fbpx

Escola

Escola

Escola Básica 1 APPC

 

A Escola Básica de 1.º ciclo (EB1) APPC integra a rede escolar do Ministério da Educação, pertencendo, por isso, ao Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, Pólo M.ª Alice Gouveia. Destina-se a alunos com Paralisia Cerebral e/ou doenças neurológicas afins.

Esta escola encontra-se inserida no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra (CRPCC), na Rua Garcia da Orta, Vale das Flores. É autónoma em termos pedagógicos e de gestão, mas articula-se com a APCC, beneficiando dos seus recursos humanos e materiais e respeitando os seus princípios de funcionamento.

A actividade da EB1 APPC iniciou em 1975. Tem trabalhado com crianças portadoras de Paralisia Cerebral e/ou problemas neurológicos afins. Teve sempre turmas heterogéneas, nas quais se incluíram, e incluem ainda, crianças com programas cujo objectivo é o desenvolvimento de competências adaptativas.

Frequentam-na alunos com Paralisia Cerebral e/ou com deficiências associadas que não encontram respostas locais adequadas à sua especificidade. São crianças que necessitam de tratamentos de reabilitação, com assiduidade, e de um processo de ensino-aprendizagem adaptado.

De acordo com o decreto-lei 3/2008, de 7 de Janeiro, são elaborados programas educativos individuais tendo em consideração as potencialidades e necessidades educativas de cada um.

A escola da APPC integra a equipa de Semi-Internato da qual fazem parte também, técnicos que acompanham e avaliam o processo de reabilitação dos alunos. Todo o processo terapêutico é concretizado em equipa multidisciplinar.

Recorre-se, assim, a pedagogias diferenciadas, ao ensino individual e individualizado, a aprendizagens e vivências em contexto prático, a Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação (SAAC) e a tecnologias de informação e comunicação (computadores, Ken:x, switch, teclados de conceitos, Dial Scan, entre outros).

.:Treino de Competências Sociais e de Autonomia na APCC

 

 

Plano Nacional de Leitura

Ministério da Educação