar do projeto Line Break – Rugby Inclusivo, dirigido em particular a técnicos e profissionais de instituições da área da solidariedade social e outros interessados na temática do râguebi enquanto instrumento para aproximar as pessoas com deficiência da prática desportiva.

A condução caberá a João Costa, fisioterapeuta na APCC e coordenador do projeto, e participarão Mário Veríssimo, do Gabinete de Projetos da Associação, Alcino Silva e Carlos Polónio, do Comité Regional de Rugby do Centro (CRRC), e Rui Carvoeira, da ARCIL. Esta é uma iniciativa de transmissão aberta, através da página de Facebook da APCC.

Ler mais

Line Break: parceiros preparam próximos passos deste projeto de râguebi inclusivo ‘nascido’ na APCC

A APCC juntou esta semana os parceiros do projeto Line Break – Rugby Inclusivo para uma reunião, à distância, que serviu para avaliar o estado atual desta iniciativa, as alterações provocadas pela situação sanitária em Portugal e os próximos passos. O objetivo foi auscultar a opinião de todos os envolvidos, de forma a garantir que o projeto continuará a ser desenvolvido, independentemente das especificidades dos tempos que atravessamos.

Marcaram presença representantes da APCC (promotora do projeto) e dos restantes parceiros: ARCIL, APPACDM de Vila Nova de Poiares e Comité Regional de Rugby do Centro. Num espírito de grande abertura e proatividade de todos os participantes, foi possível abordar a visão estratégica de médio prazo para o projeto e ações mais imediatas já em desenvolvimento.

Ler mais

António Marques convocado para primeiro estágio da época da Seleção Nacional de boccia

É um recomeço a vários níveis: o próximo estágio de preparação da Seleção Nacional de boccia é o primeiro da época desportiva 2019/2020, mas também o primeiro a ter lugar após a interrupção das atividades desportivas provocada pela pandemia da Covid-19. E é (mais) um recomeço também para António Marques, que faz de novo parte de uma convocatória e, por isso, estará em Melgaço entre os dias 12 e 18 de setembro.

O jogador da APCC – que vai estar acompanhado pelo treinador Emílio Conceição, como é habitual há mais de duas décadas – será um dos 14 atletas que marcarão presença neste estágio. O objetivo é começar a preparar a participação portuguesa nas provas internacionais da época que agora se inicia, com o objetivo principal a serem os Jogos Paralímpicos, adiados para o próximo ano.

Ler mais