fbpx

Lar Integrado Dr. José Mendes de Barros foi inaugurado

Lar

Em 6 de junho

O Lar Integrado Dr. José Mendes de Barros foi inaugurado pelo secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Agostinho Branquinho, em 6 de junho.

O secretário de Estado referiu-se a um «notável trabalho» desenvolvido pela APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e a uma instituição «de referência internacional». Aproveitou a ocasião para referir que a política do Governo deve passar por entregar «a quem já desenvolve um trabalho notável, nesta área, a gestão dos dinheiros públicos». Considerou a área da deficiência como «uma prioridade», justificando que a aposta feita «é o sinal de que temos uma sociedade mais inclusiva, que queremos fazer destas pessoas cidadãos de corpo inteiro». Acrescentou que, nos últimos três anos, houve um aumento de 21 milhões de euros em investimentos na área da deficiência.

Antonino Silvestre, presidente da APCC, justificou a designação atribuída ao lar como «uma singela homenagem a uma figura carismática e indissociável da obra desta associação». Segundo ele, o presidente fundador lutou «com resistência e persistência na defesa da qualidade de vida das pessoas com paralisia cerebral».

Localizado na Travessa da Rua Padre Manuel da Nóbrega, o Lar Integrado tem capacidade para 40 residentes com Paralisia Cerebral, doenças neurológicas afins e suas famílias.

Este novo serviço da APCC surgiu com o objetivo de responder às dificuldades sentidas pela família quando, por incapacidade, deixa de poder cuidar de si e do seu filho. A instituição quis, assim, criar condições para que o núcleo familiar permaneça unido, tendo como suporte uma equipa preparada para dar apoio a pais e filhos.

LAr1

Lar2