fbpx

Formação

O coração sempre em foco na APCC: saúde cardiovascular foi tema de atividade na Quinta da Conraria

Quando o coração é tema na APCC, geralmente é porque falamos dos laços que unem toda a comunidade, das relações que se constroem, que marcam o quotidiano e deixam saudades. Mas ontem, na Quinta da Conraria, o foco foi desviado para matérias não menos importantes… Aproveitando o mote da campanha “Maio, Mês do Coração”, o dia foi dedicado à sensibilização sobre a saúde cardiovascular e a importância de cuidar daquele órgão.

De manhã, utentes e formandos foram convidados a participar num peddy-paper dedicado aos hábitos de vida saudáveis, com diversas atividades que tiveram tanto de diversão como de informação: sobre alimentação saudável, prática de exercício físico, higiene do sono e rastreio da hipertensão, entre outros hábitos de vigilância regular da saúde. E para terminar em grande forma, com toda a animação e sem que ninguém ficasse parado, de tarde fez-se um baile!

Ler mais

Formandos da APCC em atividade que juntou a grandeza romana ao fascínio da natureza

Foi um dia dedicado ao património da região, tanto o construído pelo ser humano, quanto o que nos é oferecido pela natureza: na passada sexta-feira, um grupo de formandos da APCC teve a possibilidade de visitar as Ruínas Romanas e o Museu Nacional de Conímbriga e explorar os Passadiços do Rio dos Mouros. E se num dos mais importantes sítios arqueológicos de Portugal puderam testemunhar a grandeza da civilização romana, no meio da das paisagens deslumbrantes proporcionadas pela exuberância natural viveram momentos de contemplação e relaxamento.

Esta atividade – que teve como objetivos promover a saúde física e mental dos participantes através do exercício ao ar livre e do contacto com a natureza, fomentar o conhecimento e valorização do património arqueológico de Portugal e proporcionar o acesso e usufruto da cultura – foi, assim, uma oportunidade para os formandos fortalecerem o sentido de identidade cultural e despertarem o seu interesse pela preservação do nosso legado histórico e ambiental.

Ler mais

Os Aromas da Quinta (da Conraria) marcaram mais um Almoço Temático da Formação Profissional

Quem já os sentiu sabe do que vamos falar: os aromas da Quinta da Conraria são feitos de luz e cor, transportando tanto os dias de sol como a vida que chega com as primeiras chuvas. Era por isso inevitável que um Almoço Temático dedicado aos Aromas da Quinta acabasse por ser também sobre os Aromas da Quinta da Conraria… foi o que aconteceu ontem, com a Sala do Redondo a concentrar os cheiros vindo lá de fora, das frutas, dos legumes, das ervas – tudo devidamente balanceado pela mestria que se aprende, se treina e se experimenta em diversos cursos da Formação Profissional da APCC.

A ementa, marcada por uma variedade em que se destacavam os ingredientes frescos e sazonais, foi mesmo de fazer crescer água na boca, sendo constituída por creme de coentros, perna de frango assada com ervas aromáticas e arroz branco aromatizado com legumes no forno, com as sobremesas a serem mousse de lima, torta de laranja, bolo de chocolate com creme de limão e fruta laminada. E para beber, limonada e chá gelado de limonete, para não fugir do tema.

Ler mais

Nova ‘reprise’ dos Almoços Temáticos da Formação Profissional foi uma verdadeira coreografia de sabores

Numa harmonia de sabores, o mais recente Almoço Temático da Formação Profissional da APCC, que se realizou ontem, transportou os comensais para uma experiência onde cada prato foi uma coreografia de sensações e cada garfada uma dança no paladar. Porque a dança foi mesmo o tema escolhido e, com uma paleta de sabores tão variada quanto os passos de um bailado, assim se transformou a mesa num verdadeiro palco de deliciosas performances culinárias.

A Sala do Redondo da Quinta da Conraria teve, assim, a solenidade do Teatro Scala de Milão ou da Royal Opera House de Londres em noite de estreia, enquanto se sucederam as diversas ‘atuações’ constantes do programa (leia-se ementa), todas ‘coreografadas’ pelas formandas do grupo de formação inicial de Auxiliar de Cozinheiro(a), sob a orientação da formadora Eugénia Luís: pão de queijo e muffins de chouriço como entradas, creme de couve-flor, bacalhau com natas e, para sobremesa, pavlova e fruta laminada.

Ler mais

Ainda o Dia Mundial do Livro: Formação Profissional viajou pela cidade e pela literatura

É uma das expressões mais vezes utilizadas quando se fala da importância dos livros, a de que eles nos fazem viajar, e existem boas razões para isso, porque de facto têm esse poder de ‘levar’ os leitores para sítios diferentes. Mas ontem, Dia Mundial do Livro, os formandos da APCC puderam mesmo deslocar-se de um local para outro – e outro e outro – de forma literal, mas ainda assim instigados precisamente pelo poder da leitura…

A atividade, adequadamente intitulada “Passeio dos Poetas”, consistiu num peddy-paper que levou os participantes a um périplo pela cidade, motivado pela literatura, que só podia ter começado pela casa dos livros por excelência que é a Biblioteca Municipal de Coimbra. Por entre muitas obras extraordinárias – e outros veículos de conhecimento disponíveis na Casa Municipal da Cultura – foi mesmo possível perceber melhor como se pode fazer essa outra viagem emocional de que falávamos atrás!

Ler mais