fbpx

Artes Plásticas

Exposição Coletiva de Artes Plásticas: até 29 de fevereiro, pode conhecer na Casa da Mutualidade alguns dos artistas da APCC

São cerca de 30 obras, agora reunidas numa exposição coletiva e que permitem percorrer a última década das artes plásticas na APCC. Até 29 de fevereiro, a Casa da Mutualidade volta a receber uma exposição coletiva de artes plásticas que abrange as áreas da pintura e da escultura e (re)apresenta alguns dos artistas que desenvolvem a sua atividade criativa na Associação e as suas formas, eminentemente pessoais, de observar o mundo e de o (re)organizar.

No caso da pintura, está representada a última década e algumas das coleções em que, nesse período de tempo, os utentes tiveram a oportunidade de trabalhar e que abarcaram temas como o corpo, o retrato ou a paisagem, entre outros. Já as peças escultóricas patentes permitem conhecer em particular o momento atual do trabalho neste campo, inclusive até através da revelação de diferentes etapas do processo criativo antes de chegar ao produto artístico finalizado.

Ler mais

Obras de 34 artistas da APCC em exposição na Casa da Mutualidade até 4 de setembro

Esculturas, desenhos e pinturas da autoria de 34 artistas que exercem a sua atividade na APCC estão, desde ontem, expostas da Casa da Mutualidade, dando assim aos visitantes a possibilidade de conhecer outras tantas identidades e universos criativos que têm em comum a ideia de que a condição orgânica do indivíduo não o limita, antes contribui para a sua multidimensionalidade pessoal, social e artística.

Na inauguração da Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC, foi vincado o seu caráter eminentemente artístico e colaborativo, juntando parceiros que operam em diferentes setores – no caso, a APCC, A Previdência Portuguesa e o festival Luna Fest, em cuja agenda cultural se enquadra – numa parceria que pretende mostrar a toda a sociedade a importância da arte em si mesma, mas também enquanto promotora da participação.

Ler mais

Casa da Mutualidade vai receber exposição de pintura e escultura de artistas da APCC

No âmbito da agenda cultural do festival Luna Fest, em parceria com A Previdência Portuguesa e a APCC, a Casa da Mutualidade inaugura no dia 8 de agosto, às 17H30, a Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC. Aqui estarão reunidas obras de artistas que, exercendo a sua atividade criativa na Associação, se apresentam inscritos em universos em tudo distintos entre si.

Percorrendo diversas correntes da história da Arte, ora aproximando-se, ora afastando-se de obras de referência que quase todos conhecemos, as diferentes peças que agora se exibem são, antes de tudo mais, olhares únicos, formas distintas de observar o mundo e de o (re)organizar. Valem, por isso, pela sua qualidade artística e pela capacidade própria de provocar sensações em quem as observa, ao arrepio de conceitos como ‘arte inclusiva’, em si próprios geradores de exclusão.

Ler mais

Exposição de artistas da APCC em Sever do Vouga já foi inaugurada e vai estar patente até 4 de março

Foi inaugurada no sábado (18 de fevereiro), no Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga, a primeira exposição em que artistas que desenvolvem a sua atividade na APCC se apresentam em nome próprio. Além dos artistas em causa – Eugénio Santos, Mário Carvalho, Sara Barros, António Castanheira, Valdemar Cordeiro, Ricardo Rebola, Nelson Pires e Paulo Loureiro – marcaram presença também o presidente da APCC, Carlos Condesso, e os vereadores da Cultura e da Ação Social da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Ricardo Silva e Paula Coutinho, respetivamente.

O enquadramento desta exposição foi dado por Suzete Azevedo e Paulo Ferreira, do Departamento de Artes Plásticas da APCC, que descreveram o percurso de cada um dos oito criadores e a qualidade do seu trabalho, sublinhando a importância desta iniciativa para cada um deles e para as suas carreiras, mas também para o objetivo mais global de lhes permitir, e a outros artistas, entrar no circuito da arte e, dessa forma, combater conceitos que podem ser geradores de exclusão, como o de ‘arte inclusiva’.

Ler mais

CAE de Sever do Vouga recebe exposição em nome(s) próprio(s) de oito artistas da APCC

Oito artistas que desenvolvem a sua atividade criativa na APCC vão inaugurar no Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga, no próximo dia 18 de fevereiro, uma exposição coletiva de pintura, ilustração e escultura. Eugénio Santos, Mário Carvalho, Sara Barros, António Castanheira, Valdemar Cordeiro, Ricardo Rebola, Nelson Pires e Paulo Loureiro são os criadores cujas obras estarão patentes durante duas semanas na galeria daquele espaço cultural.

Falamos de quase 60 trabalhos que representam e reivindicam um lugar no universo das artes plásticas, na sua história e no seu papel no mundo. Afirmam-se pelo valor artístico e pela capacidade própria de provocar sensações em quem as observa, ao arrepio de conceitos como ‘arte inclusiva’, em si próprios geradores de exclusão. Assim, a cada um dos seus autores corresponde uma identidade, motivo pelo qual os seus nomes são indispensáveis na comunicação e enquadramento do que estará exposto.

Ler mais