fbpx

Formação

Formação de professores: APCC com inscrições abertas para cursos online em práticas diferenciadas, mentoria e ciclo APAR

Disponibilizando formação acreditada, dirigida a todos os grupos de recrutamento da docência e ainda a técnicos superiores que trabalhem em educação, o Centro de Formação de Professores da APCC vai iniciar no mês de maio três cursos sobre outras tantas temáticas do maior interesse para aqueles profissionais: as práticas diferenciadas enquanto estratégias para a inclusão e a equidade; os programas de tutoria e mentoria; e o ciclo avaliativo APAR (Avaliar, Planear, Agir, Rever).

O primeiro a arrancar será o curso “Incluir com práticas diferenciadas”, com início previsto para 6 de maio, que decorrerá em formato online e terá um total de 25 horas (16 síncronas e nove assíncronas). Dirigido a educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário, professores de educação especial, psicólogos, terapeutas e outros técnicos superiores, tem entre os seus objetivos permitir planear com intencionalidade a dinâmica pedagógica inclusiva, basear a prática pedagógica no ciclo Avaliação, Planificação, Implementação, Avaliação, refletir sobre a avaliação para as aprendizagens e reforçar competências de trabalho colaborativo e de resolução de problemas.

Ler mais

Centro de Formação de Professores da APCC com inscrições abertas para ação “Comunicar – ouvir o que não é dito”

Contribuir para que as necessidades complexas de comunicação possam ser melhor compreendidas e mais facilmente ultrapassadas, com a utilização de Comunicação Aumentativa, é o objetivo da ação de curta duração que a APCC vai levar a cabo e que tem já inscrições abertas. Estão disponíveis duas sessões, no dia 12 de junho ou no dia 25 de setembro, em formato presencial ou online, que estarão a cargo da equipa do Departamento de Terapia da Fala.

Esta iniciativa, promovida pelo Centro de Formação de Professores da APCC, aborda os Sistemas de Comunicação Aumentativa também como uma ferramenta de apoio às aprendizagens, permitindo aos utilizadores uma melhor integração e inclusão na sociedade, nomeadamente na comunidade escolar. É dirigida a educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário, professores de educação especial, psicólogos, terapeutas e outros técnicos superiores interessados na temática.

Ler mais

Um esforço de equipa, dentro e fora da APCC, para reabilitar o campo de futebol da Quinta da Conraria

É um dos espaços de referência da Quinta da Conraria: o campo de futebol. Já foi palco de grandes dueles futebolísticos (com ‘estrelas’ da casa, mas também de fora), de atividades da Quinta Pedagógica ou simplesmente de momentos de convívio e diversão para utentes, além, claro, dos treinos da equipa de râguebi. E foi precisamente deste grupo que surgiu o desafio de reabilitar o espaço, tarefa cuja primeira fase ficou concluída no final da passada semana.

E foi um verdadeiro esforço coletivo, que envolveu a comunidade APCC, mas também a comunidade envolvente. Os primeiros a avançar foram precisamente os jogadores de râguebi da Associação, dando início à limpeza do campo, que viria a ser reforçada graças à colaboração empenhada de formandos e formadores dos cursos de Ajudante de Manutenção, Ajudante de Produção Agrícola e Tratador de Equinos – estava dado o pontapé de saída.

Ler mais

Almoço Temático Vintage trouxe à APCC o delicioso sabor da memória

Desta vez, o Almoço Temático da Formação Profissional foi uma viagem no tempo. Àquelas tardes, depois da escola, que passávamos em casa das nossas avós, a descobrir ‘tesouros’ entre as várias peças da decoração espalhadas pelas divisões. Em que nos perguntávamos para que servia aquele objeto que nunca víramos em mais lado nenhum. E ontem, com a chuva a bater nas janelas da Sala do Redondo da Quinta da Conraria, foi mesmo agradável sentir esse conforto familiar. Já para não falar do conforto de uma refeição maravilhosa!

Vintage, foi esse o tema da mais recente edição dos Almoços Temáticos – que pretendem proporcionar aos formandos uma experiência próxima daquelas que encontrarão no mercado de trabalho. Em que se serviram moelas e bolinhos de bacalhau (como entradas), canja de galinha, arroz à valenciana e leite-creme, bolo de bolacha e molotof (para sobremesa). Uma ementa à altura de qualquer avó, se ela for uma ótima cozinheira, como são quase todas!

Ler mais

Inspirados pela natureza, formandos da APCC dedicaram-se à criatividade e ao desporto

Já por várias vezes demos conta de que, na Formação Profissional da APCC, não se aprende só nas salas de aula ou nas oficinas, e temos mais um exemplo disso mesmo… Porque no final da passada semana, foram o desporto e a criatividade a dar o mote para o dia! Na Mata Nacional do Choupal, formandos, formadores e outros técnicos realizaram diferentes atividades, cujo denominador comum foi a comunhão com a natureza.

Assim, parte do grupo envolveu-se numa Caça na Natureza, que incluiu jogos de cooperação e a participação em pequenos ateliês com materiais recolhidos durante a caminhada realizada no ‘pulmão da Cidade’. Divididos por equipas, todos se empenharam ao máximo nas ‘obras’ que puderam mostrar no final! Mas também houve quem preferisse dedicar-se ao desporto, ficando pela área desportiva do Choupal e realizando várias partidas plenas de competição amigável.

Ler mais