Desporto

A época da natação terminou como correu o ano todo: recordes pessoais, medalhas e muita superação

Foram os últimos quilómetros desta época desportiva: na piscina, para os nadadores da APCC; e na estrada, para eles, mas também para técnicos e familiares. No passado domingo, este imparável grupo voltou a juntar-se, desta vez para rumar a Carregal do Sal, para o I Torneio de Natação Adaptada daquela localidade, e a animação e alegria habituais voltaram a andar de mãos dadas com o empenho e os bons resultados!

Vamos, em primeiro lugar, às provas… Participaram a Bárbara Gomes, a Carolina Lourenço, o Joel Pereira, o José Costa, a Matilde Gaspar e o Ruben Santos e houve recordes pessoais e medalhas a registar! A Bárbara, a Matilde e o Ruben estabeleceram, cada um, uma nova melhor marca individual e o medalheiro encheu com três medalhas para a Bárbara (uma de ouro e duas de prata), a Carolina (ouro, prata e bronze) e a Matilde (todas de prata).

Mas e...

Ler mais

Sandra Semedo regressou da Taça Internacional de Tricicleta com (mais) três medalhas de ouro!

Já chegou a Portugal e trouxe a bagagem mais pesada do que quando partiu: Sandra Semedo terminou a sua participação na Taça Internacional de Tricicleta, que se disputou na Dinamarca, com um total de três medalhas de ouro conquistadas! No primeiro dia, a atleta da APCC chegou ao primeiro lugar do pódio nos 800 metros da classe RR2, na segunda jornada, repetiu a proeza nos 400 metros e, para fechar a sua participação com chave de ouro, foi também a mais rápida nos 5000 metros, no último dia de provas.

Sandra confirmou assim de forma fulgurante o seu lugar entre as melhores praticantes de tricicleta a nível mundial, e enriqueceu ainda mais o seu invejável currículo! Aos 31 anos, tem agora oito medalhas (seis de ouro e duas de prata) conquistadas em três edições da Taça Internacional – a maior competição a nível mundial dedicada exclusivamente à tricicleta – num conjunto de doze medalhas obtidas em provas continentais e intercontinentais com as cores portuguesas.

Ler mais

Há cada vez mais utentes da APCC a saber dropar as ondas do Atlântico

A primeira vez foi em 2017, quando um convite da Associação de Surf da Figueira da Foz permitiu a um grupo de utentes da APCC subir para uma prancha e sentir as emoções de surfar uma onda em pleno mal. No ano passado, o convite repetiu-se e aumentou o número de utentes que passaram a poder dizer que tinham sido Garrett McNamaras por um dia. E na passada sexta-feira, esse número cresceu ainda mais!

Reiterado de novo o desafio, lá foi uma outra vez uma comitiva da Associação até à Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, para mais umas quantas estreias no surf! Cinco estreias, para sermos mais precisos, tantas quantos os utentes que, entre drops, take offs, cutbacks e pumps, viveram uma experiência absolutamente inesquecível, com o apoio indispensável dos instrutores da Surfing Figueira.

Ler mais

Os treinos foram positivos e Sandra Semedo está pronta para representar Portugal na Taça Internacional de Tricicleta

Costuma dizer-se que não se deve regressar aos locais onde se foi feliz, mas a triciclista Sandra Semedo não se deixa atemorizar por superstições ou possíveis dificuldades e, após a ausência do ano passado, está de volta a Frederiksberg, na Dinamarca, para participar na maior competição internacional de tricicleta. Adotando em 2019 a designação de Taça Internacional, esta prova permitiu à atleta da APCC, em edições anteriores, conquistar cinco medalhas: três de ouro e duas de prata.

Sandra Semedo irá, assim, defender um currículo que faz dela um dos maiores nomes da modalidade a nível mundial e onde constam, além das medalhas alcançadas em solo dinamarquês, outras três de ouro e uma de prata referentes aos Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral de 2018, um lugar de finalista no Campeonato da Europa de Para-Atletismo de 2018 e 26 títulos de campeã nacional. São ainda seus os recordes nacionais de todas as distâncias da categoria RR2 e três recordes da classe RR3.

Ler mais

Mérito desportivo de Sandra Semedo reconhecido pelo Município de Anadia

A triciclista Sandra Semedo foi distinguida, no passado dia 3 de julho, com um Prémio de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Anadia. A entrega do galardão ocorreu numa cerimónia organizada para o efeito, em que foram premiados associações e desportistas daquele concelho que, nas épocas de 2017/2018 e 2018/2019, alcançaram resultados de relevo e, como tal, dignos de reconhecimento público.

No caso da atleta da APCC, foram destacadas as três medalhas de ouro e uma de prata conquistadas nos Jogos Mundial da Paralisia Cerebral, um lugar de finalista no Campeonato da Europa de Para-Atletismo e os sete títulos de campeã e um de vice-campeã nacional. Com o prémio agora recebido, fica ainda mais vincada a sua ligação a Anadia (município onde reside), depois de já ter sido nomeada embaixadora da candidatura a Cidade Europeia do Desporto.

Ler mais