fbpx

Voluntariado

voluntariado

Breve Historial

O voluntariado encontra-se, intimamente, ligado à história da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Quando, na década de 70, foi necessário proceder à limpeza do edifício que, na Rua Eça de Queirós, receberia o Centro de Reabilitação, houve pessoas que se voluntariaram para o fazer.

Da instituição fazem parte todos aqueles que ousaram (ousam) dar um pouco do seu tempo em prol da pessoa com deficiência, sem esperar um retorno monetário em troca.

Em 2007, a APCC percebeu junto de técnicos e clientes quais as áreas onde o voluntário poderia ajudar. Foi, assim, criado um programa de voluntariado social, com áreas específicas de actividade, designado «Vontades Solidárias».

O voluntário é, para a APCC, isso mesmo: alguém que tem no seu íntimo o desejo de ser útil. É alguém que comprova que «ser solidário é, efectivamente, bom»!

Se acredita que vai dar, certo é que também vai receber e, tantas vezes, num reconhecimento que não se traduz necessariamente em palavras, mas em sorrisos carregados de muito sentido.

 

O Processo

O candidato a voluntariado tem de solicitar uma entrevista através do e-mail voluntariado@apc-coimbra.pt ou ainda do contacto telefónico 239 792 120.

Após a marcação, o candidato preencherá uma ficha de inscrição, circunstância na qual o técnico responsável lhe explicará a dinâmica institucional. O processo é submetido à direcção e, quando aprovado, é activado um seguro.

O voluntário é integrado e após período de experiência, APCC e voluntário assinam um compromisso de actividade.

Aquando actividade termina quando o voluntário deixa de ter disponibilidade. É-lhe, aí, emitido um certificado de participação.

Todos os voluntários recebem semanalmente por e-mail, geralmente à sexta-feira, um programa onde é feita a distribuição por actividade.

 

Actividades

Hidroterapia / Hipoterapia / Zarabatana / Refeitório, Recreio / Residências / Quinta Pedagógica “O Caracol” / Expressão / Ludoteca / Oficina do Brinquedo / Jardim de Infância / Escola Básica / Desporto

(Há outras actividades de carácter pontual a acontecer)

 

Entidades

Os candidatos a voluntários chegam à APCC porque conhecem a instituição ou porque amigos ou familiares lhes falaram dela.

Há entidades que, através de protocolos inicialmente estabelecidos, encaminham para a APCC potenciais voluntários, como é o caso de:

– Banco de Voluntariado da Câmara Municipal de Coimbra (www.cm-coimbra.pt);

– Núcleo de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (www.uc.pt/fpce/estudantes/nepcess);

Etcetera, do Instituto Universitário Justiça e Paz (www.justicaepaz.com/html/?pageid=48&title=Miss%E3o).

 

Corpo Europeu de Solidariedade

A APCC é, desde 2009, instituição acreditada para participar no voluntariado europeu. Enquanto organização de acolhimento no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, desenvolve o projecto «Holding Hands With Other Abilities» que, com duração de seis meses, permite a jovens dos países uma experiência bastante rica. Já recebeu mais de 60 voluntários vindos de países como Itália, Grécia, Alemanha, Hungria, Estónia, Letónia, Lituânia, Espanha, Turquia ou Áustria.

É, também, organização de envio de voluntários portugueses para outros países, tendo enviado jovens para Espanha, Bélgica, Grécia, Luxemburgo e Roménia.

A acreditação da APCC pode ser consultada em https://youth.europa.eu/volunteering/organisation/48224_en.

 

file-42001397574475

 

Mais informações sobre o Serviço Voluntário Europeu em www.juventude.pt.

 

 

Outros links

Vontades Solidárias [blogue]

Holding Hands With Other Abilities [Facebook]

Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado

 

Documentos Úteis

 

Manual do Voluntário