fbpx

O boccia da APCC foi à escola e esta foi uma ‘aula’ de que todos gostaram!

Foi, desde logo, uma quebra na(s) rotina(s). Na do Departamento de Educação Física e Desporto, habitualmente repartida entre os treinos no ginásio do Centro de Reabilitação e as competições regionais e nacionais. Mas também na das crianças que estão a frequentar o programa de férias da Páscoa em Condeixa-a-Nova. É que ontem foi dia de demonstração de boccia e isso quer dizer que todos os lançamentos foram bons e todas as bolas marcaram pontos!

Na EB3 de Condeixa, atletas e treinadores da APCC corresponderam ao entusiasmo dos mais novos – alunos do primeiro ciclo do ensino básico – com uma explicação breve da modalidade e da importância da estratégia e com uma demonstração prática de como ela é jogada. E depois, como não há nada melhor do que experimentar, dinamizaram vários parciais em que todos puderam participar! Houve algum espírito competitivo, claro, mas sobretudo muita alegria!

Foi uma manhã muito divertida, com os jovens atletas Diogo Peixeiro e Mariana Silva e os treinadores Anabela Marto e Emílio Conceição a serem verdadeiros embaixadores do boccia. E este foi um momento ainda mais importante por representar o reinício das demonstrações nas escolas, uma atividade que a pandemia obrigou a suspender, mas que é parte significativa do trabalho da Associação na divulgação do desporto para todos.

O boccia é um desporto misto, de grande tradição em Portugal, que vai do lazer e recreação ao mais alto nível de competição (é mesmo uma modalidade paralímpica). Sem limite de idade, pode ser jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras, de acordo com a vertente em que seja praticado. Na APCC, a competição é conciliada com a dinamização da Bocciateca, o primeiro centro de recursos da modalidade no país, destinado à promoção do boccia sénior.

O boccia é uma das várias modalidades desportivas praticadas na APCC, como a tricicleta ou a natação, entre outros. O trabalho realizado tem sempre em conta a importância da prática desportiva a nível motor, cognitivo e social. Pode saber mais sobre o Departamento de Educação Física e Desporto em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.