fbpx

Quinta da Conraria

Utentes da APCC já têm serviços de beleza gratuitos, numa colaboração com a Escola ABC

Os utentes das respostas da APCC sediadas na Quinta da Conraria têm agora acesso a serviços de cabeleireiro e estética gratuitos, numa parceria com a ABC – Escola Profissional, que arrancou ontem. Foi uma sessão que contou com o envolvimento de cerca de meia centena de pessoas desejosas de renovar o seu visual – para mais, em pleno Dia (de Baile) dos Namorados – e transformou uma das salas daquele espaço num verdadeiro salão de beleza.

Houve quem optasse por dar apenas um pequeno corte no cabelo, quem se ficasse por pintar as unhas, mas também quem não tenha dispensado o tratamento completo: nesta colaboração, estão em causa serviços como lavagem, corte e secagem de cabelo, manicura e pedicura! A partir de agora, será assim uma vez por mês, com formandos da Escola ABC, sob a orientação e supervisão de formadores e outros profissionais habilitados, a ficarem responsáveis pelo look dos utentes que queiram participar nesta atividade.

Ler mais

Carnaval da Quinta da Conraria bateu todos os recordes de audiências!

Foi a televisão que esteve na Quinta da Conraria ou a Quinta da Conraria que esteve na televisão? Ainda não sabemos bem como descrever o que aconteceu, mas sabemos que, dos concursos aos reality shows, passando pelos Jogos Sem Fronteiras e muito mais, a programação da APCC no final da passada semana conseguiria vencer de forma folgada qualquer guerra de audiências! Foi um verdadeiro Sextão! Ou um Aqui Conraria! Ou talvez um Somos Quinta! Certo é que foi um Carnaval intensamente divertido!

Sob o tema “Eu na TV”, de manhã desfilaram os utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) e da Formação Profissional, bem como os alunos em Plano Individual de Transição… e também os trabalhadores, que o Carnaval na Associação é mesmo para todos! E foi um grandioso desfile de estrelas, com mais brilho do que qualquer cerimónia dos Globos de Ouro!

Ler mais

Desfile de talentos ‘made in Quinta da Conraria’, numa Festa de Natal sempre marcada pela união

É um desfile de talento(s) de que já ninguém abdica e que muitos anseiam durante todo o ano: a Festa de Natal da Quinta da Conraria! Ontem, no Salão Paroquial de S. José, utentes, familiares, trabalhadores e voluntários deram mais uma vez um significado especial às palavras partilha e união, celebrando com enorme energia o espírito de solidariedade e comunhão que marcam o quotidiano da APCC!

Alguns passaram pelo palco e deram um pouco de si para alegria de todos, muitos outros aplaudiram cada atuação com imenso entusiasmo, fazendo desta mais uma festa inesquecível! Houve muitos abraços, incontáveis trocas de sorrisos e escutaram-se inúmeros «Obrigado!» e «Até já!», antevendo os reencontros depois do período de férias por que todos já anseiam!

Ler mais

Sobre como, no âmbito de um estágio em Serviço Social, se apontou a lente da mudança à Quinta da Conraria

É habitual a APCC acolher estagiários nas suas atividades, aproximando a academia da realidade no terreno ao permitir aplicar na prática as aprendizagens teóricas, mas também mantendo a instituição por dentro das novidades resultantes da produção de conhecimento em diversas áreas. Com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, por exemplo, essa é uma relação mantida de forma regular, que permite momentos de grande importância e relevância.

Foi o caso daquele que ontem aconteceu na Quinta da Conraria, com responsáveis da APCC e da Universidade de Coimbra (o presidente Carlos Condesso e outros membros da Direção, no primeiro caso, e a docente Sónia Guadalupe, no segundo), técnicos da Associação e estudantes a juntaram-se para refletir sobre os resultados de uma atividade realizada no âmbito de um estágio na área de Serviço Social e que envolveu os utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência.

“A Lente da...

Ler mais

Dia Mundial da Alimentação: da Roda dos Alimentos à roda do divertimento (e à alegria do conhecimento)

«Roda! Roda! Roda! Roda!» Foi grande o entusiasmo, ontem, na Sala do Redondo da Quinta da Conraria, com a celebração do Dia Mundial da Alimentação – este ano, com o tema “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás” – a permitir falar de coisas muito importantes, sempre com a maior das alegrias! E se a roda rodou mesmo para revelar perguntas sobre a importância da água para cada um de nós, mas também para o planeta, essa foi só a parte provavelmente mais… ruidosa de uma manhã muito bem passada!

Com a dinamização a cargo da equipa da Quinta Pedagógica da APCC, os utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência, bem como os alunos em Plano Individual de Transição, foram os entusiásticos participantes em duas sessões que começaram com pequenos vídeos que levaram todos a questionar a importância da água para o corpo humano, mas também como o acesso a ela é uma questão fundamental.

Sempr...

Ler mais