fbpx

Line Break – Rugby Inclusivo

 

O projeto Line Break – Rugby Inclusivo tem como objetivo aproximar as pessoas com deficiência da prática desportiva.

Através da capacitação de profissionais desta área com técnicas específicas para o ensino do râguebi adaptado e do apoio à dinamização da modalidade noutras instituições, pretende-se contribuir para a criação de um movimento verdadeiramente inclusivo.

Este projeto, único em Portugal, é dirigido a pessoas com diferentes incapacidades, de contextos socioeconómicos de desvantagem, muitas vezes com baixos níveis de escolaridade, que aqui encontram uma oportunidade única de valorização e de participação social.

O projeto Line Break – Rugby Inclusivo promoverá a criação de uma nova modalidade desportiva inclusiva, que poderá ser praticada por pessoas com ou sem deficiência, em conjunto.

 

Enquadramento

A importância do Desporto para as pessoas com deficiência é inquestionável: é reconhecido como um instrumento para nos manter ativos e saudáveis e para promover valores, além de deter um enorme potencial para promover a inclusão social. No entanto, muitas pessoas com deficiência não têm as mesmas oportunidades de acesso e usufruto dos benefícios do desporto e à plena participação em atividades desportivas.

Apesar de todos os princípios orientadores e politicas implementadas, quando falamos de inclusão e de participação efetiva e plena, no dia a dia, por parte das pessoas com deficiência, a realidade mostra-se diferente e as pessoas com deficiência enfrentam muitos obstáculos e barreiras, no que toca ao seu envolvimento no desporto.

Pretendemos dar resposta às necessidades e expectativas das pessoas com deficiência, promovendo a participação ativa em atividades desportivas, bem como elementos importantes que contribuam para a melhoria da sua qualidade de vida – ao nível da saúde (atividade física, psicológica e emocional) –, concorrendo para uma sociedade mais coesa, justa e inclusiva.

 

Guia Prático

O Guia Prático do projeto Line Break – Rugby Inclusivo é um manual com instruções e exercícios sobre a prática do râguebi inclusivo, disponibilizado aos interessados em desenvolver esta atividade desportiva. Pode ser consultado abaixo ou descarregado em http://bit.ly/GuiaPraticoLineBreak.

 

Parceiros

– APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra
– ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã
– Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Vila Nova de Poiares
– Comité Regional de Rugby do Centro

 

Financiamento

Cofinanciado pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, através do Programa de Financiamento a Projetos 2020.

 

Contactos

Para saber mais sobre o projeto Line Break – Rugby Inclusivo, pode contactar-nos diretamente através do e-mail joao.costa@apc-coimbra.pt.