Quinta Pedagógica

Quentes e boas!… as castanhas e as emoções, em mais uma Feira das Colheitas!

A designação oficial diz que é uma feira, mas é isso e muito mais: é uma celebração (dos sabores e saberes do outono), é uma mostra (de vários produtos resultantes das atividades desenvolvidas na Quinta da Conraria), é um (re)encontro (de amigos e familiares) e é uma festa (de utentes, colaboradores e voluntários da APCC, mas também de toda a comunidade envolvente). Ontem foi dia de mais uma edição da Feira das Colheitas e no ar voltou a pairar o maravilhoso cheiro das castanhas assadas e muita alegria e felicidade.

A abrir, como começa a ser ‘da praxe’, vieram os Semp’a Bombar, com o seu ritmo contagiante a dar o mote para um dia inteiro de animação. Mas o grupo de bombos da Associação já não faz a festa sozinho, fazendo-se acompanhar pelos Bolitrotes, as ‘marionetas’ de grandes dimensões criadas na Sala O2, que acabam por ser um símbolo do espírito da Feira, cruzando o popular e o tradicional com a criatividade e a cultura. E aberto o certame, logo todos correram para o carrinho das castanhas e as barraquinhas.

Ler mais

Aceite o convite para celebrar o outono com a APCC, em mais uma Feira das Colheitas

Amanhã volta a ser dia daquela que já é uma tradição da APCC: a Feira das Colheitas faz abrir os portões da Quinta da Conraria a toda a comunidade para celebrar a chegada do outono. A partir das 10H30, frutas, legumes, compotas, peças de artesanato, utilidades e outros produtos ligados a esta época do ano vão estar em destaque no picadeiro, mas serão muitos mais os motivos de interesse.

Logo a abrir a Feira, haverá uma atuação dos Semp’a Bombar, o grupo de bombos da instituição, mas ainda de manhã terá também lugar uma dramatização da lenda de São Martinho e serão realizados diversos jogos tradicionais. À tarde, a partir das 14H00, será a vez do DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada), garantir a animação no Baile das Colheitas.

Ler mais

Todos a tremer na Quinta da Conraria… com tanta animação no Baile de Máscaras dos Bolinhos e Bolinhós!

Vieram zombies, bruxas e feiticeiros, monstros, fantasmas, vampiros, morcegos… No capítulo das coisas assustadoras, não faltou mesmo nada nem ninguém! Mas calma, porque todos foram convidados e ontem, no Baile de Máscaras dos Bolinhos e Bolinhós na Quinta da Conraria, apesar da abundância de pescoços cortados e facas ensanguentadas, ninguém apanhou susto nenhum, bem pelo contrário!

Parte muito importante da razão para todo o entusiasmo e alegria foi a música do artista popular Tiago Silva (que também é professor de música na APCC), que levou a que todos quisessem abanar os respetivos esqueletos – os de disfarce e os verdadeiros! Mas também tem de ser dado mérito à equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”, que não só organizou tudo, como ainda deu o mote para a animação e para os gritos mais divertidos!

A fes...

Ler mais

Alterações climáticas levaram a grande troca de ideias numa apresentação ClimAgir para os formandos da APCC

A primeira vez que recebemos uma sessão ClimAgir na APCC foi em julho, durante as Férias de Verão na Quinta ’19. Achámos tão importante a mensagem, que na passada sexta-feira a Quinta da Conraria voltou a receber uma apresentação daquela iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que pretende sensibilizar para as consequências das alterações climáticas nesta Região e, ao mesmo tempo, fomentar a floresta autóctone.

Desta vez, quem assistiu à sessão foram as turmas da área da Formação Profissional, que não só puderam saber mais sobre as causas e os impactos do aquecimento global (como o aumento da temperatura média e do nível médio mar, ou um maior número de número de incêndios, tempestades e inundações, entre outros), mas até receber algumas dicas sobre como lidar com outro tipo de ameaça, a vespa asiática.

Ler mais

Como foram as Férias de Verão na Quinta ’19? Foram sempre a abrir (as mentes, os corações e as bocas de espanto)!

Não é fácil saber por onde começar a fazer o resumo das Férias de Verão na Quinta ’19, que terminaram no final da semana passada. Podemos falar primeiro de surpresas como ir fazer canoagem e acabar a ter uma aula de surf com o Garrett McNamara ou conhecer o Bolotas (a mascote do projeto ClimAgir), mas também descobrir um insuspeito prazer em jardinar ou em colher pimentos e tomates ou uma desconhecida queda para preparar deliciosos canapés…

Entre os dias 1 e 19 de julho, foi assim: muitas aventuras vividas, incontáveis descobertas feitas, infinitas amizades criadas ou fortalecidas. O programa teve jogos desportivos, teatro, agricultura e jardinagem, culinária, equitação, expressão plástica e música, houve aplausos e hinos para tornar cada equipa especial e até foram escolhidos Líderes, Brincalhões e Mascotes para a festa ser ainda mais animada!

A equ...

Ler mais