fbpx

CACI

“A Lente da Mudança” voltou a refletir a opinião dos utentes da APCC sobre a Quinta da Conraria, desta vez na Faculdade de Psicologia

“A Lente de Mudança” foi uma atividade desenvolvida no âmbito de um estágio na área de Serviço Social na APCC, em 2023, pela estudante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Catarina Gaspar. Realizada junto de 41 utentes, pretendeu saber a sua opinião sobre o que mais gostam na Quinta da Conraria e o que mudariam se pudessem, e foi apresentada à comunidade da Associação no final desse ano.

Ontem, e reforçando a importância da proximidade entre o terceiro setor e a academia, esse projeto foi o tema de um workshop realizado naquela faculdade, em que marcaram presença docentes e alunos, mas também utentes, profissionais e dirigentes da APCC. Passando em revista o trabalho realizado – num contexto de ensino-aprendizagem e de investigação e recorrendo à metodologia Photovoice – esta sessão serviu ainda para desafiar todos os presentes ao desenvolvimento de parcerias futuras.

Ler mais

Utentes do CACI e CAARPD contaram com ajuda do IPDJ para saber mais sobre como navegar em segurança na Internet

As fake news, o cyberbullying, a proteção de dados, o discurso de ódio e a utilização das redes sociais foram alguns dos temas abordados na sessão “Navega(s) em segurança?” que, no final da passada semana, levou utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) da APCC a refletir sobre como podem colocar em prática uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital.

O encontro foi dinamizado por Paula Candeias e a voluntária Beatriz Pereira, do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, tendo permitido enquadrar as próprias experiências pessoais dos utentes naquela temática. Particularmente importante foi também a possibilidade de abordar formas de proteção, desde os cuidados a ter com senhas e configurações de segurança, à importância de guardar provas e falar com as autoridades nos casos em que isso se justifique, por exemplo.

Esta ...

Ler mais

Ricardo Rebola, artista em nome próprio (e da APCC), inaugura exposição em Lagos

Ricardo Rebola nasceu em Coimbra há 49 anos e encontrou a sua vocação nos ateliês de expressão plástica da APCC, tendo vindo a desenvolver uma vasta obra. Agora, acrescendo à atividade criativa que desenvolve na instituição, torna-se também num artista a expor em nome próprio, com “Portefólio #02”, que será inaugurada no dia 24 de abril, pelas 18H00, no LAC – Laboratório de Actividades Criativas, em Lagos.

Esta mostra reúne um conjunto diverso de trabalhos de Ricardo Rebola, que, depois de ter começado pela representação da sua cidade, descobriu a sua personalidade artística na representação da figura humana, nas naturezas mortas e nas paisagens. Mais recentemente, aprofundou a capacidade excêntrica no uso do pastel, tomando o exagero como traço distintivo e mudando a aparência exata do real, surpreendendo amiúde com essa plasticidade.

Ler mais

Experiências, enigmas e muito mais, numa Exposição Interativa para celebrar os Dias da Árvore e da Água

Foi um verdadeiro ‘2 em 1’, em mais do que uma dimensão: foram celebrados o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Água, com uma exposição que era também um convite a experimentar e houve oportunidade para aprender bastante sobre aqueles dois recursos indispensáveis à vida na Terra, mas também para muita diversão. A Exposição Interativa promovida pela Quinta Pedagógica da APCC na passada sexta-feira foi, por isso, uma iniciativa onde a preservação do meio ambiente andou de mão dada com os sorrisos e as gargalhadas!

Com a sala da Oficina Ocupacional, na Quinta da Conraria, transformada numa espécie de grande montra de motivos de espanto e maravilha, eram várias e de diversos tipos as ‘estações’ que os visitantes podiam percorrer, sendo possível, por exemplo, ajudar a construir um hotel de insetos, realizar múltiplas experiências ou compreender como se vai da árvore ao fruto (e provar alguns dos sumos que se podem depois fazer). Mas também havia enigmas, o grande cartaz sobre o ciclo da vida ou a banda desenhada sobre a árvore e a vida!

Ler mais

Éfe-Érre-APCC! Já é possível encomendar as flores para o cortejo da Queima das Fitas!

Vamos ser práticos… Tu que estudas no Ensino Superior não tens mãos a medir, certo? Entre as aulas, os livros e… outros compromissos, não te sobra tempo livre! E, nesta altura em que se aproxima a Queima das Fitas, os dias até parecem voar! Mas é preciso ter prontas as flores para o carro do cortejo e isso é tudo o que não precisavas de ter de juntar à tua lista de coisas para fazer! Pois bem, a boa notícia é que não precisas mesmo: podes confiar essa tarefa à APCC!

Até ao dia 15 de maio, faz à tua encomenda e deixa que sejam os utentes da Associação a tratar de tudo! Só vais precisar de nos entregar o papel e o arame e, quando o trabalho estiver concluído, vir levantar as flores! Há mais de duas décadas que a APCC colabora desta forma com a festa dos estudantes e faz jus ao lema ‘Tu fazes a festa, nós fazemos as flores!’ Portanto, não há maior garantia de que o teu cortejo da Queima vai ser inesquecível!

Ler mais