fbpx

MAGISTER – Mental Health Professional’s Learning Community

O projeto “MAGISTER – Mental HeAlth Professional’s Learning Community – continuous traininG program for practItionerS working with people affecTed by mEntal disoRders” pretende contribuir para a inclusão social das pessoas afetadas por alguma forma de doença mental, promovendo a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais que trabalham nessa área. Pretende ainda melhorar a oferta formativa na área da saúde mental, promover a colaboração entre as organizações intervenientes e a transferência de boas práticas.

O projeto – que tem como objetivo principal a formação, com autonomia e especialização graduais, de profissionais de qualquer área de intervenção, que exerçam a sua atividade junto de pessoas com necessidades especiais de saúde mental – aumentará a qualidade da formação neste campo na Roménia, na Áustria e em Portugal, promoverá a colaboração entre profissionais de saúde mental a nível europeu e transferirá boas práticas entre Áustria, Roménia e Portugal.

O desenvolvimento conjunto de currículos de formação destinados a melhorar as competências práticas, bem como a capacidade de abordar o aumento do número de casos de ansiedade e depressão, proporcionará novas oportunidades de aprendizagem baseadas na prática. O projeto irá ainda melhorar a capacidade dos profissionais para disseminar o conhecimento e contribuirá para aumentar a colaboração entre a academia e os empregadores do setor terciário, promovendo uma melhor compreensão das necessidades e desafios atuais.

Adicionalmente, mais de 250 profissionais no campo da saúde mental a nível europeu serão informados sobre o conjunto de ferramentas inovadoras de instrumentos de trabalho validados no âmbito do projeto e beneficiarão das oportunidades de trabalho em rede oferecidas através da constituição de uma Comunidade Online de Profissionais.

 

Duração
36 meses (outubro de 2018 a setembro de 2020).

 

Parceiros
APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (Portugal)
Universidade de Ciências Aplicadas de Vorarlberg (Austria)
Organização Humanitária Concordia (Roménia)
Fundação Estuar (Roménia)

 

Financiamento
O projeto “MAGISTER – Mental HeAlth Professional’s Learning Community – continuous traininG program for practItionerS working with people affecTed by mEntal disoRders” é cofinanciado pelo programa Erasmus +, no enquadramento da Ação-Chave 2 (KA2), Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas.