fbpx

APCC realizou conferência «Agricultura Social – Redes de Sustentabilidade»

A APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra realizou a 15 de Novembro, na Quinta da Conraria em Castelo Viegas, a conferência «Agricultura Social – Redes de Sustentabilidade», no âmbito do «II Encontro de Agricultura Social».
A conferência teve como objectivo promover a criação de uma rede nacional de agricultura social.
Convidados e participantes foram convidados a reflectir sobre as vantagens da referida rede, as perspectivas da agricultura social e as competências necessárias para a sua implementação.
O «II Encontro de Agricultura Social» reuniu, em Coimbra, entre 14 e 16 de Novembro, os vários parceiros que se encontram a desenvolver o projecto «Sofieu – Social Farming in Europe». Além da APCC, participam a Cooperativa Sociale Ponte Verde, de Itália, o University College de Dublin, da Irlanda, a Universidade de Wageningen e a Ulmus, dos Países Paixos.

 

 


Agricultura Social: ferramenta terapêutica

O «SOFIEU– Social Farming in Europe» insere-se no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, Projecto Leonardo Parcerias. Aborda a questão da agricultura social, na Europa.
Pelas suas actividades terapêuticas e pedagógicas, de inclusão no trabalho e de inclusão social, considera-se que a agricultura social presta serviços públicos de grande valor. Em virtude da diversidade das actividades que gera e da dinâmica que lhe é própria, a agricultura social pode ter um impacto significativo no desenvolvimento local.
Através deste projecto, pretende-se criar um contexto favorável ao desenvolvimento de um quadro europeu comum no sector, assim como sensibilizar e melhorar qualificações e competências dos profissionais que trabalham com grupos desfavorecidos. É objectivo, ainda, promover a integração da aprendizagem na vida profissional.

Enquanto produtos finais, prevê-se a criação de uma plataforma online e de um guia que, disponibilizado em formato electrónico, funcione como documento informativo e de apoio a quem manifeste interesse na área.
Para a devida execução do projecto, os parceiros têm participado em encontros transnacionais que são considerados importantes meios de partilha de conhecimentos e experiências.