fbpx

Já é (quase) Natal na área de Serviços do CACI da APCC

Bonecos de neve, bolas e coroas de Natal, presépios e, claro, Pais Natais! Tudo isto está tudo a começar a tomar forma na área de Serviços do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APCC, porque dezembro está quase aí e já muitos contam os dias para a festa natalícia. Os utentes envolvidos não descuram nenhum pormenor e dedicam toda a sua atenção ao trabalho… afinal de contas, também há muito orgulho da sua parte nos lindíssimos artefactos que saem das suas mãos e razões para isso não faltam!

O processo é, ele próprio, uma espécie de milagre de Natal, porque estamos a falar de transformar restos de meias, pedaços de esponja e de cartão ou sobras de tecidos em peças deslumbrantes – nada que, por aqui, seja novidade: a reutilização de materiais é prática recorrente e um comprovado ‘motor para a criatividade.

Até ao Natal, muitas peças tomarão, portanto, forma na sala dos Serviços – embora sem descurar outros trabalhos habitualmente realizados, como os bordados ou a costura – ajudando a dar um colorido particular ao espaço, mas também contribuindo para a alegria e motivação dos utentes, a par da sua aprendizagem e possibilidade de expressão individual.

No CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APCC, trabalha-se quotidianamente no sentido do desenvolvimento de competências que valorizem os utentes pessoal e profissionalmente. Nesse sentido, são asseguradas dinâmicas e atividades em áreas como a música, o teatro, as artes plásticas ou o artesanato, entre outras.