Desporto

APCC na crista da onda: utentes experimentaram o surf

O surf não é uma modalidade a que os utentes da APCC estejam habituados, mas como eles não são de recusar um desafio – e as boas oportunidades não são para desperdiçar – foi com grande determinação que ontem pegaram em pranchas e se fizeram às águas da Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz. A iniciativa permitiu a várias pessoas com mobilidade reduzida experimentar pela primeira vez as emoções deste desporto.

Com o apoio dos colaboradores da Associação de Surf da Figueira da Foz e dos técnicos da Associação, o que era uma aula de surf transformou-se rapidamente num momento de enorme alegria, em que as quedas davam lugar a sorrisos e os segundos em pé em cima da prancha pareciam longas horas. Foi um dia inesquecível e que deixou muita vontade em todos os participantes de repetir a experiência.

Ler mais

APCC levou o boccia à Feira das Modalidades de Coimbra

Durante três dias (23, 24 e 25 de junho) a margem direita do Parque Verde do Mondego transformou-se numa mini-Aldeia Olímpica e Paralímpica e, inevitavelmente, a APCC marcou presença. Numa parceria com a PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, treinadores e atletas da instituição mostraram aos visitantes da Feira das Modalidades a emoção do boccia e permitiram que centenas de pessoas experimentassem pela primeira vez este desporto.

A Associação fez-se ainda representar no desfile de clubes e entidades do concelho e na cerimónia de abertura, durante a qual se cumpriu o ritual do acendimento da pira olímpica. Foram três dias marcados pelo espírito desportivo e em que à APCC coube o muito especial papel de representante do desporto para pessoas com deficiência, em que é pioneira a nível nacional.

Ler mais

Dois títulos nacionais e mais seis pódios para a APCC no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada

Na última prova da época, os nadadores da APCC (Bárbara Gomes, Carolina Lourenço, Joel Pereira, José Costa e Ruben Santos) voltaram a dar o melhor de si e conseguiram uma excelente prestação no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada – que se disputou nos dias 17 e 18 de junho. No total, foram conquistadas oito posições de pódio e batidos mais de uma dezena de recordes pessoais, a que se juntou um excelente 9.º lugar na classificação global.

À cabeça, surgem os dois títulos de campeã nacional alcançados pela Bárbara (nos 200 metros livres e bruços), que ainda conseguiu sagrar-se vice-campeã nos 200 estilos. Mas houve também medalhas para a Carolina Lourenço (prata nos 50 e 100 metros bruços) e o Joel Pereira (bronze nos 200 costas), além de dois terceiros lugares, em seniores, para o José Costa (nos 100 e 200 livres).

Ler mais

Guida Rodrigues e treinadora Ana Nunes já regressaram dos Jogos Europeus da Juventude para Pessoas com Deficiência

A atleta da APCC Guida Rodrigues já regressou a Portugal, depois de ter representado o nosso País nos Jogos Europeus da Juventude para Pessoas com Deficiência, que decorreram em Brno, na República Checa. Além do sexto lugar na classificação final, a jovem jogadora de boccia, de apenas 14 anos, trouxe sobretudo uma inesquecível experiência, naquela que foi a sua primeira competição a nível internacional.

Também a professora Ana Nunes, que treina na Associação atletas de boccia e de tricicleta, esteve presente na República Checa, tendo sido a Chefe de Delegação da comitiva nacional. Assim, coube-lhe acompanhar também o outro atleta português que participou nestes Jogos: Filipe Amigo, que competiu na modalidade de bocce, um jogo com semelhança com o boccia e a petanca, mas jogado em relva e com bolas de maiores dimensões e mais pesadas.

Ler mais

Guida Rodrigues vai representar Portugal nos Jogos Europeus da Juventude para Pessoas com Deficiência

Guida Rodrigues, atleta da APCC de apenas 14 anos, vai representar Portugal nos próximos Jogos Europeus da Juventude para Pessoas com Deficiência, que se disputam na cidade checa de Brno, entre os dias 7 e 11 de junho. Irá competir na modalidade de boccia (categoria BC3), uma das dez que constituem o programa desta competição.

A jovem desportista, que estuda na Escola Básica Professor Artur Nunes Vidal, em Fermentelos, já participou em diversos torneios oficiais de boccia do seu escalão etário, bem como em campeonatos nacionais e regionais de desporto escolar, sendo um dos nomes a seguir com maior atenção para o futuro de uma modalidade com grande tradição no nosso País.

Ler mais