fbpx

Quinta Pedagógica

No Dia da Criança, a APCC leva os mais pequenos numa visita à Quinta Pedagógica… sem sair de casa!

Neste Dia Mundial da Criança, a Quinta Pedagógica “O Caracol” propõe fazer uma visita diferente de todas as que já se fizeram… porque pode ser realizada sem sair de casa! Não podendo abrir os portões para, como é habitual nesta data, receber centenas de pequenos aventureiros, a Quinta Pedagógica da APCC preparou uma visita virtual, que vos permitirá percorrer os caminhos daquele fantástico espaço através da Internet.

Vai ser um passeio divertido, com muito mistério e muita aventura à mistura! Além de mostrar alguns dos cantos e recantos da Quinta, através de diversos vídeos, esta visita virtual irá também dar-vos todas as indicações para uma série de desafios e atividades que poderão realizar em vossa casa, preparados pela equipa da Quinta Pedagógica e os professores de teatro e música.

Será ...

Ler mais

Muito mistério em torno das máscaras do Carnaval da Quinta da Conraria!

Há quem fale em ‘brincar ao Carnaval’, mas essa é uma brincadeira que é levada muito a sério na APCC!… Vejamos o exemplo do último desfile carnavalesco na Quinta da Conraria, na passada sexta-feira, em que o tema “A Máscara – Quem Sou?” deixou tanta gente de cabeça à roda a tentar descobrir a identidade dos mascarados, como encheu de alegria e animação uma manhã de partilhas, amizades e talentos.

À semelhança do programa televisivo que deu o mote para a festa, não faltaram investigadores, mas a diferença aqui foi que todos – utentes, colaboradores e voluntários – entraram na brincadeira e não esconderam os seus palpites, uns mais informados do que outros. Não vamos dizer que o sucesso das ‘investigações’ foi total, mas nem tal seria expectável perante a qualidade das máscaras apresentadas.

E quem desfilou, afinal? Nas participaçõe...

Ler mais

Não faltaram motivos para celebrar o amor (e para dançar!) no Baile do Dia dos Namorados na Quinta da Conraria!

Há, todos sabemos, muitos e diferentes tipos de amor. Na APCC, vivemo-los diariamente, mas não é por isso que deixamos de aproveitar a oportunidade que o Dia dos Namorados nos dá para o(s) celebrar de forma especial! Desde logo, porque amamos a música e a alegria e elas nunca faltam nos bailes que, naquela data, animam utentes, formandos, colaboradores e voluntários na Quinta da Conraria! E foi precisamente isso que voltou a acontecer na passada sexta-feira!

O DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada) abriu o baile e não deixou o ritmo quebrar durante toda a tarde, com uma seleção de música popular e romântica que fez com que ninguém ficasse parado! Mas também o grupo da sala do Teatro teve o seu momento de protagonismo, ao apresentar – com a colaboração dos voluntários europeus Alexander Brzuska, o Emanuele Macaggni, a Emma Denis e a Maria Kürbis – uma coreografia que deixou algumas pistas sobre o futuro da já muito famosa boneca Valentina…

Mas h...

Ler mais

Convívio de Natal da Quinta da Conraria: um dia do ano para celebrar a partilha dos outros 364

A festa de Natal da Quinta da Conraria já nos habituou a ser um verdadeiro desfile de atuações inesquecíveis, mas arriscamos dizer que, este ano, se atingiram níveis estratosféricos de emoção e talento(s). Ontem, no Conservatório de Música de Coimbra, foi ‘Um Espetáculo de Natal!’, com poesia, música, dança e vídeo, mas sobretudo com muito orgulho por poder fechar o ano a mostrar às famílias – a de sangue, a do coração e a da APCC – alguns dons escondidos e confirmar outros já antes revelados.

Mas vamos à sucessão dos artistas… Primeiro, os da casa: a Liliana Ferreira, o António Gonçalves e a Elisabete Machado leram, como já é praticamente tradição, um poema do Fernando Carvalho; a Raquel Miranda e o Sérgio Felício cantaram “Voar Até Ti”; os 5ª Dança fizeram jus ao nome e dançaram Lena d’Água; da Formação Profissional, vieram uma interpretação de “Cola-te a Mim” e uma tocante leitura de “Tabacaria”, de Álvaro de Campos; e o Coro da Quinta encerrou a Festa com a canção “Os Contentores de Natal”.

Mas não foi só a ...

Ler mais

Quentes e boas!… as castanhas e as emoções, em mais uma Feira das Colheitas!

A designação oficial diz que é uma feira, mas é isso e muito mais: é uma celebração (dos sabores e saberes do outono), é uma mostra (de vários produtos resultantes das atividades desenvolvidas na Quinta da Conraria), é um (re)encontro (de amigos e familiares) e é uma festa (de utentes, colaboradores e voluntários da APCC, mas também de toda a comunidade envolvente). Ontem foi dia de mais uma edição da Feira das Colheitas e no ar voltou a pairar o maravilhoso cheiro das castanhas assadas e muita alegria e felicidade.

A abrir, como começa a ser ‘da praxe’, vieram os Semp’a Bombar, com o seu ritmo contagiante a dar o mote para um dia inteiro de animação. Mas o grupo de bombos da Associação já não faz a festa sozinho, fazendo-se acompanhar pelos Bolitrotes, as ‘marionetas’ de grandes dimensões criadas na Sala O2, que acabam por ser um símbolo do espírito da Feira, cruzando o popular e o tradicional com a criatividade e a cultura. E aberto o certame, logo todos correram para o carrinho das castanhas e as barraquinhas.

Ler mais