fbpx

Desporto

A primeira vez a ‘voar’: APCC e projeto “RunFree” proporcionaram estreia na tricicleta a uma dezena de crianças

Cerca de dez crianças e jovens entre os 4 e os 13 anos, utentes de várias respostas da APCC, experimentaram pela primeira vez, no último sábado, as sensações de correr numa tricicleta, durante o evento “Corro com Asas nos Pés”, que teve lugar na pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra. E, apesar da inexperiência dos participantes, a única coisa difícil foi mesmo ter de ir embora!… O entusiasmo foi tal, que até alguns dos familiares presentes – bem como as nossas voluntárias europeias – não perderam a oportunidade de fazer umas corridas!

A verdade é que ninguém conseguiu ficar parado e, fazendo jus ao nome do encontro, não faltou quem ‘voasse’ com a liberdade proporcionada pela tricicleta – que é o nome do veículo, mas também de uma disciplina em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios. Trata-se de uma vertente do atletismo adaptado dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé.

Mas a...

Ler mais

Fisioterapeutas da APCC tiveram formação prática sobre tricicleta, no âmbito do projeto europeu “RunFree”

Há já vários anos que a tricicleta é uma das disciplinas desenvolvidas no âmbito das atividades do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, pelo que também para os profissionais de fisioterapia da instituição ela não constitui uma novidade. Mas todas as oportunidades são boas para aprofundar conhecimentos, pelo que foi muito bem recebida a iniciativa de realizar uma sessão interna de formação prática, dirigida em particular àqueles técnicos, que decorreu no início desta semana.

Ainda por cima, a formadora foi a atual selecionadora nacional de tricicleta, além de treinadora da Associação, Ana Nunes, que demonstrou não só alguns aspetos mais diretamente relacionados com a prática da disciplina, bem como as possibilidades – sobretudo, ao nível da qualidade de vida – que ela abre em particular a crianças. E claro que houve ainda oportunidade para experimentar verdadeiramente a liberdade de movimento que a tricicleta proporciona!…

Esta ...

Ler mais

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, mas isto não foi nenhum meio-termo: utentes do Lar Integrado divertiram-se a sério com a canoagem no rio!

Quanto mais pensamos no longo tempo que já levamos entre confinamentos, restrições à circulação ou limitações à ocupação dos espaços públicos, mais vontade temos – continuando a respeitar as regras necessárias para assegurar a segurança de todos, claro – de sair de quatro paredes e desfrutar da liberdade dos espaços abertos. Quem diria que não, por exemplo, a uma ida à praia fluvial? Ou a uma volta de canoa pelo rio? Ou a um almoço entre amigos?

Pois houve de tudo isto, ontem e anteontem, para dois grupos de utentes do Lar Integrado da APCC, graças à iniciativa e ao empenho do Departamento de Educação Física e Desporto em manter os espíritos animados e os corpos ativos! Na praia de Palheiros e Zorro, só mesmo o sol é que se mostrou contido… no mais, houve tempo para algumas estreias na canoagem, muitas gargalhadas à conta de molhadelas imprevistas e umas quantas picardias saudáveis, tudo devidamente ‘condimentado’ por uma inesgotável boa disposição.

E até...

Ler mais

Técnicos da APCC ficaram a saber mais sobre a tricicleta e o projeto internacional que a pretende impulsionar em todo o mundo

Um grupo de técnicos da área da fisioterapia na APCC participou, no final da passada semana, num webinar realizado no âmbito do projeto internacional RunFree, com o propósito de ficar a conhecer melhor a tricicleta, nomeadamente enquanto forma de participação desportiva e social de pessoas com deficiência. Dinamizada pela treinadora da Associação e selecionadora nacional Ana Nunes, esta iniciativa pretendeu também contribuir para a potencialização daquela disciplina, através da identificação de futuros praticantes.

Ao longo de cerca de uma hora, foram abordados temas como a história da tricicleta, os seus destinatários, o sistema de classificação ou os benefícios para a saúde resultantes da sua prática. Foi ainda possível perspetivar eventuais futuras colaborações entre os profissionais participantes, sempre na perspetiva da melhoria da qualidade de vida dos utentes da APCC.

Ler mais

Utentes do Lar Integrado foram à conquista da Serra e chegaram ao topo como vencedores (por muitas razões!)

Se fizermos uma lista do que faz bem à saúde, é muito provável que lá encontremos coisas como a prática de exercício físico, o contacto com a natureza e até a confraternização entre amigos. Pois bem, houve tudo isso no final da semana passada, quando o Duarte Mendes, o Marco Pinheiro, a Raquel Semedo e a Sandra Marques se lançaram à conquista da serra e foram do Castelo da Lousã até ao Talasnal, numa caminhada de um pouco mais de dois quilómetros que os deixou inevitavelmente cansados, mas também imensamente felizes.

Ao longo do percurso pelo meio da floresta – subindo em torno da Capela do Sr. dos Aflitos, descendo ao longo da Ribeira de São João, passando pela Central Hidroelétrica da Ermida e cruzando a Ribeira de São João, até iniciar a íngreme e ziguezagueante subida final ligeiramente facilitada por pequenos ‘degraus’ de xisto – todos seguiram no seu ritmo, hidratando-se frequentemente, como o calor obrigava, e parando sempre que o cansaço o pedia ou a beleza da paisagem o tornava inevitável.

Ler mais