Quinta Pedagógica

Como foram as Férias de Verão na Quinta ’19? Foram sempre a abrir (as mentes, os corações e as bocas de espanto)!

Não é fácil saber por onde começar a fazer o resumo das Férias de Verão na Quinta ’19, que terminaram no final da semana passada. Podemos falar primeiro de surpresas como ir fazer canoagem e acabar a ter uma aula de surf com o Garrett McNamara ou conhecer o Bolotas (a mascote do projeto ClimAgir), mas também descobrir um insuspeito prazer em jardinar ou em colher pimentos e tomates ou uma desconhecida queda para preparar deliciosos canapés…

Entre os dias 1 e 19 de julho, foi assim: muitas aventuras vividas, incontáveis descobertas feitas, infinitas amizades criadas ou fortalecidas. O programa teve jogos desportivos, teatro, agricultura e jardinagem, culinária, equitação, expressão plástica e música, houve aplausos e hinos para tornar cada equipa especial e até foram escolhidos Líderes, Brincalhões e Mascotes para a festa ser ainda mais animada!

A equ...

Ler mais

O teatro e a equitação marcaram o primeiro dia das Férias de Verão na Quinta ’19, mas há muito mais para descobrir nas próximas semanas

A timidez dos que chegam de novo mistura-se com o entusiasmo do reencontro dos que já participaram em anos anteriores, mas são precisos poucos minutos para que todos se enturmem e rapidamente surgem as primeiras brincadeiras espontâneas, antes mesmo de se iniciaram as muitas e variadas atividades que constituem as Férias de Verão na Quinta. Todos os anos é mais ou menos assim e ontem, no primeiro dia da edição de 2019, não foi diferente!

Os primeiros ‘embaixadores’ da APCC a receber os pequenos aventureiros que participam nestas Férias de Verão foram a professora Adriana Campos e os membros do grupo de teatro Projeto Estúdio, que deslumbraram todos com uma ‘pitch’ da sua Loja de Vender Poetas e de um outro ‘negócio’ que em breve darão a conhecer… Brincou-se com a poesia e as palavras, mas também se disseram coisas muito sérias… sempre com um sorriso!

Depois, foi...

Ler mais

Não há férias de verão como as da Quinta da Conraria! Inscrições já abertas (dos 6 aos 12 anos)!

ReciclArte! É este o tema da edição deste ano das Férias de Verão na Quinta, cujas inscrições já estão abertas! De 1 a 19 de julho, vão ser três semanas com muitas atividades divertidas para uma super diversão: jogos desportivos, teatro, agricultura e jardinagem, culinária, equitação, expressão plástica e música… Ninguém vai querer faltar!

Na Quinta da Conraria, aproveitando o contacto com a natureza que aquele espaço proporciona, não vão faltar motivos para muita alegria e animação, com a monitorização da equipa da Quinta Pedagógica da APCC. As Férias de Verão na Quinta ’19 são dirigidas a crianças dos 6 aos 12 anos e cada semana terá uma programação específica, com diferentes formas de comunicar e brincar com a natureza, ateliês e outras atividades associadas.

O pro...

Ler mais

“Espanta Espantalho”, ou a história de um Dia da Criança ‘espantacular’ na APCC

Foi uma festa com contornos épicos: cerca de 300 crianças, de jardins de infância e escolas básicas da região, ‘invadiram’ a Quinta da Conraria na passada sexta-feira – véspera do Dia Mundial da Criança – e o seu entusiasmo, energia e alegria só encontrou comparação nas doses maciças de divertimento e boa disposição que a equipa da Quinta Pedagógica da APCC tinha preparadas para as receber!

Os nossos visitantes chegaram de muitos sítios – do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC, pois claro, mas também do 2º Jardim-Escola João de Deus de Coimbra, do Jardim de Infância dos Carvalhais, da EB1 Norton de Matos, da EB1 de São Paulo de Frades e do Agrupamento de Escolas de Tondela – Cândido Figueiredo – e foi também por muitos sítios que ‘viajaram’ nesta aventura a quem chamámos “Espanta Espantalho”…

Então foi a...

Ler mais

A rimar e não só na Quinta da Conraria, às voltas com os dias da Árvore e da Poesia (parte I)

Na quinta-feira, já a Quinta Pedagógica da APCC havia recebido cerca de centena e meia de crianças de jardins de infância e escolas básicas para celebrar o Dia Mundial da Árvore, mas a comemoração desse dia não podia ficar sem ser feita com todos os que constituem a comunidade da Quinta da Conraria. Por isso, e aproveitando a coincidência daquela data com o Dia Mundial da Poesia, na sexta juntaram-se utentes e formandos da Associação para um concurso de poemas e ilustrações.

Foram muitos os que participaram – individualmente ou em grupo – e que puderam mostrar os seus trabalhos ou declamar os seus textos perante os colegas e amigos, mas também perante um júri bastante atento. No final, como era de um concurso que se tratava, é claro que houve vencedores, mas na verdade todos saíram a ganhar pela ousadia e pela coragem de mostrarem o(s) seu(s) talento(s).

Ler mais