fbpx

Projetos

APCC distinguida no Prémio Capacitar: vai ‘nascer’ uma Quinta Sensorial na Quinta da Conraria!

A APCC foi uma das entidades premiadas na 14.ª edição do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar, cuja cerimónia de entrega decorreu ontem em Lisboa, no Centro Cultural de Belém. Com o financiamento da candidatura apresentada, num montante a rondar os 32 mil euros, será criado, na Quinta da Conraria, um espaço sensorial que irá oferecer um programa de percursos e atividades lúdico-pedagógicas e terapêuticas, proporcionando aos visitantes o contacto com a natureza e estimulação dos sentidos.

Esta Quinta Sensorial permitirá capacitar pessoas com deficiência e vulnerabilidades acrescidas, com vista à promoção da sua inclusão e bem-estar, mas também estabelecer um programa, na natureza, para visitantes com e sem deficiência. Será, por isso, dirigida a utentes da Associação e de instituições similares, crianças e jovens em idade escolar, assim como a profissionais da área social, famílias, cuidadores e comunidade em geral.

A partir de...

Ler mais

Alunos espanhóis prepararam estágios a arrancar em breve com visita para conhecer a APCC

Ainda este mês, a APCC receberá em estágio quatro alunos do Curso Profissional Técnico em Atenção a Pessoas em Situação de Dependência, do Instituto de Educación Secundaria Jálama (Espanha), repetindo a experiência já ocorrida em 2022. Mas, para facilitar a integração daqueles jovens, eles puderam já ontem ficar a conhecer a instituição, ao realizar uma visita ao Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, Quinta da Conraria e Lar Integrado, na qual foram acompanhados por alguns dos seus professores.

Ao longo do dia, puderam conversar com dirigentes e técnicos da Associação, tendo um primeiro contacto com as diversas respostas e serviços oferecidos e começando já a antever o período formativo prático que se seguirá. A visita serviu ainda para analisar as condições para a realização dos estágios em causa e para auscultar expetativas, na certeza de que este foi apenas o primeiro passo de um caminho que será feito em conjunto.

Ler mais

Vida independente também foi mote para workshops dirigidos a profissionais e destinatários

Na semana em que se assinala o Dia Europeu da Independente (5 de maio), este tema esteve no centro das atenções na APCC. Ontem, um dia depois do Seminário Internacional “Desafios à Participação – 3 Anos de Assistência Pessoal”, questões como a assistência pessoal, as políticas para a inclusão ou a importância da autodeterminação voltaram a ser discutidas, desta vez com a realização de dois workshops, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral. Como ponto comum, registou-se a presença de Michael Holden, que dinamizou ambas as sessões.

Diretor da ENIL – Rede Europeia de Vida Independente, Holden é uma personalidade com contributos reconhecidos para a definição de políticas no seu país e internacionalmente, além de líder de uma empresa social que emprega apenas pessoas com deficiência, tendo sido agraciado com a Medalha do Império Britânico pelos seus feitos e serviço público à comunidade com deficiência. A sua experiência e disponibilidade para trocar ideias foram, assim, uma oportunidade valiosa.

Ler mais

Participação pela cultura e projeto “Change 2 Regard”: APCC representada em iniciativa dos Erasmus Days em França

Como pode um projeto europeu ser um vetor de inclusão no campo da cultura? Esta é a pergunta para a qual se vai procurar resposta no dia 14 de outubro, num evento integrado nos Erasmus Days que terá lugar na cidade francesa de Nantes e em que a APCC foi convidada a dar o seu testemunho, tendo em conta a larga experiência da instituição neste campo. Paulo Jacob, responsável pelo Departamento de Música, participará assim numa mesa-redonda em que falará especificamente sobre o trabalho que ali é realizado no âmbito do acesso à música e à criação sonora.

Será abordado em particular o caso do projeto Erasmus+ “Change 2 Regard”, dinamizado pela APCC, com instituições parceiras da Bélgica, França e Canadá, precisamente com o propósito de promover o acesso à cultura para todos e especialmente à prática musical. Com a participação também de elementos de outros parceiros do projeto, irá ser apresentada a abordagem adotada, que permitiu a produção de produtos intelectuais como um manual de boas práticas sobre música, tecnologia e acessibilidade.

Ler mais

Documentário sobre os 5ª Punkada selecionado para festival internacional de promoção musical

“Somos Punks ou Não?”, o documentário que partilha o título com o primeiro disco editado pelos 5ª Punkada e que mostra o seu processo de gravação, foi anunciado entre a seleção de filmes a exibir durante a feira e festival de promoção musical WOMEX 22, que terá lugar de 19 a 23 de outubro, em Lisboa. O filme realizado por Telmo Soares fará parte da secção do evento destinada a novos projetos e colaborações, que decorrerá na Altice Arena.

O WOMEX é um dos eventos mundiais mais importantes para os profissionais da indústria da música, sendo esta a segunda vez que se realiza em Portugal. O ciclo de cinema – para o qual foram selecionadas 21 obras de diversos países – faz parte de um programa mais alargado, que inclui também concertos, palestras e uma entrega de prémios.

Ler mais