fbpx

CAVI da APCC vai estar representado no seminário “(Des)Encontros com a Vida Independente”

A diretora técnica do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente da APCC faz parte do painel de intervenientes do seminário “(Des)Encontros com a Vida Independente”, que terá lugar em Évora, no dia 12 de outubro. Fernanda Maurício tomará a palavra no painel “Potencialidades e limitações do projeto”, em que elementos das equipas técnicas de centros de vários pontos do país darão a sua visão sobre o desenrolar, até ao momento, do programa-piloto nacional MAVI (Modelo de Apoio à Vida Independente).

Será uma oportunidade para abordar em concreto a atividade do CAVI da APCC e o contributo que tem vindo a dar, desde junho de 2019, para uma mudança significativa no modo de vida das 19 pessoas com deficiência já apoiadas pelo projeto. Neste encontro pretende-se, aliás, partilhar as experiências dos diversos agentes envolvidos na questão da vida independente em Portugal: destinatários, assistentes pessoais e técnicos, mas também investigadores, responsáveis e decisores políticos.

O seminário “(Des) Encontros com a Vida Independente” é organizado pelo CAVI da APPACDM de Évora e vai decorrer na sede da CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, com a sessão de abertura marcada para as 09H30. Entre os vários participantes, destaque para a presença da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em https://forms.office.com/r/iA5UGttvFP.

O CAVI da APCC desenvolve a sua atividade no sentido de garantir condições de acesso ao pleno desenvolvimento da autonomia e do exercício da cidadania, bem como à participação cívica e política. Neste contexto, operacionaliza o acompanhamento dos destinatários, por parte de um grupo de assistentes pessoais, na realização de atividades em domínios como a higiene, alimentação, deslocações, mediação de comunicação, contexto laboral, frequência de aulas, cultura, lazer ou cidadania, entre outros.

É um dos projetos-piloto do MAVI, tendo como objetivo geral contribuir para uma inclusão efetiva e a autodeterminação. É cofinanciado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento — Programas Operacionais do Portugal 2020.