fbpx

Projetos

Utentes e profissionais da APCC em Espanha para intercâmbio de boas práticas

A Vida Independente foi o principal tema abordado nas sessões de trabalho e atividades realizadas no âmbito de uma visita de quatro utentes e quatro profissionais da APCC, ao longo da passada semana, à Fekoor, uma organização sediada na cidade espanhola de Bilbau. Esta foi também uma oportunidade para a troca de boas práticas entre as duas instituições e para dar a conhecer a realidade das políticas sociais dos dois lados da fronteira.

Além da participação em diversos momentos de discussão (em torno de questões como o impacto da assistência pessoal na vida das pessoas com deficiência e das famílias ou as competências sociais para o exercício da Vida Independente, mas também sobre discriminação e exclusão), a comitiva da Associação teve ainda a possibilidade de conhecer programas de habitação e mentoria social, atividades de lazer e desporto, apoio psicológico ou trabalho social, desenvolvidas pela organização basca.

Ler mais

Diálogo transnacional: comitiva italiana esteve em Coimbra para observar formas de atuar da APCC

Na passada semana, um grupo de diretores e profissionais de diversas organizações italianas teve a oportunidade de conhecer melhor as respostas oferecidas pela APCC, numa perspetiva de partilha de boas práticas. Ao longo de cinco dias, visitaram o Centro de Reabilitação, a Quinta da Conraria e as unidades residenciais, contactando com diversos técnicos e podendo observar as dinâmicas de intervenção das diversas equipas, com o foco a ser colocado nos serviços prestados, mas também em aspetos como a formação dos trabalhadores.

Uma particular atenção foi dada ao trabalho realizado na Oficina do Brinquedo, no Departamento de Educação Física e no CACI – Centro Atividades e Capacitação para a Inclusão (nomeadamente, na vertente artística e performativa), com a realização de oficinas em que foi possível a participação ativa dos visitantes. O grupo pôde ainda ficar a conhecer o sistema português de apoios sociais, numa reunião com representantes do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social.

Esta ...

Ler mais

Inclusão e igualdade de oportunidades: APCC colaborou em projeto europeu para transformar o Ensino Superior

A APCC recebeu ontem o seminário final do projeto “IHES – Inclusive Higher Education System for Students with Intellectual Disabilities”, de que a Associação é parceiro associado e que visou contribuir para a criação de um ambiente de igualdade de oportunidades para estudantes do ensino superior com diversidade funcional, num contexto em que as pessoas com deficiência intelectual ainda são excluídas do ambiente universitário e as políticas setoriais não consolidaram estratégias estruturais para a acessibilidade de pessoas com deficiência intelectual.

Num encontro que reuniu, na Quinta da Conraria, representantes dos parceiros, convidados da academia e técnicos e utentes da APCC, os participantes analisaram os resultados do projeto – consubstanciados num programa de formação, um manual digital e um conjunto de recomendações – à luz da realidade profissional e pessoal de cada um. Esta discussão representou, portanto, um primeiro passo para a utilização daqueles recursos no que se espera possa vir a ser uma alteração do panorama atual.

Os pr...

Ler mais

APCC reforça parcerias, ajudando a completar formação de estagiárias de Espanha

A APCC recebeu esta semana um grupo de oito alunas espanholas, da área de cuidado a pessoas em situação de dependência, que irão realizar estágios na instituição, entre março e maio (em diferentes períodos). Os primeiros contactos serviram para dar as boas-vindas e fazer as apresentações, tendo já as jovens sido entretanto integradas nas respostas e serviços em que irão desenvolver as atividades.

Trata-se de estudantes de duas escolas, nomeadamente o Instituto de Educación Secundaria Jálama (sediado em Moraleja, na província de Cáceres, e já com colaborações anteriores deste tipo com a APCC) e o Instituto de Educación Secundaria Rosa Chacel (localizado em Madrid), que cumprirão desta forma o objetivo de ter uma experiência relevante para a sua futura atividade profissional.

Ler mais

diversHUBility: APCC é parceira em projeto inovador para a empregabilidade de pessoas com deficiência na União Europeia

A APCC e diversos parceiros europeus acabam de dar início a um projeto inovador e ambicioso – o diversHUBility. Esta iniciativa tem como objetivo fundamental a criação de estratégias e ferramentas inovadoras para melhorar as competências e as oportunidades de empregabilidade das pessoas com deficiência. A reunião de parceiros, que se realizou remotamente no final da passada semana, marcou o ponto de partida para uma jornada que se estenderá até ao final de 2025.

Promover o fortalecimento e a autoconsciência das pessoas com deficiência, capacitando-as para superar obstáculos e torná-las membros plenamente integrados na vida económica e social da União Europeia é o ponto central do diversHUBility. Entre os objetivos definidos, estão a criação de estratégias de acompanhamento para o desenvolvimento do empreendedorismo em contextos altamente inovadores e de Instâncias de apoio aos decisores políticos na implementação de estratégias dirigidas a estes trabalhadores, por exemplo.

Ler mais