fbpx

Desporto

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, mas isto não foi nenhum meio-termo: utentes do Lar Integrado divertiram-se a sério com a canoagem no rio!

Quanto mais pensamos no longo tempo que já levamos entre confinamentos, restrições à circulação ou limitações à ocupação dos espaços públicos, mais vontade temos – continuando a respeitar as regras necessárias para assegurar a segurança de todos, claro – de sair de quatro paredes e desfrutar da liberdade dos espaços abertos. Quem diria que não, por exemplo, a uma ida à praia fluvial? Ou a uma volta de canoa pelo rio? Ou a um almoço entre amigos?

Pois houve de tudo isto, ontem e anteontem, para dois grupos de utentes do Lar Integrado da APCC, graças à iniciativa e ao empenho do Departamento de Educação Física e Desporto em manter os espíritos animados e os corpos ativos! Na praia de Palheiros e Zorro, só mesmo o sol é que se mostrou contido… no mais, houve tempo para algumas estreias na canoagem, muitas gargalhadas à conta de molhadelas imprevistas e umas quantas picardias saudáveis, tudo devidamente ‘condimentado’ por uma inesgotável boa disposição.

E até...

Ler mais

Técnicos da APCC ficaram a saber mais sobre a tricicleta e o projeto internacional que a pretende impulsionar em todo o mundo

Um grupo de técnicos da área da fisioterapia na APCC participou, no final da passada semana, num webinar realizado no âmbito do projeto internacional RunFree, com o propósito de ficar a conhecer melhor a tricicleta, nomeadamente enquanto forma de participação desportiva e social de pessoas com deficiência. Dinamizada pela treinadora da Associação e selecionadora nacional Ana Nunes, esta iniciativa pretendeu também contribuir para a potencialização daquela disciplina, através da identificação de futuros praticantes.

Ao longo de cerca de uma hora, foram abordados temas como a história da tricicleta, os seus destinatários, o sistema de classificação ou os benefícios para a saúde resultantes da sua prática. Foi ainda possível perspetivar eventuais futuras colaborações entre os profissionais participantes, sempre na perspetiva da melhoria da qualidade de vida dos utentes da APCC.

Ler mais

Utentes do Lar Integrado foram à conquista da Serra e chegaram ao topo como vencedores (por muitas razões!)

Se fizermos uma lista do que faz bem à saúde, é muito provável que lá encontremos coisas como a prática de exercício físico, o contacto com a natureza e até a confraternização entre amigos. Pois bem, houve tudo isso no final da semana passada, quando o Duarte Mendes, o Marco Pinheiro, a Raquel Semedo e a Sandra Marques se lançaram à conquista da serra e foram do Castelo da Lousã até ao Talasnal, numa caminhada de um pouco mais de dois quilómetros que os deixou inevitavelmente cansados, mas também imensamente felizes.

Ao longo do percurso pelo meio da floresta – subindo em torno da Capela do Sr. dos Aflitos, descendo ao longo da Ribeira de São João, passando pela Central Hidroelétrica da Ermida e cruzando a Ribeira de São João, até iniciar a íngreme e ziguezagueante subida final ligeiramente facilitada por pequenos ‘degraus’ de xisto – todos seguiram no seu ritmo, hidratando-se frequentemente, como o calor obrigava, e parando sempre que o cansaço o pedia ou a beleza da paisagem o tornava inevitável.

Ler mais

Mais de um ano depois, a (nova) pista do Estádio Cidade de Coimbra voltou a ser palco de um treino de tricicleta da APCC!

É difícil descrever todo o entusiasmo sentido pelos dois triciclistas da APCC – António Sequeira e Sandra Semedo – que ontem pisaram pela primeira vez a ‘nova’ pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra. Porque, entre os constrangimentos causados pela pandemia e as obras de reabilitação daquela infraestrutura desportiva, havia já passado mais de um ano desde o seu último treino de tricicleta!

Foram meses em que foi necessária muita resiliência, entrega e capacidade de adaptação, de atletas como de técnicos, para procurar que os índices físicos não fossem demasiado afetados pela falta de treino específico e para que a motivação não esmorecesse. Não vamos dizer que tudo correu como se não tivéssemos passado por este interregno, mas podemos garantir que o esforço dos últimos tempos permitiu viver esta ocasião especial com grande otimismo!

Ler mais

A Bárbara, a Carolina e a Matilde representaram a APCC no Nacional de Natação Adaptada e não faltam boas notícias para dar!

Foi uma época cheia de contingências e, também por isso, repleta de provas de superação para a equipa de natação da APCC. E isso fez com que tenham sido ainda mais especiais os ótimos resultados atingidos pela Bárbara Gomes, a Carolina Lourenço e a Matilde Gaspar no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada, no passado fim de semana! É difícil fazer um sumário de todas as conquistas, por isso, o próximo parágrafo vai ser dedicado exclusivamente enumera-las…

A Bárbara bateu dois recordes pessoais e sagrou-se campeã nacional nos 200 metros estilos e vice-campeã nos 200 bruços e 100 livres, além de ter conquistado o bronze nos 400 livres. A Carolina conseguiu um novo recorde pessoal, alcançou o estatuto de vice-campeã nos 100 bruços e chegou ainda à medalha de bronze nos 50 livres, 50 bruços e 100 livres. A Matilde Gaspar estabeleceu um novo recorde nacional nos 200 bruços (que já lhe pertencia) e melhorou as suas marcas pessoais em outras três provas, tendo ainda conquistado os títulos de campeã absoluta nos 200 livres, 200 bruços e 100 livres, vice-campeã absoluta nos 50 bruços e campeã de esperanças naquelas quatro distâncias.

A tud...

Ler mais