Quinta Pedagógica

A rimar e não só na Quinta da Conraria, às voltas com os dias da Árvore e da Poesia (parte I)

Na quinta-feira, já a Quinta Pedagógica da APCC havia recebido cerca de centena e meia de crianças de jardins de infância e escolas básicas para celebrar o Dia Mundial da Árvore, mas a comemoração desse dia não podia ficar sem ser feita com todos os que constituem a comunidade da Quinta da Conraria. Por isso, e aproveitando a coincidência daquela data com o Dia Mundial da Poesia, na sexta juntaram-se utentes e formandos da Associação para um concurso de poemas e ilustrações.

Foram muitos os que participaram – individualmente ou em grupo – e que puderam mostrar os seus trabalhos ou declamar os seus textos perante os colegas e amigos, mas também perante um júri bastante atento. No final, como era de um concurso que se tratava, é claro que houve vencedores, mas na verdade todos saíram a ganhar pela ousadia e pela coragem de mostrarem o(s) seu(s) talento(s).

Ler mais

Recebemos uns convidados muito importantes na Quinta da Conraria para celebrar o Dia da Árvore!

Todos os anos, celebra-se o Dia Mundial da Árvore, como forma de sensibilizar para a importância da sua preservação, ao nível ambiental e da própria qualidade de vida dos cidadãos. Sendo esta uma mensagem sempre presente na APCC – pelas múltiplas atividades ligadas à natureza e ao desenvolvimento sustentável e pela oferta formativa associada a áreas como a agricultura ou a jardinagem – não podíamos deixar passar a data em claro!

E foi por isso que ontem recebemos cerca de 150 crianças de jardins de infância e escolas básicas na Quinta da Conraria, para uma grande festa da natureza! Ao longo do dia, os nossos pequenos convidados VIP tiveram livre-trânsito e puderam ver, mexer, experimentar… Numa palavra, aprender! E assim descobriram muitas coisas sobre as árvores, com a ajuda das professoras da Quinta Pedagógica “O Caracol”, mas também sobre diversas outras atividades ligadas à vida e aos ‘habitantes’ do campo.

Semea...

Ler mais

“Lip Sync Quinta”, ou como o Carnaval da Quinta da Conraria se transformou num desfile de extraordinárias imitações

Talvez não saiba, mas são três as passarelas reconhecidas a nível mundial como as que recebem os melhores desfiles de Carnaval… Duas vamos enumera-las já: o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e a Eira da Quinta da Conraria, em Castelo Viegas! É nesta última que, todos os anos, desfilam utentes e colaboradores dos serviços e respostas da APCC que funcionam naquele espaço, no mais divertido dos corsos carnavalescos!

Voltou a ser assim, na passada sexta-feira, quando o tema “Lip Sync Quinta” se revelou o mote certo para proporcionar muita alegria e até para descobrir alguns inesperados talentos! Por ali passaram, entre muitos outros, o Quim Barreiros, os Abba, o Freddie Mercury (bem, mais do que um, na verdade…), a Ágata, o José Cid, o Michael Jackson, os Bon Jovi… até o Chuck Norris fez questão de marcar presença num desfile de fantásticas interpretações, que deixou o júri em grandes trabalhos para encontrar os vencedores!

E embora eles ten...

Ler mais

… e ainda mais amor no Baile dos Namorados da Quinta da Conraria!

Também na Quinta da Conraria se celebrou o Dia dos Namorados! A organização da festividade ficou por conta da equipa da Quinta Pedagógica e, com a enorme experiência que os seus elementos têm em eventos memoráveis e com tantos sentimentos apaixonados que se juntaram na Sala Multiusos para um passinho de dança, a festa tinha mesmo de ser fantástica!

Coube ao grupo de teatro Sala T abrir as (amorosas) hostilidades do Baile dos Namorados, com uma enérgica coreografia, mas quem levou a animação pela tarde fora e fez o amor ganhar asas foi o DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada), que não ‘deixou’ que utentes, formandos e até colaboradores da APCC ficassem parados, ao som de muitos grandes temas da música popular.

Ler mais

Muito amor no Mercadinho do Centro de Reabilitação…

Não é que o Mercadinho do Centro de Reabilitação da APCC seja um caso de amor, mas lá que exige muita cumplicidade… É que junta os esforços de vários serviços da APCC – nomeadamente, do Gabinete de Voluntariado, da Quinta Pedagógica e da Quinta Biológica – para, semanalmente, levar os melhores produtos da Quinta da Conraria até às mãos (e, depois, às casas) dos colaboradores que trabalham no Vale das Flores.

Mas na passada quinta-feira, foi mesmo de amor que se tratou, porque também o Lar Integrado se juntou a esta dinâmica para realizar uma espécie de edição especial de Dia dos Namorados, a que se chamou – apropriadamente! – Mercadinho do Amor. E assim, além dos habituais produtos vendidos nesta iniciativa (como o arroz doce, as bolachas, os vegetais e as frutas) houve ainda muitos outros, produzidos pelos utentes daquela unidade residencial da Associação.

Muito...

Ler mais