fbpx

Quinta da Conraria

Uma paelha feita de alegria, um enorme sucesso gastronómico (mas não só) na Quinta da Conraria

O que é preciso para fazer uma boa paelha? O arroz é obrigatório, pois claro, o azeite e as especiarias também são indispensáveis para ficar bem saborosa, os vegetais nunca são demais, e depois, de acordo com o gosto de cada um, é acrescentar frango, porco, lulas, camarões… Teve tudo isto (e muito mais) a paelha confecionada ontem pelos utentes da Sala do Redondo, mas o segredo do sabor conseguido – e como ficou deliciosa! – não foi outro senão a alegria!

O dia começou cedo, porque apesar de o ambiente na APCC ser muito mais saudável do que o de um Hell’s Kitchen, todos os nossos ‘chefs’ são verdadeiros Ljubomires no que diz respeito a levar bem a sério o trabalho que se faz na cozinha. Foi preciso cortar e lavar os legumes e preparar as variadas carnes, antes sequer de acender o lume, e depois… bem, para saber como decorreu a preparação da paelha, só têm de seguir a receita que vamos deixar no fim deste texto, mas o que precisam de saber além disso é que foi uma experiência que todos adoraram!

E a satisfa...

Ler mais

Se não podemos ir à discoteca, trazemos a discoteca até nós, ou a história de uma festa de verão diferente da Quinta da Conraria

Nos tempos que vivemos, como fazer para que os utentes da Sala do Redondo possam ir à discoteca?… A única solução é, provavelmente, levar a discoteca até à Sala do Redondo! E então, organiza-se uma matiné: escolhe-se música adequada, preparam-se as bebidas (saudáveis, claro), ligam-se as luzes coloridas e baixam-se os estores para dar ambiente… E então, na passada sexta-feira, abriu-se a pista de dança na Quinta da Conraria!

Foi sobretudo um momento muito divertido, com quase tudo o que uma ida à discoteca costuma ter, como ‘dançarinos’ com movimentos frenéticos, ‘clientes’ mais tranquilos mas sempre com um copo na mão e muita ‘gente gira’ apostada em simplesmente tirar partido da animação desta happy hour. E com o único consumo mínimo estipulado a ser o da alegria, os poucos exageros que se viram foram mesmo umas quantas gargalhadas incontroláveis.

Um dia dife...

Ler mais

A Quinta Pedagógica ‘cozinhou’ uma semana cheia de atividades para os jovens do Lar de Apoio

Ontem de manhã, logo à entrada da Quinta da Conraria, havia um delicioso cheiro no ar e não dava para enganar: alguém tinha feito bolo de maçã! A única dúvida era quem, mas um olhar atento rapidamente permitia vislumbrar cinco mini masterchefs e perceber tudo… Afinal, esta foi mais uma das várias atividades desenvolvidas pela equipa da Quinta Pedagógica, ao longo de toda esta semana, especialmente para as crianças e jovens do Lar de Apoio da APCC!

Na Casa do Forno ou aproveitando o espaço exterior da horta pedagógica e da zona dos animais domésticos, a animação tem estado um pouco por todo lado, com brincadeiras e algumas partidas, pois claro, mas sobretudo com muita atenção e vontade de aprender. As atividades têm sido diversas, mas sempre ligadas de alguma forma à natureza, ao que ela nos dá e ao que podemos fazer para a proteger. E, independentemente de o dia poder ser dedicado às enxadas ou às colheres de pau, tem sido sempre muito divertido!

Já qu...

Ler mais

“Natureza com sentido”: utentes da APCC vão ter duas semanas para (re)descobrir a Quinta Pedagógica

Já foi muitas vezes a sombra desejada em dias de intenso calor e outras tantas causou deslumbre a quem se deteve a olhá-la, com as suas folhas recortadas e flores vistosas. Mas quantos sabem o nome daquela árvore da Quinta da Conraria, uma das muitas que preenchem o espaço da Quinta Pedagógica? Foi com esta observação em torno da atenção que nem sempre damos à natureza que nos rodeia que arrancou ontem o programa “Natureza com sentido”.

Nas próximas duas semanas, os utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) da APCC vão desenvolver diversas atividades que pretendem proporcionar momentos de reflexão sobre a temática ambiental, juntando lazer e pedagogia sobre a preservação da natureza. A dinamização será feita pela equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”, conduzindo os utentes num percurso que, a avaliar pelo primeiro dia, será feito de descoberta e deslumbramento.

Ler mais

Quem não tinha saudades das Marchas Populares da Quinta da Conraria?

Primeiro, marcharam os utentes (e colaboradores) da Casa do Campo e Sala do Redondo. Depois, os da Sala O2. Seguiram-se os da Sala do Teatro, os das Artes Manuais, os da Sala Multiusos e os da Tecelagem de Almalaguês. A finalizar, desfilou a URDP 2. Pela curta descrição, é possível que já estejam a pensar que ontem foi dia de Marchas Populares na Quinta da Conraria… e estão completamente certos!

O que já era uma tradição da APCC teve de ser interrompido no ano passado por conta da pandemia, mas o regresso foi feito em grande! Tivemos os arcos e os balões, as coreografias e as canções, os figurinos cheios de cor, muita alegria e, de forma bastante merecida, muitas e muitas palmas. Porque todos os marchantes deram o melhor de si, mas sobretudo ‘puxaram’ pelos demais com a generosidade própria de quem conhece o significado da palavra ‘comunidade’.

Mas n...

Ler mais