fbpx

Desporto

Sandra Semedo representa Portugal nos Jogos Mundiais da IWAS

A triciclista Sandra Semedo vai marcar presença nos Jogos Mundiais da IWAS, que decorrerão de 23 a 29 de novembro, em Vila Real de Santo António. Será o seu regresso a provas internacionais – genericamente suspensas desde o início da pandemia da Covid-19 – três anos depois da participação no Campeonato do Mundo de Para-Atletismo.

A atleta da APCC, que estará acompanhada por Ana Nunes, treinadora da instituição e selecionadora nacional de tricicleta, participará nas provas de 100, 200, 400 e 800 metros. Irá em busca de enriquecer ainda mais um palmarés onde constam já 12 medalhas continentais e intercontinentais: oito na Taça Internacional/Campeonato do Mundo de Tricicleta e quatro nos Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral.

Ler mais

Tudo em família: boccia da APCC no Regional BC3 e cada vez mais reforçado!

Cada nova época desportiva traz novas sensações e emoções redobradas e a atual temporada do boccia na APCC não é exceção. Aliás, é particularmente especial, porque vai contar com ‘reforços’ de fazer disparar as manchetes! É que, em 2022/2023, o envolvimento das famílias vai ser ainda maior, porque está a aumentar o número daqueles que são também parceiros de competição dos jogadores da Associação!

Veja-se o caso da 1.ª volta do Campeonato Regional de Boccia BC3 (Zonas Centro, Sul e Ilhas), disputada no último fim de semana, em que o José Miguel Morgado e a Raquel Miranda tiveram pela primeira vez familiares como acompanhantes desportivos – o mesmo aconteceu também com os ‘repetentes’ Ana Laura Ferreira e Mariana Silva (a equipa ficou completa com a participação ainda do Ricardo Ferreira).

Ler mais

Triciclistas da APCC ‘aqueceram os motores’ para a nova época, no Encontro Nacional de Tricicleta

Sempre que se realiza um Encontro Nacional de Tricicleta, já se conhecem os objetivos: registar os tempos alcançados, avaliar o momento de forma dos participantes e, não menos importante, possibilitar o reencontro entre aqueles que se empenham na divulgação desta disciplina em Portugal, sejam eles atletas, treinadores, acompanhantes desportivos ou dirigentes. E sendo o Departamento de Educação Física e Desporto um dos principais dinamizadores da tricicleta, a presença da APCC é já uma certeza.

Foi por isso que ontem (15 de novembro), os triciclistas António Sequeira e a Sandra Semedo estiveram na Maia, para a prova que assinalou o arranque da presente época. E como era de um ‘tiro de partida’ que se tratava, deu sobretudo para percorrer as primeiras voltas ‘oficiais’, com o António a completar a prova de 100 metros e a Sandra as de 100 e 200. A eles juntaram-se vários outros praticantes, em representação de clubes e instituições de todo o país, bem como a selecionadora nacional Ana Nunes, também treinadora da APCC.

Ler mais

No vocabulário do Desporto da APCC, natação é sempre sinónimo de superação!

Falamos muitas vezes da capacidade de superação dos atletas da APCC, da forma como se revelam capazes de ultrapassar obstáculos e dificuldades e de procurar sempre melhores prestações. Pois temos um novo capítulo para esta saga, embora com contornos algo distintos. Na passada sexta-feira, antevéspera de mais uma edição do Open ANC de Natação Adaptada, quatro dos nadadores que constituem a equipa do Departamento de Educação Física e Desporto estavam doentes…

Mas chegados a domingo, e apesar de uma inultrapassável baixa, a Carolina Lourenço, o Joel Pereira, a Matilde Gaspar e o Ruben Santos apresentaram-se em prova com os habituais empenho e determinação e fizeram – mais uma vez! – das fraquezas, força. E assim, alcançaram um total de 11 recordes pessoais e 16 medalhas. Mas a maior vitória seria sempre ter encontrado na adversidade a motivação para alcançar a vitória de competir!

O IV ...

Ler mais

Boccia iniciou época com prova para as novas esperanças e três delas eram da APCC

A Ana Laura Ferreira, o Bernardo Coelho e o Diogo Peixeiro fazem parte da nova geração de jogadores de boccia da APCC, pelo que faz todo o sentido que tenham sido chamados a participar em mais um Torneio de Novos Talentos da modalidade. Assim, no passado fim de semana, coube-lhes integrar a comitiva que se deslocou ao Seixal e defender as cores da Associação, em mais uma oportunidade para competir, mas também cimentar relações e aprendizagens.

Com a Ana Laura e o Diogo integrados no escalão sub-21 e o Bernardo nos sub-13, os jogadores da APCC realizaram diversas partidas nos respetivos quadros competitivos, tendo ainda participado no concurso de skills. E nesta que foi a primeira competição de boccia na atual época, é obrigatório destacar ainda o papel dos familiares, indispensáveis tanto dentro do campo de jogo (como parceiros de competição), quanto fora dele (como a mais entusiástica claque)!

Ler mais