fbpx

Artistas da APCC visitaram exposição no CoimbraShopping que reúne mais de meia centena das suas obras – pode também fazê-lo até 23 de maio

Foi um momento especial: os utentes cujas obras integram a Exposição de Artes Plásticas da APCC, atualmente patente no CoimbraShopping, visitaram ontem o espaço Cultura no Centro daquela superfície comercial e puderam, tal como os vários visitantes que por ali têm passado nos últimos dias, apreciar o seu próprio trabalho fora do contexto quotidiano de criação, nas oficinas de pintura e de escultura do Centro Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

Naturalmente, todos quiseram ver onde estavam as suas obras, mas também se impressionaram com a forma como todas as outras ‘comunicam’ entre si e contribuem para criar uma imagem de um conjunto artístico coeso – em que se cruzam diversas correntes, ora como inspiração direta, ora como provocação – mas em que todos têm a possibilidade de exibir a sua individualidade e identidade enquanto criadores.

A Exposição de Artes Plásticas da APCC reúne mais de 50 trabalhos da autoria de cerca de duas dezenas de artistas que desenvolvem a sua atividade criativa na Associação. Pode ser visitada no piso 1 do CoimbraShopping, loja 203/205, entre as 08H00 e as 23H00, até ao dia 23 de maio. Se pretender adquirir alguma das obras expostas, bastará enviar um e-mail para suzete.azevedo@apc-coimbra.pt, com indicação da(s) obra(s) pretendia(s). Pode usar esse contacto também para obter mais informações.

O trabalho no campo das artes plásticas realizado na APCC pode ser visto também no Instagram. Trata-se de um trabalho em que se afirma que a condição orgânica do indivíduo não o limita, antes contribui para a sua multidimensionalidade pessoal, social e artística, tornando-o único. Por isso, recusam-se rótulos como ‘arte inclusiva’, em si mesmos geradores de exclusão, e procura-se promover a entrada nos circuitos ‘normalizados’ da produção artística.

A área artística constitui uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social, sendo desenvolvidas, além das artes plásticas, também atividades nas áreas da música (nas vertentes da musicoterapia, educação musical e expressão musical) e teatro (tanto através de dinâmicas no âmbito da expressão dramática, como de apresentações ao público). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.