fbpx

CAVI da APCC promove formação inicial de assistentes pessoais

A APCC vai levar a cabo, de 15 a 24 de janeiro de 2020, um curso de Formação Inicial para Assistente Pessoal, no âmbito da atividade do seu CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente. Esta formação, gratuita, tem uma duração total de 50 horas obrigatórias e habilitará quem a concluir a integrar as bolsas de assistentes pessoais para recrutamento dos diversos CAVI a nível nacional, sendo obrigatória para o desempenho daquela função.

Serão abordadas matérias relacionadas com os seguintes temas: direitos das pessoas com deficiência e vida independente; ética profissional e assistência pessoal; acessibilidade e comunicação; deficiência ou incapacidade, assistência pessoal e promoção da autonomia; fatores ambientais e produtos de apoio. O curso tem um número limitado de vagas.

Quem pretender frequentar a Formação Inicial para Assistente Pessoal deve inscrever-se até ao dia 20 de dezembro de 2019, manifestando o seu interesse através de uma mensagem para o e-mail cavi@apc-coimbra.pt, que deve incluir o seu CV completo. O curso estará aberto a pessoas já em recrutamento para CAVI e outras que pretendam vir a integrar esse processo.

As tarefas a desempenhar por um assistente pessoal passam por apoiar uma ou mais pessoas com deficiência na realização de atividades em domínios como a higiene, alimentação, deslocações, mediação de comunicação, contexto laboral, frequência de aulas, cultura, lazer ou cidadania, entre outros. O objetivo é ajudar a promover projetos de vida autónomos e contribuir para uma inclusão efetiva e a autodeterminação.

O CAVI da APCC pretende garantir condições de acesso ao pleno desenvolvimento da autonomia e do exercício da cidadania, bem como à participação cívica e política. Conta, atualmente, com 8 assistentes pessoais, funcionando no âmbito do MAVI – Modelo de Apoio à Vida Independente, um projeto-piloto nacional cofinanciado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento — Programas Operacionais do Portugal 2020.