Quinta Pedagógica

Centenas de pessoas celebraram a chegada do outono na Feira das Colheitas da APCC

Na passada sexta-feira, a APCC voltou a abrir os portões da Quinta da Conraria para festejar – desta vez, antecipadamente – o Dia de São Martinho e celebrar a chegada do outono. Tratou-se de mais uma Feira das Colheitas, que todos os anos serve de ‘montra’ dos produtos agrícolas e gastronómicos, mas também do artesanato e dos ofícios que estão não só ligados ao mundo rural, mas também a muitas das atividades desenvolvidas diariamente na instituição.

Centenas de utentes, colaboradores e voluntários, mas também visitantes, puderam descobrir (e comprar) frutas e legumes da época, provar deliciosas e saudáveis iguarias ou apreciar diferentes peças de artesanato, percorrendo as tradicionais barraquinhas instaladas no Picadeiro (que, este ano, foram as seguintes: Agricultura Biológica, EcoAromas, Jardinagem, Serões da Avó. Doçuras da O2, SOCRIN, Mimos dos Serviços, Quinta Pedagógica, QuintaPontoCome, Comunicar Jogando, Sabores da Quinta e 5ª em Atividade).

Ler mais

As bruxas foram à Quinta da Conraria, mas não assustaram ninguém!

Quer lhe chamemos Dia das Bruxas ou Halloween, todos podemos certamente concordar que não haverá nada mais assustador nesta do que… não nos divertirmos! E foi por isso que, na tarde da passada terça-feira, houve Baile das Bruxas na Quinta da Conraria… E fantasmas e morcegos, bruxas e bruxas bem tentaram, mas nada tirou o sorriso do rosto dos utentes da APCC!

O artista Tiago Silva (que também é professor na APCC) animou o baile com a sua música, mas nem a temática do dia trouxe tons mais sombrios aos acordes, que encheram a sala de alegria e boa disposição. E, cada um à sua maneira, tantos utentes como colaboradores da Associação deram um pé de dança e abanaram o esqueleto (o que até é bastante halloweenesco…)

O Baile das...

Ler mais

No Dia da Alimentação, utentes da APCC fizeram uma viagem pelos alimentos saudáveis

Chamar a atenção para a importância de uma alimentação saudável e para a produção natural de alimentos é um dos ‘mandamentos’ da Quinta Pedagógica da APCC e das atividades regulares que desenvolve, mas quando se celebra o Dia Mundial da Alimentação, é preciso fazer algo especial. Foi por isso que ontem (16 de outubro) a manhã na Quinta da Conraria foi preenchida com muitas atividades desenhadas para que os utentes da Associação pudessem aprender, mas também divertir-se.

Houve jogos tradicionais, um circuito Sentir e Digerir em que, em cinco estações, cada um dos sentidos guiava os participantes numa viagem por diferentes alimentos, e também uma aula de culinária saudável, onde os utentes puderam ajudar a confecionar (e a consumir!) um fantástico paté de azeitona e um saboroso smoothie. E houve, sobretudo, muito boa disposição!

Ler mais

Já terminou mais uma edição dos Campos de Férias da APCC, mas ninguém os vai esquecer!

Todos os anos, por esta altura, deparamo-nos com esta dificuldade: não há palavras para definir os Campos de Férias “Verão na Quinta”… Há muitas coisas que sabemos que eles são – divertidos, animados, ativos, pedagógicos – mas podíamos continuar por aí fora e ainda não ficarmos satisfeitos com uma definição. Há quem diga que são os melhores da região (há mesmo, vão ver à nossa página de Facebook!) mas o máximo que podemos afirmar é que, para nós, eles são sempre inesquecíveis.

Este ano, muitas crianças e pais voltaram a confiar na APCC para quatro semanas (entre 21 de junho e 23 de julho) de jogos desportivos, teatro, agricultura e jardinagem, culinária, música, expressão plástica e equitação, sempre em contacto com a natureza e o mais possível ao ar livre. E também muitas surpresas (até cantámos os “Parabéns a você”), sempre sob o tema #comunicacomanaturezabrincando.

No fi...

Ler mais

Houve zumba na Quinta da Conraria!

E se de repente, na Quinta da Conraria, toda a gente começasse a zumbar? Foi (mais ou menos) isso que aconteceu na manhã da passada sexta-feira (21 de julho), quando a música latina invadiu a Eira e começou a tomar conta de utentes e colaboradores da APCC. Seguindo as indicações da formadora Ana Rita Marques, todos se deixaram contagiar pelo ritmo e aproveitaram para uns momentos de exercício e boa disposição.

As coreografias foram executadas com grande precisão em alguns casos, com grande empenho noutros ou com grande vontade noutros ainda, mas sobretudo foi uma oportunidade para as diversas valências conviverem. Isto porque, sendo uma iniciativa dirigida particularmente aos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação de Pessoas com Deficiência, muitos outros se juntaram à animação.

Ler mais