fbpx

Projetos

Fique a conhecer melhor o projeto MAGISTER e os seus impactos, num balanço feito por responsáveis, formadores e participantes

No âmbito do projeto europeu MAGISTER, que juntou a APCC com parceiros austríacos e romenos e em que se procurou contribuir para aumentar a inclusão social de pessoas afetadas por alguma forma de doença mental, 48 técnicos de Portugal e da Roménia tornaram-se formadores especializados na melhoria dos serviços prestados na área da saúde mental. Este foi um dos resultados diretos daquela iniciativa, que tem agora um momento de balanço, em que participam alguns daqueles profissionais.

Através de um conjunto de testemunhos em vídeo – de José Lopes (direção da APCC), Mário Veríssimo (coordenador do projeto), Fernanda Maurício, Rosa Duarte (formadoras), Ana Cláudia Nogueira, Paula Almeida e Sofia Teixeira (formandas) – o MAGISTER e as experiências e aprendizagens por ele proporcionadas, bem como os seus impactos no exercício profissional dos envolvidos, são abordados de forma a permitir um maior conhecimento sobre o projeto, mas também a suscitar reflexões mais gerais sobre a saúde mental.

Ler mais

Projeto europeu MAGISTER: inscreva-se já para webinar sobre saúde mental

É já depois de amanhã (31 de março) que se realizará o webinar “MAGISTER – Comunidade de aprendizagem para profissionais sobre saúde mental”, em que se fará uma partilha das conclusões do projeto MAGISTER, promovido pela APCC com parceiros da Roménia e da Áustria com o objetivo de contribuir para aumentar a inclusão social de pessoas afetadas por alguma forma de doença mental.

Pretende-se que seja um espaço para partilha de experiências relacionadas com aquele projeto europeu e o seu impacto, mas também de reflexão mais geral sobre a saúde mental. O programa prevê intervenções de José Lopes, da direção da APCC, e dos colaboradores Mário Veríssimo, Fernanda Maurício e Rosa Duarte, bem como de alguns dos profissionais formados neste âmbito.

Ler mais

Projeto MAGISTER e os seus impactos já visíveis foram avaliados em reunião com técnicos portugueses de diversas instituições

O projeto MAGISTER, promovido pela APCC com parceiros da Roménia e da Áustria, teve início em outubro de 2018, num mundo muito diferente daquele em que vivemos agora. Tudo o que aconteceu entretanto, em particular no último ano, mudou profundamente os planos iniciais de desenvolvimento do projeto – obrigando a passar as atividades para um formato online – mas não impediu, por exemplo, que 48 técnicos de Portugal e da Roménia se tenham tornado formadores especializados na melhoria dos serviços prestados na área da saúde mental.

Com o objetivo de fazer um balanço deste percurso, os mais recentes novos formadores portugueses participaram esta semana numa sessão, inevitavelmente online, com responsáveis da APCC, que serviu ainda para uma entrega simbólica dos respetivos certificados. Em discussão, estiveram a importância deste projeto para cada um dos envolvidos, tanto a nível profissional, como pessoal.

Ler mais

O que faz uma banda rock obrigada a confinar? Os 5ª Punkada respondem a esta questão…

Forçados a suspender espetáculos ao vivo e ensaios, os 5ª Punkada tiveram de dirigir a energia vital que percorre a sua música para outras alternativas. E então, o que têm feito o vocalista Fausto Sousa, os guitarristas Jorge Maleiro e Paulo Jacob, a teclista Fátima Pinho e o baterista Miguel Duarte nos últimos tempos? Pois bem, têm feito muita música, mas não da forma mais convencional nem com os resultados habituais…

À distância, o computador e o telemóvel têm sido parceiros fundamentais para facilitar a comunicação entre os membros do grupo, mas também têm sido utilizados para encontrar recursos que permitam adquirir e desenvolver competências musicais. E estas ‘descobertas’ têm sido muito importantes para dar continuidade ao trabalho em dois projetos iniciados em setembro do ano passado.

Para ...

Ler mais

Já pode ver e descarregar gratuitamente o Guia Prático Line Break, que ajuda a implementar o râguebi inclusivo em instituições

O Guia Prático do projeto Line Break – Rugby Inclusivo é um manual com instruções e exercícios sobre a prática do râguebi inclusivo, que é agora disponibilizado online aos interessados em desenvolver esta atividade desportiva. Elaborado com o envolvimento dos diversos parceiros desta iniciativa, é um instrumento essencial para replicar noutras instituições de solidariedade social a experiência da APCC na modalidade.

Neste documento, o ‘tag rugby’ adaptado – uma vertente sem contacto, que pode ser jogada por todos – é introduzido a partir da descrição dos seus princípios (objetivo, campo, regras, defesa, ataque, sem placagem, árbitro e treinador, aplaudir o adversário). Propõe-se ainda uma metodologia de ensino e são descritos diversos exercícios que permitirão passar da teoria à prática (avançar e fintar, passe e receção, passe e apoio, progressão para jogo).

Ler mais