fbpx

Clientes falaram sobre sexualidade na pessoa com deficiência

3.1

Debate decorreu na Quinta da Conraria

«Sexo “com” sentido» foi uma iniciativa que reuniu, a 30 de Janeiro na Quinta da Conraria, diversos clientes com o objectivo de debater um assunto habitualmente pouco discutido – o da sexualidade na pessoa com deficiência.

Com moderação a cargo da cliente Adelaide Almeida, esta iniciativa teve como ponto de partida a reportagem «Nas Asas do Desejo», um trabalho da jornalista Ana Leal, TVI, ao qual se seguiram os testemunhos de quem quis falar na primeira pessoa: Miguel Silva, Fausto Sousa, Octávio Santos e Teresa Melo.

Dormir com a pessoa de quem se gosta pode, aparentemente, parecer simples. Todavia, quando se trata de alguém portador de deficiência deixa de o ser. Foi esse um dos pontos focados, assim como o foi o facto de uma cadeira de rodas poder ser, ou não, impeditiva de uma relação. Houve quem defendesse que o era, houve quem salientasse a necessidade de compreensão por parte do companheiro para não o ser. Falou-se do excesso de protecção familiar. Frisou-se que, afinal, todas as pessoas, independentemente de serem portadoras de deficiência ou não, têm limitações. Salientou-se que a mentalidade das pessoas tem um importante peso na forma de abordar/lidar com este assunto.

Segundo o Dr. Antonino Silvestre, presidente da direcção da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, «é extraordinariamente importante» falar sobre este tema, motivo pelo qual iniciativas desta natureza devem ter continuidade. «Este assunto deve ser trazido para o dia-a-dia», acrescentou.

Coimbra, 04 de Fevereiro de 2013