Quinta Pedagógica

Vai ser uma aventura inesquecível: inscrições já abertas paras as Férias de Verão na Quinta!

Não há verão como o da Quinta da Conraria! As Férias de Verão na Quinta estão quase aí de novo, com jogos desportivos, teatro, agricultura e jardinagem, culinária, música, expressão plástica e equitação, mas também contacto com a natureza, tempo ao ar livre e muitas surpresas! Vai ser tanta a animação, que temos a certeza de poder dizer que não haverá férias mais divertidas!

Organizadas pela APCC, as Férias de Verão na Quinta ‘18 terão lugar entre os dias 2 e 20 de julho e são dirigidas a crianças dos 6 aos 12 anos, apresentando diversas iniciativas lúdicas e pedagógicas, capazes de deixar os mais pequenos com os maiores sorrisos! O tema genérico deste ano é “Aventuras na Quinta” e cada semana terá uma programação específica, com diferentes formas de comunicar e brincar com a natureza, ateliês e outras atividades associadas.

Ler mais

Um caracol aventureiro guiou centenas de crianças até à diversão, na Quinta da Conraria

Todos os dias, há um caracol que percorre a Quinta da Conraria em busca de brincadeiras divertidas… Mas no passado dia 1 de junho, Dia da Criança, essas brincadeiras foram ainda mais especiais, porque foram vividas por muitos pequenos aventureiros, que participaram num conjunto de atividades muito especial, preparado pela equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”.

Foi desta forma que a APCC recebeu cerca de 250 crianças de vários jardins de infância da região (incluindo o da própria instituição), para celebrar em grande uma data que é sempre muito especial. E por isso, “As Aventuras do Caracol” tiveram muitos jogos, música, passeios a cavalo, saltos e acrobacias no insuflável e no parque infantil e muito mais, sempre com a natureza presente e a ensinar valiosas lições.

De ce...

Ler mais

Dia(s) da Árvore: APCC celebrou com muitos amigos e a Quinta da Conraria ficou ainda mais rica

Aveleiras, nogueiras, medronheiros, ginkgo bilobas e liquidâmbares. Duas dezenas de árvores foram ontem plantadas por utentes, formandos e colaboradores da APCC, bem como alunos e professores da EB 2,3 Alice Gouveia, na zona da Quinta da Conraria, em Ceira. Em dois períodos distintos, um pela manhã e outro à tarde, cerca de 200 pessoas estiveram envolvidas nesta iniciativa, percorrendo os espaços da quinta e participando diretamente no processo de plantação.

Sob a orientação de engenheiros agrários e de professores da Associação, adubaram o terreno, colocaram as árvores e suportes quando necessário e procederam à primeira rega. Tratou-se de uma ação de arborização e reflorestação, ocupando terrenos onde não existiam árvores ou substituindo aquelas que haviam, entretanto, morrido.

Ler mais

Carnaval a dobrar: a APCC a desfilar e a bailar na Quinta da Conraria…

O Carnaval na APCC não é nenhuma brincadeira! É por isso que, na Quinta da Conraria, não há desfile na Avenida, mas há muita imaginação à solta na Eira! E não há overdoses de samba, porque temos os Semp’a Bombar para animar e o entusiasmo de todos para ajudar a fazer a festa! Na manhã da passada sexta-feira (9 de fevereiro), enterrámos o entrudo, casámos as matrafonas e fizemos outras brincadeiras em torno do tema ‘Património Cultural’.

Foi este o mote para um desfile protagonizado pelos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação de Pessoas com Deficiência, mas em que participaram também, com a sua alegria, muitas palmas e uns quantos passos de dança, alunos do Centro de Formação, colaboradores e voluntários.

Ler mais

Do grão ao… bolo-rei! Crianças do Jardim de Infância foram à Quinta Pedagógica meter as mãos na massa!

Massa, passas, frutos secos, frutas cristalizadas… Os ingredientes tradicionais do Bolo-Rei não são segredo para ninguém, mas nem todos sabem como o fazer. Para a equipa da Quinta Pedagógica da APCC, ele não tem segredos, e as crianças do Jardim de Infância queriam muito conhecê-los. E assim, foi só preciso juntar todos na Casa do Forno da Quinta da Conraria e meter as mãos na massa!

A atividade decorreu ontem e foi também uma forma de lembrar a tradição natalícia do Dia de Reis. Com tudo muito bem explicado, os mais pequenos foram guiados pelo processo de fazer um bolo-rei e puderam até fazer eles próprios alguns destes bolos tipicamente portugueses. E todos eles com um brinde muito especial: muita alegria.

Esta ...

Ler mais