Quinta Pedagógica

A Feira foi uma festa: APCC evocou as colheitas e celebrou a chegada do outono

Alguns não perderam a oportunidade de levar para casa as mais frescas alfaces. Outros escolheram as mais reluzentes maçãs. Houve os que tentaram a sua sorte na quermesse e os que se enamoraram por magníficas serigrafias. Muitos não resistiram às ‘obrigatórias’ castanhas assadas e muitos outros renderam-se aos ritmos animados dos Semp’a Bombar e do DJ Punk.

Houve (quase) de tudo para toda a gente, em mais uma edição da Feira das Colheitas da APCC, que se realizou no passado dia 9 de novembro. Foi um dia em grande, celebrando os sabores, saberes e artes do outono e desfrutando dos muitos encantos da vida rural. E se para o fim de semana se previa a chegada da Depressão Beatriz, nós antecipámos o São Martinho com um grande vendaval de alegria!

Ler mais

APCC abre portões da Quinta da Conraria para mais uma Feira das Colheitas

Vai ser um São Martinho antecipado: no próximo dia 9 de novembro, a APCC volta a convidar a comunidade para celebrar a chegada do outono, em mais uma edição da Feira das Colheitas. A partir das 10H30, no picadeiro da Quinta da Conraria (Ceira), vão estar à venda diversos produtos ligados a esta época do ano e à vida rural: frutas, legumes, compotas, peças de artesanato, utilidades e muito mais.

E, como se trata antes de mais de uma festa, as castanhas assadas são grátis e a animação não vai faltar, com atuações dos Semp’a Bombar, o grupo de bombos da Associação, e de DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada). Será ainda possível participar na quermesse e experimentar jogos tradicionais.

Ler mais

Ninguém faltou ao Baile das Bruxas na Quinta da Conraria!

As luzes apagadas, as paredes ‘vestidas’ de preto e decoradas com teias de aranha, morcegos e fantasmas… Não parece ser o cenário ideal para um baile, mas este também não foi um baile qualquer! Na última quarta-feira foi Dia das Bruxas (ou Halloween, para os que preferem essa designação), mas ninguém se deixou assustar assim que a música tomou conta da Quinta da Conraria e deu o mote para mais um Baile das Bruxas.

Os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais tomaram conta da ‘pista de dança’ e encheram-na de sorrisos e alegria, mas também os colaboradores da APCC não resistiram aos acordes populares e à voz e alegria contagiantes de Tiago Silva – que, além de autor, compositor e intérprete, é também professor de música na Associação – e trataram de… abanar o esqueleto!

E assim, at...

Ler mais

Dia da Alimentação: a fantástica história do fabrico do pão foi contada na APCC

Qualquer celebração é melhor quando podemos fazê-la com amigos e foi mesmo isso que aconteceu ontem, em que a APCC recebeu, na Quinta da Conraria, as crianças do Jardim de Infância d’A Previdência Portuguesa para festejar o Dia da Alimentação. E desta forma, o ateliê “Do grão ao pão” foi o pretexto ideal para uma tarde de muitas aprendizagens emocionantes e alegria partilhada.

Os mais pequenos puderam experimentar a alegria da descoberta, com a equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol” a guiá-los por todo o processo de fabrico de um alimento saudável, que faz parte da dieta humana há 30 mil anos. Perceberam como da espiga sai o grão, do grão se faz farinha e da farinha se faz pão, meteram literalmente as mãos na massa e viram-na ser colocada no forno e de lá saírem já os pães quentinhos.

Ler mais

As Férias de Verão na Quinta foram (como sempre!) uma enorme festa de partilha com a natureza!

Não é fácil ter três semanas ‘feitas’ apenas de alegria, diversão e brincadeira e ainda aprender muitas coisas importantes e estar em contacto permanente com a natureza… mas nas Férias de Verão na Quinta da APCC isso é tudo mais do que garantido! A edição deste ano decorreu entre os dias 2 e 20 de julho e juntou cerca de 90 aventureiros na Quinta da Conraria.

Foram dias cheios de atividades – jogos desportivos, teatro, agricultura e jardinagem, culinária, música, expressão plástica e equitação – que só tiveram mesmo um problema: não duraram para sempre. Mas enquanto duraram, não faltaram, da parte dos mais pequenos, muitos sorrisos e gargalhadas e, da parte dos pais, a certeza de que não podiam ter deixados os seus filhos em melhores mãos do que as da equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”.

As Fé...

Ler mais