fbpx

APCC está a «Reconstruir Memórias Intergeracionais»

A memória é o ponto de partida para envolver gerações na construção de um brinquedo adaptado à especificidade de uma criança com deficiência

Consciente da escassez de brinquedos adequados a crianças com deficiência ou incapacidade, a APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra está a desenvolver o projecto «Reconstruir Memórias Intergeracionais». O projecto é cofinanciado pelo programa de financiamento do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) às organizações não-governamentais.
Ao envolver pessoas de diferentes gerações, nomeadamente crianças, jovens e seniores – muitos dos quais voluntários na instituição -, assim como clientes do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e séniores do Ateneu de Coimbra, o projecto parte do levantamento das memórias que cada um tem no que diz respeito a brinquedos e jogos, para depois os reconstruir e adaptar, consoante a especificidade do público alvo.
Com esta iniciativa, a Oficina do Brinquedo pretende produzir brinquedos sensoriais e brinquedos adaptados dirigidos a crianças com paralisia cerebral, doenças neurológicas afins, baixa visão e multideficiência.
Para a APCC, o «Reconstruir Memórias Intergeracionais» é uma oportunidade inovadora, na medida em que permite a diferentes gerações colaborar na elaboração de uma resposta cívica e socialmente única. A instituição considera, ainda, que o projecto proporciona a igualdade de oportunidades a crianças com e sem deficiência.
Além dos brinquedos, realizar-se-á um portefólio do material, com fichas técnicas e manual de formação. Todos os produtos serão disponibilizados na base de dados em www.tambemquerobrincar.org.

 
A Oficina do Brinquedo: serviço aberto à comunidade
A Oficina do Brinquedo é um serviço da APCC que se dirige a crianças e jovens com necessidades educativas especiais e, por conseguinte, às famílias e comunidades socioeducativas carenciadas. Tem um vasto espólio de recursos lúdicos, lúdico-pedagógicos e de estimulação aberto à comunidade.
A Oficina do Brinquedo Adaptado e a Oficina da Baixa Visão surgiram com o objectivo de dar uma resposta específica à população com paralisia cerebral, doenças neurológicas afins, baixa visão e multideficiência. Regra geral, estas crianças encontram-se privadas de vivências lúdicas resultantes do facto de não brincarem ou de o fazerem pouco, tanto em contexto familiar, como educativo.
A escassez de material lúdico adequado a estas crianças, leva a que a APCC aposte na área e, consecutivamente, na adaptação ou construção de materiais lúdicos e pedagógicos.

Coimbra, Novembro de 2012