fbpx

Formação

Formação Profissional teve um dia dedicado a fortalecer corpo e espírito

Fazer formação na APCC é bem mais do que aquilo que acontece em sala de aula ou nas oficinas. Para lá do muito que ali se aprende, há várias outras atividades que visam atingir objetivos como fomentar o espírito de grupo, trabalhar as relações socias ou fortalecer a autoestima e o equilíbrio emocional. E foi mesmo isso que, ontem, aconteceu mais uma vez, com a realização de um verdadeiro Dia Desportivo!

O local de encontro foi o Pavilhão Eng. Augusto Correia – de novo gentilmente cedido pelo Olivais Futebol Clube – onde foram várias as atividades e exercícios que fizeram jus à máxima ‘Mente sã em corpo são’. Foi preciso suas as estopinhas e ter entrega e espírito de sacrifício, como sempre é necessário para atingir um objetivo, mas como quem corre por gosto não cansa, tudo foi compensado pelo convívio e diversão.

Ler mais

Carnaval da Quinta da Conraria bateu todos os recordes de audiências!

Foi a televisão que esteve na Quinta da Conraria ou a Quinta da Conraria que esteve na televisão? Ainda não sabemos bem como descrever o que aconteceu, mas sabemos que, dos concursos aos reality shows, passando pelos Jogos Sem Fronteiras e muito mais, a programação da APCC no final da passada semana conseguiria vencer de forma folgada qualquer guerra de audiências! Foi um verdadeiro Sextão! Ou um Aqui Conraria! Ou talvez um Somos Quinta! Certo é que foi um Carnaval intensamente divertido!

Sob o tema “Eu na TV”, de manhã desfilaram os utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) e da Formação Profissional, bem como os alunos em Plano Individual de Transição… e também os trabalhadores, que o Carnaval na Associação é mesmo para todos! E foi um grandioso desfile de estrelas, com mais brilho do que qualquer cerimónia dos Globos de Ouro!

Ler mais

Novo ano trouxe mais um Almoço Temático… e desta vez foi digno de reis!

E o primeiro Almoço Temático da APCC em 2024 foi dedicado… aos Reis, tendo em conta que janeiro é o mês em que se dão por encerradas as celebrações natalícias e se celebra a visita dos três Reis Magos como símbolo do começo de um novo ciclo. Mas se cada início de ano é uma oportunidade para encarar a mudança, há coisa que desejamos mesmo que nunca se alterem, como o cuidado e a qualidade que a Formação Profissional sempre assegura nesta atividade!

Ontem houve uma prova disso mesmo, com a Sala do Redondo da Quinta da Conraria a receber uma experiência gastronómica digna… de reis! E embora não seja possível transmitir, nem por palavras, nem por imagens, exatamente quão saboroso tudo estava, podemos pelo menos tentar abrir o apetite deixando a ementa: para entrada, rissóis de legumes e coroa de alheira; depois, foi servido um creme de legumes e arroz de cogumelos; como sobremesas, tivemos galette de rois (uma tarte folhada com creme de amêndoa) e arroz doce.

Ler mais

APCC partilhou experiências no âmbito de colaboração em projeto internacional sobre competências digitais e empregabilidade

No final da passada semana, a APCC marcou presença no Seminário “Learning Opportunities for AwBCD”, organizado pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia no âmbito do Projeto Link, uma iniciativa internacional que visa permitir que jovens adultos com deficiência intelectual desenvolvam as suas competências digitais e de empregabilidade, participem ativamente na sociedade e entrem no mercado de trabalho. O encontro teve lugar no Museu do Vinho da Bairrada e a Associação teve oportunidade de apresentar o balanço do seu envolvimento no projeto.

Em concreto, e sendo a APCC um dos parceiros associados do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia, foi explicado o trabalho que tem vindo a ser realizado na implementação das estratégias apontadas ao longo do desenvolvimento do projeto, tanto através da formação de técnicos da instituição, como do desenvolvimento de atividades junto dos utentes da Formação Profissional no sentido de lhes fornecer ferramentas, nomeadamente na área digital, que permitam uma melhor integração no ambiente laboral.

Ler mais

APCC explica em congresso sobre inclusão socioprofissional como atua na área da empregabilidade

A experiência da APCC na integração socioprofissional de pessoas com deficiência e incapacidade, nomeadamente, o trabalho levado a cabo pela área de Formação Prática em Contexto de Trabalho e pelo Centro de Recursos Local com o objetivo de promover a empregabilidade, vai ser abordada no Congresso Internacional da Inclusão Socioprofissional, organizado pela FORMEM e que vai decorrer nos dias 22 e 23 de novembro.

Rita Elias e Tânia Raposo, que integram as equipas de colocação no mercado de trabalho da Associação, vão falar sobre simbiose na integração socioprofissional, dando conta de casos práticos decorrentes da sua atividade e das estratégias que desenvolvem nesse contexto. Será no primeiro dia do encontro, a partir das 14H00, num painel dedicado ao tema “Flexibilidade e adaptabilidade da Formação e dos apoios ao emprego de pessoas com deficiência”.

Ler mais