fbpx

No Lar de Apoio, celebrou-se quem trata da saúde de todos (mas mesmo todos!)

Ontem foi Dia do Enfermeiro e esse foi motivo mais do que suficiente para os divertidos momentos que ontem se viveram no Lar de Apoio da APCC. Divertidos, mas também pedagógicos, porque, com a ajuda das enfermeiras Ana Rita Teixeira e Teresa Madeira, houve consultas de enfermagem para os ‘filhos’ dos residentes mais jovens. Não é que algum deles tivesse algum sintoma preocupante, mas nunca devemos descurar a saúde!

Houve algumas queixas de dores de barriga, é certo, e mais uma ou outra situação que mereceu toda a atenção e recebeu o tratamento adequado, mas o mais importante foi mesmo constatar que a competência das profissionais da Associação – de todas as que prestam cuidados na instituição – em questões de saúde é mesmo tão grande quanto a sua capacidade de estabelecer relações especiais e particularmente fortes com os utentes.

O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de maio, coincidindo com o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. Foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e relembra a importância destes profissionais na prestação de cuidados gerais e especializados à população.

O Lar de Apoio acolhe pessoas que se encontram impedidas, temporária ou definitivamente, de residir no seu meio familiar. É uma das três unidades residenciais da APCC, juntamente com o Lar Residencial e o Lar Integrado Dr. José Mendes Barros. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=266.