Desporto

Caminhada do Departamento de Desporto: já estão dados os primeiros passos da nova época

Foram cerca de três quilómetros com muita boa disposição e vários reencontros pós-férias: cerca de uma centena de utentes, colaboradores e voluntários da APCC participaram ontem na oitava edição da Caminhada do Departamento de Educação Física e Desporto da instituição. A iniciativa, que tem vindo a assinalar o início de cada época desportiva, decorreu na Mata do Choupal e juntou muitos dos atletas que representam regularmente a Associação em competições regionais, nacionais e internacionais de diversas modalidades.

Presente esteve, por isso, quem representou Portugal em competições internacionais e até conquistou medalhas, quem se superou consecutivamente e bateu vários recordes pessoais e quem alcançou medalhas em provas nacionais e regionais, só a título de exemplo. Mas, sendo esta uma ocasião marcada sobretudo pelo convívio e a amizade, houve lugar ainda para a participação de muitos outros utentes da APCC que, não tendo uma atividade competitiva, beneficiam das vertentes do desporto de lazer e manutenção.

Ler mais

Sandra Semedo integra a Seleção Nacional para o Campeonato do Mundo de Para-Atletismo

A triciclista Sandra Semedo foi ontem anunciada pela Federação Portuguesa de Atletismo como um dos atletas convocados para integrar a Seleção Nacional que irá defender as cores nacionais no próximo Campeonato do Mundo de Para-Atletismo, que terá lugar em novembro, no Dubai (Emiratos Árabes Unidos). Será a segunda grande prova internacional do ano para a desportista da APCC, depois da presença na Taça Internacional de Tricicleta, em julho, em que conquistou três medalhas de ouro.

O anúncio foi feito durante a apresentação dos 15 atletas portugueses que marcarão presença nos Mundiais de Atletismo e dos 20 que estarão nos Mundiais de Para-Atletismo, numa cerimónia realizada no Estádio Nacional, no Jamor. Sandra Semedo será acompanhada por Ana Nunes – sua treinadora na APCC e selecionadora nacional de tricicleta – e alinhará na corrida conjunta RR2/RR3 de 100 metros.

Ler mais

António Marques já regressou a Portugal e trouxe consigo a nona medalha em Campeonatos da Europa de Boccia

O atleta António Marques, da APCC, já está de volta a Portugal, depois de ter participado na edição deste ano do Campeonato da Europa de Boccia, que se disputou em Sevilha, na vizinha Espanha. E regressou com a bagagem mais cheia do que quando partiu, pois trouxe consigo mais uma medalha, a nona conquistada nesta competição continental e a 21ª em grandes competições internacionais em representação da Seleção Nacional.

A mais recente conquista – em que voltou a ser acompanhado pelo seu treinador Emílio Conceição – foi feita enquanto membro da Equipa BC1/BC2 de Portugal, constituída ainda por Abílio Valente, André Ramos, Cristina Gonçalves e Nelson Fernandes, que conseguiu chegar à prata. Desta forma, Oliveirinha enriqueceu ainda mais um currículo impressionante, em que se destacam as sete vezes em que subiu ao pódio das provas de boccia de Jogos Paralímpicos, que ajudam a fazer dele o jogador com mais medalhas neste grande evento.

Ler mais

António Marques representa Portugal – e a APCC! – em mais um Campeonato da Europa de Boccia

É já hoje que António Marques inicia a sua participação em mais uma grande competição internacional de boccia! Desta feita, representará Portugal no Campeonato da Europa, que decorre até ao final do mês na cidade de Sevilha, em Espanha. O atleta da APCC competirá individualmente na categoria BC1 e ainda enquanto membro da Equipa BC1/BC2, sendo acompanhado, como é habitual, pelo seu treinador e parceiro de competição Emílio Conceição.

Oliveirinha, como é conhecido no seio da modalidade, é atualmente o melhor português no ranking mundial da sua categoria e o quinto europeu, tendo já sido medalhado por três vezes na presente época desportiva, nos Opens de Olbia e de Montreal. Na Andaluzia, defenderá um historial de respeito a nível continental: já conquistou oito medalhas em Campeonatos da Europa.

Ler mais

Utentes da APCC tiveram aula de surf com o melhor dos professores: Garrett McNamara

Se pudessem escolher um professor para uma aula de surf, quantos não escolheriam o norte-americano Garrett McNamara? Muitos menos são os que acabam por ter o privilégio de lhes ser dada realmente essa oportunidade, mas sete utentes do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC (a maior parte, membros da equipa de natação) fazem parte, desde ontem, desse restrito grupo.

A ocasião surgiu no âmbito da passagem das Buondi Surf Sessions pela Figueira da Foz e proporcionou aos utentes da Associação um daqueles momentos para mais tarde recordar. As indicações do consagrado surfista – e as dos restantes monitores – foram ouvidas com toda a atenção e esses conselhos foram essenciais para que pudessem tirar o máximo partido de uma experiência que, não sendo inédita (alguns tinham já experimentado anteriormente o surf adaptado), foi particularmente especial.

Ler mais