fbpx

Departamento de Expressão Plástica

ExpPlastica2

A arte é uma linguagem que tem acompanhado a humanidade, ao longo dos tempos. Desde a pré-história até aos nossos dias tem espelhado diferentes interesses e saberes.

A arte permite ao homem a “alfabetização”, em termos de sentido estético. Oferece a crianças e adultos (com e sem deficiência) uma abordagem ao processo artístico na sua globalidade, possibilitando-lhes a compreensão e a participação. Considera-se que a arte é um excelente meio de inclusão.

Desperta a expressividade, a comunicabilidade e a sensibilidade estética. Não se trata de querer formar artistas, mas de permitir uma maior acessibilidade ao património artístico, para que crianças, jovens e adultos usufruam de uma cultura visual rica em informação, crenças, ideais e posturas.

Com a introdução de novos modelos educativos/terapêuticos, a intencionalidade da arte foi-se ampliando no decorrer dos tempos. Tem, assim, como objectivo a exploração da criatividade e da imaginação, através de um conjunto de técnicas e materiais. Neste sentido, há uma nova perspectiva, na qual a arte se associa à cognição.

A Expressão Plástica tem um código específico, através do qual é possível desenvolver competências, assim como potenciar o domínio sensorial e cognitivo.

A APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra alicerça os objectivos da Expressão Plástica, nesta visão, pois defende que a arte enriquece a vida de todos os que nela participam. Constrói posturas, pensamentos e vivências, seja a actividade concretizada com maior ou menor esforço, com ou sem ajuda. É objectivo principal desta actividade: o FAZER”.

ExpPlastica