fbpx

Desporto

António Marques convocado para primeiro estágio da época da Seleção Nacional de boccia

É um recomeço a vários níveis: o próximo estágio de preparação da Seleção Nacional de boccia é o primeiro da época desportiva 2019/2020, mas também o primeiro a ter lugar após a interrupção das atividades desportivas provocada pela pandemia da Covid-19. E é (mais) um recomeço também para António Marques, que faz de novo parte de uma convocatória e, por isso, estará em Melgaço entre os dias 12 e 18 de setembro.

O jogador da APCC – que vai estar acompanhado pelo treinador Emílio Conceição, como é habitual há mais de duas décadas – será um dos 14 atletas que marcarão presença neste estágio. O objetivo é começar a preparar a participação portuguesa nas provas internacionais da época que agora se inicia, com o objetivo principal a serem os Jogos Paralímpicos, adiados para o próximo ano.

Ler mais

Nadadores da APCC regressaram da Mealhada com a ‘barriga cheia’… de medalhas e recordes!

Se pensarmos em razões para rumar até à região da Bairrada, é quase certo que os motivos gastronómicos encabeçarão essa lista. Mas existem outras motivações, sobretudo quando se é atleta, para fazer essa viagem e até para regressar de lá de ‘barriga cheia’… Que o digam os nadadores da APCC que, no passado fim de semana, participaram no Meeting Internacional de Natação Adaptada ‘4 Maravilhas da Mesa da Mealhada’ (isto anda tudo ligado…) e alcançaram 19 medalhas e quatro novas melhores marcas pessoais!

Vejamos então as contas detalhadas do medalheiro: foram quatro medalhas para a Matilde Gaspar (três de ouro e uma de prata), o Joel Pereira (duas de ouro, uma de prata e uma de bronze) e o José Costa (três de prata e uma de bronze), a Bárbara Gomes chegou às três (duas de ouro e uma de prata) e houve mais duas para a Carolina Lourenço (ambas de ouro) e o Ruben Santos (ambas de prata).

Mas para pr...

Ler mais

APCC lança campanha de crowdfunding para apoiar equipa de râguebi!

A APCC acaba de lançar uma campanha de crowdfunding, que permitirá a qualquer pessoa apoiar a equipa de râguebi da instituição e o projeto Line Break – Inclusive Rugby, desenvolvido em parceria com o Comité Regional de Rugby do Centro (CRRC) e que visa criar um movimento verdadeiramente inclusivo, a nível nacional, inspirado em alguns dos valores habitualmente associados àquela modalidade.

A iniciativa tem como objetivo direto a aquisição de equipamentos (camisolas, calções e meias de jogo, fatos de treino, t-shirts e mochilas, bem como a respetiva estampagem de emblemas e numeração) para os 25 utentes da Associação que constituem a equipa, assim como para o staff técnico, permitindo-lhes dessa forma apresentar-se em campo, tanto em jogos como em atividades de divulgação, com uma identidade coerente e coesa.

Ler mais

Arrancou na Escócia projeto europeu para desenvolver a tricicleta… e a APCC está na dianteira!

A tricicleta já é uma das modalidades no centro da atividade desportiva da APCC – até temos connosco a atual selecionadora nacional, a treinadora Ana Nunes, e uma das mais medalhadas atletas a nível internacional, a Sandra Semedo – mas isso também traz responsabilidades. É por isso que a instituição é uma das promotoras do projeto europeu RunFree, que tem como objetivo cimentar a tricicleta como um dos desportos ou atividades recreativas com mais praticantes em todo o mundo.

Esta iniciativa teve a sua primeira reunião de trabalho na passada semana, em Edimburgo, na Escócia, com a presença de todos os parceiros envolvidos: além da APCC (representada por Ana Nunes), a CPISRA – Cerebral Palsy International Sports and Recreation Association, a SPIN Sport Innovation (Alemanha), a Parasport Danmark (Dinamarca) e a Universidade Queen Margaret (Escócia). Tratou-se do tiro de partida do projeto, com as primeiras avaliações ao programa a desenvolver e distribuição de responsabilidades.

Ler mais

APCC triplamente medalhada na fase regional do Campeonato de Boccia BC1, BC2, BC4 e BC5

Nova escala no trajeto do boccia da APCC: desta vez, foi Évora a acolher os nossos desportistas, que participaram na segunda volta do Campeonato Regional de Individuais BC1, BC2, BC4 e BC5, disputado naquela cidade alentejana no passado fim de semana. António Marques, Catarina Branquinho, Diogo Sacramento, Hélia Maia, Nelson Pires, Rui Gomes e Teresa Vendeiro foram os jogadores em competição, que ajudaram a escrever mais uma crónica de sucesso(s).

Numa prova em que quatro atletas passaram ao segundo dia de jogos, tendo Teresa Vendeiro e António Marques terminado em posições de pódio (segundo e terceiro lugares, respetivamente), o conjunto das duas voltas do Campeonato Regional permitiu à Associação arrecadar três medalhas – prata para o António na categoria BC1, ouro para a Teresa e prata para a Catarina Branquinho, ambas na 2ª Divisão de BC2.

Ler mais