fbpx

Quinta Pedagógica

Escrevam uma frase ou façam um desenho e celebrem o Dia da Terra com a Quinta Pedagógica da APCC

Está quase aí o Dia da Terra (22 de abril) e a Quinta Pedagógica “O Caracol” lança agora um desafio para que celebrem este dia, virtualmente, com a APCC! E como o objetivo desta data é ajudar à consciencialização comum para a proteção do planeta, o convite é para que partilhem connosco as vossas reflexões em torno de duas ideias: Vamos pensar a Terra como pensamos a nossa casa? E se eu fosse o planeta Terra, como gostava que me tratassem?

Queremos receber frases e/ou desenhos com os vossos pensamentos ou respostas a estas perguntas, até ao próximo dia 19 de abril! Não há limites de caracteres, de técnicas ou outros, apenas um desafio para que nos ajudem a espalhar a mensagem da urgência de agirmos em conjunto para lidar com problemas graves como o aquecimento global, a extinção de espécies animais ou a contaminação da água e dos solos.

Ler mais

A Quinta Pedagógica da APCC quer celebrar o Dia da Árvore com imagens das vossas árvores preferidas

O Dia Mundial da Árvore e das Florestas comemora-se a 21 de março e a Quinta Pedagógica “O Caracol” quer celebrar a importância das árvores na nossa vida e para a nossa vida. Para isso, lança agora um desafio aberto a todos: enviem-nos uma fotografia ou um vídeo das vossas árvores preferidas – pode ser uma do vosso quintal, do vosso bairro, da vossa cidade ou da aldeia dos vossos avós, de um bosque onde costumam passear… – ou aproveitem para dar uma nova árvore ao planeta e façam-nos chegar as imagens do momento da plantação!

Sabiam, por exemplo, que uma árvore adulta produz oxigénio suficiente para a respiração de dois adultos? Porque não, então, dar algo de volta, partilhando a mensagem da sua importância? Vamos juntar os vossos contributos e partilhar na página de Facebook da APCC, no próximo Dia da Árvore e das Florestas, as fotos e os vídeos que nos enviarem!

Quem ...

Ler mais

APCC lembra que “Há Sempre Natal!” e vai partilhar festa virtual da Quinta da Conraria

Anualmente, utentes, colaboradores e voluntários da APCC ligados às atividades desenvolvidas na Quinta da Conraria convidam os familiares para uma grande Festa de Natal, com música, dança, poesia e muito mais. E em 2020, o facto de não poderem estar juntos presencialmente não será motivo para deixar de celebrar a quadra e, até, para alargar o convite a todo o mundo.

Porque já no dia 17 de dezembro terá lugar a Festa Virtual de Natal da Quinta da Conraria, que poderá ser vista a partir do site e das páginas de Facebook e YouTube da APCC. Às 14H00, ficará disponível um conjunto de atuações e pequenos vídeos, preparados ao longo das últimas semanas pelos utentes e técnicos da Associação, todos ligados às atividades e ao quotidiano da instituição.

Ler mais

No Dia da Criança, a APCC leva os mais pequenos numa visita à Quinta Pedagógica… sem sair de casa!

Neste Dia Mundial da Criança, a Quinta Pedagógica “O Caracol” propõe fazer uma visita diferente de todas as que já se fizeram… porque pode ser realizada sem sair de casa! Não podendo abrir os portões para, como é habitual nesta data, receber centenas de pequenos aventureiros, a Quinta Pedagógica da APCC preparou uma visita virtual, que vos permitirá percorrer os caminhos daquele fantástico espaço através da Internet.

Vai ser um passeio divertido, com muito mistério e muita aventura à mistura! Além de mostrar alguns dos cantos e recantos da Quinta, através de diversos vídeos, esta visita virtual irá também dar-vos todas as indicações para uma série de desafios e atividades que poderão realizar em vossa casa, preparados pela equipa da Quinta Pedagógica e os professores de teatro e música.

Será ...

Ler mais

Muito mistério em torno das máscaras do Carnaval da Quinta da Conraria!

Há quem fale em ‘brincar ao Carnaval’, mas essa é uma brincadeira que é levada muito a sério na APCC!… Vejamos o exemplo do último desfile carnavalesco na Quinta da Conraria, na passada sexta-feira, em que o tema “A Máscara – Quem Sou?” deixou tanta gente de cabeça à roda a tentar descobrir a identidade dos mascarados, como encheu de alegria e animação uma manhã de partilhas, amizades e talentos.

À semelhança do programa televisivo que deu o mote para a festa, não faltaram investigadores, mas a diferença aqui foi que todos – utentes, colaboradores e voluntários – entraram na brincadeira e não esconderam os seus palpites, uns mais informados do que outros. Não vamos dizer que o sucesso das ‘investigações’ foi total, mas nem tal seria expectável perante a qualidade das máscaras apresentadas.

E quem desfilou, afinal? Nas participaçõe...

Ler mais