fbpx

Quinta da Conraria

Escrevam uma frase ou façam um desenho e celebrem o Dia da Terra com a Quinta Pedagógica da APCC

Está quase aí o Dia da Terra (22 de abril) e a Quinta Pedagógica “O Caracol” lança agora um desafio para que celebrem este dia, virtualmente, com a APCC! E como o objetivo desta data é ajudar à consciencialização comum para a proteção do planeta, o convite é para que partilhem connosco as vossas reflexões em torno de duas ideias: Vamos pensar a Terra como pensamos a nossa casa? E se eu fosse o planeta Terra, como gostava que me tratassem?

Queremos receber frases e/ou desenhos com os vossos pensamentos ou respostas a estas perguntas, até ao próximo dia 19 de abril! Não há limites de caracteres, de técnicas ou outros, apenas um desafio para que nos ajudem a espalhar a mensagem da urgência de agirmos em conjunto para lidar com problemas graves como o aquecimento global, a extinção de espécies animais ou a contaminação da água e dos solos.

Ler mais

A pedido de vários entusiastas de um bom baile, ao segundo dia do regresso à Quinta da Conraria fez-se uma grande festa!

A Diana entusiasmava-se só de ouvir falar. O Ricardo abria muito os olhos que brilhavam. O Bruno levantava rapidamente os braços. O João ensaiava de imediato alguns primeiros passos. O Jorge dizia bem alto a palavra que estava na cabeça de quase todos os utentes da APCC: baile! Foi assim na segunda-feira, primeiro dia do reinício das atividades na Quinta da Conraria, e com vários outros protagonistas. Por isso, na terça-feira, tinha mesmo de haver bailarico!

O professor de música Tiago Silva foi o DJ de serviço, animando a manhã com ritmos dançáveis e muitas melodias de todos conhecidas, que provocaram uma espécie de fenómeno viral… mas dos bons, com a alegria a tornar-se absolutamente contagiosa! E apesar de o baile ter sido uma ‘exigência’ dos utentes, não foram eles os únicos a participar: os colaboradores juntaram-se à festa e garantiram que mesmo os mais ‘envergonhados’, ainda que reticentes em mostrar os seus movimentos de dança, esboçavam pelo menos um sorrido de cúmplice felicidade.

Foi u...

Ler mais

A Quinta Pedagógica da APCC quer celebrar o Dia da Árvore com imagens das vossas árvores preferidas

O Dia Mundial da Árvore e das Florestas comemora-se a 21 de março e a Quinta Pedagógica “O Caracol” quer celebrar a importância das árvores na nossa vida e para a nossa vida. Para isso, lança agora um desafio aberto a todos: enviem-nos uma fotografia ou um vídeo das vossas árvores preferidas – pode ser uma do vosso quintal, do vosso bairro, da vossa cidade ou da aldeia dos vossos avós, de um bosque onde costumam passear… – ou aproveitem para dar uma nova árvore ao planeta e façam-nos chegar as imagens do momento da plantação!

Sabiam, por exemplo, que uma árvore adulta produz oxigénio suficiente para a respiração de dois adultos? Porque não, então, dar algo de volta, partilhando a mensagem da sua importância? Vamos juntar os vossos contributos e partilhar na página de Facebook da APCC, no próximo Dia da Árvore e das Florestas, as fotos e os vídeos que nos enviarem!

Quem ...

Ler mais

Jardinagem numa tarde soalheira na Quinta da Conraria, ou como encontrar raios de sol em qualquer situação

Desde março do ano passado que as nossas vidas mudaram de forma radical. Neste sobressalto, os desafios do inesperado misturam-se muitas vezes com os hábitos que se tornam demasiado repetitivos e pode até ser difícil perceber qual das duas coisas é melhor. Mas na APCC, tentamos sempre que todas as surpresas sejam agradáveis e que nenhum rotina se torne aborrecida. E isto ajuda a explicar a tarde de ontem na Casa do Campo da Quinta da Conraria…

Tirando partido dos raios de sol que ajudaram a quebrar a monotonia cinzenta do inverno, a tarde transformou-se numa divertida sessão de jardinagem para um grupo de utentes que, dessa forma, aproveitou para dar uma cor mais viva ao confinamento. Algumas plantas suculentas, um pouco de terra, uns quantos vasos e o resto foi alegria, animação… e colaboração!

Porque é at...

Ler mais

APCC lembra que “Há Sempre Natal!” e vai partilhar festa virtual da Quinta da Conraria

Anualmente, utentes, colaboradores e voluntários da APCC ligados às atividades desenvolvidas na Quinta da Conraria convidam os familiares para uma grande Festa de Natal, com música, dança, poesia e muito mais. E em 2020, o facto de não poderem estar juntos presencialmente não será motivo para deixar de celebrar a quadra e, até, para alargar o convite a todo o mundo.

Porque já no dia 17 de dezembro terá lugar a Festa Virtual de Natal da Quinta da Conraria, que poderá ser vista a partir do site e das páginas de Facebook e YouTube da APCC. Às 14H00, ficará disponível um conjunto de atuações e pequenos vídeos, preparados ao longo das últimas semanas pelos utentes e técnicos da Associação, todos ligados às atividades e ao quotidiano da instituição.

Ler mais