fbpx

Quinta Pedagógica

Dia Mundial da Alimentação: da Roda dos Alimentos à roda do divertimento (e à alegria do conhecimento)

«Roda! Roda! Roda! Roda!» Foi grande o entusiasmo, ontem, na Sala do Redondo da Quinta da Conraria, com a celebração do Dia Mundial da Alimentação – este ano, com o tema “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás” – a permitir falar de coisas muito importantes, sempre com a maior das alegrias! E se a roda rodou mesmo para revelar perguntas sobre a importância da água para cada um de nós, mas também para o planeta, essa foi só a parte provavelmente mais… ruidosa de uma manhã muito bem passada!

Com a dinamização a cargo da equipa da Quinta Pedagógica da APCC, os utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência, bem como os alunos em Plano Individual de Transição, foram os entusiásticos participantes em duas sessões que começaram com pequenos vídeos que levaram todos a questionar a importância da água para o corpo humano, mas também como o acesso a ela é uma questão fundamental.

Sempr...

Ler mais

A Quinta Pedagógica “O Caracol” é o local ideal para começar o ano letivo em contacto com a natureza: inscrevam-se já!

A Quinta Pedagógica “O Caracol” é um lugar extraordinário, localizado na Quinta da Conraria, que oferece experiências fantásticas e enriquecedoras para grupos de jardim de infância, de idade escolar e outros. São oportunidades únicas para os mais jovens estabelecerem uma ligação com a natureza, aprenderem sobre a vida numa quinta e participarem em atividades divertidas e educativas!

E neste início de ano letivo, a quinta pedagógica da APCC está mais preparada do que nunca para receber todos aqueles que pretendem viajar usando os sentidos, seja através de uma visita, da participação em ateliês – há uma nova oferta, mantendo-se o objetivo de permitir aprender sobre a agricultura, os animais, a alimentação e muito mais! – ou da celebração de diversas festividades!

Venham conh...

Ler mais

A Festa da Criança na Quinta Pedagógica foi um dia de diversão e descobertas

Quando se recebe um pedido de visita de mais de 120 crianças à Quinta Pedagógica da APCC, só há uma coisa que se pode fazer: elevar ainda mais os níveis de diversão e preparar tudo para proporcionar um dia fantástico! Foi este o enquadramento da Festa da Criança, que ontem aconteceu na Quinta da Conraria e que juntou vários grupos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do Jardim-Escola João de Deus de Leiria.

A manhã e a tarde foram cheias de atividades, com cada um dos pequenos exploradores a poderem plantar (e aprender!) na horta pedagógica, tentar sair vencedores de jogos como o dominó gigante, dar saltos e mais saltos no insuflável, andar a cavalo no picadeiro e experimentar as sempre populares pinturas faciais!

Ler mais

Da gineta ao noitibó, foram muitas as descobertas que os utentes do CACI e do CAARPD fizeram no Dia do Ambiente

Ontem celebrou-se o Dia do Ambiente, no mundo e na APCC! A equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol” convidou a Milvoz – Associação de Protecção e Conservação da Natureza para dinamizar diversas sessões com utentes da Associação, para que ninguém esqueça a importância da proteção do nosso planeta e o papel que cada um de nós pode ter para cumprir esse objetivo. A palavra-chave foi biodiversidade e o interesse pelo tema foi grande, com muitas questões a serem colocadas!

Utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência puderam, desta forma, escutar Manuel Malva, presidente da Milvoz, explicar o trabalho que aquela organização realiza na preservação do património natural da região de Coimbra, em particular na Bio-Reserva Senhora da Alegria, localizada na zona de Almalaguês.

E assim ficaram a...

Ler mais

A Quinta Pedagógica da APCC fez do Dia das Florestas uma incrível celebração da natureza!

«Eu sei, eu sei!», «Eu aprendi a fazer isto com o meu avô!», «Já ouvi falar na escola, mas nunca tinha visto!», «Isto é tão fixe!» Se lermos estas frases com uma dose substancial de entusiasmo e incluirmos como trilha sonora de fundo muitos risos e outras manifestações de alegria, ficamos com uma boa ideia de como decorreu ontem a celebração do Dia Internacional das Florestas na Quinta Pedagógica da APCC!

Cerca de 70 alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo de Assafarge desfrutaram de um fantástico dia de sol – dir-se-ia que encomendado de propósito para tornar a jornada ainda mais inesquecível – e de muitas atividades lúdicas e didáticas que os puseram em contacto com a natureza. E desde o primeiro momento, com uma receção que deixou toda a gente entusiasmada, não faltaram motivos para uma enorme felicidade partilhada!

Ler mais