Desporto

APCC triplamente medalhada na fase regional do Campeonato de Boccia BC1, BC2, BC4 e BC5

Nova escala no trajeto do boccia da APCC: desta vez, foi Évora a acolher os nossos desportistas, que participaram na segunda volta do Campeonato Regional de Individuais BC1, BC2, BC4 e BC5, disputado naquela cidade alentejana no passado fim de semana. António Marques, Catarina Branquinho, Diogo Sacramento, Hélia Maia, Nelson Pires, Rui Gomes e Teresa Vendeiro foram os jogadores em competição, que ajudaram a escrever mais uma crónica de sucesso(s).

Numa prova em que quatro atletas passaram ao segundo dia de jogos, tendo Teresa Vendeiro e António Marques terminado em posições de pódio (segundo e terceiro lugares, respetivamente), o conjunto das duas voltas do Campeonato Regional permitiu à Associação arrecadar três medalhas – prata para o António na categoria BC1, ouro para a Teresa e prata para a Catarina Branquinho, ambas na 2ª Divisão de BC2.

Ler mais

Nadadores da APCC foram nadar para fora da ‘zona de conforto’ mas nenhum foi ‘peixe fora de água’

A expressão ‘sair da zona de conforto’ tornou-se habitual para identificar aqueles momentos em que se arrisca e se faz algo que não é usual ou que nos pode colocar obstáculos que não temos a certeza de conseguir ultrapassar. E, por isso, dizer que os membros da equipa de natação da APCC nadaram, no passado fim de semana, fora da sua zona de conforto é uma boa forma de descrever mais um momento em que superação e determinação foram palavras de ordem.

Desafiados a competir em estilos e distâncias que não são a sua especialidade, a Bárbara Gomes, a Carolina Lourenço, o Joel Pereira, o José Costa, a Matilde Gaspar e o Ruben Santos não só aceitaram o repto, como deram uma resposta extraordinária! Foram nada mais nada menos do que 13 recordes pessoais batidos e seis medalhas conquistadas, bem como a estreia em provas de estafetas mistas!

Ler mais

António Marques e Emílio Conceição participaram em encontro dos atletas integrados no Programa Paralímpico

Cerca de uma centena de atletas, treinadores, parceiros de competição e técnicos assistentes desportivos participaram, no passado fim de semana, na Reunião Anual de Atletas do Programa de Preparação Paralímpica Tóquio 2020, que se realizou em Coimbra. Entre eles, estiveram António Marques, atleta da APCC e o praticante mundial de boccia com mais medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos, e o seu treinador, Emílio Conceição.

O encontro, que teve lugar na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e foi organizado pelo Comité Paralímpico de Portugal, juntou os atletas que se encontram na fase decisiva de qualificação para Tóquio 2020. Tratou-se de um momento de partilha e formação, tendo sido dinamizados painéis sobre nutrição, antidopagem e media training.

Ler mais

Nacional de Inverno ‘fechou’ primeira metade da época da natação e a hora é de aplausos e parabéns para os atletas da APCC!

Foi com a certeza de ter havido empenho máximo na preparação e ainda com a memória dos excelentes resultados do ano passado que a equipa de da APCC (com os nadadores Bárbara Gomes, Carolina Lourenço, Joel Pereira, José Costa, Matilde Gaspar e Ruben Santos) chegou a Rio Maior para participar na edição deste ano do Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada… E foi com um justificado sorriso nos lábios que regressou a Coimbra!

Desde logo, porque foi confirmada a consistência das suas prestações, repetindo as classificações coletivas de 2019, ou seja, um excelente terceiro lugar por equipas na vertente feminina e uma muita positiva 10ª posição na masculina. Depois, porque isso foi feito alcançando 10 medalhas: a Bárbara sagrou-se campeã nacional dos 400 metros livres e vice-campeã dos 200 bruços e 200 estilos, a Carolina foi campeã nos 200 bruços e vice nos 50 e 100 bruços e a Matilde tornou-se vice-campeã dos 100 e 200 livres, provas em que se consagrou ainda como campeã nacional de Esperanças.

Foram...

Ler mais

Coordenador do râguebi na APCC participa em conferência do Comité Olímpico sobre violência no desporto

João Costa, coordenador do projeto Line Break – Inclusive Rugby e da equipa de râguebi da APCC, é um dos convidados do Comité Olímpico de Portugal para a conferência “Violência no Desporto”. A iniciativa terá lugar no dia 28 de janeiro, em Lisboa, e reunirá especialistas nacionais em matérias como a prevenção e combate à violência, segurança e arbitragem, com o objetivo de refletir sobre esta realidade que, infelizmente, continua na ordem do dia.

A participação do profissional da APCC, onde exerce também as funções de fisioterapeuta, decorre da sua experiência enquanto árbitro, função que exerce desde 2013, depois de um percurso de 22 anos como jogador. O painel “O árbitro na prevenção da violência”, em que estará integrado, concluirá uma tarde de discussão que contará ainda com depoimentos de árbitros internacionais de basquetebol e futebol, bem como de membros de comissões internacionais.

Ler mais