fbpx

CAARPD

“Carimb’Arte”: exposição de pintura com carimbos desvenda interesses de utentes da APCC

As paisagens de Conímbriga do José. A areia da praia da Alexandra. As profundezas do oceano do Sérgio. Estas e outras inspirações de utentes da APCC foram o mote para as criações artísticas que estarão em exposição na Associação Cristã da Mocidade, entre os dias 11 e 21 de junho. Trata-se de um conjunto de pinturas com carimbos, em que os seus autores reproduziram, através de formas geométricas, os temas com os quais mais se identificam, como a zona de residência, características pessoais ou traços de personalidade.

O processo de criação envolveu, após a identificação das temáticas, a construção dos próprios carimbos que permitissem a expressão livre de cada utente. Os visitantes poderão, assim, ver o resultado de uma abordagem que – no âmbito da atividade de Expressão Criativa e Multimédia da sala URDP2 – pretende dar resposta a diferentes estilos e ritmos de trabalho, promovendo a participação e a interação na construção artística e do conhecimento.

Ler mais

O coração sempre em foco na APCC: saúde cardiovascular foi tema de atividade na Quinta da Conraria

Quando o coração é tema na APCC, geralmente é porque falamos dos laços que unem toda a comunidade, das relações que se constroem, que marcam o quotidiano e deixam saudades. Mas ontem, na Quinta da Conraria, o foco foi desviado para matérias não menos importantes… Aproveitando o mote da campanha “Maio, Mês do Coração”, o dia foi dedicado à sensibilização sobre a saúde cardiovascular e a importância de cuidar daquele órgão.

De manhã, utentes e formandos foram convidados a participar num peddy-paper dedicado aos hábitos de vida saudáveis, com diversas atividades que tiveram tanto de diversão como de informação: sobre alimentação saudável, prática de exercício físico, higiene do sono e rastreio da hipertensão, entre outros hábitos de vigilância regular da saúde. E para terminar em grande forma, com toda a animação e sem que ninguém ficasse parado, de tarde fez-se um baile!

Ler mais

“A Lente da Mudança” voltou a refletir a opinião dos utentes da APCC sobre a Quinta da Conraria, desta vez na Faculdade de Psicologia

“A Lente de Mudança” foi uma atividade desenvolvida no âmbito de um estágio na área de Serviço Social na APCC, em 2023, pela estudante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Catarina Gaspar. Realizada junto de 41 utentes, pretendeu saber a sua opinião sobre o que mais gostam na Quinta da Conraria e o que mudariam se pudessem, e foi apresentada à comunidade da Associação no final desse ano.

Ontem, e reforçando a importância da proximidade entre o terceiro setor e a academia, esse projeto foi o tema de um workshop realizado naquela faculdade, em que marcaram presença docentes e alunos, mas também utentes, profissionais e dirigentes da APCC. Passando em revista o trabalho realizado – num contexto de ensino-aprendizagem e de investigação e recorrendo à metodologia Photovoice – esta sessão serviu ainda para desafiar todos os presentes ao desenvolvimento de parcerias futuras.

Ler mais

Utentes do CACI e CAARPD contaram com ajuda do IPDJ para saber mais sobre como navegar em segurança na Internet

As fake news, o cyberbullying, a proteção de dados, o discurso de ódio e a utilização das redes sociais foram alguns dos temas abordados na sessão “Navega(s) em segurança?” que, no final da passada semana, levou utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) da APCC a refletir sobre como podem colocar em prática uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital.

O encontro foi dinamizado por Paula Candeias e a voluntária Beatriz Pereira, do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, tendo permitido enquadrar as próprias experiências pessoais dos utentes naquela temática. Particularmente importante foi também a possibilidade de abordar formas de proteção, desde os cuidados a ter com senhas e configurações de segurança, à importância de guardar provas e falar com as autoridades nos casos em que isso se justifique, por exemplo.

Esta ...

Ler mais

Experiências, enigmas e muito mais, numa Exposição Interativa para celebrar os Dias da Árvore e da Água

Foi um verdadeiro ‘2 em 1’, em mais do que uma dimensão: foram celebrados o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Água, com uma exposição que era também um convite a experimentar e houve oportunidade para aprender bastante sobre aqueles dois recursos indispensáveis à vida na Terra, mas também para muita diversão. A Exposição Interativa promovida pela Quinta Pedagógica da APCC na passada sexta-feira foi, por isso, uma iniciativa onde a preservação do meio ambiente andou de mão dada com os sorrisos e as gargalhadas!

Com a sala da Oficina Ocupacional, na Quinta da Conraria, transformada numa espécie de grande montra de motivos de espanto e maravilha, eram várias e de diversos tipos as ‘estações’ que os visitantes podiam percorrer, sendo possível, por exemplo, ajudar a construir um hotel de insetos, realizar múltiplas experiências ou compreender como se vai da árvore ao fruto (e provar alguns dos sumos que se podem depois fazer). Mas também havia enigmas, o grande cartaz sobre o ciclo da vida ou a banda desenhada sobre a árvore e a vida!

Ler mais